Pergunta:
Quando eu era menor, e mesmo hoje, numa xícara de café ou de qualquer coisa que possa fazer poucas bolhas, mas duráveis e de tamanhos médio/pequeno, eu sempre noto que elas, conforme vão se aproximando, acabam se aproximando cada vez mais e cada vez mais rápido até se juntarem. Outras vezes depois de mexer e continuar girando o líquido as vezes fica uma bolha grandona/média no meio e algumas menores logo perto dela que, conforme vai parando, elas vão sendo quase que "sugadas" pra bolha maior.
PERGUNTA: Posso dizer que a força gravitacional é a causa dessa "atração" entre as bolhas? Nem que fosse pela massa delas mesmas, mas tipo quando a gente coloca uma bola em cima duma cama cheia de bolitas, que sera o mesmo que o "peso do ar e do líquido que forma a bolha" sobre a camada da tensão superficial do líquido em questão, ou isso E a atração gravitacional do líquido que forma a bolha e do ar nelas, ou talvez é uma atração causada por estática(eletromagnetismo)?
Essa é uam coisa que sempre fiquei curioso, e sempre vejo quando eu coloco açúcar em qualquer coisa que eu tomo, e depois eu mexo. SEMPRE vejo as bolas se juntando mais rápido a cada instante que estão mais perto uma da outra. Uma força, é a minha única explicação, mas não saberia dizer qual é, ou que conjunto delas seria. Se fosse pra eu chutar, eu ficaria com a somatória da gravidade da terra puxando tudo de que a bolha é feita por cima da tensão superficial do líquido (a bola no colhão + bolitas) MAIS a atração gravitacional do que é feito cada uma das bolhas, entre elas mesmas E MAIS alguma possível tensão eletrostática causada pelo derramamento de açúcar sobre o líquido.
O que vocês me dizem?