Autor Tópico: Testemunhas de Jeová e a questão do sangue  (Lida 6962 vezes)

Offline Allan F.B.

• Nível 02
  • *
Testemunhas de Jeová e a questão do sangue
« Online: 24 de Fevereiro de 2010, 22:08:39 »
Abro esse tópico para iniciar uma discussão sobre os motivos para negar transfusão de sangue por fatores religiosos.
FATO: O livro de Levítico  é um livro de leis de convivência e de saúde básica.
Testemunhas de Jeová sempre utilizam esse livro para justificar que é pecado a transfusão de sangue.

Logo as outras regras desse livro também deveriam ser respeitadas pelas "Testemunhas".
como por exemplo:

Ter muito azeite de oliva e muitos cereais
Ter um rebanho enorme de carneiros
Não comer bagre nem marisco
Não utilizar roupas e sapatos  que misturem 2 tipos de tecido, ex:poliester com algodão
Mulheres que tiverem meninas não podem tomar banho por 60 dias e ter sexo por 2 semanas
A cada filho sacrificar um cordeiro em perfeito estado de saúde.
Adultério deve ser punido com MORTE.
Todos deveriam possuir comportamentos extremamentes homofóbicos

essas são apenas algumas regras, sempre que falo com um testemunha de jeová eu faço a seguinte consideração:
"Seu tênis não é do mesmo tecido da blusa, depois me chama para ver a fogueira do cordeiro, e estás impuro até o final da tarde"
Mantenha esse espaço livre, deixe o forum limpo

++ Cuius est solum eius est usque ad coelum et ad inferos

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
Re: Testemunhas de Jeová e a questão do sangue
« Resposta #1 Online: 25 de Fevereiro de 2010, 08:49:29 »
Eles acham que a essência da pessoa está no sangue. Se você recebe o sangue de alguém, recebe também a personalidade dessa pessoa. Se come galinha ao molho pardo, se torna um pouco galinha.

Resta explicar como fazer para tirar todo o sangue de uma galinha, de um bife ou de um peixe.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 25 de Fevereiro de 2010, 09:02:45 »
Incoerencia, malabarismos mentais... Eu adoro o Leviticos, entre outros textos sagrados é um dos melhores para "pegar" crente com seu próprio livro.
Mas eles sempre vão fazer uma "extrapolação" ou uma "interpretação" para justificar! E justificar na verdade não o que está no livro mitológico deles, mas o que eles querem que seja verdade.

Eu costumo usar essa dos dois tecidos diferentes tambem, as vezes eu pergunto de que país o crente sugere para que eu traga alguns escravos. É cômico ver eles tentarem justificar, mas geralmente eles tentam mudar de assunto.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #3 Online: 25 de Fevereiro de 2010, 11:07:05 »
[Mode Diálogo Esfarrapado TJ ON]

Cético: "Ei, porque sua religião proíbe a transfusão de sangue?"
TJ: "Leia o Leviticos e você saberá!..."
Cético: "É, já li, mas lá diz que adultério deve ser punido com morte!!"
TJ: "Claro! Mas matamos só se fizermos uma transfusão..."
Cético: "Dããããnnn..."

[Mode Diálogo Esfarrapado TJ OFF]

Offline Zeichner

• Nível 32
  • *
  • Somos feitos da mesma substância dos sonhos. - Wi
« Resposta #4 Online: 25 de Fevereiro de 2010, 11:40:24 »
Eles acham que a essência da pessoa está no sangue. Se você recebe o sangue de alguém, recebe também a personalidade dessa pessoa. Se come galinha ao molho pardo, se torna um pouco galinha.

Resta explicar como fazer para tirar todo o sangue de uma galinha, de um bife ou de um peixe.

Blasfêmia! Perdição! Hereges!
Fontes fidedignas, como a série sobrenatural dizem que a alma dos homens e animais ( que não tem alma ) estão nos ossos! Não se pode comer Tutano, que é pecado mortal.
:P

Offline Correio

• Nível 24
  • *
  • Gosto de saber nada de quase tudo
« Resposta #5 Online: 25 de Fevereiro de 2010, 13:26:14 »
Até onde sei as TJ's se utilizam do livro de Atos dos apóstolos para justificar esta bobeira do sangue e nunca as ouvi mencionar Levíticos. Interessante!
« Última modificação: 26 de Fevereiro de 2010, 14:01:28 por Correio »
Quando se tem pouco, pouco se tem a perder.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #6 Online: 25 de Fevereiro de 2010, 15:30:23 »
Até onde sei as TJ's se utilizam do livro de Atos dos apóstolos para justificar esta bobeira do sangue e nunca os ouvi mencionar Levíticos. Interessante!

