Autor Tópico: Testemunhas de Jeová e a questão do sangue  (Lida 6963 vezes)

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
Re: Testemunhas de Jeová e a questão do sangue
« Resposta #25 Online: 02 de Março de 2010, 20:05:17 »
Mafalda

Já apostei e já ganhei. rsrs

Posso perguntar? Ganhou precisamente o quê? :|
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #26 Online: 02 de Março de 2010, 20:24:39 »
Fabi

-----------

que foi?

Sincera e honestamente... Não sei! :|

Se fundamentalmente - o sangue é água misturada com certos nutrientes orgânicos básicos - então é muitíssimo provável que ja exista sangue artificial, disponível para pessoas "alérgicas" ao sangue alheio.

É mais ou menos como o leite em pó, os sumos de frutas e outras substâncias completamente desidratadas, que podem ser reutilizadas, devidamente misturadas nas devidas proporções com água simples, ou hiper-destilada.  

---------------------------------------------------------------------

Você não tem idéia da complexidade do sangue humano. Não é só misturar nutrientes e fazer sangue...

E não tenho mesmo. De facto - a minha "especialidade" - é mesmo especular.

O corpo humano tem uma coisa chamada metabolismo que é um ciclo de transformações bem dificil de copiar. O sangue tá toda hora sendo metabolizado e circulando e todos os órgãos do corpo humano participam disso.

Caríssima Fabi: Pode crer que acredito no que me diz. :ok:

Mas o que é que você dirá dos artigos encontrados na internet… Alternativas médicas ao sangue. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

« Última modificação: 02 de Março de 2010, 20:28:03 por lusitano »

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 02 de Março de 2010, 20:56:13 »
Caríssima Fabi: Pode crer que acredito no que me diz. :ok:

Mas o que é que você dirá dos artigos encontrados na internet… Alternativas médicas ao sangue. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
O próprio artigo da wikipédia responde sua pergunta:

"Embora geralmente usado, o termo substituto do sangue, não seria totalmente exato, visto que o sangue humano executa muitas funções importantes. Por exemplo, os glóbulos vermelhos transportam o oxigênio, os glóbulos brancos defendem infecções bacterianas, as plaquetas promovem coagulação, e as proteínas do plasma executam várias outras funções. Os termos preferidos e mais exactos são: expansores do volume e terapias de oxigênio."

Essas "alternativas" são apenas "quebra-galhos" de emergência, não substitutos reais.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #28 Online: 03 de Março de 2010, 09:03:26 »
Angelo Melo

Caríssima Fabi: Pode crer que acredito no que me diz.

........................................................... .......................

........................................................... .............

O próprio artigo da wikipédia responde sua pergunta:

"Embora geralmente usado, o termo substituto do sangue, não seria totalmente exato, visto que o sangue humano executa muitas funções importantes. Por exemplo, os glóbulos vermelhos transportam o oxigênio, os glóbulos brancos defendem infecções bacterianas, as plaquetas promovem coagulação, e as proteínas do plasma executam várias outras funções. Os termos preferidos e mais exactos são: expansores do volume e terapias de oxigênio."

Essas "alternativas" são apenas "quebra-galhos" de emergência, não substitutos reais.

:) :arrow: Continuo a confirmar, que não sou mesmo perito no assunto. No máximo sinto compaixão, por quem tenha necessidade desses pobres sucedâneos eventuais. Portanto considero esse artigo, uma informação razoavelmente verdadeira. :ok:

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #29 Online: 03 de Março de 2010, 19:05:03 »
No artigo da wikipedia mostra alternativas para parar de perder sangue. E tem isso:

Sangue artificial supostamente deve preencher algumas funções do sangue biológico, especialmente em humanos. O termo oxigênio terapêutico é mais apurado, uma vez que o sangue humano realiza outras funções além de carregar oxigênio. Por exemplo, as células brancas do sangue defendem o corpo contra doenças infecciosas, e plaquetas estão envolvidas em coagulação do sangue.

O objetivo inicial do substituto de oxigênio carregado pelo sangue é somente mimetizar a capacidade de transporte de oxigênio do sangue. Existe uma pesquisa mais longa sobre células brancas e células vermelhas realmente artificiais que poderiam teoricamente compor o substituto do sangue com muita fidelidade ao sangue humano.

Infelizmente, o transporte de oxigênio (a função que distingue o sangue real de outros expansores) se tornou muito difícil de reproduzir.
(...)
Hemoglobina é o principal componente das células vermelhas, comprimindo cerca de 33% da massa da célula. Produtos baseados em hemoglobina são chamados HBOCs (Carregadores de Oxigênio baseados em Hemoglobina). Entretanto hemoglobina pura separada das células vermelhas não pode ser usada pois causa intoxicação renal. Ela pode ser tratada para evitar isso, mas ainda aparecem características incorretas de carregamento de oxigênio quando separada das células vermelhas.
No corpo humano, o sangue passa por todos os órgãos e eles ajudam a regular o sangue (se tá muito alcalino, ácido e etc).

