Com estádios quase prontos, cidades seguem em obrasO slogan “estamos prontos” domina a África do Sul, mas ainda há muito a ser feito pouco mais de 70 dias antes do início da CopaNão há mais - como havia há menos de um ano - grandes dúvidas de que a África do Sul terá capacidade de organizar a Copa do Mundo de 2010. Mas para quem tem a oportunidade de ver a situação nas cidades-sede a pouco mais de 70 dias do pontapé inicial, a insistência no slogan “estamos prontos” parece um exagero auto-afirmativo por parte dos organizadores do evento.
O iG Esporte visitou, nas duas últimas semanas, cinco das nove cidades sul-africanas que receberão jogos do Mundial de futebol, Joanesburgo, Cidade do Cabo, Pretoria, Port Elizabeth e Bloemfontein. E embora tudo indique que a organização será bem sucedida, é um fato que a Copa não teria condições de começar hoje (ou nessa semana, ou até o meio de maio, pelo menos).
Dos dez estádios, oito já foram inaugurados oficialmente. O palco da abertura e da decisão, o Soccer City, de Joanesburgo, recebeu na última sexta-feira seu primeiro evento não-oficial, com partidas entre times de operários que trabalharam na construção além de uma equipe formada por vereadores da cidade e outra de ex-jogadores. Com isso, apenas o Mbombela, da cidade de Nelspruit, que precisou ter o gramado replantado, ainda não foi aberto.
As arenas, portanto, não são mais motivo de preocupação para a Fifa e para o Comitê Organizador Local (LOC). Mas o mesmo não se pode dizer das obras de infraestrutura.
Em Joanesburgo, maior cidade do país e única com dois estádios a serem utilizados no Mundial, a principal preocupação é com uma nova linha de trem, que vai ligar o aeroporto internacional O.R. Tambo ao bairro de Sandton, onde ficam os principais hotéis da cidade. Os responsáveis pela obra admitem que a entrega vai acontecer em cima da hora. A inauguração da linha, atualmente, está prevista para 6 de junho, apenas cinco dias antes do jogo entre África do Sul e México.
Além disso, embora o Soccer City já esteja concluído desde novembro de 2009 segundo a prefeitura da cidade, as obras nos arredores da Arena continuam impedindo sua inauguração oficial, que ainda não tem data marcada. O trabalho na área se concentra principalmente em ruas sendo asfaltadas e melhorias gerais em uma imensa praça por onde quase cem mil pessoas vão circular nos dias de jogos.
Na capital legislativa, a Cidade do Cabo, a maior preocupação também é com o transporte. O estádio Green Point está 100% pronto, incluindo a área externa. Mas ruas, avenidas e viadutos continuam sendo renovados, além da construção de estações para o novo sistema de transporte BRT (Bus Rapid Transit), inspirado no VLP (Veículo Leve Sobre Pneus), de Curitiba.
Já Pretoria, a capital administrativa, é provavelmente a que está mais próxima do ideal. O estádio Loftus Versfeld, cuja reforma foi concluída antes da Copa das Confederações, em 2009, passou pela última etapa de preparação para a Copa, a troca dos assentos antigos por cadeiras novas. E embora ainda existam obras nas ruas, estas são bem menos frequentes que nas duas maiores cidades do país.
Bloemfontein, a terceira capital (judicial) sul-africana, é outra cujo estádio, o Free State, já foi utilizado na Copa das Confederações. Mas ao contrário do que acontece em Pretoria, é grande o número de ruas e avenidas de acesso ao local que seguem interditadas, cheias de tratores, caminhões e operários.
Por fim, em Port Elizabeth, cidade localizada na costa do oceano Índico, a situação é parecida. Apesar de o estádio local, o Nelson Mandela Bay, ter sido o primeiro dos seis novos a ficar pronto, a área ao redor da arena continua um verdadeiro canteiro de obras quase um ano depois do fim da construção.
Nas cidades de Rustenburg, Polokwane e Nelspruit, as três menores sedes, a reta final de preparação para a Copa se concentra em pequenos detalhes de acabamento da área externa dos estádios e renovação de vias de acesso. Enquanto em Durban, terceira maior cidade do país, o governo corre para finalizar o novo aeroporto internacional, La Mercy, que será três vezes maior que o antigo e tem inauguração prevista para maio, pouco mais de um mês antes da primeira partida na cidade.
http://copa2010.ig.com.br/com+estadios+quase+prontos+cidades+seguem+em+obras/n1237565822607.html
Novo aeroporto internacional de Durban, o La Mercy, segue em obras para receber os voos durante a Copa
O estádio Free State, em Bloemfontein, capital judicial da África do Sul, está pronto
Visão do gramado do estádio Free State, em Bloemfontein, uma das sedes da Copa do Mundo
Mas as obras seguem do lado de fora do estádio, nas ruas de Bloemfontein
Já o Soccer City, palco da final da Copa, em Joanesburgo, foi inaugurado na semana passada