Autor Tópico: A Turma da Mônica não é sua amiga.  (Lida 10080 vezes)

Offline Zeichner

• Nível 32
  • *
  • Somos feitos da mesma substância dos sonhos. - Wi
Re: A Turma da Mônica não é sua amiga.
« Resposta #25 Online: 29 de Março de 2010, 22:11:12 »
Um cidadãozinho pretenso acadêmico resolve requentar em pleno século XXI as baboseiras da propaganda marxista de mais de 50 anos.
Por isso que estou pegando nojo deste meio. Realmente, 99% da produção "intelectual" das universidades brasileiras é puro lixo.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Re: A Turma da Mônica NÃO É SUA AMIGA.
« Resposta #26 Online: 29 de Março de 2010, 22:33:20 »
Minha infância foi permeada pelas HQs da Disney e da Marvel, de tal modo que cresci lendo estórias do Mickey, Pateta, Donald, Tio Patinhas, Professor Pardal, Homem de Ferro, Homem Aranha, Thor e outros. A ponto de eu ainda ser um fã do Homem de Ferro, do Mickey, do Donald e do Tio Patinhas, possuindo centenas de revistinhas.

Como em toda e qualquer HQ, seja infantil ou adulta, há situações de ignorância, preconceito, violência, repressão, medo, dúvida, solidão e desentendimento assim como há de altruísmo, bondade, fascínio, amizade, amor, segurança, companheirismo e otimismo.

Ao ver esta crítica sobre a Turma da Mônica me fez lembrar que eu li, há muito tempo, e se não estiver enganado, um texto de um chileno intitulado "Como se ler o Pato Donald" (ou algo similar).

Neste texto, muito mais que naqueles que foram supraexpostos, o autor destila todo o seu ódio contra os EUA, o capitalismo e o domínio cultural ianque por meio de um sentimento de inferioridade latino-americano e terceiro-mundista e para isto ele volta a sua ira contra aquele pato meio amalucado, que é o Donald.

Os autores do textos estão completamente equivocados? Não, pois há algo de razão em pontos isolados. Mas a partir disto, achar que estes personagens e estórias irão influenciar as crianças em geral, a ponto de torná-las psicopatas ou sociopatas é um delírio.

Apenas como referência cito 2 estórias. A primeira o Mickey e o Pateta estão em Roma atrás de informações sobre um ladrão de obras de arte, e eles conseguem evitar que o ladrão (no caso o Mancha Negra) roube um tríptico. Com 7 anos de idade eu aprendi que um tríptico era uma obra de arte composta de 3 partes, geralmente uma pintura, que quer fossem  visualizadas independentemente ou em conjunto, sempre expunham uma obra coerente.

A segunda estória é um conjunto de narrativas denominadas "História e Glória da Dinastia Pato" que contam o desenvolvimento da família do Tio Patinhas. Aos 8 anos eu aprendi algo sobre personagens e fatos históricos relevantes para o Ocidente como Cléopatra e as navagações de Colombo.

Hoje estou aqui, após milhares de estórias e nem por isto me tornei uma má pessoa.

Acho que sou até legal e simpático para um ateu :biglol:.
Foto USGS

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #27 Online: 30 de Março de 2010, 07:31:48 »
Questão de ordem: qual a formação acadêmica do cidadão, e onde ele se formou?

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #28 Online: 30 de Março de 2010, 17:46:33 »
Bem, aproveitando a reunião de todos os fãs da Turma, tenho cerca de 3 mil gibis deles aqui em casa se alguém estiver interessado... ::)
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #29 Online: 30 de Março de 2010, 17:57:55 »

Acho que sou até legal e simpático para um ateu :biglol:.

Mas vai queimar eternamente no inferno, pecador... :diabo:  :lol:

Junto com a Mônica e o Cebolinha.   :biglol:

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #30 Online: 30 de Março de 2010, 19:14:38 »
As merdas que saem quando os machos dos críticos literários deixam a desejar...
Fantástico, digno de quote e nota :)

:hein::?: Mestrando em Comunicação Social pela UnB, graduado na habilitação de Jornalismo não sei por onde. La pregunta?
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Eu acho que por análogo e antitético este tópico bem podia ser fundido ao tópico sobre o BBB. Ambos iniciados por textos críticos contra produtos de "arte/entretenimento/comunicação de massa" escritos por profissionais de comunicação não muito notórios e muito similares nas justificativas que fundamentam a crítica (e os ambos textos publicados originalmente no Observatório da Imprensa).

