Eu li os outros artigos dele, Pondé, na Folha de São Paulo. Algumas considerações:
- Como todo colunista ou blogueiro que adora nadar contra a corrente (leia-se aqui: o pensamento esquerdista) ele se apresenta com a choradeira de sempre: "Me chamam de conservador para me atingir, para me rotular". Pois bem, todos sabemos que a primeira coisa que um colunista "conservador" faz é rotular aquilo ou aqueles com os quais ele não concorda de: esquerdopatas, petralhas, esquerdistas, etc. Se ele não quer o rótulo de conservador, então que não rotule ninguém.
- A moda dos "conservadores" (juntos no mesmo balaio de gatos pardos estão: os anti-petistas, os anti-esquerdistas, os anti-politicamente correto, os anti-aquecimento global, e assim por diante) é sempre ir contra qualquer coisa que eles (os esquerdistas) defendem. Para quem não sabe, ou não lembra, depois de filmar "Titanic", James Cameron participou de algumas pesquisas submarinas. Ele ficou fascinado pela riqueza da flora e fauna marítima, além do perfeito equilíbrio de alguns ecossístemas que ele pode conhecer. No trecho final de um documentário seu, Aliens of the deep, ele imaginou como seria o encontro com uma forma de vida alienígina que teria se desenvolvido nos mares que, supostamente, poderiam existir abaixo da camada de gelo que existe em Europa, uma das luas de Jupiter. Além da ficção do trecho final do documentário, podemos ver o fascínio que essa expedição ao fundo do mar exerceu sobre ele, o que fica evidente na concepção das criaturas e de todo o ecossistema de Pandora. O filme tem uma mensagem ecológica? É claro, só que ela funciona no filme. Levando-se em conta toda a expedição que o próprio Cameron capitaneou, todas as coisas que ele viu, a mensagem é bem plausível, muito diferente do que quer nos passar o colunista de que é apenas a idiotice de um ricaço politicamente correto de Hollywood.
- E qual a necessidade de se usar adjetivos como "idiotas" e "aleijados mentais"? Garanto que se o mesmo ler um comentário sobre o tal artigo, dizendo que é coisa de um idiota de meia-tigela querendo imitar o Paulo Francis, ele postaria um comentário dizendo assim:
"Olhem o nível das críticas feitas a mim."
Concordo, o cara escreveu no melhor estilo Reinaldo Azevedo!
Acerta algumas erra outras mas são a arrogância em pessoa.
Não da pra só assistir ao filme e se divertir?
Cada coisa no seu lugar, não penso que os produtores quiseram passar essa mensagem toda, acho até que estão "caqueando" pra isso, mais inda pra opinião de colunista brasileiro.
Queriam criar diversão de boa qualidade, para todos os públicos, rendendo boa bilheteria, e pelos comentários (ainda não assisti ao filme), conseguiram!
Devo assistir esse final de semana com meu filho, sem pretensão, pura diversão.