Autor Tópico: A gravidade e o espaço-tempo.  (Lida 10081 vezes)

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Re: A gravidade e o espaço-tempo.
« Resposta #25 Online: 17 de Janeiro de 2010, 23:32:40 »
Ou seja, plano. A foto é apenas uma secção do cone de luz do horizonte de eventos do Big Bang e não do universo em si. Outra coisa, você está pensando com exemplos e raciocínio de 2D (às vezes como 3D), mas o espaço-tempo possui quatro dimensões (e talvez mais algumas).

citando a Wikipedia sobre a forma do universo:

Alguns estudos, da NASA e outros, mostram que, seguindo com a teoria da relatividade e o tempo, de alguma forma as imagens percibidas se distorcem apenas localmente seguindo uma curva. Isto indicaria que o universo em sua maior extensão observável e medível é plano,com somente 2% de margem de erro estimado nas medições.

O fato de, no universo, estrelas planetas e demais astros terem uma dimensão esférica se deve ao fato dessa forma ser a de menor energia e, na natureza, sempre se tende a estados de menor energia. Mas isso não significa que o espaço-tempo seja ele próprio nesse formato, já que sua forma depende da quantidade massa existente em si mesmo e da forma que ocorreu a expansão inicial em si (que ainda ocorre).
Quanto à densidade de um buraco negro, imagine uma estrela supermassiva, uns 5 ou 6 vezes o tamnho do nosso sol, com toda a sua massa contida em um ponto. Isso é um buraco negro. Agora um agravante, após o horizonte de eventos simplesmente a física não tem mais sentido (pelo menos a de Einstein).
Quanto às viagens no tempo não é coisa de ficção científica (ainda que não necessariamente seja possível construir um dispositivo). Viajar para o "futuro" é muito fácil e é previsto pela Relatividade. Na verdade, a cada vez que nos movimentamos há um avanço para o futuro em relação a um corpo em repouso (mas os efeitos somente passam a ser mais perceptíveis conforme se aproxime da velocidade da luz). Viagens ao passado já são um pouco mais complicadas, mas também são teoricamente possíveis, tanto com o uso de um buraco de minhoca quanto através da rotação em espiral sobre um cilindro. Mas são exercícios teóricos.

Não sou físico e entendo muito pouco de física, o snow pode dar uma luz e dizer se falei muita besteira. :)

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 17 de Janeiro de 2010, 23:38:53 »
Pretendo começar não lendo os posts quilométricos, estou com preguiça :)

Não precisa ler. Comece explicando a figura acima.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 17 de Janeiro de 2010, 23:49:22 »
Monte Castelo, você já experimentou clicar no link da minha assinatura? Bem onde está escrito Antes de me apresentar sua teoria científica (ou interpretação de teoria científica) revolucionária, clique AQUI ?
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Ônix.

• Nível 11
  • *
  • É sabendo que se ensina!
« Resposta #28 Online: 18 de Janeiro de 2010, 01:01:23 »
Ou seja, plano. A foto é apenas uma secção do cone de luz do horizonte de eventos do Big Bang e não do universo em si. Outra coisa, você está pensando com exemplos e raciocínio de 2D (às vezes como 3D), mas o espaço-tempo possui quatro dimensões (e talvez mais algumas).

citando a Wikipedia sobre a forma do universo:

Alguns estudos, da NASA e outros, mostram que, seguindo com a teoria da relatividade e o tempo, de alguma forma as imagens percibidas se distorcem apenas localmente seguindo uma curva. Isto indicaria que o universo em sua maior extensão observável e medível é plano,com somente 2% de margem de erro estimado nas medições.