Mas a reação, quanta diferença: lá ninguém chamou o cara de maconheiro, ninguém solicitou o currículo do autor (argumento de desautoridade?), ninguém disse que o sujeito era um comunistóide intelectualóide quase debilóide, ninguém disse que o pobre coitado era uma bicha enrustida com dor de cotovelo por ter sido dispensada pelo Bambam, ninguém exigiu provas estatísticas de que o BBB colabora para o emburrecimento de seu auditório... e o engraçado que os participantes de ambos os tópicos são em grande parte os mesmos.

É claro que todo mundo tem o direito de gostar da Turma da Mônica e não gostar do BBB (ou de não gostar de ambos, ou de gostar de ambos, ou de não gostar de um ou de outro ou dos dois mas acreditar que as críticas não procedem) mas esta reação violenta contra o autor do texto aqui em questão (e não é só aqui, dei uma jogada no Google e ví que a houve uma reação generalizada e muito aos moldes da que povoou o tópico)... sei não.

Acho que tem um caráter muito mais emocional tipo: "olha este filho-da-puta falando mal da minha mãe, vou encher de porrada" que neste caso se justificaria pelo fato de a Turma da Mônica ser fortemente vínculada à imagem da infância de todo mundo aquí e talvez por, como "chuta" o autor, ufanismo nacionalista.

Grosso modo, o autor critica as revistas pelos mesmos motivos que se costuma criticar tantas outras obras de "arte/entretenimento/comunicação de massa": o funk proibidão do Mc Smith e da Tati Quebra Barraco, os dramalhões da Globo, os realities shows, o programa da Xuxa, o Programa da Hebe, o CQC , o Pânico. As razões apresentadas são parecidas com as que costumam ser apresentadas em críticas aos produtos anteriores: excesso de clichês, apresentação de atos de violência como algo bacana ou engraçado, padronização estética, pobreza da narrativa (argumento, diálogos, contiguidade) , construção de personagens a partir de estereótipos...

Acho que uma maneira mais bacana de detonar o texto e o seu autor seria demontrar que na verdade a principal personagem, mocinha e ídolo das HQs do Maurício não é uma entidade extremamente violenta e estérica. Demonstrar que as personagens do núcleo do Chico Bento não são traçadas a partir de um estereótipo pobre e demeritório do que é ser caipira. Demonstrar que a menina comilona Magali pode muito bem ser esbelta sem que isso (esquecendo qualquer impacto ideológico que o autor tenha sugerido) nem ao menos afete a coerência das estórias.

O outro método (que aliás, foi utilizado por alguns no tópico do BBB) seria alegar que isto "é apenas arte e diversão". Que a violência desproporcional, quase gratuita, da Mônica e e que a incoerência de uma menina comilôna ser magrela e que o bullying do Cebolinha (sim, ele foi citado, não é preciso escrever o nome da pessoa em um texto para citá-la, eu mesmo estou citando claramente alguém cujo nome eu não escrevo aqui :) ) e do Cascão não podem ser objetos de crítica única e exclusivamente por serem obras de ficção e com intuito artístico/entretenedor. Mas neste caso teríamos que nos esquivar (ou rebater violentamente) de uma enormidade de críticas negativas, como aquela ao BBB no outro tópico.  
« Última modificação: 31 de Março de 2010, 00:10:27 por Donatello van Dijck »

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #31 Online: 30 de Março de 2010, 21:09:46 »

Ao ver esta crítica sobre a Turma da Mônica me fez lembrar que eu li, há muito tempo, e se não estiver enganado, um texto de um chileno intitulado "Como se ler o Pato Donald" (ou algo similar).

