Autor Tópico: Se a medicina cubana não é uma fraude, qual é o segredo do sucesso?  (Lida 9938 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Buckaroo Banzai

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 38.735
  • Sexo: Masculino
Re: Se a medicina cubana não é uma fraude, qual é o segredo do sucesso?
« Resposta #25 Online: 28 de Março de 2010, 23:28:41 »
Sobre essa parte da prevenção, o I love foxes disse por aqui uma vez que é parte da receita de sucesso canadense, unida a um bônus ao médico de acordo com sua eficiência em atuar de forma preventiva. Quase como se quanto menos os pacientes precisassam do médico, mais ele ganhasse. Qualquer dia tenho que ler mais sobre isso.

Offline Arcanjo Lúcifer

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 22.730
  • Sexo: Masculino
Re: Se a medicina cubana não é uma fraude, qual é o segredo do sucesso?
« Resposta #26 Online: 29 de Março de 2010, 05:31:54 »
http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI4345890-EI8141,00-Milhares+de+pessoas+pedem+em+Los+Angeles+uma+Cuba+livre+dos+Castro.html

Milhares de pessoas pedem em Los Angeles uma Cuba livre dos Castro


Milhares de pessoas marcharam neste domingo pela cidade de Los Angeles para pedir pelas liberdades em Cuba em um ato protagonizado pelo ator Andy García e a blogueira Yoani Sánchez e marcado por uma discussão com um grupo pró castrista.


Entre gritos de "respeito aos direitos humanos" e "liberdade, liberdade", dissidentes cubanos e simpatizantes do movimento das Damas de Branco de Cuba se reuniram no Echo Park, para mostrar sua solidariedade com quem luta na ilha caribenha pela libertação dos presos políticos. "Foi muito emocionante", disse à Agência Efe García. "Já chegou a hora de reconhecer o que está acontecendo em Cuba e tomara que com este apoio possamos chegar no final, que é a liberdade em Cuba", comentou o artista, acompanhado pelo apresentador de televisão George López e a atriz cubano-venezuelana María Conchita Alonso.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A coisa lá é tão boa que até os cubanos que vivem fora estão fazendo protestos, e sobre uma minoria que "fala bem", a explicação é simples: Eles ainda têm familiares sendo ameaçados lá na ilha.

A verdade é que boa parte dos cubanos que têm autorização para sair de lá acaba ficando fora definitivamente, não tem como desmentir isso.

Offline CyberLizard

  • Nível 17
  • *
  • Mensagens: 498
  • Lagartos são os melhores
Re: Se a medicina cubana não é uma fraude, qual é o segredo do sucesso?
« Resposta #27 Online: 29 de Março de 2010, 09:21:28 »
Arcanjo, aí estamos saindo do assunto "saúde em Cuba" para entrar em "política cubana".

Enfim, o que eu pude obter à partir da síntese deste tópico é:

1- A infra-estrutura de Cuba é uma nhaca.
2- Os baixos índices de mortes no primeiro ano de vida é contrabalanceado por uma altíssima taxa de abortos.
3- Existe um grande desnível entre hospitais populares e hospitais para turistas (provavelmente porque anualmente 20.000 estrangeiros viajam para Cuba com o objetivo de se tratar e acaban injetando 40 milhões de dólares na economia).
4- Os índices de recuperação e sobrevivência em qualquer coisa que demande internamento não são bons.

Por outro lado:

1- Eles investem bastante em educação básica sobre saúde e mantém um grande corpo médico para orientar a população.
2- Existem pesquisas em suas universidades que se especializaram na produção de vacinas e tratamento de doenças relacionadas em países tropicais (o que é ótimo, pois não vejo tanto interesse assim em pesquisar sobre doenças tropicais nos grandes laboratórios da Europa e EUA). A existência de tais pesquisas me faz assumir que a formação das pessoas nas universidades não é ruim, apesar das dificuldades de infra-estrutura.
3- Como forma de obter apoio internacional, eles sempre mantiveram uma grande quantidade de médicos para atuar em regiões onde há dificuldades. Além disso, costumam se voluntariar para receber pacientes de regiões que passaram por catástrofes, como Chernobyl (http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u712949.shtml)

Com relação à pergunta do tópico, a medicina em Cuba me parece ser algo cheia de indicadores paradoxais, decorrentes das contradições e dificuldades específicas daquele lugar. Existem indicadores positivos, embora certamente não exista nenhum grande segredo ou mágica por trás deles.

Se fôssemos tentar aprender algo de lá para trazer para o Brasil, creio que a parte mais interessante deva ser o investimento em educação básica sobre saúde para todas as regiões do país, além de um investimento maior em coisas preventivas,  pesquisas científicas relacionadas à doenças locais e universalização destas medidas em todas as regiões. Lendo o tópico, também me fez pensar se a tal limitação de médicos formados, feita pela CFM, que a Nina mencionou, realmente é uma coisa boa para a população...

Offline Arcanjo Lúcifer

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 22.730
  • Sexo: Masculino
Re: Se a medicina cubana não é uma fraude, qual é o segredo do sucesso?
« Resposta #28 Online: 30 de Março de 2010, 05:32:19 »
Citar
Arcanjo, aí estamos saindo do assunto "saúde em Cuba" para entrar em "política cubana".

Só postei a notícia para mostrar que a coisa não é como a propaganda oficial mostra, lá como cá  só mostram os números que o governo quer, a diferença que é por aqui vc ainda pode desconfiar de algo se fizer comparações, lá só tem os números da imprensa oficial.

Então depois de ver um pacientre de hospital sendo tratado no meio de estrume, por qual motivo devo acreditar que em Cuba existe um sistema de saúde melhor que em outros lugares ou que existe um tratamento melhor PARA CUBANOS e não apenas para turista ver?

Offline CyberLizard

  • Nível 17
  • *
  • Mensagens: 498
  • Lagartos são os melhores
Re: Se a medicina cubana não é uma fraude, qual é o segredo do sucesso?
« Resposta #29 Online: 30 de Março de 2010, 09:43:07 »
Então depois de ver um pacientre de hospital sendo tratado no meio de estrume, por qual motivo devo acreditar que em Cuba existe um sistema de saúde melhor que em outros lugares ou que existe um tratamento melhor PARA CUBANOS e não apenas para turista ver?

Acho que definir coisas complexas como um sistema de saúde como "melhor" e "pior" é simplista demais. Só dá para rankear índices objetivos específicos, e mesmo assim há uma margem de incerteza grande. Não quero te fazer acreditar que os cubanos tem um tratamento melhor em seus hospitais do que teriam em todos os outros lugares do mundo, porque eu mesmo não acredito nisso.

Só o que estou dizendo é que existem alguns índices favoráveis e existem coisas curiosas que chamam a atenção de forma positiva. E que por isso acho um erro considerar que tudo é ruim sem fazer uma análise mais aprofundada sobre cada um dos elementos que formam o sistema de saúde. Se existem coisas boas, elas realmente devem ser compreendidas para que se possa aprender algo com elas.

Com relação à foto que você está comentando, eu a achei bastante chocante e achei revoltante ver alguém naquela situação. Entretanto, não estou dando um peso tão grande para ela por ter os vários problemas inerentes às fotos quando apresentadas como provas de algo. Existem poucas informações que nos permitem verificar se as imagens são realmente legítimas, realmente foram tiradas em Cuba, realmente retratam um hospital, etc... Quando falamos de algo relacionado à política internacional, lidamos com os interesses políticos e econômicos de muita gente. Por isso, tendo a fugir de análises mais "extremistas".

