Não consigo imaginar que grandes diferenças possuem as universidades com relação ao perfil dos seus alunos. Poderia exemplificar ou falar mais a respeito?
Essa vou ficar devendo. Eu tinha manuais antigos dos vestibulares onde a coisa era um pouco mais fácil de diferenciar, mas de cabeça fica difícil. Aliás, esses manuais devem ainda estar comigo, mas soterrados debaixo de tanta papelada (eu não jogo nada fora) que vai levar tempo até achá-los.
Mas o exemplo que me ocorre foi um dado pelo professor de física do cursinho. Na área de física, a prova da Fuvest é mais direcionada para o aluno que resolve exercício, ignorando um pouco a questão de o quanto ele compreende o conceito por trás daquilo. Já a da Vunesp possui exercícios muito mais simples, porém muito mais conceituais, de maneira que apesar de muitos considerarem a prova da Vunesp mais fácil, não é incomum muitos alunos irem bem na Fuvest e mal na Vunesp.
Me ocorreu um outro detalhe que também pode servir de exemplo. No ensino de geografia aqui em SP, não se dá muita ênfase à geografia física do estado de SP (pelo menos na minha época). Ela é mais vista do contexto regional e nacional. Já no Paraná estuda-se muito mais a geografia do estado. Como resultado, os vestibulares das universidades do PR cobram muito mais geografia física estadual do que os daqui. Talvez seja uma maneira de reforçar mais a identidade paranaense, mas não vou entrar nesse assunto. Mas o fato é que alguém que tenha estudado em SP terá mais problemas com a provas do PR que o contrário. E olhando algumas provas de lá vi que algo similar ocorre com literatura.