O fato de, no universo, estrelas planetas e demais astros terem uma dimensão esférica se deve ao fato dessa forma ser a de menor energia e, na natureza, sempre se tende a estados de menor energia. Mas isso não significa que o espaço-tempo seja ele próprio nesse formato, já que sua forma depende da quantidade massa existente em si mesmo e da forma que ocorreu a expansão inicial em si (que ainda ocorre).
Quanto à densidade de um buraco negro, imagine uma estrela supermassiva, uns 5 ou 6 vezes o tamnho do nosso sol, com toda a sua massa contida em um ponto. Isso é um buraco negro. Agora um agravante, após o horizonte de eventos simplesmente a física não tem mais sentido (pelo menos a de Einstein).
Quanto às viagens no tempo não é coisa de ficção científica (ainda que não necessariamente seja possível construir um dispositivo). Viajar para o "futuro" é muito fácil e é previsto pela Relatividade. Na verdade, a cada vez que nos movimentamos há um avanço para o futuro em relação a um corpo em repouso (mas os efeitos somente passam a ser mais perceptíveis conforme se aproxime da velocidade da luz). Viagens ao passado já são um pouco mais complicadas, mas também são teoricamente possíveis, tanto com o uso de um buraco de minhoca quanto através da rotação em espiral sobre um cilindro. Mas são exercícios teóricos.

Não sou físico e entendo muito pouco de física, o snow pode dar uma luz e dizer se falei muita besteira. :)

Leu em meu post de retificação "plano universal"? Quanto a viagens para o futuro, isso se refere ao fato de que qualquer corpo em movimento acaba por encurtar o espaço-tempo com equivalência a sua velocidade. Isso já foi comprovado em experimentos. Mas quanto a buracos de minhocas, buracos brancos e taus, não engulo isso. Mas valeu!

...Mas isso não significa que o espaço-tempo seja ele próprio nesse formato...

Não. Ele é plano. Mas esse plano "infinito" encurva-se coincidindo consigo mesmo. Não há nada fora desse "plano". Tudo se resumiria a ele. Mas, para entendermos como algo pode ser plano infinitamente e coincidir consigo, precisaríamos entender como poderíamos olhar para um cubo e ver todos os seus seis lados, além de ver, inclusive, seu interior (hiper cubo), o que, num conceito tridimensional seria impossível.
« Última modificação: 18 de Janeiro de 2010, 01:26:18 por MONTE CASTELO »
É não sabendo que se aprende!

Offline Ônix.

• Nível 11
  • *
« Resposta #29 Online: 18 de Janeiro de 2010, 01:10:52 »
Monte Castelo, você já experimentou clicar no link da minha assinatura? Bem onde está escrito Antes de me apresentar sua teoria científica (ou interpretação de teoria científica) revolucionária, clique AQUI ?

Teoria revolucionária!? Apresentar interpretação!?

Não entendi!

Não tenho nenhuma teoria revolucionária. Quanto a "interpretação", não tenho a menor intenção de provar nada, mas aprender com quem sabe bem mais do que eu e que certamente terá muito a acrescentar, como você, por exemplo, pelo que pude entender.
« Última modificação: 18 de Janeiro de 2010, 01:16:22 por MONTE CASTELO »

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #30 Online: 18 de Janeiro de 2010, 08:43:18 »
Essas são as formas possíveis do universo:

Na curvatura nula ele se expande indefinidamente e a força de expansão diminui com o tempo, na curvatura positiva ele possui matéria suficiente para entrar em colapso e sofrer uma contração e em uma curvatura negativa ele vai se expandir indefinidamente sem que haja uma diminuição nessa taxa de expansão.

Já se sabe que não há matéria suficiente no universo para haver o Big Crunch (logo o universo não possui uma curvatura positiva, ou uma semelhança a uma esfera no sitema 3D) e parece que a expansão não dá mostras de diminuir (li em algum lugar que ela estaria na verdade aumentando, mas é bom confirmar), então é mais provável que tenha uma curvatura negativa.

Outras formas sugeridas:

Quanto ao que há além do universo... Quem sabe? Talvez nada, talvez outros universos separados pelo hiperespaço. Ninguém sabe ainda e talvez nunca se saiba.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 18 de Janeiro de 2010, 10:29:14 »
Boa, Derfel! :ok:
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Zeichner

• Nível 32
  • *
  • Somos feitos da mesma substância dos sonhos. - Wi
« Resposta #32 Online: 18 de Janeiro de 2010, 10:37:28 »
Dizem que as dimensões extras se curvam, at´ficarem menores que um pentelhésimo. Isso explicaria a teoria das cordas, onde tudo seria feito por pequenas cordas ou filamentos que vibrariam, e não partículas. Tudo seria a mesma coisa, mas que vibraria em frequências diferentes, explicando assim a diversidade da matéria.