Para ler o Pato Donald de Ariel Dorfmann e Armand Mattelart. Um livrinho bem "guerra ideológica" da década de 70. Mas tem umas observações interessantes como a de que os personagens de Disney são constituidos de tios e sobrinhos , ninguem tem pais ou mães ( e a Vovó Donalda é avó de todos) e os que trabalham o fazem no setor de serviços.
O universo da Turma da Mõnica é bem diferente  e não é a toa que superou os personagens da Disney no Brasil ( sem falar da turma do Bolinha e do Riquinho , como lamenta o autor do texto) , se tem um virtual monopólio não é por nenhuma conspiração.Mas como ele está obcecado com a violência da Mônica e analisar as causas do seu sucesso iria invalidar suas teses...
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline Mr."A"

• Nível 24
  • *
« Resposta #32 Online: 30 de Março de 2010, 21:59:43 »
...
8-)

Offline BetinhOzinhO

• Nível 23
  • *
« Resposta #33 Online: 30 de Março de 2010, 22:04:04 »
Acho que tem um caráter muito mais emocional tipo: "olha este filho-da-puta falando mal da minha mãe, vou encher de porrada" que neste caso se justificaria pelo fato de a Turma da Mônica ser fortemente vínculada à imagem da infância de todo mundo aquí e talvez por, como "chuta" o autor, ufanismo nacionalista.

Eu acho ufanismo nacionalista uma coisa imbecil e adoro a Turma da Mônica.

Grosso modo, o autor critica as revistas pelos mesmos motivos que se costuma criticar tantas outras obras de "arte/entretenimento/comunicação de massa": o funk proibidão do Mc Smith e da Tati Quebra Barraco, os dramalhões da Globo, os realities shows, o programa da Xuxa, o Programa da Hebe, o CQC , o Pânico. As razões apresentadas são parecidas com as que costumam ser apresentadas em críticas aos produtos anteriores: excesso de clichês, apresentação de atos de violência como algo bacana ou engraçado, padronização estética, pobreza da narrativa (argumento, diálogos, contiguidade) , construção de personagens a partir de estereótipos...

Esses produtos, tirando o programa da Xuxa, NÃO são DIRIGIDOS A CRIANÇAS.

E de qualquer jeito acho que o autor não LEU mesmo a Turma da Mônica, várias histórias tem morais muito bonitas.
O GOOGLE NÃO É SEU AMIGO! HAHAHAHHOHOHOHO! http://www.google-watch.org/

Offline BetinhOzinhO

• Nível 23
  • *
« Resposta #34 Online: 30 de Março de 2010, 22:05:16 »
O universo da Turma da Mõnica é bem diferente  e não é a toa que superou os personagens da Disney no Brasil ( sem falar da turma do Bolinha e do Riquinho , como lamenta o autor do texto) ,

Que são dois quadrinhos tão maçantes... Deus me livre de ser filho desse homem.
O GOOGLE NÃO É SEU AMIGO! HAHAHAHHOHOHOHO! http://www.google-watch.org/

Offline Mr."A"

• Nível 24
  • *
« Resposta #35 Online: 30 de Março de 2010, 22:07:15 »

:hein::?: Mestrando em Comunicação Social pela UnB, graduado na habilitação de Jornalismo não sei por onde. La pregunta?
Jura? E o nome dele sequer consta na Platafomra Lattes. Onde consta a informação?
8-)

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #36 Online: 30 de Março de 2010, 22:08:55 »
Mas tem umas observações interessantes como a de que os personagens de Disney são constituidos de tios e sobrinhos , ninguem tem pais ou mães

Possivelmente é um reflexo da infância do Disney que foi criado pelos tios.

« Última modificação: 30 de Março de 2010, 22:11:40 por Arcanjo Lúcifer »

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #37 Online: 30 de Março de 2010, 23:08:07 »
O universo da Turma da Mõnica é bem diferente  e não é a toa que superou os personagens da Disney no Brasil ( sem falar da turma do Bolinha e do Riquinho , como lamenta o autor do texto) ,

Que são dois quadrinhos tão maçantes... Deus me livre de ser filho desse homem.

A não ser pelo fato de que ele de modo algum lamentou o desaparecimento dos referidos gibis, né? :wink:
Não encontro outra revista em quadrinhos para o meu filho. Bolinha e Luluzinha não existem mais. Pimentinha e Riquinho, entre outros, sumiram das bancas. Não digo que estes gibis fossem melhores que a Turma da Mônica.

