Autor Tópico: "Espíritos" e céticos...  (Lida 7240 vezes)

Offline Correio

• Nível 24
  • *
  • Gosto de saber nada de quase tudo
Re: "Espíritos" e céticos...
« Resposta #50 Online: 03 de Março de 2010, 13:25:27 »
Citação de: Rios
Que decepção hein correio, essa é a sua resposta? quer dizer, na sua visão os espíritos não se mostram em testes de laboratório porque os céticos não acreditariam?

Não é nada disso! Eu estou explicando porque não quero falar nada sobre o assunto. Veja, no exemplo destes dois cidadãos, como funciona a cabecinha super cética. Se com provas não acreditariam imagina com um pé rapado como eu falando besteira aqui. :histeria:
Quando se tem pouco, pouco se tem a perder.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #51 Online: 03 de Março de 2010, 13:32:16 »
São os memeplexos. As estruturas culturais compostas por grandes estruturas sociais e que fazem do crente apenas a ponta do iceberg. Tudo o que eles dizem é baseado nesse grande memeplexo e que tem muito mais representatividade que um humilde fórum de discussão cético. Assim para eles é extremamente óbvio a suposta realidade de suas convicções.

Para alguns a existência material do objeto de suas crenças é tão óbvia quanto o ato de respirar... Conheço pessoas de diversas religiões e já me peguei discutindo com uma wiccan a respeito da existência factível de afrodite. Para ela diversos deuses gregos, romanos, célticos e de outros pantões eram tão reais quanto jesus o é para um cristão. Que ela goste de mitologia ainda vai, mas querer atribuir a poseidon os tsunamis é viajar demais, né?  :umm: 
Muitas mitos e crenças tem bons propósitos, como aliás alegam os espiritas. As projeções de bons exemplos em seres imaginários e culturais dão mais força de persuasão e a validade moral dos ensinamentos que embasam a crença. Quem nunca ouviu de um crente que ele se sente muito bem quando vai a igreja?

Eu acharia interessante se a crença das pessoas se baseasse unicamente na idéia de estereótipos comportamentais a serem seguidos: buda, jesus e outros grandes seriam vistos como pessoas que transcenderam o conceito meramente formal de humanidade, bondade, fraternidade (considerando a suposta existência desses personagens). Extrai-se a conduta desejável a a insere na sociedade em questão. Seria bem similar à evolução das condutas que acabam positivadas na forma de leis como regras comportamentais aceitáveis e reprováveis num dado momento histórico.
Muito do que se prega no proselitismo religioso é exatamente a conduta moral. Nós que nos surpreendemos com os "detalhes bobos" das doutrinas e a dispensamos para prosseguir com nossa condura moral pessoal. Muitos aqui também concluem que a religião é necessária para muitos por esse aspecto de conforto que é também uma atribuição moral, do bem da pessoa.

À parte isso, tenho dúvidas se a crença em milagres e fenômenos sobrenaturais é algo que representa um estágio da sociedade humana em permanente evolução e 'aperfeiçoamento' ou uma propensão orgânica inerente ao homem - enquanto ser capaz de articular, raciocinar e aplicar suas idéias. Ou os dois...  Não dá pra saber, mas ainda não dá pra crer - de qualquer forma...  :hihi:
Eu acredito num forte crescimento do ateísmo e do ceticismo ou similares na superação da mitologia atual. O problema é que os memes patológicos também se desenvolvem com grande facilidade. Cito a consciênciologia, um primo do espiritismo e que se traveste mais de ciência do este. Me espanto com o crescimento que teve, a sua institucionalização em diversos países e até convênios com faculdades chinezas.  :o
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #52 Online: 03 de Março de 2010, 13:38:22 »
Que decepção hein correio, essa é a sua resposta? quer dizer, na sua visão os espíritos não se mostram em testes de laboratório porque os céticos não acreditariam?

Não é nada disso! Eu estou explicando porque não quero falar nada sobre o assunto. Veja, no exemplo destes dois cidadãos, como funciona a cabecinha super cética. Se com provas não acreditariam imagina com um pé rapado como eu falando besteira aqui. :histeria:
É bem por aí Correio. Nós somos os materialistas que não admitem a existência espiritual. E sobre o materialismo e os materialista a DE tem uma grande aborgadem teórica. Mas para nós isso vale como o argumento do homem espantalho. Cria-se uma visão que consideramos distorcida da realidade, principalmente no aspecto moral. Mas tudo bem, a moral espírita é considerada na aceitação benigna da realidade espiritual.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #53 Online: 23 de Março de 2010, 19:28:42 »

Pera lá, com provas nós saberíamos. Veja bem: Provas. Essa acusação de que céticos não acreditariam, se fossem apresentadas provas, é pura merda.

"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #54 Online: 23 de Março de 2010, 19:54:12 »
como funciona a cabecinha super cética. Se com provas não acreditariam imagina com um pé rapado como eu falando besteira aqui.
Que provas? Não há nenhuma!
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Mister B

• Nível 13
  • *
  • Walt Whitman, Brahms, Darwin, Marx. Pode escolher!
« Resposta #55 Online: 23 de Março de 2010, 23:20:26 »
É, nós céticos somos cabeças-duras. Não entendo isso. Se os espíritos querem tanto que melhoremos, por que eles não se fazem notar pra valer? São só essas "provas" obscuras, relatos pessoais. Parece aquilo dos OVNIs. Aparições são vistas aos montes, mas porque a única coisa que eles vem fazer aqui é sequestrar pessoas com problemas psicólogicos ou fazer círculos em plantações?

