Autor Tópico: Professor de filosofia demitido na Alemanha por cantar em banda de Death Metal  (Lida 7379 vezes)

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
A direção de uma escola em Stuttgart (Alemanha) decidiu demitir um professor de filosofia depois de ter descoberto a sua "vida secreta": de dia, Thomas Gurrath, de 29 anos, discutia ética com seus alunos de 14 anos; à noite ele se transformava completamente, virando a "Besta Sangrenta", codinome com que lidera a banda de death metal Debauchery, segundo reportagem do "Orange News".

Thomas, vocalista do grupo, costuma cobrir o corpo com sangue de animais. A temática das canções gira em torno de morte, tortura, assassinato e violência. No palco, Thomas sempre se apresenta com mulheres de topless - igualmente cobertas de sangue.

A escola afirmou que Thomas fora dispensado porque suas performances mostram instabilidade mental, o que o torna uma ameaça para os seus alunos.

Autoridades do estado de Baden-Wuerttemberg disseram que o metaleiro só poderá voltar a se dedicar ao ensino se abandonar a Debauchery. E já obtiveram a resposta: Thomas se disse viciado em death metal e que, com o empurrãozinho da escola, a docência virou coisa do passado.

http://oglobo.globo.com/blogs/moreira/

• Nível 37
  • *
    • Lattes
Re: Professor de filosofia demitido na Alemanha por cantar em banda de Death Metal
« Resposta #1 Online: 11 de Maio de 2010, 11:43:32 »
Vídeo da banda.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
Re: Professor de filosofia demitido na Alemanha por cantar em banda de Death Metal
« Resposta #2 Online: 11 de Maio de 2010, 12:21:02 »
A escola está dando um "excelênte" exemplo para os seus alunos: Se você vai ser um médico tem que agir como um médico, se você vair ser professor, tem que agir como um professor, se você vai ser um assassino, tem que agir como um assassino... Nada de estrupar os meninos e aparecer com roupa de padre no dia seguinte!

Escola ridícula.

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #3 Online: 11 de Maio de 2010, 12:50:51 »
Convenhamos que coberto de sangue de animais já um pouco de exagero.

Se fosse algum satanista ou macumbeiro (se é que é verdade que esses grupos cometem tais atos), vocês estariam comemorando sua demissão.
"Se a moralidade representa o modo como gostaríamos que o mundo funcionasse, a economia representa o modo como ele realmente funciona" Freakonomics.

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #4 Online: 11 de Maio de 2010, 13:05:38 »
Convenhamos que coberto de sangue de animais já um pouco de exagero.
Isto faz parte da performance do artista.

Se fosse algum satanista ou macumbeiro (se é que é verdade que esses grupos cometem tais atos), vocês estariam comemorando sua demissão.
Não, não estaríamos.

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #5 Online: 11 de Maio de 2010, 13:06:50 »
Apesar que o som dos caras é até bom rapaz!

Assistí ao vídeo.
"Se a moralidade representa o modo como gostaríamos que o mundo funcionasse, a economia representa o modo como ele realmente funciona" Freakonomics.

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #6 Online: 11 de Maio de 2010, 13:08:30 »
Quando tiver tempo vou procurar o vídeo das mulheres de top less banhadas em sangue.

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #7 Online: 11 de Maio de 2010, 13:17:13 »
Não, não estaríamos.

É verdade. Desculpe por diminuir o apreço pela liberdade e livre-expressão de vocês.

Ando muito com religiosos, você sabe.

abraços

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #8 Online: 11 de Maio de 2010, 13:44:42 »
A escola afirmou que Thomas fora dispensado porque suas performances mostram instabilidade mental, o que o torna uma ameaça para os seus alunos.

Instabilidade mental?... Tenho 31 anos e desde os meus 14 escuto Death Metal e não me acho instável mentalmente.   Se o cara participada de alguma atividade fora do trabalho e essa atividade não é ilegal qual o problema? Conheço um cara que é tenente na PM e adora Black Metal inclusive  já estive em vários shows onde ele também estava presente, nem por isso o cara é um psicopata. As pessoas têm a mania de associar o Metal de um modo geral a pessoas desequilibradas que vivem em um submundo, mas a realidade é outra. São pessoas comuns participando de uma atividade cultural.  Existe gente maluca nesse meio? Claro que existe, assim como também existem em outros meios.

Offline ReVo

• Nível 19
  • *
  • "!"
« Resposta #9 Online: 11 de Maio de 2010, 13:53:56 »
Pelo menos, a aula desse sujeito deve ser mais coerente do que a aula sobre Ética da Marilena Chaui.
"Most men love money and security more, and creation and construction less, as they get older." John Maynard Keynes

"Plus ça change, plus c´est la même chose." Giuseppe Tomasi di Lampedusa

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 11 de Maio de 2010, 14:03:10 »
Te cuida, Dante! :lol:

Lembra a discussão daquela professora na Bahia que foi filmada dançando funk.

