Nossa, nem parece a mesma pessoa. Como a gente muda... hoje já digo para privatizar a educação e saúde.
Você poderia, por gentileza, indicar qual país tenha privatizado o sistema de saúde e que tal privatização tenha tido sucesso?
Japão
http://www.newsweek.com/2010/08/16/japan-s-good-cheap-health-care.html
Ah, sim! O velho e bom sistema japonês! Será que, por lá, a medicina é realmente privatizada? Vejamos:
1. O governo japonês regula o sistema de saúde de uma forma absolutamente draconiana. O Japão obriga todos os cidadãos a terem alguma forma de cobertura de saúde.
2. O preço de todos os procedimentos médicos é tabelado, no Japão. Alguns procedimentos médicos são considerados de preços mais aviltantes que aqueles pagos pelo SUS, no Brasil.
3. Os trabalhadores japoneses negociam planos de cobertura familiar com seus empregadores, como fringe beneffit (o que é quase proibido no Paraíso neoliberal). Como o desemprego, no Japão, é muito baixo, a resultante é que a maioria dan população tem alguma forma de cobertura.
4. Existem planos governamentais de cobertura para toda a população eventualmente não coberta por planos particulares.
5. Em troca da acessibilidade, o governo japonês adota uma renúncia fiscal proporcional.
O sistema de saúde japonês é extremamente eficiente (com baixo custo, alto volume de atendimento e com a tecnologia necessária incorporada ao processo) e é, em última análise, totalmente coberto pelo estado. A diferença em relação ao sistema europeu de saúde (disparado, o melhor do mundo!) é de que bolso sai o dinheiro em seu primeiro momento.
Muito diferente do sistema vigente no Nirvana da meritocracia e neoliberalismo, onde, quando o seguro saúde do cidadão se esgota, ele é simplesmente tirado do hospital e colocado no meio da rua.