É difícil avaliar essas coisas, já que quem emite dados que dizem que é uma maravilha tem interesses politicos em fazer, e acreditar numa conspiração da OMS talvez fosse o mesmo que acreditar numa conspiração de quem diz o contrário... palavra e dados contra palavras e dados.
Mas levanto aqui um ponto não dito (ou pelo menos eu n vi, tem muita coisa escrita e n li tudo, caso alguém ja falou me desculpe), a boa eficiência da saúde Cubana (se ela existir mesmo) não se deve ao fato apenas de uma boa formação, destino e fiscalização de verbas ou salários "justos"... pois isso em certo modo outros países também possuem, o próprio Brasil tem uma certa boa formação em profissionais, ainda mais o EUA
Para mim a diferença é que por ser um regime fechado Cuba, onde a maioria ou quase todas iniciativas partem do governo central, impossibilita o surgimento de interesses paralelos, como as seguradoras de saúde e empressas de remédio, a saúde não é (supostamente) voltada aos lucros como em outros países.