Autor Tópico: Enem x Vestibular  (Lida 7594 vezes)

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Re: Enem x Vestibular
« Resposta #50 Online: 20 de Maio de 2011, 22:16:51 »
[...]
Sabe qual a utilidade de geografia na minha vida? NEHUMA. História? NENHUMA, literatura? até parece, filosofia e sociologia? Ham?
[...]

Então quando voce lê uma notícia sobre uma dada região do planeta, digamos um terremoto na Capadócia, voce não se importa pelo fato de que voce não tem ideia de onde fica este local?
Foto USGS

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #51 Online: 20 de Maio de 2011, 22:39:31 »
Se eu realmente tiver interesse, procuro no google. Sem me sentir mal nem nada por não saber.

Sou muito mais flexível em relação ao conhecimento que se espera que todos tenham, e consequentemente, do que eu espero que eu tenha.
« Última modificação: 20 de Maio de 2011, 22:43:27 por parcus »
http://tomwoods.com . Venezuela, pode ir que estamos logo atrás.

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #52 Online: 20 de Maio de 2011, 23:29:33 »
Não consigo imaginar que grandes diferenças possuem as universidades com relação ao perfil dos seus alunos. Poderia exemplificar ou falar mais a respeito?
Essa vou ficar devendo. Eu tinha manuais antigos dos vestibulares onde a coisa era um pouco mais fácil de diferenciar, mas de cabeça fica difícil. Aliás, esses manuais devem ainda estar comigo, mas soterrados debaixo de tanta papelada (eu não jogo nada fora) que vai levar tempo até achá-los.
Mas o exemplo que me ocorre foi um dado pelo professor de física do cursinho. Na área de física, a prova da Fuvest é mais direcionada para o aluno que resolve exercício, ignorando um pouco a questão de o quanto ele compreende o conceito por trás daquilo. Já a da Vunesp possui exercícios muito mais simples, porém muito mais conceituais, de maneira que apesar de muitos considerarem a prova da Vunesp mais fácil, não é incomum muitos alunos irem bem na Fuvest e mal na Vunesp.
Me ocorreu um outro detalhe que também pode servir de exemplo. No ensino de geografia aqui em SP, não se dá muita ênfase à geografia física do estado de SP (pelo menos na minha época). Ela é mais vista do contexto regional e nacional. Já no Paraná estuda-se muito mais a geografia do estado. Como resultado, os vestibulares das universidades do PR cobram muito mais geografia física estadual do que os daqui. Talvez seja uma maneira de reforçar mais a identidade paranaense, mas não vou entrar nesse assunto. Mas o fato é que alguém que tenha estudado em SP terá mais problemas com a provas do PR que o contrário. E olhando algumas provas de lá vi que algo similar ocorre com literatura.

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #53 Online: 20 de Maio de 2011, 23:36:35 »
Acho que esse tipo de diferenciação não deveria privilegiar alunos de um determinado estado a entrar em uma faculdade, morar em uma cidade diferente daquela em que você passou toda a sua vida deve ser uma experiência muito boa. Acho até que poderia haver mais programas de "intercâmbio" entre as universidades do Brasil.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #54 Online: 22 de Maio de 2011, 20:16:55 »
[...]
Me ocorreu um outro detalhe que também pode servir de exemplo. No ensino de geografia aqui em SP, não se dá muita ênfase à geografia física do estado de SP (pelo menos na minha época). Ela é mais vista do contexto regional e nacional. Já no Paraná estuda-se muito mais a geografia do estado. Como resultado, os vestibulares das universidades do PR cobram muito mais geografia física estadual do que os daqui. Talvez seja uma maneira de reforçar mais a identidade paranaense, mas não vou entrar nesse assunto. Mas o fato é que alguém que tenha estudado em SP terá mais problemas com a provas do PR que o contrário. E olhando algumas provas de lá vi que algo similar ocorre com literatura.

De fato, há muitas questões com ênfase na Geografia, História e Literatura do Paraná, principalmente nas universidades estaduais.
« Última modificação: 22 de Maio de 2011, 20:20:52 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #56 Online: 22 de Maio de 2011, 20:43:39 »
Acho que o ENEM é muito fraco e deixa passar quem não está preparado.
:down: :down: :down: :chorando: :chorando:

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #57 Online: 22 de Maio de 2011, 20:54:13 »
Até eu consigo passar no ENEM, e eu perco feio de qualquer moleque da quinta série em praticamente quase tudo, especialmente matemática.

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #58 Online: 22 de Maio de 2011, 21:00:13 »
Até eu consigo passar no ENEM, e eu perco feio de qualquer moleque da quinta série em praticamente quase tudo, especialmente matemática.
São comentários assim que aumentam a auto-estima dos vestibulandos.

