Interessante ou chato, é subjetivo....opinião...se já tem um mata mata...divirta-se com ele, e deixe os outros curtirem o seu.
O caso é que essa fórmula de disputa estraga minha curtição do principal campeonato do país. Se é opinião subjetiva, acho que a fórmula de disputa deveria satisfazer a maioria, eu aceitaria se a maioria preferisse pontos corridos. Mas continuaria achando chato.
A insutiça está no fato de que um time mais fraco, pode vencer outro mais forteem circunstancias pontuais.....o Ibis pode vencer o Flu....e daí?...é melhor?...veja a copa do mundo....quantas vezes venceu um que .... não era sentido como melhor por todos....
Para mim é essa que é a graça do esporte. Quem não gosta de uma história de Davi contra Golias, quem nunca torceu por uma zebra?
No ultimo dia 3 decidiamo titulo....dois ainda decidiam quem ficava na primeira divisão, e mais dois quem ainda pode ir para a libertadores.....isto dá 7 equipes.....
no mata mata seriam 2....
No última dia, três decidiram o título malmente, cada um tendo que enfrentar um time fraco e dois dependendo de um tropeço do adversário para poderem ser campeões. A verdade é que o título já estava decidido salvo incompetência de quem estivesse na frente. Além disso, essas supostas vagas na Libertadores também podem não ter valido nada, pois mais uma vez o beneficiado está dependendo de terceiros. O único duelo interessante na rodada foi o que mais se assemelhou a uma final, na parte de baixo da tabela.
Se o torneio fosse mata-mata nos moldes de como se jogava entre 98 e 2002, os rebaixados seriam decididos ao fim do primeiro turno, os classificados para a Libertadores seriam o primeiro do primeiro turno e mais os três primeiros colocados e o campeão seria o vencedor da final. O fato é que a partir da fase eliminatória, nenhuma equipe dependeria mais de outra para alcançar seus objetivos, cada equipe dependeria só de si mesma. Isso é muito mais esportivo.
E onde está escrito que não pode mudar nada?....que nada pode ser corrigido? ... os estaduais já foram por 6 meses ... foram reduzidos....porque não usar a imaginação e de alguma forma alterar?...ou será que no universo só no futebol brasileiro a evolução não acontece?...aqui é criacionismo?...
Podemos acabar com os estaduais ou reduzi-los drasticamente. Muitos defendem isso. Mas eles são uma tradição do futebol brasileiro, eu prefiro acabar com os pontos corridos e fazer um brasileirão mais curto.
Poluir?....cada um acompanhe o seu....eu não vi poluição, mas emoção em tres jogos decisivos, e mais outros decisisvos em seu ambito....embora meu time não estivesse ali....gostei....aqui no sul pelo menos, é sabido que amistoso não empolga....queremos é que seja valendo...ate em campeonato de cuspe a distancia.
Três jogos decisivos com protagonistas como Guarani, mistão do Goiás e reservas do Palmeiras. Honestamente você prefere assistir esses jogos a assistir Fluminense, Cruzeiro e Corinthians se enfrentando diretamente? E você já disse tudo: amistoso não empolga. O que não faltou nessa última rodada foram amistosos ou jogos que para um time eram importantes, mas para o outro era amistoso, ou jogos que deixaram de ser amistosos por que apareceu uma mala recheada... Sem contar as suspeitas de jogos entregues nas rodadas anteriores.
Os clubes em geral estão podendo gerir melhor seus recusrsos e ficarem um pouquinho mais fortes em relação a economia, e assim manter times melhores um pouco....isto significa melhores jogos....
Jogos valendo nada não são melhores jogos. É capaz até de alguns jogos com pouco público darem prejuízo. Não sei se isso aconteceu muito na primeira divisão, mas na segundona várias equipes tiveram prejuízo durante o campeonato inteiro.
Sim...poucos por pais são candidatos a priori....embora não em absolutamente todos os paises.....mas lá tb os demais clubes lutam por coisas outras que não apenas o titulo...mas competições continentais, estas em mata mata......
Não me atrai a ideia de ter um campeonato como esses. A graça do futebol brasileiro está justo nessa multipolaridade.
E todos os paises tem a copa nacional que envolve inclusive equipes de outras divisões......no mata mata......
Nos EUA...a emoção que vc fala, quando chega a fina se resume a dois....os outros muitos já forma bem antes....como aqui.
Falso. O Super Bowl é o maior evento televisivo dos EUA, o país inteiro para para assistir. Nos bons tempos do brasileirão também era assim, todo mundo se interessava pela final do campeonato brasileiro, mesmo que seu time não estivesse envolvido. Final de campeonato é um evento em si mesmo, é o clímax, o grand-finale.