Já com relação aos vídeos, eu dou um valor maior à eles por apresentarem mais informações. Nele realmente nota-se que estamos em um hospital e, embora eu não seja um especialista nisso, pode-se perfeitamente analisar o sotaque das pessoas para determinar se elas realmente são cubanas. Enfim, vídeos são mais falseáveis.

Offline Arcanjo Lúcifer

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 22.730
  • Sexo: Masculino
Re: Se a medicina cubana não é uma fraude, qual é o segredo do sucesso?
« Resposta #30 Online: 30 de Março de 2010, 21:36:53 »
Citar
Acho que definir coisas complexas como um sistema de saúde como "melhor" e "pior" é simplista demais.

Acontece que é exatamente o que mais escuto dos esquerdistas quando o assunto é Cuba: "Em Cuba a medicina... a educação...os sei-lá-o-que" são melhores! Só que como comentei, o que se tem é apenas o que o Coma Andante permite que seja mostrado.

Se fosse tão bom ou pelo menos satisfatório, então a internet não seria censurada e nem teria gente saindo de lá a nado, é o que me faz ter a certeza que realmente é muito, muito pior do que nós já sabemos.

Citar
Só o que estou dizendo é que existem alguns índices favoráveis

São confiáveis? Porque simplesmente não acredito que um país que raciona comida, sabonete e papel higiênico por 50 anos tenha qualquer índice confiável, ainda mais sabendo que fim levaram os opositores e qualquer um que ainda critique os Castro.

Como conseguiram os "índices" ?

Citar
Entretanto, não estou dando um peso tão grande para ela por ter os vários problemas inerentes às fotos quando apresentadas como provas de algo. Existem poucas informações que nos permitem verificar se as imagens são realmente legítimas, realmente foram tiradas em Cuba, realmente retratam um hospital, etc... Quando falamos de algo relacionado à política internacional, lidamos com os interesses políticos e econômicos de muita gente. Por isso, tendo a fugir de análises mais "extremistas".


Fidel tem uma filha e uma irmã que fugiram de Cuba e vivem nos EUA, a filha tem um programa de rádio onde manda o sarrafo no Coma Andante, tem gente de lá enfrentando 150 KMs de mar aberto para sair de Cuba em jangadas, vc sabe que muitos já foram fuzilados só por tentar sair de lá, então por que é tão duvidoso que sejam fotos reais?

Citar
Já com relação aos vídeos, eu dou um valor maior à eles por apresentarem mais informações. Nele realmente nota-se que estamos em um hospital e, embora eu não seja um especialista nisso, pode-se perfeitamente analisar o sotaque das pessoas para determinar se elas realmente são cubanas. Enfim, vídeos são mais falseáveis.

A foto em que aparecem uma mulher de vermelho e uma criança com roupa rosa e amarela tb tem um vídeo no youtube, não consegui achar para postar aqui mas já o assisti.

A mulher da foto aparece falando com o cara que filma.


Offline CyberLizard

  • Nível 17
  • *
  • Mensagens: 498
  • Lagartos são os melhores
Re: Se a medicina cubana não é uma fraude, qual é o segredo do sucesso?
« Resposta #31 Online: 31 de Março de 2010, 22:59:20 »
E lá vamos nós discutir política cubana...  :umm:

Citar
Acho que definir coisas complexas como um sistema de saúde como "melhor" e "pior" é simplista demais.

Acontece que é exatamente o que mais escuto dos esquerdistas quando o assunto é Cuba: "Em Cuba a medicina... a educação...os sei-lá-o-que" são melhores! Só que como comentei, o que se tem é apenas o que o Coma Andante permite que seja mostrado.

Se fosse tão bom ou pelo menos satisfatório, então a internet não seria censurada e nem teria gente saindo de lá a nado, é o que me faz ter a certeza que realmente é muito, muito pior do que nós já sabemos.

OK. Então é irresponsabilidade [de muitos] dos "esquerdistas" vir com alegações tão simplistas.

Com relação à Internet, a alegação de Cuba é de que graças ao bloqueio estadunidense, não é possível estender o acesso à Internet à toda a população e nem ampliar a infra-estrutura. Isso é verdade? Mentira? Bem, esta justificativa realmente me parece plausível. Uma boa parte da tecnologia necessária é estadunidense. A existência do bloqueio econômico e tecnológico realmente me parece uma justificativa factível para explicar a baixa qualidade e disponibilidade da Internet cubana. Lembrando também que existe inclusive um bloqueio de uso de uma grande quantidade de softwares.

É claro, eu posso estar terrivelmente enganado. Pode ser que mesmo sem bloqueio algum, haveria um cerceamento ao acesso à rede. Mas como eu posso saber? Se eu estou enganado, e na verdade o governo cubano realmente quer deixar as pessoas sem Internet, acho que o maior responsável pelo meu engano é o governo estadunidense. São eles que mantém um bloqueio criminoso, que já foi condenado dezenas de vezes pela ONU, o qual fornece uma justificativa factível para a restrição à comunicação via Internet. (OBS: Mesmo assim, parece estar havendo um movimento de abertura da Internet em Cuba: http://tek.sapo.pt/noticias/internet/cuba_planeia_abrir_acesso_a_internet_912570.html http://www.bbc.co.uk/mundo/america_latina/2009/09/090911_1541_cuba_acceso_internet_jrg.shtml)

Com relação às pessoas que tentam sair de Cuba para os EUA, existe um movimento migratório encontrado em vários outros países de pessoas dispostas a entrar nos EUA. Creio que se hipoteticamente o Brasil estivesse ao lado aos EUA e emigrantes brasileiros tivessem a mesma facilidade de obter cidadania americana que os cubanos tem, o fluxo migratório do Brasil para os EUA iria ser gigantesco. Inclusive contando com pessoas utilizando jangadas e balsas improvisadas. Eu não concordo com restrições à emigração, mas acho que existem outras formas de se interpretar estes dados além de afirmar que as pessoas estão fugindo de um inferno monstruoso.

Citar
São confiáveis? Porque simplesmente não acredito que um país que raciona comida, sabonete e papel higiênico por 50 anos tenha qualquer índice confiável, ainda mais sabendo que fim levaram os opositores e qualquer um que ainda critique os Castro.

Como conseguiram os "índices" ?

Talvez não sejam mesmo. Neste caso, os índices ruins como o elevado número de abortos também deveriam ser descartados, já que tais dados saem das mesmas pesquisas. Enfim, sempre existe uma grande margem de erro neste tipo de informação, principalmente quando estamos analisando uma ilha isolada política e economicamente. Mas é justamente por isso que os itens que mencionei na minha postagem logo acima, aos quais eu dou um valor bem maior, são coisas mais objetivas que são muito mais difíceis de serem contestadas do que os índices.