Offline WTF

• Contas Excluídas
  • Nível 10
  • *
  • Conta excluída por solicitação do usuário.
« Resposta #59 Online: 22 de Maio de 2011, 22:24:06 »

Você acha que por conta do Enem, os que estão menos preparados passariam?
O cara que está preparado pra passar pra uma engenharia da vida, em uma federal, passaria no vestibular convencional, mas no Enem ele não vai passar?
Eu acho que o cara que tá preparado pro vestibular faz o Enem com uma média muito acima dos outros...

Conta excluída por solicitação do usuário.

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #60 Online: 22 de Maio de 2011, 22:28:05 »

O cara que está preparado pra passar pra uma engenharia da vida, em uma federal, passaria no vestibular convencional, mas no Enem ele não vai passar?
Eu acho que o cara que tá preparado pro vestibular faz o Enem com uma média muito acima dos outros...

O Enem permite pessoas que leem mais rápido e conseguem achar uma informação no texto irem melhor. Pessoas que leem as coisas com mais atenção ou que pensam em mais detalhes podem sair prejudicadas.

Offline WTF

• Contas Excluídas
  • Nível 10
  • *
« Resposta #61 Online: 22 de Maio de 2011, 22:51:45 »

O Enem permite pessoas que leem mais rápido e conseguem achar uma informação no texto irem melhor. Pessoas que leem as coisas com mais atenção ou que pensam em mais detalhes podem sair prejudicadas.

Tem que saber a matéria também, quem tá bem preparado não tira menos que 75%, 80% da prova. A prova é grande, mas nem tanto, dá pra fazer e sobrar bastante tempo ainda...

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #62 Online: 23 de Maio de 2011, 00:06:22 »
Isso não é verdade, e provo isso facilmente: eu não consegui terminar a prova. A não ser que você ache que eu era um candidato mal preparado, o que eu posso dizer certamente que não era.
Editado: Por exemplo, houve questões que não fazem sentido da forma como estavam escritas e que ninguem nem ligou para isso, como era "detalhe", ninguem nem prestou atenção e foram gabaritadas como se tivessem sido escritas corretamente. Esse tipo de coisa atrapalha mais do que você imagina à uma pessoa que está preparada.
« Última modificação: 23 de Maio de 2011, 00:20:40 por parcus »

Offline Anne

• Nível 20
  • *
« Resposta #63 Online: 23 de Maio de 2011, 00:35:00 »

Desculpe Buckaroo, mas vou discordar de vc... Fiz o ENEM (pela 1ª vez ano passado) foi bem cansativo e não estava tão fácil. Terminei meu ens.médio há quase 15 anos, mas por estar fazendo um curso téc. (em química) e ler muito, consegui terminar a prova nos dois dias, fui uma das ultimas pessoas a sair, mas li e fiz toda a prova. As questões de português, história e geografia eram fracas (a nível ens. médio), mas as questões de física, química e matemática não (pelo menos a maioria não e olha que eu estudei muito). Obtive uma boa média, mais q o suficiente pra conseguir uma bolsa numa universidade particular (na qual faço engenharia hj).

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #64 Online: 23 de Maio de 2011, 00:47:42 »
Depende da concorrência e das notas de corte então. Bem como da coisa toda entre o que contar ser uma média entre as diversas disciplinas. Você pode ser um zero à esquerda ao quadrado em matemática, mas se mandar bem na redação, leva à média para cima -- ao menos isso eu sei.

Offline Anne

• Nível 20
  • *
« Resposta #65 Online: 23 de Maio de 2011, 00:54:28 »
Depende da concorrência e das notas de corte então. Bem como da coisa toda entre o que contar ser uma média entre as diversas disciplinas. Você pode ser um zero à esquerda ao quadrado em matemática, mas se mandar bem na redação, leva à média para cima -- ao menos isso eu sei.

Sim, a redação eleva a nota, mas pra passar e concorrer a bolsas (como próuni, nossa bolsa) é preciso fazer no mínimo 400 pontos em cada matéria. Ou seja, se vc for um 0² a esquerda em matemática, nem adianta tentar...

Offline Anne

• Nível 20
  • *
« Resposta #66 Online: 23 de Maio de 2011, 00:58:18 »
Ah, e a concorrência realmente não é lá essas coisas... Me inscrevi em duas faculdades, numa delas, a nota de corte foi de 685 (no curso q optei), na que escolhi, foi de 730.
« Última modificação: 23 de Maio de 2011, 01:00:38 por Anne »

Offline WTF

• Contas Excluídas
  • Nível 10
  • *
« Resposta #67 Online: 23 de Maio de 2011, 11:52:18 »

Nem tanto, eu tirei 900 na redação, mas isso nem fez tanta diferença, já que pra universidade e curso  que passei a redação tinha peso menor do que matemática e física, se eu tivesse ido mal nessas duas minha média iria lá pra baixo...

