Autor Tópico: Perguntas mais breves de física ou química que não merecem um tópico só pra elas  (Lida 7884 vezes)

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
Provavelmente, se você olhar o numerador da forma vetorial, aparece no numerador a distância vetorial %5Cvec%7Br%7D. Isso é para dar a direção da força, então deve aparecer um vetor unitário, dividindo o vetor pelo seu módulo %5Cfrac%7B%5Cvec%7Br%7D%7D%7B%5Cleft%7Cr%5Cright%7C%7D.

Com isso, tem um %5Cleft%7Cr%5Cright%7C a mais no denominador.

Na wiki não aparece nem a notação vetorial e nem faz menção ao módulo. Talvez esteja aí o meu "pobrema".

Obrigado.
O que você viu na wiki é algo do tipo %5Cfrac%7BGMm%5Cvec%7Br%7D%7D%7B%5Cleft%7C%5Cvec%7Br%7D%5Cright%7C%5E3%7D. Observe que isso é o mesmo que escrever %5Cfrac%7BGMm%7D%7B%5Cleft%7C%5Cvec%7Br%7D%5Cright%7C%5E2%7D.%5Cfrac%7B%5Cvec%7Br%7D%7D%7B%5Cleft%7C%5Cvec%7Br%7D%5Cright%7C%7D, sendo %5Cfrac%7B%5Cvec%7Br%7D%7D%7B%5Cleft%7C%5Cvec%7Br%7D%5Cright%7C%7D o vetor unitário que dá a direção da força: %5Cfrac%7B%5Cvec%7Br%7D%7D%7B%5Cleft%7C%5Cvec%7Br%7D%5Cright%7C%7D%3D%5Chat%7Br%7D. OU seja, %5Cfrac%7BGMm%5Cvec%7Br%7D%7D%7B%5Cleft%7C%5Cvec%7Br%7D%5Cright%7C%5E3%7D nada mais é do que uma outra forma de escrever %5Cfrac%7BGMm%7D%7B%5Cleft%7C%5Cvec%7Br%7D%5Cright%7C%5E2%7D.%5Chat%7Br%7D.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Eu não sei, mas acho que a tendência às bolhas num copo se aglutinarem é inicialmente quase que meramente acaso, mas podendo ser também uma tendência geral do movimento do líquido no copo. E do copo como barreira, na maior parte do tempo isso deve acontecer nas bordas. Quando não é no centro, deve ser por um efeito "redemoinho".

A gravidade, além de não ser "relevante" nessa escala, não tem essa preferência por coisas de mesma composição (ar com ar, no caso), então uma bolha de ar seria "mais" atraída pelo líquido onde está do que pela bolha vizinha.

Já o porque das bolhas se misturarem numa maior, se não me engano deve ter mesmo a ver com hidrofobia e filia das moléculas em algum padrão que faz isso, mas não sei bem :/

Já notou que as bolhas aparecem em líquidos como o café, chá, água do mar? Isso porque o material orgânico presente, que é hidrofóbico, que forma as bolhas. Por serem hidrofóbicas também tendem a se acumularem nas bordas do copo e não no centro e também por serem hidrofóbicas tendem a se aglutinarem e permanecerem juntas, já que é um estado de menor energia. Alguém me corrija se estiver errado, por favor.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
Parece isso mesmo.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Não sei não, acho que onde as bolhas se formam e se acumulam (principalmente onde se acumulam) se deve a algo mais banal. Quer dizer que se mesmo que se houvesse uma forma de "colocar" as bolhas no centro ou um pouco espalhadas, com o líquido bastante estático, elas iriam "nadar" até a borda?

Eu acho que não, elas não "sabem" que lá a sua hidrofobia seria acalentada, e não tem diferença gradual nesse quesito, desde um ponto qualquer no meio do líquido, até a borda, que é o que poderia fazer com que se movessem até lá.

Acho que é o movimento da líquido, o copo como barreira, e nucleação, mas do que qualquer aspecto hidrofóbico do que quer que seja, ainda que isso talvez tenha a ver com a formação das bolhas em si, mas nem me arrisco a afirmar que acho que é por isso que elas existem.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
Força centrífuga do movimento giratório que a gente faz pra misturar todas essas coisas?
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Qualquer que seja a força responsável pelo movimento do líquido; não acho que as bolhas são "autônomas" em irem para onde estão, indo por qualquer razão eletroquímica. Com exceção (não quanto a eletroquímica, pois aqui é só física) de irem para a superfície, tendo aparecido inicialmente abaixo (o quanto quer que se possa dizer que elas é que sobem, e não que o líquido as empurra, sei lá. Acho que novamente é mais o último caso).

