Autor Tópico: Terra 2100  (Lida 6483 vezes)

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
Re: Terra 2100
« Resposta #50 Online: 07 de Março de 2010, 12:09:14 »
E essa parte, Adriano,
Os seres humanos não são o ponto culminante da evolução, assim como não o era o primeiro peixe que rastejou para a terra seca.
Partindo-se da tosqueira que é o modelo evolutivo podemos tirar muitas conclusões dele. Mas é o melhor que temos para representar a vida. A natureza humana nos mostra que as paixões influenciam nossas valorações. Adoradores de bichinhos vão usar o poder cognitivo humano para valorá-los. São as atitudes nocionais, o imaginário hipotético que é de muita utilidade prática para nós dia-a-dia.

E é claro também o ressentimento e o temor que surge a partir do perigo da continuidade da humanidade. Assim tende-se a valorar o ser humano de forma negativa, culpando-o, já que nós sabemos o que fazemos. Por essa lógica é melhor ser animal mesmo, ficam livres desse julgamento ruim, aliás nem julgam só se replicam. Coitado deles é se tivessem que administrar um excesso de população no planeta.

Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #51 Online: 07 de Março de 2010, 14:36:11 »
Adriano,

Você fala do modelo evolutivo, aliás, simplesmente admite que ele é o melhor pra representar a vida. Depois, repentinamente!, faz uma afirmação qualquer sobre o nosso sistema de valorizações pra concluir que os adoradores de bichinhos vão utilizar-se desse sistema para  valorizar os bichinhos. Depois, admitido que os adoradores de bichinhos vão adorar os bichinhos, vem com uma de atitudes NOCIONAIS (sei lá o que é isso!) que é o imaginário hipotético de utilidade prática... Você poderia, por favor, me explicar melhor. Eu não entendi essa primeira parte, onde você quer chegar com ela? Tá querendo me mostrar o que afinal?
Segunda parte! Alguma coisa da culpa do ser humano, por isso é melhor ser bicho!?
Melhor, eles não se julgam, sequer se valorizam, apenas procriam indefinidamente e não tem cognição pra administrar sua super população... E?

O cara simplesmente disse que o ser humano não é o ponto culminante da evolução. Isso pode significar que:
1. o óbvio!
2. que poderemos evoluir mais.
3. que o ponto culminante é "um sistema de valorização".
4. que não existe essa de mais ou menos evoluído que alguém.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #52 Online: 07 de Março de 2010, 14:48:32 »
Eu digo que existe um pensamento anti-humanidade no sentido de despreza-la e não reconhecer suas potencialidades evolutivas.

Se a conclusão é de que as espécies são evolutivamente iguais simplesmente por existirem e a taxonomia biológica não ajuda em nada a classifica-las em termos de superioridade na resolução de problemas existênciais da espécie, então tudo bem. Talves o homo sapiens não queira dizer nada mesmo.  ::)

Com essa lógica nem a vida deve ser considerada melhor que a não-vida. Os seres inanimados são também compostos físicos e químicos e o nível de complexidade das galáxias os tornariam seres superiores também.

Em outra escala oposta temos os elétrons e seus movimentos rotatórios em torno no núcleo atômico.

O que é superior? A vida "animada" ou os outros seres "mortos e inanimados". Estes não tem problemas existenciais, já que apenas se transformam e não seguem nenhum "modelo evolutivo", surgindo e se extinguindo. Apesar de que nós maquinas gênicas evoluimos da matéria inanimada e somos também formados por átomos.  
« Última modificação: 07 de Março de 2010, 19:05:04 por Adriano »
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #53 Online: 08 de Março de 2010, 10:06:50 »
Que pensamento anti-humanidade, de onde você tirou isso!?
Nem tive coragem de ler o resto! Leia com atenção o que escrevemos e se tiver dúvida, pergunte!
Abçs!

PS: Não pretendo continuar com essa conversa aqui, eu criei o tópico por outro motivo.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #54 Online: 08 de Março de 2010, 12:30:35 »
Fernando Silva

Como por vezes se diz: Mais vale prevenir do que remediar. E estou em crer, que certas dificuldades em termos de emergência, podiam ter sido evitadas, se os preventores competentes e apropriados, tivessem agido na altura certa.

........................................................... ......................................

Esta frase será dita por nossos descendentes, em meio às ruínas da civilização, daqui a uns 80 anos.

Em termos de imediatismo e emergência comparados, eu afirmo que você tem muitíssima razão. :arrow: :ok:

"Eu sei perfeitamente" - que a Europa e o meu país estão em crise. Mas também sei, que existe um factor em termos de consciência política e social, que podia ter sido feito e ainda não foi.

...................................

Quando for feito, será muito pouco, tarde demais.
Se é que há realmente uma solução que atenda a 7 bilhões de humanos.

Na sua opinião certos problemas energéticos actuais, não têm nada a haver, com liderança de estado, política económica ou não...?

Que eu saiba, ainda há pouquíssimas pessoas que se transformaram em estados autónomos, capazes de resolver as sua necessidades tróficas básicas, sem necessitar de terceiros. :arrow: :idea:

Você fala da "quantidade fantástica de energia solar que se acumula nas estradas". Verdade, só que não temos como aproveitá-la. Vamos morrer de fome sentados num trono de ouro.

Talvez você tenha muitíssima razão no que diz... Mas - concerteza que acredito piamente - que não vou ficar à espera, que seja você a tentar resolver esse problema sozinho.

Para já, não é propriamente um barato socio-político a breve prazo. Exige a simpatia de certo tipo de capitalistas e industriais.