O nosso metabolismo tá transformando o sangue toda hora*, por isso é dificil reproduzir, qualquer substância que não seja muito filtrada pode causar intoxicação e morte. É dificil copiar o metabolismo humano.

*Falar sobre o sangue e como ele é metabolizado daria umas três páginas no mínimo.
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #30 Online: 03 de Março de 2010, 19:24:36 »
Fabi

No corpo humano, o sangue passa por todos os órgãos e eles ajudam a regular o sangue (se tá muito alcalino, ácido e etc).

O nosso metabolismo tá transformando o sangue toda hora*, por isso é dificil reproduzir, qualquer substância que não seja muito filtrada pode causar intoxicação e morte. É dificil copiar o metabolismo humano.

Compreendo. :ok: :arrow: Mas o importante, é que numa emergência aflitiva, como o das pessoas, que por motivos religiosos, ou temor de transmissão de patologias, possa ser possível ajudar a resolver esse delicado problema, até o próprio organismo se auto-regenerar. :)

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #31 Online: 03 de Março de 2010, 19:36:42 »
Numa emergência só é possível com transfusão de sangue. Quando a pessoa tá perdendo muito sangue, os cirurgiões já fazem isso de parar as hemorragias, e já tem bolsas de sangue no paciente, e as vezes nem isso é suficiente pra salvar a vida da pessoa. Imagine sem as bolsas de sangue para transfusão...

Esse sangue artificial é um "quebra galho" muito fraquinho, ainda não substitui a transfusão de sangue.

E sobre sangues doados, eles são examinados antes, antigamente não era assim. Hoje é possível até descobrir se a pessoa que doou o sangue tá infartando.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 03 de Março de 2010, 20:24:37 »
até o próprio organismo se auto-regenerar.
Nesses casos, se o organismo pudese se auto- regenerar, então não precisaria de transfusão. Sem transfusão, um paciente com perda significativa de sangue simplesmente morre.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Pandora

• Nível 14
  • *
  • Não são pedras, são aerolitos!!!
« Resposta #33 Online: 04 de Março de 2010, 12:54:01 »
Sem entrar em detalhes técnicos sobre o sangue, a transfusão etc... uma pessoa maior de idade tem todo o direito de decidir se vai se submeter à transfusão ou não  (Princípio da Autodeterminação), da mesma forma que se eu estiver com câncer, posso não fazer a quimioterapia, por exemplo.

Quando o paciente for uma criança ou qualquer incapaz, aí sim a transfusão deve ser feita, por causa da falta de discernimento. Também deve ser feita numa situação de urgência, porque o médico nem sempre terá como saber as crenças do paciente.  

Offline Mafalda

• Nível 20
  • *
  • Pois assim, vejamos....
« Resposta #34 Online: 04 de Março de 2010, 15:31:11 »
Sem entrar em detalhes técnicos sobre o sangue, a transfusão etc... uma pessoa maior de idade tem todo o direito de decidir se vai se submeter à transfusão ou não  (Princípio da Autodeterminação), da mesma forma que se eu estiver com câncer, posso não fazer a quimioterapia, por exemplo.

Quando o paciente for uma criança ou qualquer incapaz, aí sim a transfusão deve ser feita, por causa da falta de discernimento. Também deve ser feita numa situação de urgência, porque o médico nem sempre terá como saber as crenças do paciente. 

Nesses casos é melhor que não saiba qual é a crença.
"quem está em todos os lugares ao mesmo tempo, não está em lugar nenhum" (Sêneca)

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #35 Online: 04 de Março de 2010, 18:41:59 »
Fabi

Numa emergência só é possível com transfusão de sangue. Quando a pessoa tá perdendo muito sangue, os cirurgiões já fazem isso de parar as hemorragias, e já tem bolsas de sangue no paciente, e as vezes nem isso é suficiente pra salvar a vida da pessoa. Imagine sem as bolsas de sangue para transfusão...

Esse sangue artificial é um "quebra galho" muito fraquinho, ainda não substitui a transfusão de sangue.

E sobre sangues doados, eles são examinados antes, antigamente não era assim. Hoje é possível até descobrir se a pessoa que doou o sangue tá infartando. 

Então pelo que se verifica - os "alérgicos" radicais - estão mesmo ensarilhados, não é assim? :|

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #36 Online: 04 de Março de 2010, 18:47:39 »
Contini

até o próprio organismo se auto-regenerar.

........................................................... .........

Nesses casos, se o organismo pudese se auto- regenerar, então não precisaria de transfusão. Sem transfusão, um paciente com perda significativa de sangue simplesmente morre.

Então o que fazer, perante as pessoas, que em estado limite, recusam terminantemente, o sangue alheio? :|

Offline Mr."A"

• Nível 24
  • *
« Resposta #37 Online: 04 de Março de 2010, 19:09:23 »
Então o que fazer, perante as pessoas, que em estado limite, recusam terminantemente, o sangue alheio? :|
Faz a pessoa assinar um compromisso de responsabilidade.
8-)

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #38 Online: 04 de Março de 2010, 20:01:17 »
Se ela é maior de idade, plenamente capaz, então é um direito dela...
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #39 Online: 05 de Março de 2010, 12:21:54 »
Angelo Melo

Então o que fazer, perante as pessoas, que em estado limite, recusam terminantemente, o sangue alheio? 

