Há uma tendência à estatização que deveria ser evitada quando na verdade é estimulada.
Esse fato não é consenso nem na direita mais. Na história do PT, esse foi o documento mais light aprovado pelo partido... Ninguém falou em estatização e sim na necessidade de criar estatais para competir no mercado, a fim de regular o mesmo.
Não seja papagaio de pirata dos grandes jornais do Brasil. Não existe projeto de nacionalização, estatização, controle de capitais, nada... Apenas o de que o Estado deve se impor como regulador do mercado e não interventor. Foi sob a supervisão de Dilma que se teve o Estado como maior incentivador do capital privado e dos grandes conglomerados no Brasil, via BNDES e BB. Porque então pensar que ela vai estatizar qualquer um desses? Ah vá!!!
Primeiro: as minhas fontes não são a Veja. Releia posts antigos para ver a minha opinião sobre tais. Eu mesmo já disse ao Fox que leia Veja mais que leia Caros Amigos também.
Enfim, voltando ao assunto, há uma tendência à estatização sim: Petrobrás aumentou seu quadro, está se criando outra estatal para o consumo do pré-sal, a Eletrobrás está renascendo das cinzas. E a mesma Dilma com o Lula disseram isso, que setores considerados estratégicos terão uma participação importante do estado sim.
Repito: não estou reeditando aquele 'medinho de comunista entrar na minha casa' que era o 'eu tenho medo' da namoradinha do Brasil zil zil, estou falando uma coisa mais alto nível, estou falando de alternância de poder, muito saudável e necessário nestas horas que a gente vê tantas bobagens acontecendo na America Latrina.
Quanto à Vale que o Agnost pergunta, ela é de capital misto, mas as decisões são comerciais mesmo (é o que eu percebo como fornecedor).