Citação de: Betinho
Esses produtos, tirando o programa da Xuxa, NÃO são DIRIGIDOS A CRIANÇAS.
Não me faz sentido esta sua ressalva em CAIXA ALTA. Ela é inversa à lógica habitual (de que produtos de mídia destinados a crianças mereçam maiores cuidados que os destinados a adultos). Se produções que não são dirigidas a crianças (como a maioria das que eu citei) costumam ser alvo de nossas críticas quando exageram na estereotipagem ou na violência ou whatever, então lembrar que a Turma da Mônica é dirigida a crianças fortalece o ponto do autor, não o seu.

Jura? E o nome dele sequer consta na Platafomra Lattes. Onde consta a informação?

Clique no segundo link do post inicial; no lado direito do topo da página há um box com as informações básicas do autor.

Anyway, também tinha pesquisado na Lattes e tinha estranhado a ausência do curriculo, mas a inclusão do curriculo, por mais disseminada que seja, é opcional, não é (não sou acadêmico)? Sendo obrigatória em algumas circunstâncias (como se você for bolsista CNPq) mas não para a simples matrícula ou conclusão de uma pós, não é isso?

De qualquer forma, continuo não entendendo a relevância da pergunta.
« Última modificação: 30 de Março de 2010, 23:35:45 por Donatello van Dijck »

Offline Mr."A"

• Nível 24
  • *
« Resposta #38 Online: 30 de Março de 2010, 23:49:02 »
Não tem relevância nenhuma. Foi pura curiosidade pessoal. Queria saber se ele tinha formação em alguma área em humanas em que se aborde análise das diversas formas de mídia, que é o que ele faz no texto sobre a Turma da Mõnica. Você já me deu essa resposta...  :ok:
« Última modificação: 30 de Março de 2010, 23:55:37 por Acolon »
8-)

Offline Zeichner

• Nível 32
  • *
  • Somos feitos da mesma substância dos sonhos. - Wi
« Resposta #39 Online: 30 de Março de 2010, 23:59:55 »
Mas tem umas observações interessantes como a de que os personagens de Disney são constituidos de tios e sobrinhos , ninguem tem pais ou mães

Possivelmente é um reflexo da infância do Disney que foi criado pelos tios.

É simplesmente a necessidade de colocar crianças nas histórias, com quem os pequenos leitores pudessem se identificar, sem as terríveis consequências de fazer os personagens casarem com suas/seus namoradas/os. Casais jamais funcionaram direitos nas obras de ficção.
Fora que, ficaria provado que o pato Donald fez safadeza com a Margarida, que o Mickey tinha algo a mais debaixo daquele calção vermelho. Então, é a maneira de se ter crianças sem sexo é cuidar de sobrinhos, cujos pais jamais aparecem.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #40 Online: 31 de Março de 2010, 05:30:24 »
Fora que, ficaria provado que o pato Donald fez safadeza com a Margarida, que o Mickey tinha algo a mais debaixo daquele calção vermelho

Puts, me lembrou de uma notícia que dizia que muito tempo atrás a Disney processou lá nos EUA um cara que vendia camisetas com a estampa da Branca de neve e os sete anões.

No desenho as camas estavam lado a lado e todos os oito personagens fumavam cigarros com a Branca de Neve deitada na cama central. :lol:

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #41 Online: 31 de Março de 2010, 09:25:46 »
Fora que, ficaria provado que o pato Donald fez safadeza com a Margarida, que o Mickey tinha algo a mais debaixo daquele calção vermelho

Puts, me lembrou de uma notícia que dizia que muito tempo atrás a Disney processou lá nos EUA um cara que vendia camisetas com a estampa da Branca de neve e os sete anões.

No desenho as camas estavam lado a lado e todos os oito personagens fumavam cigarros com a Branca de Neve deitada na cama central. :lol:

A Branca de Neve se insere no tópico das pegadoras, pra muita gente aqui ela é uma baita de uma vagabunda... Eu diria que ela aproveitou bem o fato de o príncipe encantado parecer jogar no time do Rick Martin, Randi etc. e os 7 anões serem macho pacas...

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #42 Online: 31 de Março de 2010, 09:59:30 »
Minha pergunta quanto à formação do cidadão tem mais a ver com uma questão de estatística do que com patrulhamento ideológico. Pelo que se diz, o cara é formado em Comunicação Social, então teoricamente sabe do que está falando.

