Em todo o espectro de ondas, do visível, para mais e para menos, as ondas tem certas "táxons", são classificadas, como microondas, ondas de rádio, UVA, UVB e UVC, raios X, raios cósmicos.
Eu pergunto: as propriedades das ondas são "nitidamente" fechadas dentro desses grupos, ou, por exemplo, rádio também tem um pouco de efeito de microondas, e vice-versa, sendo algo mais gradual?
Ou varia, algumas propriedades surgindo meio "pontualmente", de forma bem nítida, e outras sendo graduais?
Na verdade, esses diferentes tipos de luz têm diferentes nomes porque foram descobertos de maneira diferente e, tipicamente, só depois se observou que era tudo luz mesmo. Principalmente porque até a década de 1920, mais ou menos, não se entendia muito bem a natureza da luz (a dualidade onda-partícula).
Por exemplo: os raios X foram descobertos por Röntgen enquanto ele estudava
tubos de raios catódicos. Ele nem sabia o que eram, por isso os chamou de raios X.
As propriedades dessas radiações vêm essencialmente do comprimento de onda delas e seu comportamento, da relação entre o comprimento de onda e objetos cotidianos. Raios X, por exemplo, são atravessam a matéria porque têm comprimento de onda compatível com o tamanho dos átomos, então dependendo da densidade do material, o raio X atravessa como se estivesse vazio, passando "entre" os átomos.
Luz com comprimento de onda maior começa a ter dificuldade de atravessar matéria, pois são facilmente desviados ou absorvidos pelos átomos. Luz ultravioleta, visível e infravermelha, por exemplo, já tem energia suficiente para excitar modos vibracionais e fazer elétrons pularem de um orbital pra outro. Isso faz a luz ser absorvida por esses materiais. Micro-ondas têm energia próxima a modos rotacionais de moléculas pequenas (se você acertar a freqüência, pode fazer uma caixinha que esquenta água só com a radiação de micro-ondas!).
Quando o comprimento de onda aumenta mais (micro-ondas e ondas de rádio), o comprimento de onda já começa a ficar do tamanho de objetos cotidianos. A onda dentro de um forno de micro-ondas tem um comprimento de onda de 12cm (Você pode verificar isso virando o prato giratório de ponta cabeça pra não girar e colocando uma barra de chocolate no forno). Ondas de rádio têm comprimento da ordem de metros a centenas de metros. Ou seja, passa por prédios do mesmo jeito que o raio X passa por átomos.
Mas os nomes realmente vêm por razões históricas relativas ao descobrimento. E são nomes que facilitam a nossa vida. Um exemplo interessante: a gente chama a faixa entre 700nm e 400nm de "luz visível". Mas antes disso, a gente tinha coisas como "amarelo, azul, verde e vermelho", muito antes de saber que essas cores eram apenas diferentes comprimentos de onda de luz (ou combinações deles, pro nossos olhos, como acordes em vez de notas isoladas).
Viajei um pouco, chovi no molhado, mas acho que pincelei a resposta que vc devia querer.