Do que eu sei de termodinâmica e electrotecnia - temos sim meios para começar a aprovetá-la - o que me parece, é que esse é um dos problemas, que precisa de melhor atenção e cooperacção entre arquitectos e engenheiros construtores de rodovias e produtores de energia eléctrica. Além doutro tipo de industriais e engenheiros, como os da indústria automóvel, que possam eventualmente vir a interessar-se por esse tema tão escaldante, tecnicamente falando... :arrow: :idea:

Meu caro - para se morrer de fome - não é necessário existirem "tronos de ouro"...
Basta - haver pobreza de "espírito" - ao nível das razões, porque existem teorias da conspiração.

Entretanto, dado o seu pessimismo e urgência, evoco o "grande espírito" - para incentivar rápidamente o aparecimento - de audaciosos sapadores bombeiros ao estilo dos X-men cinematográficos.

Quem sabe, pode ser que os "buracos negros" financeiros da actualidade, comecem misteriosamente a emitir radiação "Waking"... Isto é, a transfomarem-se em "buracos brancos".

Quem sabe... :?: :arrow: :idea:

« Última modificação: 08 de Março de 2010, 16:16:35 por lusitano »
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #55 Online: 08 de Março de 2010, 13:57:42 »
Nem tive coragem de ler o resto! Leia com atenção o que escrevemos e se tiver dúvida, pergunte!
Abçs!

PS: Não pretendo continuar com essa conversa aqui, eu criei o tópico por outro motivo.
Desculpe pelas minhas reverberações mentais aqui postadas. Exagerei  :vergonha:

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #56 Online: 08 de Março de 2010, 16:35:43 »
Tuco

--------------------------------
It doesn't matter, I'll kill them all.

Abçs!

:?: :?: :?:

Qual foi?

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #57 Online: 08 de Março de 2010, 20:03:26 »
Portuga, olha o título, veja os vídeos. A conversa com o Adriano estava desembocando novamente em se a humanidade é ou não superior.

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #58 Online: 08 de Março de 2010, 20:05:14 »
Abçs!

Desculpe pelas minhas reverberações mentais aqui postadas. Exagerei  :vergonha:

Dá nada. Mas já conversamos isso num outro tópico, deixa isso lá.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #59 Online: 27 de Março de 2010, 23:45:39 »
Ao meu ver qualquer "solução" deve contemplar dois aspectos:

1) Controle populacional, com posterior redução drástica do número de habitantes.

2) Mudança no padrão de civilização, com diminuição acentuada no hábito de consumo (quantidade e qualidade de produtos).

Toda e qualquer ação que não contenha os dois tópicos acima, será somente mitigadora dos problemas sócio-ambientais. De qualquer um deles.

« Última modificação: 27 de Março de 2010, 23:48:02 por Geotecton »
Foto USGS

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #60 Online: 12 de Maio de 2010, 11:18:06 »
Fernando Silva

Eu sou otimista: Não estarei aqui quando isto acontecer. 8-)

Eu também sou optimista: Se essas previsões aterradoramente alarmantes, tiverem hipóteses de acontecer, prefiro que os "deuses" se decidam a tirar por nós - "as castanhas do lume" - se eventualmente revelar-mos ser incompetentes para o efeito. :idea:

« Última modificação: 12 de Maio de 2010, 11:23:29 por lusitano »

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #61 Online: 12 de Maio de 2010, 11:33:54 »
Adriano

E é claro também o ressentimento e o temor que surge a partir do perigo da continuidade da humanidade. Assim tende-se a valorar o ser humano de forma negativa, culpando-o, já que nós sabemos o que fazemos. Por essa lógica é melhor ser animal mesmo, ficam livres desse julgamento ruim, aliás nem julgam só se replicam. Coitado deles é se tivessem que administrar um excesso de população no planeta.

Parece-me ter compreendido, que numa situação similar, os dinossáuros comeram-se uns aos outros... E ficaram os ratos, para continuar um novo ciclo natural. :|

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #62 Online: 12 de Maio de 2010, 11:39:54 »
Adriano

Eu digo que existe um pensamento anti-humanidade no sentido de despreza-la e não reconhecer suas potencialidades evolutivas.

Se a conclusão é de que as espécies são evolutivamente iguais simplesmente por existirem e a taxonomia biológica não ajuda em nada a classifica-las em termos de superioridade na resolução de problemas existênciais da espécie, então tudo bem. Talves o homo sapiens não queira dizer nada mesmo.  

Com essa lógica nem a vida deve ser considerada melhor que a não-vida. Os seres inanimados são também compostos físicos e químicos e o nível de complexidade das galáxias os tornariam seres superiores também.

O que é superior? A vida "animada" ou os outros seres "mortos e inanimados". Estes não tem problemas existenciais, já que apenas se transformam e não seguem nenhum "modelo evolutivo", surgindo e se extinguindo. Apesar de que nós maquinas gênicas evoluimos da matéria inanimada e somos também formados por átomos.

Bem apanhado o seu ponto de vista... :ok:  

Offline Gordon Nerd

• Nível 10
  • *
  • A imaginação é mais importante que o conhecimento.
« Resposta #63 Online: 11 de Junho de 2010, 20:20:17 »
cara esse documentario foi um dos melhores que ja vi e vendo é bem provavel que aconteça isso mesmo muito legal e bem feito  :D
Se A é o sucesso, então A é igual a X mais Y mais Z. O trabalho é X; Y é o lazer; e Z é manter a boca fechada.

Os homens inteligentes não podem ser bons maridos, pela simples razão de que não se casam.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!