Fernando Silva Como por vezes se diz: Mais vale prevenir do que remediar. E estou em crer, que certas dificuldades em termos de emergência, podiam ter sido evitadas, se os preventores competentes e apropriados, tivessem agido na altura certa.
........................................................... ......................................
Esta frase será dita por nossos descendentes, em meio às ruínas da civilização, daqui a uns 80 anos.
Em termos de imediatismo e emergência comparados, eu afirmo que você tem muitíssima razão.
"Eu sei perfeitamente" - que a Europa e o meu país estão em crise. Mas também sei, que existe um factor em termos de consciência política e social, que podia ter sido feito e ainda não foi.
...................................
Quando for feito, será muito pouco, tarde demais.
Se é que há realmente uma solução que atenda a 7 bilhões de humanos.
Na sua opinião certos problemas energéticos actuais, não têm nada a haver, com liderança de estado, política económica ou não...?
Que eu saiba, ainda há pouquíssimas pessoas que se transformaram em estados autónomos, capazes de resolver as sua necessidades tróficas básicas, sem necessitar de terceiros.

Você fala da "quantidade fantástica de energia solar que se acumula nas estradas". Verdade, só que não temos como aproveitá-la. Vamos morrer de fome sentados num trono de ouro.
Talvez você tenha muitíssima razão no que diz... Mas - concerteza que acredito piamente - que não vou ficar à espera, que seja você a tentar resolver esse problema sozinho.
Para já, não é propriamente um barato socio-político a breve prazo. Exige a simpatia de certo tipo de capitalistas e industriais.
Do que eu sei de termodinâmica e electrotecnia - temos sim meios para começar a aprovetá-la - o que me parece, é que esse é um dos problemas, que precisa de melhor atenção e cooperacção entre arquitectos e engenheiros construtores de rodovias e produtores de energia eléctrica. Além doutro tipo de industriais e engenheiros, como os da indústria automóvel, que possam eventualmente vir a interessar-se por esse tema tão escaldante, tecnicamente falando...
Meu caro - para se morrer de fome - não é necessário existirem "tronos de ouro"...
Basta - haver pobreza de "espírito" - ao nível das razões, porque existem teorias da conspiração.
Entretanto, dado o seu pessimismo e urgência, evoco o "grande espírito" -
para incentivar rápidamente o aparecimento - de audaciosos sapadores bombeiros ao estilo dos X-men cinematográficos.
Quem sabe, pode ser que os "
buracos negros" financeiros da actualidade, comecem misteriosamente a emitir radiação "Waking"... Isto é, a transfomarem-se em "buracos brancos".
Quem sabe...