Isso me faz pensar
Será o tempo também curvo?

Sei lá. Tem tantas implicações divertidas para filmes estas idéias. hehehe.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 18 de Janeiro de 2010, 10:49:00 »
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #34 Online: 18 de Janeiro de 2010, 11:05:35 »
Será o tempo também curvo?

Sim.

Serve um talvez? Ou quem sabe um "mais ou menos isso" ?  :lol:

Qualquer dúvida, clique http://bit.ly/8ozSDM  :hihi:

--------
Calma Snow, só estou provocando para você encerrar essa sequência de mensagens telegráficas e entrar na discussão.
Será que dá prá fechar o guarda-chuva?
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #35 Online: 18 de Janeiro de 2010, 11:13:36 »
A verdade é que relatividade geral não é a minha área, tudo o que eu sei vem de amigos que mexem com buracos negros e cosmologia reclamando quando as contas não dão certo.

Universo holográfico, então, entendo menos ainda.

Aí fica perigoso eu falar alguma besteira e vocês engolirem só pq eu tenho um diploma.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #36 Online: 18 de Janeiro de 2010, 11:25:22 »
Universo holográfico, então, entendo menos ainda.

A física leva isso a sério?

Sempre achei que David Bohm fosse marginalizado pela física nesse particular.

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #37 Online: 18 de Janeiro de 2010, 12:58:14 »
Essas são as formas possíveis do universo:

Na curvatura nula ele se expande indefinidamente e a força de expansão diminui com o tempo, na curvatura positiva ele possui matéria suficiente para entrar em colapso e sofrer uma contração e em uma curvatura negativa ele vai se expandir indefinidamente sem que haja uma diminuição nessa taxa de expansão.

Já se sabe que não há matéria suficiente no universo para haver o Big Crunch (logo o universo não possui uma curvatura positiva, ou uma semelhança a uma esfera no sitema 3D) e parece que a expansão não dá mostras de diminuir (li em algum lugar que ela estaria na verdade aumentando, mas é bom confirmar), então é mais provável que tenha uma curvatura negativa.

Outras formas sugeridas:

Quanto ao que há além do universo... Quem sabe? Talvez nada, talvez outros universos separados pelo hiperespaço. Ninguém sabe ainda e talvez nunca se saiba.

Dados observacionais recentes são favoráveis à forma plana.
« Última modificação: 18 de Janeiro de 2010, 13:13:45 por West »
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #38 Online: 18 de Janeiro de 2010, 15:04:21 »
Agora um agravante, após o horizonte de eventos simplesmente a física não tem mais sentido (pelo menos a de Einstein).
Na verdade a singularidade do horizonte de eventos não é uma singularidade física. É possível eliminá-la com uma mudança de coordenadas apropriada. Ou seja, a física comum continua valendo mesmo após o horizonte de eventos. O problema está na origem do buraco negro, esta sim, uma singularidade física.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #39 Online: 18 de Janeiro de 2010, 15:40:09 »
Uma pergunta que sempre me incomodou. Durante os instantes iniciais da expansão do Big Bang, o universo expandiu-se em uma velocidade maior que a da luz?

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #40 Online: 18 de Janeiro de 2010, 15:57:50 »
Uma pergunta que sempre me incomodou. Durante os instantes iniciais da expansão do Big Bang, o universo expandiu-se em uma velocidade maior que a da luz?
Você diz durante a inflação? Sim. Assim como a velocidade de expansão dos pontos mais distantes do Universo visível também são maiores que a velocidade da luz. Mas não há nenhuma contradição ou violação da relatividade restrita aqui. Trata-se da expansão do próprio espaço, não de um objeto se movendo no espaço e não há, de fato, propagação de informação acima da velocidade da luz.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #41 Online: 18 de Janeiro de 2010, 17:02:18 »
Eu ia justamente perguntar se essas ilustrações de "formas do espaço" ou do universo não eram coisas bem toscas, pobres, que levam a uma visualização quase tão sem sentido real como spins literalmente coloridos e etc... mas acabo de notar que receberam aprovação positiva...