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #68 Online: 23 de Maio de 2011, 17:52:22 »
Finalmente achei um exemplo da a inteligencia em que as pessoas no Brasil acredita. É exatamente o caso do homem de ferro, o cara, apesar de não ter condição nenhuma para criar algo revolucionário em uma caverna, da um jeito de criar uma tecnologia extraordinária. Realmente é muito atraente esse tipo de pensamento, mas não tem valor prático nenhum. As pessoas acham que prova de vestibular escolhe pessoas assim, mas espere!  :quevedo:

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #69 Online: 23 de Maio de 2011, 19:12:27 »
Não consigo imaginar que grandes diferenças possuem as universidades com relação ao perfil dos seus alunos. Poderia exemplificar ou falar mais a respeito?
Essa vou ficar devendo. Eu tinha manuais antigos dos vestibulares onde a coisa era um pouco mais fácil de diferenciar, mas de cabeça fica difícil. Aliás, esses manuais devem ainda estar comigo, mas soterrados debaixo de tanta papelada (eu não jogo nada fora) que vai levar tempo até achá-los.
Mas o exemplo que me ocorre foi um dado pelo professor de física do cursinho. Na área de física, a prova da Fuvest é mais direcionada para o aluno que resolve exercício, ignorando um pouco a questão de o quanto ele compreende o conceito por trás daquilo. Já a da Vunesp possui exercícios muito mais simples, porém muito mais conceituais, de maneira que apesar de muitos considerarem a prova da Vunesp mais fácil, não é incomum muitos alunos irem bem na Fuvest e mal na Vunesp.
Eu tenho pleno conhecimento de que as universidades possuem diferentes critéiros quanto ao que cobrar nas provas, mas ainda assim isso não significa que elas não busquem um perfil de aluno em comum. Não é só porque eu sei a geografia do RS ao invés de SP que a UFRGS possui uma idéia de aluno diferente da USP.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #70 Online: 24 de Maio de 2011, 00:30:50 »
Aqui estão usando ENEM, mas ainda como parte da nota. Há discussões de que passe a ser integral a nota do teste. Realmente não sei o que pensar.

Quanto ao SISU, a aluna do primeiro ano em que a UFV aderiu, da biologia, é excelente! Não sei se é má idéia não...
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #71 Online: 24 de Maio de 2011, 14:42:23 »
Eu acho isso o maior bairrismo que existe. Por isso que eu fico com um pouco de receio de fazer algum curso da UFPR, esse bairrismo deve deixar as pessoas presas naquele pensamento de que a UFPR é a melhor do mundo. E aí a coisa não evolui, e adeus pesquisas legais  :adeus: ...
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #72 Online: 25 de Maio de 2011, 00:51:40 »
Não sei se já postei neste fórum (se postei, perdão), mas é isso que um professor de harvard descobriu sobre esse estilo de ensino baseado em fazer trocentos mil exercícios que vocês tanto gostam:
http://sdsu-physics.org/sdsu_per/articles/Mazurpubs_89.pdf
Não li o método dele em si, mas a história já nos diz o ponto em que eu quero frizar.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #73 Online: 09 de Junho de 2011, 00:15:06 »
Finalmente achei um exemplo da a inteligencia em que as pessoas no Brasil acredita. É exatamente o caso do homem de ferro, o cara, apesar de não ter condição nenhuma para criar algo revolucionário em uma caverna, da um jeito de criar uma tecnologia extraordinária. Realmente é muito atraente esse tipo de pensamento, mas não tem valor prático nenhum. As pessoas acham que prova de vestibular escolhe pessoas assim, mas espere!  :quevedo:

Quais pessoas acham que o vestibular escolhe pessoas assim? Não está criando um espantalho? O ENEM escolhe?

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #74 Online: 09 de Junho de 2011, 00:31:43 »
As mesmas que acham que existem pessoas assim.

Sim, o ENEM escolhe. Ele escolhe pessoas que sabem escrever groselha (redação de vestibular serve só para isso). Ele escolhe pessoas que leem mais rápido e não prestam atenção à detalhes; pessoas cujo "bom-senso" guiou para um caminho mais correto; pessoas que ficam decorando idiotices de história, e por aí vai.

Sua lógica é eliminar, não reconhecer.
« Última modificação: 09 de Junho de 2011, 00:34:04 por parcus »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!