::)
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #7 Online: 27 de Fevereiro de 2010, 13:00:38 »
Fernando Silva

Os "Testemunhas de Jeová" não são os únicos a acreditarem nessa realidade. Os "vampiros" cinematográficos, também são dessa opinião. :arrow: :idea:

O que aliás, é paradoxalmente verdadeiro. O sangue é o mais eficaz transportador de nutrientes para todos os orgâos - especialmente - o sistema nervoso central.

«Ademais - o sangue - é mais ou menos 85% da nossa massa corporal.»

Acabei de enunciar um tremendo fiasco. Eu pretendia dizer água.

Através de desidratação radical. :)
« Última modificação: 28 de Fevereiro de 2010, 09:16:08 por lusitano »
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #8 Online: 27 de Fevereiro de 2010, 15:49:51 »
O sangue eh 85% da massa corporal? Nao sao 6 litros de sangue em media? Eles representam mais que muscilos e ossos juntos?
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #9 Online: 27 de Fevereiro de 2010, 16:41:03 »
Ademais - o sangue - é mais ou menos 85% da nossa massa corporal.

Só se for a de um Cavaleiro do Zodíaco...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #10 Online: 28 de Fevereiro de 2010, 09:09:30 »
Barata Tenno

-------------------
Dura Lex Sed Lex !

O sangue eh 85% da massa corporal? Nao sao 6 litros de sangue em media? Eles representam mais que muscilos e ossos juntos?

Caríssimo: você apanhou-me em flagrante delito de incorreção expressiva. :arrow: :vergonha: :arrow: :ok:

O que eu deveria dizer - é que a água - é que corresponde a essa percentagem de peso corporal. :) E que, evidentemente, sem ela o sangue não existiria como o conhecemos.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #11 Online: 28 de Fevereiro de 2010, 10:48:23 »
Se come galinha ao molho pardo, se torna um pouco galinha.

Um pouca galinha, e um pouco pardo ? :D
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Mr."A"

• Nível 24
  • *
« Resposta #12 Online: 28 de Fevereiro de 2010, 21:16:35 »
Eles acreditam que o sangue é a vida e não deve ser violado. E vivem dizendo também que já foram descobertos outros mecanismos que podem substituir a transfusão sangüínea; só não me perguntem quais são porque ainda não tive essa resposta.
8-)

Offline Mafalda

• Nível 20
  • *
  • Pois assim, vejamos....
« Resposta #13 Online: 28 de Fevereiro de 2010, 23:58:16 »
  Ainda bem que a minha familia não tem disso, qdo eu nasci eu tomei transfusão de sangue, meu pai que doou. Fora as transfusões que sofri em função de alguns acidentes. Estou viva porque essa tecnica existe. Ainda bem. O Hemocentro eh meu pastor e nada me faltarah.
"quem está em todos os lugares ao mesmo tempo, não está em lugar nenhum" (Sêneca)

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #14 Online: 01 de Março de 2010, 11:51:05 »
Acolon

Eles acreditam que o sangue é a vida e não deve ser violado.

O que em minha opinião é razoavelmente verdadeiro. No sangue está mais ou menos sintetizado a matéria prima de todas as células do nosso organismo. Ademais corre-se o risco real de ser incubado directamente, com doenças infecto-contagiosas graves.

Todavia discordo da atitude radical que eles tomam, quando numa emergência, recusam uma transfusão sanguínea.

Quanto a mim - eles só estão completamente certos - quando consideram uma violação inadmissível derramar o sangue humano, somente através de traumas violentos e agressivos, que podem provocar ferimentos graves, ou a morte física; como por exemplo, as guerras e todos e quaisquer tipo de acidentes, que magoam a saúde de um homem.

E vivem dizendo também que já foram descobertos outros mecanismos que podem substituir a transfusão sangüínea; só não me perguntem quais são porque ainda não tive essa resposta.

E se calhar continuam a ter razão. Se fundamentalmente - o sangue é água misturada com certos nutrientes orgânicos básicos - então é muitíssimo provável que ja exista sangue artificial, disponível para pessoas "alérgicas" ao sangue alheio.

É mais ou menos como o leite em pó, os sumos de frutas e outras substâncias completamente desidratadas, que podem ser reutilizadas, devidamente misturadas nas devidas proporções com água simples, ou hiper-destilada. :arrow: :idea:

« Última modificação: 02 de Março de 2010, 08:52:25 por lusitano »

Offline CyberLizard

• Nível 17
  • *
  • Lagartos são os melhores
« Resposta #15 Online: 01 de Março de 2010, 12:06:11 »
É também por esse negócio de "sangue sagrado que não pode ser derramado" que a ICAR queimava pessoas. Era a melhor forma de matar sem derramar sangue. Enfim, só uma curiosidade.