Alguém urgentemente precisa escrever um "física e cosmologia para dummies". Se bem que nem sei se adianta, tem uns físicos renomados que quase admitem que é tudo só uma espécie meio diferente de macumba mesmo.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #42 Online: 18 de Janeiro de 2010, 18:02:15 »
:hihi:

Offline Ônix.

• Nível 11
  • *
« Resposta #43 Online: 19 de Janeiro de 2010, 00:50:17 »
Legal, isso tudo!

Valeu! Eu achava que estava perdido. Mas agora eu tenho certeza absoluta. Tudo isso é mais complicado que fazer aquelas figuras com fumaça de cigarro.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #44 Online: 19 de Janeiro de 2010, 11:26:38 »
Mais do que você pensa.

Lembre-se que essas "teorias" não são resultado de alguém sentado, com a mão no queixo imaginando como as cosias sào, mas sim interpretação de cálculos rigorosos baseados em princípios bem estabelecidos e testados.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline EliasLegend

• Nível 03
  • *
  • "Familiarity breeds contempt."
« Resposta #45 Online: 19 de Janeiro de 2010, 18:15:22 »
Tanto que os únicos resultados que podemos conhecer matematicamente são para esferas perfeitas (Solução de Schwarzschild) ou esferas perfeitas girando (Solução de Kerr). O resto são equações com tantas variáveis que fica bem difícil. Conhecer a deformação no espaço causada por um batatóide* girando é um tanto complicado...

*batatóide = objeto cuja forma é completamente irregular.

"E esse é o fator decisivo. Não podemos vencer contra obsessão. Eles se importam, e nós não. Então eles vencem."
Douglas Noel Adams in: A Vida, O Universo e Tudo Mais

Offline Ônix.

• Nível 11
  • *
« Resposta #46 Online: 20 de Janeiro de 2010, 01:08:56 »
Mais do que você pensa.

Lembre-se que essas "teorias" não são resultado de alguém sentado, com a mão no queixo imaginando como as cosias sào, mas sim interpretação de cálculos rigorosos baseados em princípios bem estabelecidos e testados.

Certamente!

Offline Zeichner

• Nível 32
  • *
  • Somos feitos da mesma substância dos sonhos. - Wi
« Resposta #47 Online: 20 de Janeiro de 2010, 15:20:32 »
O que é gravidade?
Deformação do espaço_tempo, criando um buraco na malha do universo, atraindo para si o que está ao redor, como uma bola de boliche sobre um lençol,
ou uma força eletromagnética extremamente fraca mas com polarização apenas de atração?

Ou será a repulsão gravitacional possível e esta ser responsável pela inflação do universo?

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #48 Online: 20 de Janeiro de 2010, 17:19:32 »
O que é gravidade?
Deformação do espaço_tempo, criando um buraco na malha do universo, atraindo para si o que está ao redor, como uma bola de boliche sobre um lençol,
ou uma força eletromagnética extremamente fraca mas com polarização apenas de atração?

Ou será a repulsão gravitacional possível e esta ser responsável pela inflação do universo?

Não é uma força eletromagnética, eletromagnetismo é uma força fundamental separada da gravidade. Na relatividade a gravidade é uma deformação do espaço-tempo pela presença de massa. Mas isso não encaixa na MQ (estou certo Snow?). Existe a possibilidade da existência de uma partícula, o gráviton, e a gravidade seria uma troca dessas partículas entre dois corpos. Mas, na verdade, ainda se busca uma teoria da gravidade quântica que conciliaria a MQ e a Relatividade. É o que chamam de Teoria de Tudo.

Offline Ônix.

• Nível 11
  • *
« Resposta #49 Online: 21 de Janeiro de 2010, 02:11:26 »
É uma dentre as três forças elementares. Força nuclear (forte e fraca), eletro-magnetismo e gravidade. Das três, a gravidade é a mais fraca, embora seja a mais perceptível. Ela também é a única que ainda consegue dividir os cientistas.

A verdade é que até hoje ainda não se chegou a um consenso. Tudo que se tem, por enquanto, são conjecturas.
« Última modificação: 21 de Janeiro de 2010, 02:13:53 por MONTE CASTELO »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!