Mas só teoricamente, visto que suas teses são derrubadas facilmente por quase qualquer um.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #43 Online: 31 de Março de 2010, 10:20:57 »
Minha pergunta quanto à formação do cidadão tem mais a ver com uma questão de estatística do que com patrulhamento ideológico. Pelo que se diz, o cara é formado em Comunicação Social, então teoricamente sabe do que está falando.

Mas só teoricamente, visto que suas teses são derrubadas facilmente por quase qualquer um.

Embora na minha opinião personagens politicamente corretos, aqueles muito certinhos, sejam hipócritas e passem impressão de falsidade, também não podemos ser ingênuos de achar que o que tem de errado no comportamento dos personagens de quadrinhos, desenhos, filmes e afins não podem ser assimilados de alguma forma pelas crianças, tal como o medo de fantasmas, palavreados chulos, comportamentos como o de socar e chutar objetos e pessoas, etc...
Quem tem filhos, sabe do que eu estou falando. Mas mesmo isso pode ser usado para educar e mostrar a elas que estão erradas, embora consentimos que assistam. Que nó as pobrezinhas devem ter na cabeça...
« Última modificação: 31 de Março de 2010, 10:22:59 por _Juca_ »

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #44 Online: 31 de Março de 2010, 10:22:45 »
Como eu disse, criticar pode e é bem-vindo. Crítica ruim tem mais é que ser zoada ;-)

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #45 Online: 31 de Março de 2010, 11:06:19 »
Quanto a Branca de Neve... Já leram Fábulas?

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #46 Online: 31 de Março de 2010, 11:43:50 »
Cabe lembrar que muitas fábulas européias que chegaram aos nossos dias foram redigidas com enredo muito mais sombrio e impróprio para o atual padrão moral (não lembro da referência, mas vou procurar. Esta é a segunda que fico devendo).

Na estória de Chapéuzinho Vermelho, por exemplo, o lobo faz sexo com a Chapéuzinho e com a vovó, e esta é morta com requintes de crueldade.

Portanto o tratamento deste assunto não deve cair nos extremos, seja da ingenuidade, seja do obscurantismo.
Foto USGS

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #47 Online: 31 de Março de 2010, 12:54:42 »
Quanta baboseira... Sempre li gibis da turma da Mônica e nem por isso era violenta, gulosa, metida a porquinha e afins. O autor é, no mínimo, mais um desses paranóicos - daqueles que diziam que o fofão era cheio de tridentes, facas, etc, etc. É doloroso ver pessoas demonizarem tudo que aparece: desde uma bebida à um personagem infantil. Tudo passa a ter duplo sentido, sendo que pouca coisa é 'politicamente correta'. E o mais engraçado é ler esse tipo de coisa a respeito da turma da Mõnica, ver pais concordando e, por outro lado, deixando filhos verem programas de conotação pornográfica. Sinceramente, não dá nem para comparar.

Se hoje em dia toda e qualquer postura deve ser avaliada partindo-se do seu 'índice da maldade', então podemos abandonar tudo, porque tudo que existe tem um lado ruim ou socialmente reprovável. Me dói ler esse tipo de coisa, bem como ver alguns religiosos interpretando de forma ampliativa certas situações ou personagens - tudo se tornou obra do demônio ou de um grupo político que visa acabar com a família. Pelamordejesus!!

Eu sempre li turma da Mônica, quadrinhos da Disney e outros, bem como lia histórias infantis, a exemplo dos irmãos Grimm - tinha uma edição de luxo dos anos 60 que me foi subtraída ( :chorao:) -, e estou certa de que meus filhos terão acesso ao mesmo. Querer demonizar um gibi e não atentar para o que filhos fazem nos orkuts, facebooks e twiters é, no mínimo, hipocrisia e desleixo.  :)
"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #48 Online: 31 de Março de 2010, 15:43:27 »

Acho que se os diretores da Disney tivessem assistido "Histórias que nossas babás não contavam" mandavam o Pentágono bombardear o Brasil.

Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #49 Online: 31 de Março de 2010, 15:48:29 »
Como eu disse, criticar pode e é bem-vindo. Crítica ruim tem mais é que ser zoada ;-)
Se você uma crítica com algum fundamento decente ao invés de alguém fazendo uma releitura requentada de "Seduction of the Innocent", cheio de erros que demonstram pouca ou quase nenhuma pesquisa, e ainda por cima achando que está abafando talvez merecesse algum comentário mais sério além de uma zoação...
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!