Citar
Fidel tem uma filha e uma irmã que fugiram de Cuba e vivem nos EUA, a filha tem um programa de rádio onde manda o sarrafo no Coma Andante, tem gente de lá enfrentando 150 KMs de mar aberto para sair de Cuba em jangadas, vc sabe que muitos já foram fuzilados só por tentar sair de lá, então por que é tão duvidoso que sejam fotos reais?
Pensamento hipotético: Eu nasci e cresci em uma ilha no caribe, levando uma vida bastante humilde ao lado da minha mãe. Nunca soube direito quem era meu pai. Depois que eu cresço, minha mãe me conta que sou filho do cara que manda na nossa ilha, a maior autoridade do lugar. Um cara extremamente famoso que é citado por toda a parte e cujas fotos aparecem nos livros que estudei na escola, em quadros espalhados por aí, e tudo o mais. E que este tal cara famoso nunca deu a mínima para mim. Deixou que a minha mãe me criasse sozinha sem nunca ter dado qualquer tipo de ajuda, sem nunca ter aparecido para me ver e sem nunca ter se importado comigo. Acho que isso não seria algo fácil. Eu acho que a filha do Fidel realmente tem todos os motivos do mundo para odiar seu pai e de querer se vingar. Mas isso não permite inferir muita coisa sobre a saúde na ilha.

Os fuzilamentos cubanos parecem ter parado depois do incidente em 2003 no qual três pessoas seqüestraram um barco com 50 pessoas tentando sair da ilha, e depois foram fuziladas. Isso acabou atraindo muita repercussão negativa para a ilha (inclusive muitas pessoas que apoiavam Cuba, como José Saramago, teceram várias críticas à execução). Mas não vejo muita correlação entre isso e o sistema de saúde do lugar.

Eu tenho críticas à política cubana. Mas não acho que por causa disso, ele seja um país "do mal" onde absolutamente tudo é um desastre.

Citar
A foto em que aparecem uma mulher de vermelho e uma criança com roupa rosa e amarela tb tem um vídeo no youtube, não consegui achar para postar aqui mas já o assisti.

A mulher da foto aparece falando com o cara que filma.

Hmmmmm..... Evidência Anedótica!

 :hihi:

Brincadeirinha. Tá bom, se você diz que viu eu acredito sim. Não há motivos para eu duvidar.

« Última modificação: 31 de Março de 2010, 23:01:48 por CyberLizard »

Offline Hold the Door

  • Editores
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.656
  • Sexo: Masculino
Re: Se a medicina cubana não é uma fraude, qual é o segredo do sucesso?
« Resposta #32 Online: 31 de Março de 2010, 23:26:21 »
Com relação à Internet, a alegação de Cuba é de que graças ao bloqueio estadunidense, não é possível estender o acesso à Internet à toda a população e nem ampliar a infra-estrutura. Isso é verdade? Mentira? Bem, esta justificativa realmente me parece plausível. Uma boa parte da tecnologia necessária é estadunidense. A existência do bloqueio econômico e tecnológico realmente me parece uma justificativa factível para explicar a baixa qualidade e disponibilidade da Internet cubana. Lembrando também que existe inclusive um bloqueio de uso de uma grande quantidade de softwares.
Hoje em dia dá pra montar um computador e navegar na internet com tecnologia exclusivamente xing-ling. Pode não ser nenhuma brastemp, mas para o orçamento cubano e o que eles tem hoje na ilha está de bom tamanho. E acho que para justificar não negociar com a China o bloqueio estadounidense não é exatamente uma boa desculpa...
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline CyberLizard

  • Nível 17
  • *
  • Mensagens: 498
  • Lagartos são os melhores
Re: Se a medicina cubana não é uma fraude, qual é o segredo do sucesso?
« Resposta #33 Online: 31 de Março de 2010, 23:39:42 »
Com relação à Internet, a alegação de Cuba é de que graças ao bloqueio estadunidense, não é possível estender o acesso à Internet à toda a população e nem ampliar a infra-estrutura. Isso é verdade? Mentira? Bem, esta justificativa realmente me parece plausível. Uma boa parte da tecnologia necessária é estadunidense. A existência do bloqueio econômico e tecnológico realmente me parece uma justificativa factível para explicar a baixa qualidade e disponibilidade da Internet cubana. Lembrando também que existe inclusive um bloqueio de uso de uma grande quantidade de softwares.
Hoje em dia dá pra montar um computador e navegar na internet com tecnologia exclusivamente xing-ling. Pode não ser nenhuma brastemp, mas para o orçamento cubano e o que eles tem hoje na ilha está de bom tamanho. E acho que para justificar não negociar com a China o bloqueio estadounidense não é exatamente uma boa desculpa...

Montar um computador realmente não é problema nenhum. O problema são os cabos ou torres de transmissão ou satélites necessários para levar Internet.

Offline Hold the Door

  • Editores
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.656
  • Sexo: Masculino
Re: Se a medicina cubana não é uma fraude, qual é o segredo do sucesso?
« Resposta #34 Online: 31 de Março de 2010, 23:57:42 »
Talvez para a banda larga, mas ainda existe a boa e velha internet discada.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline CyberLizard

  • Nível 17
  • *
  • Mensagens: 498
  • Lagartos são os melhores
Re: Se a medicina cubana não é uma fraude, qual é o segredo do sucesso?
« Resposta #35 Online: 01 de Abril de 2010, 00:19:51 »
Mesmo assim, precisaria haver uma conexão com companhias telefônicas de algum outro lugar para se conectar à internet. Precisa de acordo com companhias telefônicas de fora e também de provedores. De alguma forma, precisa-se conectar a rede cubana com redes de fora do país.

Mas pesquisando melhor, descobri que lá tem banda larga sim. Parece que desde 1996 o congresso americano aprovou um provedor de internet para Cuba. Mas mesmo assim, parece que a banda é bem limitada.

Offline Unknown

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.331
  • Sexo: Masculino
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Re: Se a medicina cubana não é uma fraude, qual é o segredo do sucesso?
« Resposta #36 Online: 01 de Abril de 2010, 00:20:54 »
Mas isso não é só para o governo ou os turistas?

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline CyberLizard

  • Nível 17
  • *
  • Mensagens: 498
  • Lagartos são os melhores
Re: Se a medicina cubana não é uma fraude, qual é o segredo do sucesso?
« Resposta #37 Online: 01 de Abril de 2010, 00:24:59 »
Sim. Pelo que sei, o acesso à Internet é para o governo, pesquisa em universidades e para atender turistas. A justificativa dada pelo governo cubano é que não dá para universalizar a Internet por lá graças à banda muito curta. Logo, deve-se controlar o recurso e mantê-lo apenas em locais estratégicos. Já para os opositores do regime, isso é só uma desculpa para aumentar o controle da informação na ilha.

Offline Arcanjo Lúcifer

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 22.730
  • Sexo: Masculino
Re: Se a medicina cubana não é uma fraude, qual é o segredo do sucesso?
« Resposta #38 Online: 01 de Abril de 2010, 09:36:23 »
Citar
OK. Então é irresponsabilidade [de muitos] dos "esquerdistas" vir com alegações tão simplistas.

Fio...se alguém se dispõe a navegar quase 150 Kms em uma jangada para fugir de uma ilha só com as roupas do corpo e um pouco de comida, acho que já é uma boa evidência da situação real em que vivem lá. Só para lembrar, em 1995 houve uma fuga em massa.

