Como eu falei, justiça é para os advogados. O fato de termos vários campeonatos legais ao longo do ano não é argumento para manter pelo menos um campeonato chato. O atual campeonato brasileiro é um novelão que dura sete ou oito meses, na metade dele vários clubes perdem seus principais jogadores, vendidos para o exterior, e é tão longo que vários times oscilam brutalmente ao longo do campeonato: caso do Corinthians, que está em má fase depois de um ótimo começo de campeonato, do Fluminense, que na última rodada recuperou a liderança do Brasileirão mesmo sem vencer a 5 jogos, e do Grêmio, que teve um começo ruim, mas é o melhor time do returno; caso do Palmeiras e do Flamengo no ano passado; a conclusão é que o título não vai para o melhor time, pois há muitos melhores times diferentes ao longo do torneio, isso varia ao longo da competição. Se em vez de 20 times, o Brasileirão tivesse 16, o campeão do Brasileirão do ano passado certamente não seria o Flamengo, que só chegou ao topo na 37.ª rodada. O campeonato não premia o brilhantismo, premia a regularidade ao longo de um intervalo arbitrário de tempo, se esticamos ou encolhemos esse intervalo, o campeão muda.
Porque todo gremista gosta de mata-mata, ué.
Todo mundo gosta de mata-mata. Todo mundo gosta de decisão. Quando eu era criança, para mim, Final de Campeonato Brasileiro era um dia especial, não importava se o meu time não estava lá, não importava se a final era entre Atlético Paranaense e São Caetano, era especial, tinha uma mágica especial no ar... Hoje não existe mais isso, existe uma rodada como outra qualquer. Hoje vemos o São Paulo ser campeão com 4 rodadas de antecedência vencendo o Goiás, que está numa posição intermediária, ou vemos o Flamengo sendo campeão pegando o time reserva do Grêmio enquanto o Internacional vence inutilmente seu jogo contra um time já rebaixado. Isso não é um final de campeonato digno. Finais, semifinais, quartas-de-finais, isso sim são confrontos excitantes, pegue os melhores e coloque-os para resolver entre si quem é o melhor.
Nem precisa ser mata-mata, eu me contentaria com um quadrangular final entre os melhores times de uma primeira fase. Ou sei lá, talvez se a tabela do returno fosse sendo alterada rodada a rodada para guardar os duelos entre os times que estão se saindo melhor para o final, já pensou? Quem termina em primeiro no turno começa o returno enfrentando quem terminou em último, a cada rodada do returno a tabela é atualizada ese tudo der certo, o título, o rebaixamento e as vagas para Libertadores e Sul-Americana serão decididas em confronto direto. Aí sim dá reggae...