Ateu de verdade não precisa provar nada prá ninguém e nem precisa de comunidade de ateus para dar idéias para se passar por bonzinho. Nem precisa dizer que é ateu quando não é perguntado.
Assim como o sangue flamenguista não é melhor nem pior, (), o sangue corintiano também não o é (http://radioagencianacional.ebc.com.br/node/114711)., e muito menos o sangue de um ateu.
São simples campanhas que incentivam a doação com o intuito de salvar vidas. Não é questão de querer parecer bonzinho ou não, é uma questão de cidadania, de humanismo e acima de tudo de respeito ao ser humano.
As vezes o egocentrismo e a ignorância chegam à um ponto tal que um flamenguista não doa sangue pois poderia vir a salvar um vascaíno, assim como me cobre de vergonha saber que um ateu não doa sangue pois pode salvar um muçulmano ou um cristão.
Foi isso que entendi da colocação acima. Uma demonstração de clara de cretinice. Rogo imensamente que caso eu esteja enganado o gigaview discorra melhor sobre o que ele tentou falar!!!!
Acabei de te denunciar por Ad Hominem. Espero que a moderação lhe dê o seu primeiro cartão amarelo para que você possa medir melhor suas palavras no futuro.
Não sou contra a doação de sangue, de orgãos nem de outras atitudes tão louváveis como essas e que deveriam fazer parte do comportamento de todo ser humano, independentemente dele ser religioso, ateu, comunista, flamenguista, cigano ou de estar portando qualquer outro rótulo. Só não concordo em rotular atitudes boas ou ruins a partir de rótulos. O que estão querendo fazer é marketing do ateu bonzinho e isso acho lamentável.
Quer doar sangue, doe. Parabéns, se é uma decisão sua. Agora se você precisa de um movimento ateu e de uma campanha para doar sangue e mostrar que ateus são boas pessoas, cuidado, você está ajudando mas pode ser um sintoma leve de que você está parando de pensar por sí próprio.
Penso que ser ateu não me faz realmente melhor nem pior que ninquém.
Mas sei também que ser ateu me faz se descriminado por pessoas menos esclarecidas, e, querendo você ou não, ser ateu faz de mim e de você também parte de um grupo.
Em toda história humana, grupos discriminados e vitimas do preconceito, ignorância e discriminição sofreram mais e por mais tempo por omitirem suas posições, acharem que não precisavam se manifestar ou que a superioridade de suas filosofias idéias e pensamentos era tal que o caminho "natural" era os outros simplesmente entenderem.
No sentido contrário, os grupos que adotaram AÇÕES AFIRMATIVAS, conseguiram e vem conseguindo vencer o preconceito contra eles ou pelo menos diminuir. Isso vale para religiões, como para sexualidade, raças e etnias e outras questões das relações entre humanos e grupos humanos. Não vejo por que para o ateismo seria seria diferente, se assim fosse, seria melhor Dawkins tirar "Deus, um delírio" de circulação.
Algum tempo atrás postei um tópico provocando o debate e perguntando sobre ações e entidades de voluntariado e/ou caridade de membros ou não do fórum ou de outros ateus dos quais se tivesse conhecimento.
Entre as respostas, parece que, como aqui, ao falar disso, tocamos nas feridas recalcadas de alguns que usam indevidamente, o fato de ser ateu e O deturpam como desculpa esfarrapada para o fato de serem egoístas , ou egocentricos e pensarem viver foram de um ecossistema (no seu sentido mais "lato"), disfarçarndo com o discurso de que fazem não precisa ser dito a ninquém.
Tudo certo, se você faz caridade ou não, se doa ou não, quer divulgar ou não não precisa, mas se outros querem, por que isso lhe incomoda?
Parece que o mesmo está começando a ocorrer aqui.
É preciso ser afirmativo sim, mostrar que somos pessoas como as outras que não são melhores nem piores que os outros, tem pessoas religiosas maravilhosas e canalhas e ateus maravilhosos e canalhas. Mas, para citar um exemplo do preconceito, em pesquisas já citadas incansavelmente neste fórum, não recordo a fonte, a maioria da população americana votaria em um ex-presidiário, em um corrupto, "no capeta" (hehehe), mas não votaria em um ateu.
Então, é preciso falar da sua idéia sim, e falar para a o público, para as pessoas em geral de forma que elas entendam. A proposta de uma campanha de doação de sangue pelos ateus me parece excelente, atinge as pessoas, de forma simples e pode promover um reflexão e revisão de seus preconceitos contra nós. Sim, outro ateu, queira ou não, você é parte de um nós!
Não tiro a validade da dialética, que é algo do que fazemos aqui, mas é preciso lembrar que ao falar e tentar colocar sua opinião para muitos devesse abandonar a dialética e adotar a persuasão.
Hannah Arendt fala magistralmente sobre o tema em "A Promessa da Política", usando o exemplo de Sócrates, que tentou convencer seus juízes pela dialética, como habituado nas praças entre os discípulos e pessoas, sendo este seu erro, pois o mesmo sabia, que ao falar para "pólis", deveria usar da persuasão.
Então, aos que realmente acham que opiniões não precisam ser expressadas, pratiquem, calem-se. Caso contrário, opinem, mas opinem sobre o que realmente entendem.
Agora, se falam o que querem, depois ouvem o que não querem, ai ficam só choramingando e repetindo um mesmo mantra sem fundamento, apenas pela "fé" de que estão certos, não são em nada diferente dos religiosos, que criticão ou dos ignorantes de quem se dizem diferentes.
Pra finalizar, acredito que mostrei por que penso que a iniciativa do colega é boa.
Agora se a iniciativa é ruim e prejudica alguém, me mostrem por quê, como e no quê. É que sou ateu e cético, muito apegado aos fatos, a lógica e a razão, para debater ou criticar idéais prefiro o termo "penso" ao termo " acho".