E o que temos na verdade é só mesmo uma alegação de que a educação lá é boa, afinal se existem alguns privilegiados que conseguem frequentar boas escolas em Cuba , de modo algum é prova de que a população em geral consegue a mesma coisa.

SE a coisa lá fosse tão boa quanto pintam, fariam questão de mostrar ao resto do mundo ao invés de censurar tudo e o Dom Luizinho 51 não tentaria enfiar um projeto de lei para dar aprovação automática a médicos cubanos estão no Brasil. Será que os caras são tão bons que nem precisam passar em um teste ou na verdade não passariam no teste?

Citar
Com relação à Internet, a alegação de Cuba é de que graças ao bloqueio estadunidense, não é possível estender o acesso à Internet à toda a população e nem ampliar a infra-estrutura.

A maior prova de que é uma mentira é que nem permitiam a venda de computadores até a pouco tempo atrás e vc sabe perfeitamente que internet em Cuba é censurada.

Qual então é a desculpa para  a censura? O "embargo americano"? E os outros meios de comunicação como jornais e rádios que só têm a versão oficial  do Fidel? Culpa do "embargo"?

Citar
A existência do bloqueio econômico e tecnológico realmente me parece uma justificativa factível para explicar a baixa qualidade e disponibilidade da Internet cubana. Lembrando também que existe inclusive um bloqueio de uso de uma grande quantidade de softwares.


Mentira tem perna curta, poucos dias atrás noticiaram que prenderam um americano por vender computadores portáteis em Cuba.

O que não querem mesmo é que a versão Fidel do mundo que eles só conhecem pela imprensa oficial seja desmontado.

Citar
É claro, eu posso estar terrivelmente enganado. Pode ser que mesmo sem bloqueio algum, haveria um cerceamento ao acesso à rede. Mas como eu posso saber? Se eu estou enganado, e na verdade o governo cubano realmente quer deixar as pessoas sem Internet, acho que o maior responsável pelo meu engano é o governo estadunidense. São eles que mantém um bloqueio criminoso, que já foi condenado dezenas de vezes pela ONU, o qual fornece uma justificativa factível para a restrição à comunicação via Internet. (OBS: Mesmo assim, parece estar havendo um movimento de abertura da Internet em Cuba:

http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2006/03/349543.shtml

COMEÇA HOJE A PROIBIÇÃO DA INTERNET EM CUBA (PUBLICADO NO DIA 25 DE JANEIRO DE 2004)
Por Dolores Tereso

"Da redação de LA NACION – Laura Pollán Toledo, de 55 anos, cubana e professora de literatura, nunca teve um computador. Nem sabe o que é internet. Há apenas alguns dias animou-se a digitar sua primeira letra em um PC emprestado, para transcrever os ensaios que seu marido escreve do cárcere, onde cumpre uma condenação de 20 anos por haver criticado o governo.
Todavia, as coisas se lhe vão complicar quando quiser enviar o material ao exterior por correio eletrônico: começará a partir de hoje a reger na ilha uma nova restrição ao acesso à internet, que praticamente impossibilitará que um cubano possa entrar na rede.
Embora o regime de Fidel Castro proíba a venda de computadores a particulares e só autorize o ingresso à intranet – uma versão mais limitada de internet – aos empregados do governo e aos estrangeiros, uns 40.000 cubanos davam um jeito até ontem para acessar, clandestinamente, a rede com máquinas e contas emprestadas ou adquiridas no mercado negro.


...Segundo a nova disposição, só se poderá navegar com um serviço telefônico mais caro, que se paga em dólares e que está vedado ao cidadão cubano comum. Segundo explicou Laura, de Havana à LA NACION, enquanto alguns hotéis que têm esse serviço cobram cinco dólares a hora, ou seja, 130 pesos cubanos, o salário médio de um cubano é de 200 pesos...

...Além de controlar todos os meios de difusão – jornais, revistas, rádio e televisão –, o regime cubano proíbe a venda de rádios de onda curta e de antenas parabólicas que possam captar canais de outros países.  






Offline Arcanjo Lúcifer

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 22.730
  • Sexo: Masculino
Re: Se a medicina cubana não é uma fraude, qual é o segredo do sucesso?
« Resposta #39 Online: 01 de Abril de 2010, 09:43:01 »
Ainda da mesma fonte:

Segundo contou da cidade cubana de Santa Clara, Berta Antúnez Pernet, presidenta de uma organização de familiares de presos políticos, alguns dos 75 detidos na última onda de prisões de dissidentes, em março último, foram acusados de baixar informação da internet de um escritório da embaixada norte-americana em Havana. Entre eles, seu tio, Omar Pernet Hernández, condenado a 25 anos de prisão.


© Copyleft http://www.midiaindependente.org:
É livre a reprodução para fins não comerciais, desde que o autor e a fonte sejam citados e esta nota seja incluída.

Offline Arcanjo Lúcifer

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 22.730
  • Sexo: Masculino
Re: Se a medicina cubana não é uma fraude, qual é o segredo do sucesso?
« Resposta #40 Online: 01 de Abril de 2010, 09:54:02 »
Citar
Com relação às pessoas que tentam sair de Cuba para os EUA, existe um movimento migratório encontrado em vários outros países de pessoas dispostas a entrar nos EUA. Creio que se hipoteticamente o Brasil estivesse ao lado aos EUA e emigrantes brasileiros tivessem a mesma facilidade de obter cidadania americana que os cubanos tem, o fluxo migratório do Brasil para os EUA iria ser gigantesco. Inclusive contando com pessoas utilizando jangadas e balsas improvisadas. Eu não concordo com restrições à emigração, mas acho que existem outras formas de se interpretar estes dados além de afirmar que as pessoas estão fugindo de um inferno monstruoso.

Que tipo de situação levaria por exemplo, VC a sair de um lugar com familiares em uma jangada por 150 KMs de mar aberto?

Citar
Talvez não sejam mesmo. Neste caso, os índices ruins como o elevado número de abortos também deveriam ser descartados, já que tais dados saem das mesmas pesquisas.

E vc não acha nada errado em uma taxa de abortos absurda em um país onde supostamente existe uma taxa de mortalidade infantil menor?

Citar
Pensamento hipotético: Eu nasci e cresci em uma ilha no caribe, levando uma vida bastante humilde ao lado da minha mãe. Nunca soube direito quem era meu pai. Depois que eu cresço, minha mãe me conta que sou filho do cara que manda na nossa ilha, a maior autoridade do lugar. Um cara extremamente famoso que é citado por toda a parte e cujas fotos aparecem nos livros que estudei na escola, em quadros espalhados por aí, e tudo o mais. E que este tal cara famoso nunca deu a mínima para mim. Deixou que a minha mãe me criasse sozinha sem nunca ter dado qualquer tipo de ajuda, sem nunca ter aparecido para me ver e sem nunca ter se importado comigo. Acho que isso não seria algo fácil. Eu acho que a filha do Fidel realmente tem todos os motivos do mundo para odiar seu pai e de querer se vingar. Mas isso não permite inferir muita coisa sobre a saúde na ilha.

E quanto a irmã dele e da namorada do filho que tb fugiram de lá com passaportes falsos?

Será mesmo que até a filha dele precisava de um passaporte falso para se afastar do papai?

