Autor Tópico: "Espíritos" e céticos...  (Lida 7239 vezes)

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
Re: "Espíritos" e céticos...
« Resposta #25 Online: 01 de Março de 2010, 22:23:26 »
Evoca a Josefa, ela esta de passagem pela Terra, para a gravação do filme do Chico Xavier. O DDD sai mais em conta.
Isso! Melhor que invocar o Bethoven e incomodar ele lá em Júpter...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 01 de Março de 2010, 22:36:21 »
Evoca a Josefa, ela esta de passagem pela Terra, para a gravação do filme do Chico Xavier. O DDD sai mais em conta.

Sei não, dizem que com o filme ela está muito mascarada...
"Deus prefere os ateus"

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 01 de Março de 2010, 23:32:02 »
Isso! Melhor que invocar o Bethoven e incomodar ele lá em Júpter...

Não era o Mozart?
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 01 de Março de 2010, 23:53:00 »
É verdade! Mas o Bethoveen deve estar no mesmo planeta, não?  :hihi:
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #29 Online: 02 de Março de 2010, 06:49:21 »
É verdade! Mas o Bethoveen deve estar no mesmo planeta, não?

Eu li na Revista Espírita que o Bethoveen não gostou do clima de Júpiter, e mudou para Mercurio. Além disso, ele e o Mozart nunca se deram bem, todo mundo sabe disso no mundo espiritual.
"Deus prefere os ateus"

Offline Rios

• Nível 12
  • *
« Resposta #30 Online: 02 de Março de 2010, 12:24:32 »
Rios,

Faz o seguinte: organize a experiência e evoque o Espírito que desejar. Fica a seu encargo convencê-los a se manifestarem. Quem sabe você não consegue. Não sou eu que digo a quem os espíritos podem ou não se manifestarem.

Um abraço.

blz, vou acessar aqui a skype então... ::)

Offline Correio

• Nível 24
  • *
  • Gosto de saber nada de quase tudo
« Resposta #31 Online: 02 de Março de 2010, 17:02:22 »
Citação de: Rios
eu quero ouvir a versão do correio, ele tem mais noção do ridículo, só que duvido que ele apareça aqui.

Joseph Agassi escreveu: “Vamos supor que alguma evidência paranormal é realmente reproduzível. [...] Suponhamos que cada médium em transe esteja capacitado a produzir um girassol do nada, quando se lhe peça. [...] Isto me convencerá? Honestamente não o sei” (Agassi, in Hyman, 1989, p. 253).

Helmholtz: "Eu não posso acreditar. Nem o testemunho de todos os Companheiros da Sociedade Real, nem sequer a evidência dos meus próprios sentidos me levariam a acreditar na transmissão de pensamento de uma pessoa a outra independentemente dos canais sensoriais reconhecidos. É claramente impossível."

::)
Quando se tem pouco, pouco se tem a perder.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 02 de Março de 2010, 17:46:22 »
Joseph Agassi escreveu: “Vamos supor que alguma evidência paranormal é realmente reproduzível. [...] Suponhamos que cada médium em transe esteja capacitado a produzir um girassol do nada, quando se lhe peça.

Isso em um ambiente controlado, para evitar enganos ou fraudes, seria uma evidencia para qualquer cético.
Apesar que testes mais rasoáveis já foram propostos e nenhum médium testado "passou".

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 02 de Março de 2010, 18:15:53 »
Joseph Agassi escreveu: “Vamos supor que alguma evidência paranormal é realmente reproduzível. [...] Suponhamos que cada médium em transe esteja capacitado a produzir um girassol do nada, quando se lhe peça.

Isso em um ambiente controlado, para evitar enganos ou fraudes, seria uma evidencia para qualquer cético.
Apesar que testes mais rasoáveis já foram propostos e nenhum médium testado "passou".

Exato. Mágicos fazem aparecer e desaparecer até elefantes. Acredito que Agassi estivesse se referindo a provas que normalmente acontecem em circos espiritóides ou lugares do gênero. Truques do tipo me engana porque quero acreditar que é verdade.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline 4 Ton Mantis

• Nível 32
  • *
« Resposta #34 Online: 02 de Março de 2010, 18:21:12 »
Resposta de um outro fórum(mesmo tópico):

"Dificilmente um grande "ocultista", "magista", ou o que vocês quiserem chamar, se interessariam pelo prêmio, justamente pela noção de que utilizar dons para fins materialistas é a pior cagada que existe. O preço em karma a se pagar por isso simplesmente não vale a pena."