Encher gazes e panos com ectoplasma ou fazer "adivinhações" certamente são provas muito sérias.
"O cristianismo nos afirma que há um homem invisível, que vive no céu e vigia tudo o que fazemos, o tempo todo. O homem invisível tem uma lista de 10 coisas que ele não quer que a gente faça. Se você fizer qualquer uma dessas coisas, o homem invisível tem um lugar especial, cheio de fogo, fumaça, sofrimento, tortura e angústia onde ele vai lhe mandar viver, queimando, sofrendo, sufocando, gritando e chorando para todo o sempre. Mas ele ama você!
George Carlin

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #56 Online: 24 de Março de 2010, 08:34:02 »
É, mas outros foristas espíritas aqui tambem são céticos cabeça dura. Já apresentameos evidencias, provas e argumentação para a existencia do Saci-Pererê e eles insistem em não ver a verdade... ::)
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #57 Online: 27 de Março de 2010, 22:48:20 »
É verdade! Mas o Bethoveen deve estar no mesmo planeta, não?  :hihi:

Não sei se Júpiter seria o suficiente para acomodar Mozart e Beethoven.

Talvez Beethoven e Bach.

Ou Mozart e Vivaldi. :biglol:
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #58 Online: 27 de Março de 2010, 22:51:41 »
Resposta de um outro fórum(mesmo tópico):

"Dificilmente um grande "ocultista", "magista", ou o que vocês quiserem chamar, se interessariam pelo prêmio, justamente pela noção de que utilizar dons para fins materialistas é a pior cagada que existe. O preço em karma a se pagar por isso simplesmente não vale a pena."

:?: :?:

É, mas já valeu a pena, é só dar uma olhada nos registros de fenômenos maravilhosamente maravilhosos que aconteciam nas melhores casas do ramo ao longo de toda a história da humanidade e em todos os cantos do planeta. Com o desenvolvimento da Ciência essas coisas começaram a ficar cada vez mais raras e insustentáveis e sobretudo, convenientemente condenáveis.

Imagine a situação. Uma seita diz que confere aos seus discipulos o dom de transformar farofa em ouro. O mestre da seita, no templo, sob luz de velas, sob o olhar atento dos discípulos grita qualquer porcaria e XAZAM!!!! transforma meio kilo de farofa em 5 gramas de ouro. Depois roga a praga dizendo que o discipulo que sair por aí transformando farofa em ouro vai arder no fogo do inferno ou vai reencarnar na forma de um gafanhoto cego e perneta. A partir daí duas coisas podem acontecer. (1) Os discípulos encagaçados acatam a recomendação do mestre ou (2) algum discípulo resolve tentar tirar proveito da farofa para uso próprio. No primeiro caso, a seita segue seu curso com discípulos fiéis e controlados. No segundo caso, como a mágica não vai funcionar mesmo e o castigo acontece em outra vida, o discípulo perde a fé e sob a perspectiva dos outros foi impedido e condenado pela própria ganância. Em ambos os casos a seita sobrevive firme e forte e segue enganando os trouxas.

Isso funciona sempre. É a tática do mêdo.

Existe uma correlação inversa entre a maturidade da ciência e os milagres. Incrivel como antigamente se dividiam mares, andavam sobre as aguas, ressuscitavam pessoas, curavam lepra, faziam as mesas bater e girar, faziam a terra parar..., etc.

Hoje temos que ter um cara dando martelada em estatísticas para provar uma merda de fenômeno, além de um monte de fenômenos que são vistos apenas por ignorantes.

Que estranha coincidência. 

Xeque-mate! :ok:
« Última modificação: 27 de Março de 2010, 22:54:06 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #59 Online: 27 de Março de 2010, 23:05:28 »
Pressuposto: Espíritos existem.

Objeção: A maioria das pessoas não conseguem ver ou se comunicar com eles, incluindo quase todos os cientistas e todos os céticos e ateus.

Argumentos pró: Eles somente se manifestam para quem quiser e há ateus que se tornaram crentes.

Argumentos contra: Ônus da prova pertence a quem afirma a existência deles e há crentes que se tornaram ateus.

Método de decisão: Navalha de Ockham.

Resultado: Eles não existem, pois envolve o menor número de premissas. :ordem:

Próxima questão por favor! :biglol:
Foto USGS

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #60 Online: 12 de Maio de 2010, 12:31:55 »
Gigaview

Imagine a situação. Uma seita diz que confere aos seus discipulos o dom de transformar farofa em ouro. O mestre da seita, no templo, sob luz de velas, sob o olhar atento dos discípulos grita qualquer porcaria e XAZAM!!!! transforma meio kilo de farofa em 5 gramas de ouro. Depois roga a praga dizendo que o discipulo que sair por aí transformando farofa em ouro vai arder no fogo do inferno ou vai reencarnar na forma de um gafanhoto cego e perneta. A partir daí duas coisas podem acontecer. (1) Os discípulos encagaçados acatam a recomendação do mestre ou (2) algum discípulo resolve tentar tirar proveito da farofa para uso próprio. No primeiro caso, a seita segue seu curso com discípulos fiéis e controlados. No segundo caso, como a mágica não vai funcionar mesmo e o castigo acontece em outra vida, o discípulo perde a fé e sob a perspectiva dos outros foi impedido e condenado pela própria ganância. Em ambos os casos a seita sobrevive firme e forte e segue enganando os trouxas.

Isso funciona sempre. É a tática do mêdo.

Parece-me que o seu modo de ver o assunto, é muitíssimo razoável . :ok:
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!