Citar
Os fuzilamentos cubanos parecem ter parado depois do incidente em 2003 no qual três pessoas seqüestraram um barco com 50 pessoas tentando sair da ilha, e depois foram fuziladas. Isso acabou atraindo muita repercussão negativa para a ilha (inclusive muitas pessoas que apoiavam Cuba, como José Saramago, teceram várias críticas à execução). Mas não vejo muita correlação entre isso e o sistema de saúde do lugar.

Eu tenho críticas à política cubana. Mas não acho que por causa disso, ele seja um país "do mal" onde absolutamente tudo é um desastre.

Tudo é um desastre, Cuba só se manteve com dinheiro da URSS e depois com dinheiro do Chapolim Colorado, se não fosse pela ajuda, já teria quebrado há muito tempo.

Citar
Hmmmmm..... Evidência Anedótica!

 

Brincadeirinha. Tá bom, se você diz que viu eu acredito sim. Não há motivos para eu duvidar.

Basta vc procurar no Youtube e ver por sí próprio.
« Última modificação: 01 de Abril de 2010, 09:56:07 por Arcanjo Lúcifer »

Offline Geotecton

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 28.345
  • Sexo: Masculino
Re: Se a medicina cubana não é uma fraude, qual é o segredo do sucesso?
« Resposta #41 Online: 01 de Abril de 2010, 11:06:32 »
Com relação às pessoas que tentam sair de Cuba para os EUA, existe um movimento migratório encontrado em vários outros países de pessoas dispostas a entrar nos EUA. Creio que se hipoteticamente o Brasil estivesse ao lado aos EUA e emigrantes brasileiros tivessem a mesma facilidade de obter cidadania americana que os cubanos tem, o fluxo migratório do Brasil para os EUA iria ser gigantesco. Inclusive contando com pessoas utilizando jangadas e balsas improvisadas. Eu não concordo com restrições à emigração, mas acho que existem outras formas de se interpretar estes dados além de afirmar que as pessoas estão fugindo de um inferno monstruoso.

[...]

Tudo é um desastre, Cuba só se manteve com dinheiro da URSS e depois com dinheiro do Chapolim Colorado, se não fosse pela ajuda, já teria quebrado há muito tempo.

[...]


Não esquecer da grana maciça que os familares dos exilados cubanos enviam para lá.

Indiretamente o Tio Sam também sustenta o "paraíso caribenho".

Irônico, não?
Foto USGS

Offline Derfel

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.887
  • Sexo: Masculino
Re: Se a medicina cubana não é uma fraude, qual é o segredo do sucesso?
« Resposta #42 Online: 01 de Abril de 2010, 16:36:17 »
Primeiramente, eu acho particularmente o sistema de saúde canadense melhor. Em segundo lugar, o segredo da medicina cubana e do seu sistema de saúde é mesmo a prevenção e os médicos de família. O sistema é universal e gratuito, ainda que seja mais universal e gratuito para uns que para outros (como turistas e dirigentes), ainda assim todos têm acesso ao sistema. Ao contrário do que tem sido exposto aqui, o sistema cubano é sim copiado no Brasil (como também o são o modelo canadense, o inglês, o sueco), mas não é uma cópia integral, mas adaptado à realidade local. Você não pode simplesmente pegar um modelo como o cubano, o canadense ou qualquer que seja e simplesmente implantar em outro país. Cada país possui realidades e necessidades distintas e precisam de um sistema próprio adaptado às suas necessidades, ainda que outros forneçam inspiração.
O Brasil se inspirou no modelo cubano quando da implantação da ESF, mas isso não foi por petistas, mas no governo FHC. Como no modelo cubano a equipe é similar e é a porta de entrada para o sistema. Mas, com um detalhe, em Cuba há uma equipe para 120 famílias (algo como 600 a 800 pessoas). No Brasil, cada equipe é responsável por até 1200 famílias, ou 4500 pessoas (MS, 2004). Em Niteroi/RJ, houve uma grande participação do modelo cubano, graças a uma aproximação com o Ministério da Saúde cubano durante uma epidemia de meningite e dengue em 89/90, que ajudou o município nas imunizações. O diretor policlínico de Lawton/Havana, ajudou na implantação de um projeto piloto do médico de família em Niteroi e prestava assessoria ainda em 2002, pelo menos.

http://www.cchla.ufpb.br/pos_psi/pdf/dissertacoes/suenny_2006.pdf
http://www.scielo.br/pdf/csc/v7n3/13029.pdf

Offline Arcanjo Lúcifer

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 22.730
  • Sexo: Masculino
Re: Se a medicina cubana não é uma fraude, qual é o segredo do sucesso?
« Resposta #43 Online: 01 de Abril de 2010, 16:41:10 »
Tão ironico quanto o inimigo número um dos americanos e do capitalismo aceitar que parentes de refugiados enviem o dinheiro (DÓLARES) para Cuba e Fidel importe COMIDA e REMÉDIOS de lá para manter estrutura para turistas endinheirados.

E que ele tenha uma fortuna estimada em quase 1 bilhão de DÓLARES e quase 50 casas espalhadas por Cuba.

Igualdade social de dar inveja a qualquer cubano que aceite pagar quase um mês de salário por uma hora de internet.

Offline CyberLizard

  • Nível 17
  • *
  • Mensagens: 498
  • Lagartos são os melhores
Re: Se a medicina cubana não é uma fraude, qual é o segredo do sucesso?
« Resposta #44 Online: 02 de Abril de 2010, 01:06:10 »
Citar
Fio...se alguém se dispõe a navegar quase 150 Kms em uma jangada para fugir de uma ilha só com as roupas do corpo e um pouco de comida, acho que já é uma boa evidência da situação real em que vivem lá. Só para lembrar, em 1995 houve uma fuga em massa.

(...)

Que tipo de situação levaria por exemplo, VC a sair de um lugar com familiares em uma jangada por 150 KMs de mar aberto?
Eu tenho alguns parentes meus que também foram para os EUA. Economizaram dinheiro durante muito tempo e viajaram para o México. De lá, entraram em contato com outros brasileiros que conheciam guias que sabiam o melhor caminho para chegar aos EUA. Era preciso passar pelo deserto em uma viagem bastante arriscada, e sem garantias de que não seriam presos e deportados, caso terminassem a travessia. Casos assim acontecem  em todos os países da américa latina.

Citar
E o que temos na verdade é só mesmo uma alegação de que a educação lá é boa, afinal se existem alguns privilegiados que conseguem frequentar boas escolas em Cuba , de modo algum é prova de que a população em geral consegue a mesma coisa.

Mas o ensino lá não é todo gratuito?

Citar
SE a coisa lá fosse tão boa quanto pintam, fariam questão de mostrar ao resto do mundo ao invés de censurar tudo e o Dom Luizinho 51 não tentaria enfiar um projeto de lei para dar aprovação automática a médicos cubanos estão no Brasil. Será que os caras são tão bons que nem precisam passar em um teste ou na verdade não passariam no teste?
Sou à favor da aprovação de médicos cubanos no Brasil (e de qualquer outra nacionalidade) mediante testes. Com os testes teríamos inclusive mais um indicador para analisar a qualidade do ensino de lá.

Citar
Citar
Com relação à Internet, a alegação de Cuba é de que graças ao bloqueio estadunidense, não é possível estender o acesso à Internet à toda a população e nem ampliar a infra-estrutura.
A maior prova de que é uma mentira é que nem permitiam a venda de computadores até a pouco tempo atrás e vc sabe perfeitamente que internet em Cuba é censurada.