:?: :?:
\"Deus está morto\"-Nietzsche

\"Nietzsche está morto\"-Deus

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #35 Online: 02 de Março de 2010, 18:45:40 »

"Dificilmente um grande "ocultista", "magista", ou o que vocês quiserem chamar, se interessariam pelo prêmio, justamente pela noção de que utilizar dons para fins materialistas é a pior cagada que existe. O preço em karma a se pagar por isso simplesmente não vale a pena."

Ele perde XP.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline 4 Ton Mantis

• Nível 32
  • *
« Resposta #36 Online: 02 de Março de 2010, 18:48:03 »

Ele perde XP.

Cuma ?
\"Deus está morto\"-Nietzsche

\"Nietzsche está morto\"-Deus

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #37 Online: 02 de Março de 2010, 18:52:50 »

É, mas já valeu a pena, é só dar uma olhada nos registros de fenômenos maravilhosamente maravilhosos que aconteciam nas melhores casas do ramo ao longo de toda a história da humanidade e em todos os cantos do planeta. Com o desenvolvimento da Ciência essas coisas começaram a ficar cada vez mais raras e insustentáveis e sobretudo, convenientemente condenáveis.

Imagine a situação. Uma seita diz que confere aos seus discipulos o dom de transformar farofa em ouro. O mestre da seita, no templo, sob luz de velas, sob o olhar atento dos discípulos grita qualquer porcaria e XAZAM!!!! transforma meio kilo de farofa em 5 gramas de ouro. Depois roga a praga dizendo que o discipulo que sair por aí transformando farofa em ouro vai arder no fogo do inferno ou vai reencarnar na forma de um gafanhoto cego e perneta. A partir daí duas coisas podem acontecer. (1) Os discípulos encagaçados acatam a recomendação do mestre ou (2) algum discípulo resolve tentar tirar proveito da farofa para uso próprio. No primeiro caso, a seita segue seu curso com discípulos fiéis e controlados. No segundo caso, como a mágica não vai funcionar mesmo e o castigo acontece em outra vida, o discípulo perde a fé e sob a perspectiva dos outros foi impedido e condenado pela própria ganância. Em ambos os casos a seita sobrevive firme e forte e segue enganando os trouxas.

Isso funciona sempre. É a tática do mêdo.
« Última modificação: 02 de Março de 2010, 19:02:24 por Gigaview »
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #38 Online: 02 de Março de 2010, 20:27:42 »

E assim se prepara mais uma "saída extratégica pela esquerda", com fazem muitas outras religiões.
Bom, o médium se "preocupa" com seu carma por fazer mágicas por motivos materiais, mas não usa seus "poderes" para fazer nada realmente útil pelo próximo, tipo detetar uma doença em estado inicial, etc...

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #39 Online: 02 de Março de 2010, 20:28:16 »

Ele perde XP.

Cuma ?

Nada, não. Piada interna de jogador de RPG. :P
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #40 Online: 02 de Março de 2010, 20:29:25 »
Para a qual a informação e o estudo é uma boa proteção

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #41 Online: 02 de Março de 2010, 20:34:52 »
A DE tem alguma divisão especial para inventar desculpa esfarrapada?
"Deus prefere os ateus"

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #42 Online: 02 de Março de 2010, 20:38:02 »
A DE tem alguma divisão especial para inventar desculpa esfarrapada?

Não. Ela é toda esfarrapada.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #43 Online: 02 de Março de 2010, 20:55:50 »
 :histeria: :histeria:
"Deus prefere os ateus"

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #44 Online: 02 de Março de 2010, 21:50:12 »

É, mas já valeu a pena, é só dar uma olhada nos registros de fenômenos maravilhosamente maravilhosos que aconteciam nas melhores casas do ramo ao longo de toda a história da humanidade e em todos os cantos do planeta. Com o desenvolvimento da Ciência essas coisas começaram a ficar cada vez mais raras e insustentáveis e sobretudo, convenientemente condenáveis.