...............................................

Tem portanto, paradoxalmente, o direito ao suícido ou eutanásia circunstancial, não é? :(

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #40 Online: 05 de Março de 2010, 14:45:58 »
Angelo Melo

Então o que fazer, perante as pessoas, que em estado limite, recusam terminantemente, o sangue alheio? 

Tem portanto, paradoxalmente, o direito ao suícido ou eutanásia circunstancial, não é? :(

Diria que partiria do mesmo principio que permite alguem assinar um documento pedindo para não haver tentativa de reanima-lo.
"The patient refused an autopsy."

Offline Mafalda

• Nível 20
  • *
  • Pois assim, vejamos....
« Resposta #41 Online: 05 de Março de 2010, 14:48:41 »
Não sei quanto ao Brasil, mas nos EUA ja rola um documento desse tipo.
"quem está em todos os lugares ao mesmo tempo, não está em lugar nenhum" (Sêneca)

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #42 Online: 05 de Março de 2010, 18:55:56 »
Então pelo que se verifica - os "alérgicos" radicais - estão mesmo ensarilhados, não é assim? :|
Bem vindo ao mundo da medicina, onde médicos identificam uma doença e não podem ajudar.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #43 Online: 06 de Março de 2010, 09:54:43 »
Desde que não impeça que se faça transfusão em outros, como os filhos.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #44 Online: 06 de Março de 2010, 14:05:00 »
Felius

...

Tem portanto, paradoxalmente, o direito ao suícido ou eutanásia circunstancial, não é? 

...

Diria que partiria do mesmo principio que permite alguem assinar um documento pedindo para não haver tentativa de reanima-lo.

Eu digo que essas pessoas - aproveitam "astuciosamente" - a proximidade da morte, para morrerem.

Espertalhões esses caras... não? :| 

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #45 Online: 06 de Março de 2010, 14:08:09 »

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #46 Online: 06 de Março de 2010, 14:15:48 »
Fabi

-------
que foi?

»----» Continuo a não saber.

Então pelo que se verifica - os "alérgicos" radicais - estão mesmo ensarilhados, não é assim?  

..................

Bem vindo ao mundo da medicina, onde médicos identificam uma doença e não podem ajudar.

Carissima Fabi - costuma morrer muita gente por causa disso?

E agora ocorre-me perguntar-lhe também, se em última instância - certo tipo de pessoas, costumam morrer por livre opção - ou de vontade má vontade? :)

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #47 Online: 06 de Março de 2010, 14:34:22 »
Eu digo que essas pessoas - aproveitam "astuciosamente" - a proximidade da morte, para morrerem.

Espertalhões esses caras... não? :|  

E qual o problema disso? Partindo da livre opinião dele, e sendo maior de idade em bom estado mental, por que ele tem que ser "condenado" a vida? Por que ele tem que ser OBRIGADO a viver não querendo tal coisa?

Só vejo problema quando querem forçar isso a outrem, especialmente filhos...

Edit: O juiz da vara da infancia cabou de ganhar um bocado do meu respeito pela decisão dele em falar nisso...
"The patient refused an autopsy."

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #48 Online: 06 de Março de 2010, 17:25:15 »
Carissima Fabi - costuma morrer muita gente por causa disso?
Não sei. Tem doenças tratáveis, e não curáveis. Tipo diabetes, câncer, esclerose múltipla, algumas doenças auto-imunes, doenças degenerativas, anemia falciforme, AIDs e etc... Essas doenças podem matar, e não tem cura, só tratamentos paliativos e para evitar a evolução da doença.

E agora ocorre-me perguntar-lhe também, se em última instância - certo tipo de pessoas, costumam morrer por livre opção - ou de vontade má vontade? :)
Que tipo de pessoas? Que não aceitam transfusão?  :?

Se tem tratamento e a pessoa não aceitar e morrer é livre opção. Estamos numa época em que a medicina pode dizer o que você tem mas muitas vezes não tem cura. E é essa cura que estão procurando em pesquisas e etc. Pra que perder tempo com pessoas que não aceitam um tratamento por frescura?

Perder tempo, porque tem muitas pessoas com essas doenças incuráveis e que estão esperando que algum dia encontrem uma cura, ou um tratamento. E enquanto esperam, a doença vai progredindo. Me diz você, é justo com essas pessoas? É justo querer que a medicina invente sangue só porque sua* religião proíbe, enquanto existem pessoas que dariam tudo para ter uma cura?

*Palavra genérica.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #49 Online: 07 de Março de 2010, 09:03:33 »
Bebê tem quadro estável após transfusão
Há muitos anos, alguns bebês pegaram AIDS por causa de uma transfusão. Um TJ lá da firma saiu esfregando a notícia na cara de todo mundo.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!