Qual então é a desculpa para  a censura? O "embargo americano"? E os outros meios de comunicação como jornais e rádios que só têm a versão oficial  do Fidel? Culpa do "embargo"?
Se é mentira, eu não vejo muito como explicar a iniciativa de se investir em cabos submarinos para levar Internet da Venezuela até Cuba (haja cabos!) que é mencionada naquele link que postei da BBC. Se o governo quer isolar a população, não faz muito sentido investir em coisas deste tipo. E nem manter um curso de informática na universidade.  E as reportagens sobre um movimento de abertura que postei são bem mais recentes do que a matéria do CMI que você postou.

Com relação à censura e à todo o centralismo pela qual passa a informação em Cuba, isso sim é algo digno de receber críticas e algo que deve acabar.

Citar
Mentira tem perna curta, poucos dias atrás noticiaram que prenderam um americano por vender computadores portáteis em Cuba.
Cuma? Alguém tem dinheiro para comprar computador em Cuba? Taí um exemplo de um péssimo empreendedor.   :hihi:

Acho que você está falando deste caso: (http://www.24horasnews.com.br/mat=314367) , não é? Na verdade, o sujeito estava distribuindo computadores e equipamentos eletrônicos de graça. Segundo a versão do governo cubano, ele era um agente infiltrado para financiar dissidentes. Esta história está muito estranha. Tendo a não acreditar muito na versão de que o sujeito realmente era um filantropo que viajou até lá só para espalhar computadores para pessoas carentes.

Citar
E vc não acha nada errado em uma taxa de abortos absurda em um país onde supostamente existe uma taxa de mortalidade infantil menor?
Você mesmo não tinha comentado que qualquer gravidez onde haja qualquer problema de saúde no feto é interrompida? Isso pode explicar o nascimento de uma taxa maior de crianças saudáveis e justificaria taxas de mortalidade baixas. Não, isso não é uma coisa nem um pouco bonita ou que eu apóie. Além disso, a população de Cuba é em sua maioria, formada por jovens e adultos. Não há tantas crianças assim, e logo, não é necessário um investimento tão massivo assim para garantir taxas de mortalidade baixas para o primeiro ano de vida.

Citar
E quanto a irmã dele e da namorada do filho que tb fugiram de lá com passaportes falsos?

Será mesmo que até a filha dele precisava de um passaporte falso para se afastar do papai?
Não sei. Mas mantenho o que disse sobre isso não permitir inferir nada sobre o sistema de saúde ou qualidade de formação cubana.

Citar
Tudo é um desastre, Cuba só se manteve com dinheiro da URSS e depois com dinheiro do Chapolim Colorado, se não fosse pela ajuda, já teria quebrado há muito tempo.
Não acho que tudo é um desastre e tudo o que tem lá é sempre 100% ruim. As informações que retratam o país como o nono círculo do inferno de Dante Alighieri me parecem excessivamente tendenciosas e maniqueístas.

Um exemplo: você comentou muito sobre a ausência de liberdade de expressão na ilha, censura e tudo o mais. Já ouviu falar de um filme cubano chamado "Brainstorm", feito por Eduardo del Llano? O filme é uma curta-metragem que critica a ausência de uma imprensa crítica e desfiliada aos interesses dos burocratas do poder.  O filme foi todo produzido em Cuba e foi exibido ano passado em um festival de cinema realizado na cidade de Gibara (em Cuba). Que eu saiba, não ouve qualquer tipo de movimento para censurar o festival de cinema, que acontece lá anualmente. Ninguém foi preso, ou coisa parecida. Eduardo del Llano já recebeu prêmios literários locais por seu trabalho como escritor.

O que quero dizer com isso? Que Cuba é um paraíso para a liberdade de expressão? Claro que não! O próprio filme critica a ausência de liberdade de imprensa! Ele critica o atrelamento das redes de notícia ao governo cubano! Só quero mostrar que só por causa disso, não quer dizer que toda vez que alguém critica o governo publicamente ocorre um banho de sangue. É possível que um filme crítico seja destaque em um festival local. E ainda existem vários blogueiros críticos que mantém blogs à alguns anos (como a tal da Yaoni Sanchez). Até agora desconheço um caso no qual algum dos famosos blogueiros foi morto ou coisa parecida. Blogueiros dissidentes no Egito não tem a mesma sorte.

Citar
Tão ironico quanto o inimigo número um dos americanos e do capitalismo aceitar que parentes de refugiados enviem o dinheiro (DÓLARES) para Cuba e Fidel importe COMIDA e REMÉDIOS de lá para manter estrutura para turistas endinheirados.

E que ele tenha uma fortuna estimada em quase 1 bilhão de DÓLARES e quase 50 casas espalhadas por Cuba.

Igualdade social de dar inveja a qualquer cubano que aceite pagar quase um mês de salário por uma hora de internet.
Os dólares enviados do exterior e levados por turistas são importantes para a economia cubana. Seja a situação irônica ou não, acho que recusar o dinheiro ou proibi-lo seria uma tolice gigantesca.

Com relação à fortuna do Fidel, você sabe qual foi a metodologia usada pela Forbes para chegar ao valor? Primeiro, avaliaram quantas empresas estatais existem em Cuba. Depois, avaliaram qual seria o lucro e valor delas caso fôssem empresas privadas. Por fim, assumiram que uma porcentagem destes valores vai para o bolso dele. Isso é o que eu chamo de um indicativo muito pouco confiável e com uma margem de erro gigantesca. A questão é onde estaria depositado todo esse dinheiro se ele realmente existe.

Primeiramente, eu acho particularmente o sistema de saúde canadense melhor. Em segundo lugar, o segredo da medicina cubana e do seu sistema de saúde é mesmo a prevenção e os médicos de família. O sistema é universal e gratuito, ainda que seja mais universal e gratuito para uns que para outros (como turistas e dirigentes), ainda assim todos têm acesso ao sistema. Ao contrário do que tem sido exposto aqui, o sistema cubano é sim copiado no Brasil (como também o são o modelo canadense, o inglês, o sueco), mas não é uma cópia integral, mas adaptado à realidade local. Você não pode simplesmente pegar um modelo como o cubano, o canadense ou qualquer que seja e simplesmente implantar em outro país. Cada país possui realidades e necessidades distintas e precisam de um sistema próprio adaptado às suas necessidades, ainda que outros forneçam inspiração.
O Brasil se inspirou no modelo cubano quando da implantação da ESF, mas isso não foi por petistas, mas no governo FHC. Como no modelo cubano a equipe é similar e é a porta de entrada para o sistema. Mas, com um detalhe, em Cuba há uma equipe para 120 famílias (algo como 600 a 800 pessoas). No Brasil, cada equipe é responsável por até 1200 famílias, ou 4500 pessoas (MS, 2004). Em Niteroi/RJ, houve uma grande participação do modelo cubano, graças a uma aproximação com o Ministério da Saúde cubano durante uma epidemia de meningite e dengue em 89/90, que ajudou o município nas imunizações. O diretor policlínico de Lawton/Havana, ajudou na implantação de um projeto piloto do médico de família em Niteroi e prestava assessoria ainda em 2002, pelo menos.

http://www.cchla.ufpb.br/pos_psi/pdf/dissertacoes/suenny_2006.pdf
http://www.scielo.br/pdf/csc/v7n3/13029.pdf

Se eu pudesse escolher entre me tratar pelo mesmo valor em um hospital cubano ou em um canadense, certamente eu também preferiria o canadense. Com relação ao segundo ponto, achei as informações interessantes.  :)

Offline Moro

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 20.984
Re: Se a medicina cubana não é uma fraude, qual é o segredo do sucesso?
« Resposta #45 Online: 02 de Abril de 2010, 08:01:38 »
Olha Cyber, você defender cuba por sua liberdade de expressão é no mínimo ridículo e o/a desabona.