Imagine a situação. Uma seita diz que confere aos seus discipulos o dom de transformar farofa em ouro. O mestre da seita, no templo, sob luz de velas, sob o olhar atento dos discípulos grita qualquer porcaria e XAZAM!!!! transforma meio kilo de farofa em 5 gramas de ouro. Depois roga a praga dizendo que o discipulo que sair por aí transformando farofa em ouro vai arder no fogo do inferno ou vai reencarnar na forma de um gafanhoto cego e perneta. A partir daí duas coisas podem acontecer. (1) Os discípulos encagaçados acatam a recomendação do mestre ou (2) algum discípulo resolve tentar tirar proveito da farofa para uso próprio. No primeiro caso, a seita segue seu curso com discípulos fiéis e controlados. No segundo caso, como a mágica não vai funcionar mesmo e o castigo acontece em outra vida, o discípulo perde a fé e sob a perspectiva dos outros foi impedido e condenado pela própria ganância. Em ambos os casos a seita sobrevive firme e forte e segue enganando os trouxas.

Existe uma correlação inversa entre a maturidade da ciência e os milagres. Incrivel como antigamente se dividiam mares, andavam sobre as aguas, ressuscitavam pessoas, curavam lepra, faziam as mesas bater e girar, faziam a terra parar..., etc.

Hoje temos que ter um cara dando martelada em estatísticas para provar uma merda de fenômeno, além de um monte de fenômenos que são vistos apenas por ignorantes.

Que estranha coincidência. 
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #45 Online: 03 de Março de 2010, 11:02:11 »
Ai ai... Eu continuo acreditando - de forma inabalável - que deuses, quaisquer que sejam, são meras criações humanas. Aliás, eu os coloco na mesma categoria dos duendes, fadinhas, princesas da disney, etc, etc. E como o Agnóstico disse, é interessante como a evolução científica inibiu o acontecimento de milagres. Lembro de uma vez ter feito esse questionamento à um amigo crente e ele me disse o seguinte "É que agora deus não precisa ficar provando ao seu povo que ele existe. É preciso ter fé e acreditar nele sem precisar de demonstrações miraculosas" .

Diante dessa colocação, concluo o seguinte:
a) Deus é um sacana que privilegia uns em detrimento de outros: por exemplo, tomemos algumas civilizações anteriores ao cristianismo não tiveram meios de conhecer "A Verdade Bíblica". O que será desses povos no juízo final se a eles não foi dado o conhecimento da lei? E o que será de nós, que não recebemos os mesmos milagres que nossos antecessores bíblicos?
b) ou deus contradiz a si mesmo ao afirmar que ele não muda e abomina a injustiça  - quando a comete todo o tempo.

No fim das contas, a bíblia me soa como um livro histórico como qualquer outro. Aliás, essa foi uma das coisas que me levou ao ateísmo: porque eu precisava seguir um livro nitidamente destinado à um povo? E apesar de minha descrença, penso que grande parte das pessoas ainda não está preparada para conviver sem a idéia de deus... É como se a ausência dele retirasse a moral, a ética e o bom senso das pessoas. Como se códigos de conduta nascessem nele e em razão dele...  :(
"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #46 Online: 03 de Março de 2010, 11:12:11 »
Pois é, para vocês verem como que os SPAM's as doutrinas entraram na cabeça das pessoas.

Nasceu como modismo, virou tendência e agora se estabeleceu como megatendência, que é capaz de mudar o comportamento de um grande número de pessoas praticamente no mundo inteiro e pior, religiosos são a maioria hoje e há alguns milênios atrás.

Offline Rios

• Nível 12
  • *
« Resposta #47 Online: 03 de Março de 2010, 11:34:41 »
Citação de: Rios
eu quero ouvir a versão do correio, ele tem mais noção do ridículo, só que duvido que ele apareça aqui.

Joseph Agassi escreveu: “Vamos supor que alguma evidência paranormal é realmente reproduzível. [...] Suponhamos que cada médium em transe esteja capacitado a produzir um girassol do nada, quando se lhe peça. [...] Isto me convencerá? Honestamente não o sei” (Agassi, in Hyman, 1989, p. 253).