Offline Mr."A"

• Nível 24
  • *
« Resposta #16 Online: 01 de Março de 2010, 12:25:10 »
[...]Se fundamentalmente - o sangue é água misturada com certos nutrientes orgânicos básicos - então é muitíssimo provável que ja exista sangue artificial, disponível para pessoas "alérgicas" ao sangue alheio.

É mais ou menos como o leite em pó, os sumos de frutas e outras substâncias completamente desidratadas, que podem ser reutilizadas, devidamente misturadas nas devidas proporções com água simples, ou hiper-destilada. :arrow: :idea:
O que você descreve me parece bem mais eficaz do que o sangue propriamente dito, uma vez que não vem com o risco de doença, pode ser produzido em quantidades maiores e ainda evita aquele desespero para encontrar alguém raro com aquele tipo sangüíneo e fator Rh que não se encontra facilmente. Se isso já existe, ou está em fase de teste ou já passou da hora da medicina adotar.

O que você disse sobre o sangue ser a vida faz todo sentido. Mas considerando apenas isso, seria um exagero por parte deles; há algo de "místico" nisso tudo também.
8-)

Offline Mafalda

• Nível 20
  • *
« Resposta #17 Online: 01 de Março de 2010, 13:14:16 »
   Os vampiros que o digam.
"quem está em todos os lugares ao mesmo tempo, não está em lugar nenhum" (Sêneca)

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 01 de Março de 2010, 19:24:05 »
Ademais - o sangue - é mais ou menos 85% da nossa massa corporal.

Só se for a de um Cavaleiro do Zodíaco...
Em um Cavaleiro do Zodíaco o sangue corresponde a uns 8.500% da massa corporal...
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #19 Online: 01 de Março de 2010, 22:14:18 »
:rola:
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #20 Online: 02 de Março de 2010, 08:40:55 »
Acolon

É mais ou menos como o leite em pó, os sumos de frutas e outras substâncias completamente desidratadas, que podem ser reutilizadas, devidamente misturadas nas devidas proporções com água simples, ou hiper-destilada.  

........................................................... ........................

O que você descreve me parece bem mais eficaz do que o sangue propriamente dito, uma vez que não vem com o risco de doença, pode ser produzido em quantidades maiores e ainda evita aquele desespero para encontrar alguém raro com aquele tipo sangüíneo e fator Rh que não se encontra facilmente.

A criação de "sangue artificial" capaz de compensar todos os necessitados, principalmente os raros, é uma investigação que "concerteza" vai levar muitos anos, até se chegar à perfeição desejável. Os estudos sobre a clonagem, apontam como plausível essa possibilidade.

Se isso já existe, ou está em fase de teste ou já passou da hora da medicina adotar.

Alternativas médicas ao sangue. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Também tem outros estudos mais sobre este assunto. Eu é que não consegui incorporar a direcção, para encaminhar melhor a pesquisa. Mas creio que o título facilitará bastante a procura.

Acabei por descorir um direccionamento mais rápido:

http://www.watchtower.org/t/hb/article_0

O que você disse sobre o sangue ser a vida faz todo sentido. Mas considerando apenas isso, seria um exagero por parte deles; há algo de "místico" nisso tudo também.

Concordo inteiramente consigo. :ok:
« Última modificação: 02 de Março de 2010, 09:54:19 por lusitano »

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #21 Online: 02 de Março de 2010, 08:46:10 »
CyberLizard

-------------------------
Lagartos são os melhores

É também por esse negócio de "sangue sagrado que não pode ser derramado" que a ICAR queimava pessoas. Era a melhor forma de matar sem derramar sangue. Enfim, só uma curiosidade.

Eram astutos... Não?

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #22 Online: 02 de Março de 2010, 09:56:27 »
Mafalda

Os vampiros que o digam.

Pode apostar nisso. :ok:

Offline Mafalda

• Nível 20
  • *
« Resposta #23 Online: 02 de Março de 2010, 16:44:43 »
 Já apostei e já ganhei. rsrs

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #24 Online: 02 de Março de 2010, 18:21:22 »
[...]Se fundamentalmente - o sangue é água misturada com certos nutrientes orgânicos básicos - então é muitíssimo provável que ja exista sangue artificial, disponível para pessoas "alérgicas" ao sangue alheio.

Você não tem idéia da complexidade do sangue humano. Não é só misturar nutrientes e fazer sangue...

O corpo humano tem uma coisa chamada metabolismo que é um ciclo de transformações bem dificil de copiar. O sangue tá toda hora sendo metabolizado e circulando e todos os órgãos do corpo humano participam disso.
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!