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #11 Online: 11 de Maio de 2010, 14:09:11 »
Pois é.... ela não estava fazendo nada de ilegal que o ambiente não permitisse, se ela estivesse dançando na escola a coisa seria diferente. Ela deu azar por causa dos celulares de plantão  :P

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #12 Online: 11 de Maio de 2010, 16:15:16 »
Minha casa, minhas regras.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #13 Online: 11 de Maio de 2010, 16:26:25 »

Existem coisas chamadas direitos trabalhistas.
Se é válido um bom profissional ser demitido por seu estilo de vida, o que impede de outros critérios preconceituosos como etnia e religião serem adotados?

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #14 Online: 11 de Maio de 2010, 16:38:33 »

Se é válido um bom profissional ser demitido por seu estilo de vida, o que impede de outros critérios preconceituosos como etnia e religião serem adotados?
O mercado. Bons profissionais conseguem emprego na concorrencia, que tendo funcionarios mais qualificados se sobressai aos preconceituosos, fazendo com que revejam suas politicas, sob pena de falência. Mas não gostaria de ser obrigado a trabalhar com pessoas que não gosto e não gostaria de impor a minha presença a quem não gosta de mim.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Pandora

• Nível 14
  • *
  • Não são pedras, são aerolitos!!!
« Resposta #15 Online: 11 de Maio de 2010, 18:03:57 »
Imaginando:
1- pais religiosos: "Oh meu Deus, minha filha não pode ter aula com adorador do capeta, isso não pode!! Ele é um psicopata!ue essa E o que esse cara entende de ética?"
2- pais não religiosos: "P***a se até padre está f*****do as crianças, imagina esse satanista!"
3- Se eu fosse a mãe: "Será que ele arruma ingresso de graça?"

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #16 Online: 11 de Maio de 2010, 19:33:08 »
[...]Autoridades do estado de Baden-Wuerttemberg disseram que o metaleiro só poderá voltar a se dedicar ao ensino se abandonar a Debauchery.[...]

http://oglobo.globo.com/blogs/moreira/posts/2010/05/07/de-dia-professor-de-filosofia-de-noite-cantor-de-death-metal-289542.asp

Uma coisa não ficou clara: a escola é pública?

De qualquer maneira, achei que a decisão foi baseada em puro preconceito, e por isso discordo dela. Até porque não entendo porque ele seria considerado uma ameaça somente por ser metaleiro nas horas vagas.

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #17 Online: 11 de Maio de 2010, 21:35:26 »

O mercado. Bons profissionais conseguem emprego na concorrencia, que tendo funcionarios mais qualificados se sobressai aos preconceituosos, fazendo com que revejam suas politicas, sob pena de falência. Mas não gostaria de ser obrigado a trabalhar com pessoas que não gosto e não gostaria de impor a minha presença a quem não gosta de mim.

Não é você que diz "Dura Lex Sed Lex"? Pois bem, estou aqui tratando da legislação trabalhista. Se esta é desnecessária pois a mão-invisível do mercado dá conta destes problemas, isto é outro assunto.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #18 Online: 11 de Maio de 2010, 21:42:48 »
Voce esta falando de leis brasileiras, o caso aconteceu na alemanha. E eu estou falando de ideais e espectativas. Se for contra lei eu sou a favor da punição, mesmo que não concorde com a lei.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #19 Online: 11 de Maio de 2010, 22:04:26 »
Como diretor da escola também demitiria, sem justa causa, pagando a indenização trabalhista. A vida social dos professores é importante para imagem da escola.

Ainda, pelo menos no Brasil, isso seria crime, pois de onde veio este sangue senão de abate criminoso?
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #20 Online: 11 de Maio de 2010, 22:13:31 »
Esse “sangue de animais” na verdade é conversa pra boi dormir, isso é maquiagem.

Abate criminoso? Se o cara matar uma galinha para se “banhar” no sangue e depois ainda comer o bicho que problema tem?   

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 11 de Maio de 2010, 22:16:19 »
E não necessariamente abate.
Uma situação particular de preconceito não leva uma escola a falência...

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 11 de Maio de 2010, 22:17:24 »
Esse “sangue de animais” na verdade é conversa pra boi dormir, isso é maquiagem.

Abate criminoso? Se o cara matar uma galinha para se “banhar” no sangue e depois ainda comer o bicho que problema tem?   

Depende. Se a matança for cruel e somente para uso do sangue num show de death metal seria crime de maus tratos contra animais domésticos.

Se for para comer não é crime, desde que o abate não seja cruel. Aí o uso do sangue poderia ser justificado.

De qualquer forma, showzinho nefasto e medonho não é crime, mas é conduta anti-social, logo, quem planta colhe: demissão.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 11 de Maio de 2010, 22:18:51 »

Na dúvida demite. Mas eu sou convicto que a escola ficaria com péssima imagem, ainda mais se o professor é notícia. Não vale a pena correr esse risco na atividade privada.

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 11 de Maio de 2010, 22:26:58 »

Na dúvida demite. Mas eu sou convicto que a escola ficaria com péssima imagem, ainda mais se o professor é notícia. Não vale a pena correr esse risco na atividade privada.

Não necessariamente nesse caso.
E se os pais adoraram a iniciativa da escola?

Na dúvida demite o que? Num tendi!!

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!