Fio...se alguém se dispõe a navegar quase 150 Kms em uma jangada para fugir de uma ilha só com as roupas do corpo e um pouco de comida, acho que já é uma boa evidência da situação real em que vivem lá. Só para lembrar, em 1995 houve uma fuga em massa.
(...)
Que tipo de situação levaria por exemplo, VC a sair de um lugar com familiares em uma jangada por 150 KMs de mar aberto?
Eu tenho alguns parentes meus que também foram para os EUA. Economizaram dinheiro durante muito tempo e viajaram para o México. De lá, entraram em contato com outros brasileiros que conheciam guias que sabiam o melhor caminho para chegar aos EUA. Era preciso passar pelo deserto em uma viagem bastante arriscada, e sem garantias de que não seriam presos e deportados, caso terminassem a travessia. Casos assim acontecem em todos os países da américa latina.
E o que temos na verdade é só mesmo uma alegação de que a educação lá é boa, afinal se existem alguns privilegiados que conseguem frequentar boas escolas em Cuba , de modo algum é prova de que a população em geral consegue a mesma coisa.
Mas o ensino lá não é todo gratuito?
SE a coisa lá fosse tão boa quanto pintam, fariam questão de mostrar ao resto do mundo ao invés de censurar tudo e o Dom Luizinho 51 não tentaria enfiar um projeto de lei para dar aprovação automática a médicos cubanos estão no Brasil. Será que os caras são tão bons que nem precisam passar em um teste ou na verdade não passariam no teste?
Sou à favor da aprovação de médicos cubanos no Brasil (e de qualquer outra nacionalidade) mediante testes. Com os testes teríamos inclusive mais um indicador para analisar a qualidade do ensino de lá.
Com relação à Internet, a alegação de Cuba é de que graças ao bloqueio estadunidense, não é possível estender o acesso à Internet à toda a população e nem ampliar a infra-estrutura.
A maior prova de que é uma mentira é que nem permitiam a venda de computadores até a pouco tempo atrás e vc sabe perfeitamente que internet em Cuba é censurada.
Qual então é a desculpa para a censura? O "embargo americano"? E os outros meios de comunicação como jornais e rádios que só têm a versão oficial do Fidel? Culpa do "embargo"?
Se é mentira, eu não vejo muito como explicar a iniciativa de se investir em cabos submarinos para levar Internet da Venezuela até Cuba (haja cabos!) que é mencionada naquele link que postei da BBC. Se o governo quer isolar a população, não faz muito sentido investir em coisas deste tipo. E nem manter um curso de informática na universidade. E as reportagens sobre um movimento de abertura que postei são bem mais recentes do que a matéria do CMI que você postou.
Com relação à censura e à todo o centralismo pela qual passa a informação em Cuba, isso sim é algo digno de receber críticas e algo que deve acabar.
Mentira tem perna curta, poucos dias atrás noticiaram que prenderam um americano por vender computadores portáteis em Cuba.
Cuma? Alguém tem dinheiro para comprar computador em Cuba? Taí um exemplo de um péssimo empreendedor.

Acho que você está falando deste caso: (
http://www.24horasnews.com.br/mat=314367) , não é? Na verdade, o sujeito estava distribuindo computadores e equipamentos eletrônicos de graça. Segundo a versão do governo cubano, ele era um agente infiltrado para financiar dissidentes. Esta história está muito estranha. Tendo a não acreditar muito na versão de que o sujeito realmente era um filantropo que viajou até lá só para espalhar computadores para pessoas carentes.
E vc não acha nada errado em uma taxa de abortos absurda em um país onde supostamente existe uma taxa de mortalidade infantil menor?
Você mesmo não tinha comentado que qualquer gravidez onde haja qualquer problema de saúde no feto é interrompida? Isso pode explicar o nascimento de uma taxa maior de crianças saudáveis e justificaria taxas de mortalidade baixas. Não, isso não é uma coisa nem um pouco bonita ou que eu apóie. Além disso, a população de Cuba é em sua maioria, formada por jovens e adultos. Não há tantas crianças assim, e logo, não é necessário um investimento tão massivo assim para garantir taxas de mortalidade baixas para o primeiro ano de vida.
E quanto a irmã dele e da namorada do filho que tb fugiram de lá com passaportes falsos?
Será mesmo que até a filha dele precisava de um passaporte falso para se afastar do papai?
Não sei. Mas mantenho o que disse sobre isso não permitir inferir nada sobre o sistema de saúde ou qualidade de formação cubana.
Tudo é um desastre, Cuba só se manteve com dinheiro da URSS e depois com dinheiro do Chapolim Colorado, se não fosse pela ajuda, já teria quebrado há muito tempo.