E comparar o percentual de cubanos nos EUA com o número de brasileiros para desqualificar o argumento de que boa parte das pessoas de cuba não querem ficar no seu país beira o absurdo. Sem contar que o governo cubano tem que praticamente trancafiar seus atletas em qualquer evento político fora de seu pais, para que nãko haja deserção

E realmente não sei se Fidel é 1 bilhão ou não. Até acho que não. Mas para alguém com uma ideologia socialista, viver com possibilidades tão acima de seu povo é asqueroso.
« Última modificação: 02 de Abril de 2010, 08:18:12 por Agnóstico »
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar


"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Arcanjo Lúcifer

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 22.730
  • Sexo: Masculino
Re: Se a medicina cubana não é uma fraude, qual é o segredo do sucesso?
« Resposta #46 Online: 02 de Abril de 2010, 10:33:51 »
Citar
Eu tenho alguns parentes meus que também foram para os EUA. Economizaram dinheiro durante muito tempo e viajaram para o México. De lá, entraram em contato com outros brasileiros que conheciam guias que sabiam o melhor caminho para chegar aos EUA. Era preciso passar pelo deserto em uma viagem bastante arriscada, e sem garantias de que não seriam presos e deportados, caso terminassem a travessia. Casos assim acontecem  em todos os países da américa latina.


A questão é: O que levaria VC a arriscar sua vida e a de seus familiares em uma viagem de jangada por 150 kms de mar aberto se teoricamente vc tem escola, emprego, alimentação e o básico para viver em Cuba?

Citar
Os dólares enviados do exterior e levados por turistas são importantes para a economia cubana. Seja a situação irônica ou não, acho que recusar o dinheiro ou proibi-lo seria uma tolice gigantesca.

Com relação à fortuna do Fidel, você sabe qual foi a metodologia usada pela Forbes para chegar ao valor? Primeiro, avaliaram quantas empresas estatais existem em Cuba. Depois, avaliaram qual seria o lucro e valor delas caso fôssem empresas privadas. Por fim, assumiram que uma porcentagem destes valores vai para o bolso dele. Isso é o que eu chamo de um indicativo muito pouco confiável e com uma margem de erro gigantesca. A questão é onde estaria depositado todo esse dinheiro se ele realmente existe.

"Viva la revolucion, mas siem el dinero de la gringaiada capitalista estoy fodido!"

Quem é que manda e desmanda nas estatais cubanas?

http://www.midiasemmascara.org/arquivos/6609-espanha-um-paraiso-para-a-hierarquia-castrista.pdf

Matéria sobre a família Castro que vive FORA de Cuba e estuda em ótimas escolas, um trecho:

A Espanha não é só um local de residência para familiares da classe dirigente cubana; é também um lugar de recreio e praça comercial. Débora Castro Espín, filha de Raúl Castro, o número dois do regime, com Vilma Espín, esteve de visita à Espanha em princípios de maio. Foi na realidade uma viagem de turismo e negócios.


“Atenderam-na executivos de uma firma de equipamentos médicos de Bilbao, onde esteve vários dias e também visitou Valencia”, comentou outra fonte que conhece de perto a família Castro-Espín.


Débora fez o doutorado em Engenharia Química aplicada à alimentação em uma universidade espanhola há algum tempo. Seu marido, Luis Alberto Rodríguez López-Calleja, também visita a Espanha freqüentemente. Casado com Débora há 17 anos, o casal tem dois filhos: Raúl e Vilma. Rodríguez converteu-se na mão direita de Raúl e dirige a Quinta Sessão do Ministério das Forças Armadas (FAR), encarregado do aparato econômico e financeiro das FAR.


“Ele também administra negócios privados de Raúl e suas contas bancárias no estrangeiro”, afirmou Fernández, que como oficial da contra-inteligência operando no setor empresarial, conheceu Rodríguez de perto, cujo pai é o general-de-divisão Guillermo Rodríguez del Pozo.



Offline CyberLizard

  • Nível 17
  • *
  • Mensagens: 498
  • Lagartos são os melhores
Re: Se a medicina cubana não é uma fraude, qual é o segredo do sucesso?
« Resposta #47 Online: 02 de Abril de 2010, 12:44:12 »
Olha Cyber, você defender cuba por sua liberdade de expressão é no mínimo ridículo e o/a desabona.
Creio que não defendi. Comentei ser contra as restrições à liberdade de expressão e coisas do tipo. O que eu quis dizer é que se você ler as críticas contra Cuba mais extremistas, vai parecer que as pessoas não podem se manifestar ou dizer nada sem que sejam presas, torturadas, etc. Entretanto, embora a coisas não sejam boas, e precise melhorar muito, não é tudo tão terrível como dizem alguns críticos. E existem países onde há denúncias de blogueiros seqüestrados pela polícia por criticar a política local (Egito) e que acabam não recebendo críticas.

E comparar o percentual de cubanos nos EUA com o número de brasileiros para desqualificar o argumento de que boa parte das pessoas de cuba não querem ficar no seu país beira o absurdo. Sem contar que o governo cubano tem que praticamente trancafiar seus atletas em qualquer evento político fora de seu pais, para que nãko haja deserção
Não se trata de desqüalificar ou negar. Trata-se de lembrar a existência de um fluxo migratório com o mesmo padrão em quase todo o continente. E o fluxo seria ainda maior em toda a parte caso as pessoas ganhassem cidadania americana automaticamente da mesma forma que os cubanos. O dado da emigração cubana precisa ser visto neste contexto caso deseje-se estudá-la.

Com relação aos atletas... Você prefere ganhar U$100,00 por mês ou U$10.000,00 ? Você prefere morar em uma casinha simples ou em uma mansão? É o que me parece levar atletas cubanos a tentar fugir do país. Assim como o que leva vários marceneiros, pedreiros, a sair do Brasil e do México para ir até os EUA. É a possibilidade de poder receber um salário MUITO maior e viver com mais conforto. É ir em busca de uma maior possibilidade d eascenção social (que no caso de Cuba, torna-se atraente para muitos profissionais que em outros lugares não tem as mesmas dificuldades).

E realmente não sei se Fidel é 1 bilhão ou não. Até acho que não. Mas para alguém com uma ideologia socialista, viver com possibilidades tão acima de seu povo é asqueroso.
Concordo. Mas eu queria saber mesmo o quanto Fidel ganha/ganhava. Oficialmente, o salário para presidente e de funcionários de estado em Cuba é de 700 pesos (bem, é mais de 3x  mais do que o salário de um trabalhador cubano de 225 pesos). Claro que também existem benefícios como guardas particulares, e a infra-estrutura do estado para viagens e tudo o mais. Ainda assim, tecnicamente a diferença é bem menor do que nos demais países.