Helmholtz: "Eu não posso acreditar. Nem o testemunho de todos os Companheiros da Sociedade Real, nem sequer a evidência dos meus próprios sentidos me levariam a acreditar na transmissão de pensamento de uma pessoa a outra independentemente dos canais sensoriais reconhecidos. É claramente impossível."

::)

Que decepção hein correio, essa é a sua resposta? quer dizer, na sua visão os espíritos não se mostram em testes de laboratório porque os céticos não acreditariam?
Fala sério né correio, pode ser que um ou outro imbecil não aceite a evidência, mas a maior parte da comunidade científica entende que ignorar evidências é papel do crente e não do cientísta. então sua justificativa não procede.
Alias é interessante que vocês espíritas dizem que kardec era um cientísta cético que se converteu (pera, deixa eu rir um pouco  :histeria:), agora vem com essa? não dá.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #48 Online: 03 de Março de 2010, 11:46:19 »
Pois é, para vocês verem como que os SPAM's as doutrinas entraram na cabeça das pessoas.

Nasceu como modismo, virou tendência e agora se estabeleceu como megatendência, que é capaz de mudar o comportamento de um grande número de pessoas praticamente no mundo inteiro e pior, religiosos são a maioria hoje e há alguns milênios atrás.

São os memeplexos. As estruturas culturais compostas por grandes estruturas sociais e que fazem do crente apenas a ponta do iceberg. Tudo o que eles dizem é baseado nesse grande memeplexo e que tem muito mais representatividade que um humilde fórum de discussão cético. Assim para eles é extremamente óbvio a suposta realidade de suas convicções.

Aquele vídeo do Dennett é muito bom para explicar isso.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #49 Online: 03 de Março de 2010, 12:04:02 »
Aproveitando o dito pelo Rios, acho ridícula a idéia de espíritos não se apresentarem para céticos. Qual a lógica por trás desse comportamento? Só pessoas sugestionáveis e 'abertas' são capazes de enxergar 'o outro lado'? Já estive em centros espíritas e ouvi médiuns falando que recebiam espíritos e que aqueles que lá estavam podiam sentí-los. O detalhe é que não senti nada - e olha que fui 'diagnosticada' como medium em potencial em um outro centro.

Já brinquei de ouija, jogo do copo e tudo o mais que há nesse sentido. O engraçado é que os espíritos sempre apareciam quando eu não estava - era só eu colocar os pés no recinto que tudo ficava tranquilo. Alguém tem uma explicação para isso? Será que os espíritos tem alguma queixa pessoal contra mim?  :hmph:

São os memeplexos. As estruturas culturais compostas por grandes estruturas sociais e que fazem do crente apenas a ponta do iceberg. Tudo o que eles dizem é baseado nesse grande memeplexo e que tem muito mais representatividade que um humilde fórum de discussão cético. Assim para eles é extremamente óbvio a suposta realidade de suas convicções.

Para alguns a existência material do objeto de suas crenças é tão óbvia quanto o ato de respirar... Conheço pessoas de diversas religiões e já me peguei discutindo com uma wiccan a respeito da existência factível de afrodite. Para ela diversos deuses gregos, romanos, célticos e de outros pantões eram tão reais quanto jesus o é para um cristão. Que ela goste de mitologia ainda vai, mas querer atribuir a poseidon os tsunamis é viajar demais, né?  :umm: 

Eu acharia interessante se a crença das pessoas se baseasse unicamente na idéia de estereótipos comportamentais a serem seguidos: buda, jesus e outros grandes seriam vistos como pessoas que transcenderam o conceito meramente formal de humanidade, bondade, fraternidade (considerando a suposta existência desses personagens). Extrai-se a conduta desejável a a insere na sociedade em questão. Seria bem similar à evolução das condutas que acabam positivadas na forma de leis como regras comportamentais aceitáveis e reprováveis num dado momento histórico.

À parte isso, tenho dúvidas se a crença em milagres e fenômenos sobrenaturais é algo que representa um estágio da sociedade humana em permanente evolução e 'aperfeiçoamento' ou uma propensão orgânica inerente ao homem - enquanto ser capaz de articular, raciocinar e aplicar suas idéias. Ou os dois...  Não dá pra saber, mas ainda não dá pra crer - de qualquer forma...  :hihi:
"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!