Não acho que tudo é um desastre e tudo o que tem lá é sempre 100% ruim. As informações que retratam o país como o nono círculo do inferno de Dante Alighieri me parecem excessivamente tendenciosas e maniqueístas.
Um exemplo: você comentou muito sobre a ausência de liberdade de expressão na ilha, censura e tudo o mais. Já ouviu falar de um filme cubano chamado "Brainstorm", feito por Eduardo del Llano? O filme é uma curta-metragem que critica a ausência de uma imprensa crítica e desfiliada aos interesses dos burocratas do poder. O filme foi todo produzido em Cuba e foi exibido ano passado em um festival de cinema realizado na cidade de Gibara (em Cuba). Que eu saiba, não ouve qualquer tipo de movimento para censurar o festival de cinema, que acontece lá anualmente. Ninguém foi preso, ou coisa parecida. Eduardo del Llano já recebeu prêmios literários locais por seu trabalho como escritor.
O que quero dizer com isso? Que Cuba é um paraíso para a liberdade de expressão? Claro que não! O próprio filme critica a ausência de liberdade de imprensa! Ele critica o atrelamento das redes de notícia ao governo cubano! Só quero mostrar que só por causa disso, não quer dizer que toda vez que alguém critica o governo publicamente ocorre um banho de sangue. É possível que um filme crítico seja destaque em um festival local. E ainda existem vários blogueiros críticos que mantém blogs à alguns anos (como a tal da Yaoni Sanchez). Até agora desconheço um caso no qual algum dos famosos blogueiros foi morto ou coisa parecida. Blogueiros dissidentes no Egito não tem a mesma sorte.
Tão ironico quanto o inimigo número um dos americanos e do capitalismo aceitar que parentes de refugiados enviem o dinheiro (DÓLARES) para Cuba e Fidel importe COMIDA e REMÉDIOS de lá para manter estrutura para turistas endinheirados.
E que ele tenha uma fortuna estimada em quase 1 bilhão de DÓLARES e quase 50 casas espalhadas por Cuba.
Igualdade social de dar inveja a qualquer cubano que aceite pagar quase um mês de salário por uma hora de internet.
Os dólares enviados do exterior e levados por turistas são importantes para a economia cubana. Seja a situação irônica ou não, acho que recusar o dinheiro ou proibi-lo seria uma tolice gigantesca.
Com relação à fortuna do Fidel, você sabe qual foi a metodologia usada pela Forbes para chegar ao valor? Primeiro, avaliaram quantas empresas estatais existem em Cuba. Depois, avaliaram qual seria o lucro e valor delas caso fôssem empresas privadas. Por fim, assumiram que uma porcentagem destes valores vai para o bolso dele. Isso é o que eu chamo de um indicativo muito pouco confiável e com uma margem de erro gigantesca. A questão é onde estaria depositado todo esse dinheiro se ele realmente existe.
Primeiramente, eu acho particularmente o sistema de saúde canadense melhor. Em segundo lugar, o segredo da medicina cubana e do seu sistema de saúde é mesmo a prevenção e os médicos de família. O sistema é universal e gratuito, ainda que seja mais universal e gratuito para uns que para outros (como turistas e dirigentes), ainda assim todos têm acesso ao sistema. Ao contrário do que tem sido exposto aqui, o sistema cubano é sim copiado no Brasil (como também o são o modelo canadense, o inglês, o sueco), mas não é uma cópia integral, mas adaptado à realidade local. Você não pode simplesmente pegar um modelo como o cubano, o canadense ou qualquer que seja e simplesmente implantar em outro país. Cada país possui realidades e necessidades distintas e precisam de um sistema próprio adaptado às suas necessidades, ainda que outros forneçam inspiração.
O Brasil se inspirou no modelo cubano quando da implantação da ESF, mas isso não foi por petistas, mas no governo FHC. Como no modelo cubano a equipe é similar e é a porta de entrada para o sistema. Mas, com um detalhe, em Cuba há uma equipe para 120 famílias (algo como 600 a 800 pessoas). No Brasil, cada equipe é responsável por até 1200 famílias, ou 4500 pessoas (MS, 2004). Em Niteroi/RJ, houve uma grande participação do modelo cubano, graças a uma aproximação com o Ministério da Saúde cubano durante uma epidemia de meningite e dengue em 89/90, que ajudou o município nas imunizações. O diretor policlínico de Lawton/Havana, ajudou na implantação de um projeto piloto do médico de família em Niteroi e prestava assessoria ainda em 2002, pelo menos.
http://www.cchla.ufpb.br/pos_psi/pdf/dissertacoes/suenny_2006.pdf
http://www.scielo.br/pdf/csc/v7n3/13029.pdf
Se eu pudesse escolher entre me tratar pelo mesmo valor em um hospital cubano ou em um canadense, certamente eu também preferiria o canadense. Com relação ao segundo ponto, achei as informações interessantes.