A questão é: O que levaria VC a arriscar sua vida e a de seus familiares em uma viagem de jangada por 150 kms de mar aberto se teoricamente vc tem escola, emprego, alimentação e o básico para viver em Cuba?
Eu creio que não iria me arriscar a sair de lá tendo tudo isso que você comentou. Ganhar uma fortuna e ter muito luxo não é minha prioridade na vida. Mas pessoas diferentes pensam de forma diferente e tendo prioridades diferentes. Acho que para muita gente,  a possibilidade de ganhar muito mais dinheiro e conquistar uma ascensão financeira bem maior por meio de suas capacidades torna o risco tentador. Os parentes meus que eu comentei que foram para os EUA não estavam em uma situação financeira tão precária assim, tanto que conseguiram economizar o suficiente para a viagem depois de alguns anos.

Matéria sobre a família Castro que vive FORA de Cuba e estuda em ótimas escolas, um trecho:

Realmente em Cuba é preciso de autorização especial para poder sair do país, estudar fora e tudo o mais. E realmente não me surpreendo que familiares de Raul e Fidel consigam muito mais facilmente as tais autorizações.

Com relação aos negócios privados de Raul no exterior, isso sim me surpreende e é uma informação nova. Fico curioso em querer saber que tipo de empresa ele teria. Isso realmente significaria uma fonte de renda que possivelmente é capaz de dar à ele condições de vida bem acima da média cubana e acima da média da maioria dos lugares do mundo.

Offline Arcanjo Lúcifer

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 22.730
  • Sexo: Masculino
Re: Se a medicina cubana não é uma fraude, qual é o segredo do sucesso?
« Resposta #48 Online: 02 de Abril de 2010, 14:54:18 »
Citar
Realmente em Cuba é preciso de autorização especial para poder sair do país, estudar fora e tudo o mais. E realmente não me surpreendo que familiares de Raul e Fidel consigam muito mais facilmente as tais autorizações.

Com relação aos negócios privados de Raul no exterior, isso sim me surpreende e é uma informação nova. Fico curioso em querer saber que tipo de empresa ele teria. Isso realmente significaria uma fonte de renda que possivelmente é capaz de dar à ele condições de vida bem acima da média cubana e acima da média da maioria dos lugares do mundo.

Possibilidades que poucos têm, afinal não é a turma do Fidel que acabou com qualquer possibilidade de alguém ter uma empresa privada em Cuba?

Citar
Fico curioso em querer saber que tipo de empresa ele teria

http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u94408.shtml

Segundo a "Forbes", Fidel teria acumulado a fortuna a partir de "uma rede de negócios pertencentes ao Estado".

Entre esse negócios, a revista cita o Palácio de Convenções, um centro de convenções próximo a Havana (capital do país); o conglomerado do setor de varejo Cimex; e o Medicuba, que vende vacinas e outros produtos farmacêuticos produzidos no país.

A revista afirma ainda que Fidel viaja exclusivamente em comboios de carros Mercedes-Benz. Além disso, teria recebido US$ 50 milhões em 1993 por ter vendido a fabricante estatal de rum Havana Club para a gigante francesa Pernod Ricard.


--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Que surpresa, os únicos setores que funcionam e dão lucros são do Fidel.
« Última modificação: 02 de Abril de 2010, 15:03:44 por Arcanjo Lúcifer »

Offline Moro

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 20.984
Re: Se a medicina cubana não é uma fraude, qual é o segredo do sucesso?
« Resposta #49 Online: 02 de Abril de 2010, 16:01:46 »
Olha Cyber, você defender cuba por sua liberdade de expressão é no mínimo ridículo e o/a desabona.
Creio que não defendi. Comentei ser contra as restrições à liberdade de expressão e coisas do tipo. O que eu quis dizer é que se você ler as críticas contra Cuba mais extremistas, vai parecer que as pessoas não podem se manifestar ou dizer nada sem que sejam presas, torturadas, etc. Entretanto, embora a coisas não sejam boas, e precise melhorar muito, não é tudo tão terrível como dizem alguns críticos. E existem países onde há denúncias de blogueiros seqüestrados pela polícia por criticar a política local (Egito) e que acabam não recebendo críticas.

Não sei se a comparação com Egito é relevante. Como não seria se fosse arábia saudita, coréia do norte, etc. O fato é que você pode se expressar se não for algo que pode ser interpretado como ofensivo ao regime. Tente sair com uma placa escrito "queremos renovação"... tente publicar algo gay, tente fazer uma das 10.000 coisas proibidas para vc ver. É um estado totalitario, ponto.

E comparar o percentual de cubanos nos EUA com o número de brasileiros para desqualificar o argumento de que boa parte das pessoas de cuba não querem ficar no seu país beira o absurdo. Sem contar que o governo cubano tem que praticamente trancafiar seus atletas em qualquer evento político fora de seu pais, para que nãko haja deserção
Não se trata de desqüalificar ou negar. Trata-se de lembrar a existência de um fluxo migratório com o mesmo padrão em quase todo o continente. E o fluxo seria ainda maior em toda a parte caso as pessoas ganhassem cidadania americana automaticamente da mesma forma que os cubanos. O dado da emigração cubana precisa ser visto neste contexto caso deseje-se estudá-la.

Com relação aos atletas... Você prefere ganhar U$100,00 por mês ou U$10.000,00 ? Você prefere morar em uma casinha simples ou em uma mansão? É o que me parece levar atletas cubanos a tentar fugir do país. Assim como o que leva vários marceneiros, pedreiros, a sair do Brasil e do México para ir até os EUA. É a possibilidade de poder receber um salário MUITO maior e viver com mais conforto. É ir em busca de uma maior possibilidade d eascenção social (que no caso de Cuba, torna-se atraente para muitos profissionais que em outros lugares não tem as mesmas dificuldades).

 Vê só.. cubanos querem desertar para sair de cuba para ir a qualquer lugar, inclusive Brasil. Quando cuba empresta médicos para o mundo a fora, eles tem que ser vigiados mesmo que não seja os EUA.
Refaça sua análise. Não é a mesma pressão que faz um cubano sair de seu país que move um brasileiro sair do brasil. Por óbvio.

E eu não preciso ser desertor para ir trabalhar nos EUA, Australia, etc..  basta querer e ter o perfil desejado.

E realmente não sei se Fidel é 1 bilhão ou não. Até acho que não. Mas para alguém com uma ideologia socialista, viver com possibilidades tão acima de seu povo é asqueroso.
Concordo. Mas eu queria saber mesmo o quanto Fidel ganha/ganhava. Oficialmente, o salário para presidente e de funcionários de estado em Cuba é de 700 pesos (bem, é mais de 3x  mais do que o salário de um trabalhador cubano de 225 pesos). Claro que também existem benefícios como guardas particulares, e a infra-estrutura do estado para viagens e tudo o mais. Ainda assim, tecnicamente a diferença é bem menor do que nos demais países.

Nope, não tem nada a ver com o salário. Se fidel fosse pagar pelo que usa, iria ter que ganhar 700^x pesos cubanos.
« Última modificação: 02 de Abril de 2010, 21:28:26 por Agnóstico »
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar


"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!