Vou ter de abrir uma exceção na minha promessa para postar neste tópico.
Não vi o vídeo, mas as questões mencionadas devem mesmo assustar. A China e a Índia não tem por que não ser mencionadas, já que afinal de contas são os países mais populosos do mundo e apresentam problemas sérios que precisam ser enfrentados.
Recomendo uma olhada na série do Kentaro Mori,
A Humanidade Não Merece Ir à Lua. É uma excelente exposição dos perigos de confiar demais no
potencial da evolução tecnológica ao mesmo tempo que se negligencia a necessidade de planejamento econômico e social para tornar a implantação possível e acessível.
A pesquisa sobre fontes de energia limpas não é nova, mas nem por isso elas se popularizaram. Isso apesar de muitas serem potencialmente quase gratuitas depois do investimento inicial. Por que? Até onde sei, porque o investimento inicial não é economicamente atraente.
E é aí que me assusto. Com os rumos que a situação social e econômica está tomando, quando as massas acordarem para a necessidade de buscar alternativas os problemas econômicos serão mais graves e criarão uma exclusão bastante séria.
Se hoje já é complicado não ter celular (para não falar nada de Internet), e a população só cresce enquanto o nível geral de instrução apresenta cada vez mais dificuldade para ser mantido, imaginem como será quando não houver sequer escolha de fontes de energia.