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Olhando por esse lado (dã!), talvez até as bolhas na superfície possam sim ser "empurradas" para alguma direção, não ficar paradas, dependendo de qualquer desequilíbrio de carga, só não sei se isso vai resultar em qualquer tendência a irem para as bordas, ou mesmo se encontrar... apenas se aglutinar parece algo mais claro. :desconfiado:

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
Relações de hidrofobicidade são de curtíssimo alcance, caindo com r%5E6, certamente coisas como a força centrífuga que sempre aparece, por menor que seja
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline HeadLikeAHole

• Nível 17
  • *
Ontem havia um baile aqui na minha cidade, e enquanto eu tentava dormir eu teorizei um dispositivo neutralizador de ondas sonoras:

Um microfone capta o ruido do ambiente, o sinal passa por um processador que substitui os vales por picos e os picos por vales. Um alto falante toca o som modificado. As ondas do ambiente e as produzidas, por estarem perfeitamente fora de fase, se anulam deixando tudo silencioso.

Uma coisa como essa é ao menos possível?

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline HeadLikeAHole

• Nível 17
  • *
Ah, Legal.

Agora me lembro de ter visto uma propaganda de fones de ouvido para celulares com redutor de ruídos externos, e acho que era usado este método para realizar tal efeito.

Onde eu compro um destes?

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
É bom lembrar que a eficiência de um dispositivo eletrônico deste tipo estará limitada à sua potência relativa ao nível sonoro original que se quer minimizar. Por exemplo, um fone de ouvido jamais reduziria, ainda que minimamente, os efeitos de uma poluição sonora de muitos decibeís acima da própria capacidade de potência do fone (e do dispositivo) em questão. Uma onda só será devidamente reduzida por uma outra de intensidade correlata (isto, naturalmente, analisando-se os ruídos e sons em questão na região do ouvido onde fica o fone).
"Poetas dizem que a Ciência tira toda a beleza das estrelas - meros globos de átomos de gases. Eu também posso ver estrelas em uma noite limpa e sentí-las. Mas eu vejo mais ou menos que eles?" - Richard Feynman

Offline Ônix.

• Nível 11
  • *
  • É sabendo que se ensina!
Num futuro não muito distante...

...
- Mô! Olha só oque eu acabei de comprar!
- O que é isso? Óculos MP20?
- Não apenas isso. Além de eu poder ouvir música, atender ou realizar uma chamada e assistir aos meu vídeos favoritos em 3D, com ele eu também consigo ver tudo a minha volta num raio de até dez metros, mesmo que eu esteja trancado num quarto quatro por quatro.
- Que legal! Deixe eu ver isso!... Caramba aê! É o máximo! Como funciona?
- Segundo o vendedor, são umas ondaS sei lá das quantas que são propagadas em todas as direções. Pelo que eu entendi, essas ondas batem nas coisas e voltam, permitindo que a gente veja os objetos. Tem também umas partículas que atravessam as paredes. Essa parte eu não entendi direito.
- Deixa pra lá! O que importa é que funciona. Esses cientistas...!
...

Isto seria possível?
É não sabendo que se aprende!

Offline HeadLikeAHole

• Nível 17
  • *
Não sei até que ponto isso pode ser feito. Mas ver através de tecidos já é possível, máquinas que fazem isso são usadas em alguns aeroportos. Alias, alguém aqui sabe como funcionam esses dispositivos?

« Última modificação: 22 de Abril de 2010, 11:38:54 por HeadLikeAHole »

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
Não é sobre física ou química, mas é sobre ciência.
Li (não me lembro onde) que "ciência é crença justificada verdadeira", era uma definição (ou somente uma acepção), em algum sentido a idéia confere?

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
Massa, eu não posso me denunciar a um moderador porque isso não faz sentido!

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
Não é sobre física ou química, mas é sobre ciência.
Li (não me lembro onde) que "ciência é crença justificada verdadeira", era uma definição (ou somente uma acepção), em algum sentido a idéia confere?

Aqui: ../forum/topic=22343.0.html
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
Num futuro não muito distante...

...
- Mô! Olha só oque eu acabei de comprar!
- O que é isso? Óculos MP20?
- Não apenas isso. Além de eu poder ouvir música, atender ou realizar uma chamada e assistir aos meu vídeos favoritos em 3D, com ele eu também consigo ver tudo a minha volta num raio de até dez metros, mesmo que eu esteja trancado num quarto quatro por quatro.
- Que legal! Deixe eu ver isso!... Caramba aê! É o máximo! Como funciona?
- Segundo o vendedor, são umas ondaS sei lá das quantas que são propagadas em todas as direções. Pelo que eu entendi, essas ondas batem nas coisas e voltam, permitindo que a gente veja os objetos. Tem também umas partículas que atravessam as paredes. Essa parte eu não entendi direito.
- Deixa pra lá! O que importa é que funciona. Esses cientistas...!
...

