Falando nisto, acho um absurdo os times brasileiros não poderem disputar as duas competições sulamericanas ao mesmo tempo, quando todos os outros da América o fazem, é muito injusto com grandes clubes como Inter e São Paulo (que ainda nem podem disputar a Copa do Brasil). Isto tem que ser corrigido para a justiça do futebol, quero que o Inter tenha a mesma chance que o Boca e a LDU de conquistar os títulos, e não ter que disputar somente um para que clubes medíocres do Brasil, que terminam de oitavo pra cima tenham chance.
Abaixo a mediocridade, viva a meritocracia no Brasil!
O Estudiantes, por exemplo, agora pode papar mais uma Sulamericana, enquanto o Inter está alijado dela por ser... vice-campeão brasileiro? Pode? Sim, no Brasil...
Eu discordo. Para mim, Libertadores e Copa Sul-Americana são como Liga dos Campeões e Liga Europa (antiga Copa da UEFA). Uma é a principal competição de clubes do continente (e, BTW, parabéns ao Inter pela conquista) e outra é uma competição hierarquicamente inferior para equipes medianas. Se os melhores clubes pudessem participar da Sul-Americana também, isso desvalorizaria a Copa Libertadores. A partir desse ano a Sul-Americana vai até premiar o seu campeão com uma vaga na Libertadores do ano seguinte, o que a confirma como uma competição subalterna. E outra coisa: lembre-se que quando o Inter ganhou a copa Sul-Americana, ele estava no meio dos times que você chama de "medíocres", já que ele não se classificou para a Libertadores naquele ano, então se fosse para darmos um "abaixo à mediocridade", talvez o Inter não tivesse sido campeão naquele ano, talvez não tivesse nem participado.
Agora, eu concordo contigo no que diz respeito à Copa do Brasil. Na Europa, os times que estão disputando a Liga disputam as suas copas nacionais também. A Copa do Brasil era para ser o segundo título em importância no futebol brasileira, mas a falta dos times que estão na Libertadores desvaloriza a importância desse título. Mas a culpa por isso acontecer é dos campeonatos estaduais, que atrapalham o calendário e escasseia as datas disponíveis para os times poderem participar da Libertadores e da Copa do Brasil ao mesmo tempo.
A única coisa que justifica a existência dos estaduais é a tradição das grandes rivalidades entre os grandes clubes. O Gauchão inteiro só existe em função dos grenais, o baianão em função dos bavis e assim por diante. Se é por isso, seria melhor fazer uns torneios amistosos de pré-temporada só entre os grandes e mais um ou dois convidados e pá-pum! Jogam-se os clássicos, acaba logo e vamos aos torneios que interessam. Eu não tenho o menor interesse em ver meu Vasco da Gama jogando contra Macaé ou Boavista, porque tenho que aturar essa chatice para poder ver os clássicos?
O problema é que isso acabaria de vez com times menores, que muitas vezes são responsáveis por novos bons jogadores que rapidinho vão para os times maiores.
O problema é que a Libertadores e a Sulamericana são como a Liga dos Campeões e a Liga Europa somente para os clubes do Brasil, enquanto todos os outros países da América do Sul permitem que seus clubes joguem as duas. Eu não seria contra participar de apenas uma se acontecesse o mesmo com todos. Mas os brasileiros tem o problema de só conseguir comparar entre eles mesmos, por isso não percebem esta grande diferença.
Quanto a dar chance aos times inferiores, não se pode fazer isto a custo de quem teve uma melhor campanha no ano anterior. E só para lembrar, na Sulamericana que o Inter ganhou, ele ficou em sexto no campeonato anterior, posição que daria ele uma colocação mesmo com critérios meritocráticos já naquela data (são 8 vagas para os brasileiros).
Hoje, o Campeão brasileiro de um ano, disputa somente a Libertadores no ano seguinte, perdendo a Sulamericana e a Copa do Brasil, que seriam 2 chances de títulos mais fáceis e que dariam vaga na Libertadores. Isto é totalmente injusto, porque quem foi inferior em um ano deveria ter mais chance de ser campeão no seguinte e mais chances de conquistar vaga na Libertadores?
Sem falar que isto desvaloriza demais a Copa do Brasil e a Sulamericana, tirando os melhores clubes brasileiros delas.
Resumindo, enquanto a Conmebol permitir que os clubes participem das 2 competições, a CBF deveria permiti-lo dando uma vaga na Sulamericana nem que fosse para o campeão do Brasileiro, ainda que o ideal, como em outros países sulamericanos, fosse o seguinte:
Brasileiro
1º - Libertadores e Sulamericana
2º - Libertadores e Sulamericana
3º - Libertadores
4º - Pré-Lbertadores
5º - Sulamericana
6º - Sulamericana
7º - Sulamericana
8º - Sulamericana
9º - Sulamericana
10º - Sulamericana
Não acho justo, nem mesmo bom para o futebol brasileiro, premiar qualquer equipe que fique abaixo da metade da tabela de classificação!