Isto seria possível?

Sim, bastante factível. Duvido que as melhores forças militares já não disponham de dispositivos semelhantes, ainda que com imagens rudimentares.
"Poetas dizem que a Ciência tira toda a beleza das estrelas - meros globos de átomos de gases. Eu também posso ver estrelas em uma noite limpa e sentí-las. Mas eu vejo mais ou menos que eles?" - Richard Feynman

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
Já tem sistemas que projetam no pára-brisa do carro informações úteis como os limites* da pista e pedestres que nào estão visiveis seja por estar escuro, seja por causa de neblina.

EDIT: * por limites, eu quis dizer bordas. Depois que reli a mensagem vi que ficou parecendo limite de velocidade.
« Última modificação: 22 de Abril de 2010, 13:21:59 por SnowRaptor »
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
Não sei até que ponto isso pode ser feito. Mas ver através de tecidos já é possível, máquinas que fazem isso são usadas em alguns aeroportos. Alias, alguém aqui sabe como funcionam esses dispositivos?

Diferentes materiais absorvem a energia de ondas eletromagnéticas de forma diferente. No caso da luz visível, o que chamamos de transparente nada mais é do que materiais que absorvem pouca energia nesta faixa do espectro. Para materiais opacos, podemos usar ondas eletromagnéticas de outras frequências, mais penetrantes, como é o caso da faixa conhecida como Raios-X, descoberto oficialmente por Wilhelm Conrad Röntgen (o físico Philipp Lenard já tinha observado, mas não identificado como tal). Nesta frequência, temos uma interessante gama de diferentes absorções para diferentes materiais, permitindo que computadores reconstruam imagens como estas:

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
Olhando por esse lado (dã!), talvez até as bolhas na superfície possam sim ser "empurradas" para alguma direção, não ficar paradas, dependendo de qualquer desequilíbrio de carga, só não sei se isso vai resultar em qualquer tendência a irem para as bordas, ou mesmo se encontrar... apenas se aglutinar parece algo mais claro. :desconfiado:

Não tinha visto esse post antes. ..
O fato é que o próprio movimento das bolhas ao subir do fundo do copo causa a formação de um
vórtice. Isso porque devido à viscosidade do fluido a bolha, ao subir, "arrasta" uma certa quantidade
de fluido próxima da sua superfície. Isso quer dizer que ao redor da coluna de bolhas se forma um
vórtice na forma de um toro que ajuda a carregar as bolhas para as paredes do copo. Isso já foi observado
experimentalmente (http://www.americanscientist.org/issues/feature/2009/4/bubbles-and-flow-patterns-in-champagne).

Aviso: o texto abaixo é uma hipótese minha

Sobre a aglutinação: a tensão superficial do líquido implica um acréscimo de energia para um dado
aumento de área superficial do fluido. Ao se aglutinarem, as bolhas diminuem essa energia
(lembrando que existem duas superfícies na bolha, a interna e a externa - as superfícies externas
se fundem enquanto as internas permanecem separadas) daí que se torna energeticamente
favorável para as bolhas se aglutinarem.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Ônix.

• Nível 11
  • *
Re: Perguntas mais breves de física ou química que não merecem um tópico só pra
« Resposta #71 Online: 22 de Abril de 2010, 13:58:04 »
Os óculos que mencionei proprocionariam ao usuário uma visão parecida com a que possui o Demolidor (herói da Marvel Comics). Eles emitiriam ondas sonoras em uma certa frequência inaudível ao ser humano e a maioria dos animais e captariam o retorno das mesmas transformando-as em imágens 3D (em preto e branco).

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Como essas aqui?

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
O que são táquions (o Monte castelo já perguntou, mas ninguém respondeu), uma previsão matemática apenas ou poderiam existir? Como podem viajar mais rápido que a luz?

Offline Ônix.

• Nível 11
  • *
Belas imagens, Derfel! Eu não iria querer ver meu bebê no últero de minha esposa. Como são feios, não!?

Havia me esquecido dessa pergunta. De fato ninguem me respondeu. N averdade, eu ouvi o termo pela primeira vez no filme Watchman. Depois é que eu soube se tratar de uma probabilidade.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!