Autor Tópico: Professor de filosofia demitido na Alemanha por cantar em banda de Death Metal  (Lida 7382 vezes)

Offline Temporal

• Nível 06
  • *
Re: Professor de filosofia demitido na Alemanha por cantar em banda de Death Metal
« Resposta #75 Online: 16 de Maio de 2010, 15:17:00 »
Moralismo e mais moralismo...  Não pode isto não pode aquilo...

Até usar maquiagem que simula sangue é proibido agora...

No final passe na caixinha de deixe seu dizimo  :ok:
Moralismo é uma opinião não fundamentada, exceto pelo que outros dizem ser certo ou errado em um dado momento em dada região.

Fora metade do meu argumento na "corrente 1", onde eu tenho que considerar -para efeitos da escola- o que é certo ou errado na sociedade, a outra metade (influência dos alunos) e todo o argumento da "corrente 2", que pessoas que matam e se banham no sangue de animais não estão segundo um caminho "conhecido" por ser algo construtivo para a sociedade, ONDE está o "moralismo"? Como você sustenta o seu argumento? E de qualquer forma, como eu já disse:
"Ser ateu não faz com que tudo o que você ou outros façam de diferente deva ser encorajado. O que deve ser feito é olhar a questão, tentar verificar através do que já se sabe, ou inferir através do que se sabe o que pode acontecer por conta daquele exemplo e tirar conclusões através delas.". E foi o que eu fiz. "Moralismo" por "moralismo" não faz algo ser automaticamente certa ou errada (só faz ser mal argumentada). Não estaria você sendo um teco dogmático aqui?

É claro que eu removo tudo o que eu disse se o que ele faz é se banhar em groselha dizendo ser sangue(tornando ele um simples tonto e fazendo com que sua audiência além de tonta, tenha mais problemas do que ele). Mas se ele se banha, DE FATO, com SANGUE de VERDADE de animais de VERDADE, (sendo ele ou não quem mata os animais, mas se ele o for, sendo um agravante FORTÍSSIMO -mais do que o próprio ato de se banhar de sangue- -diferença faz-se necessária aqui para aqueles que matam pra comer e que matam para se banhar de sangue-) não removo e reforço dizendo novamente que ele deve ter problemas psicológicos e que, ainda mais para filosofia, não me merece ser a primeira opção -seria mais caso pra estudo de distúrbios e etc-.
O amor e a bondade não são uma propriedade ou uma franquia de alguma coisa ou alguém. Ao Invés disso, eles estão em cada um de nós.

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
Re: Professor de filosofia demitido na Alemanha por cantar em banda de Death Metal
« Resposta #76 Online: 16 de Maio de 2010, 15:46:49 »
Se o professor estivesse se banhando de sangue NA escola e estivesse ensinando os alunos algo com teor: violento, anarquistas e tal eu concordaria com vocês!

Mas ele gosta de fingir que esta se banhando de sangue na casa dele ou em um bar onde as pessoas querem ver isto é outra coisa...

O resto tudo é moralismo barato.  Porque fazer isto é doença mental.... Baseado em que esta sua afirmação ? Não esta sendo um pouco dogmático aqui também não ?
Não deseje.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #77 Online: 16 de Maio de 2010, 15:57:05 »
O resto tudo é moralismo barato.  Porque fazer isto é doença mental.... Baseado em que esta sua afirmação ? Não esta sendo um pouco dogmático aqui também não ?
É uma atitude discriminatória pior do que matar um bichinho sem valor social. Discriminar seres humanos é algo moralmente mais condenável, principalmente no que tem de mais valor na filosofia que é a razão.
« Última modificação: 16 de Maio de 2010, 16:23:42 por Adriano »
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #78 Online: 16 de Maio de 2010, 16:05:44 »
Convenhamos que coberto de sangue de animais já um pouco de exagero.

Se fosse algum satanista ou macumbeiro (se é que é verdade que esses grupos cometem tais atos), vocês estariam comemorando sua demissão.

Eu o demitiria por cantar tão mal...
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #79 Online: 16 de Maio de 2010, 18:10:28 »
Professor não esta na escola para ser Pastor, Exemplo de comportamento, entre outras... Ele esta la para ensinar a sua matéria sem deixar que seus gostos pessoas influenciem isto!

Vamos colocar no código de ética dos professores então: "não tocar em bandas que falem sobre violência, morte e sexo", mesmo isto não  influenciando na aula.

Abaixo os moralistas hipócritas!!!
Não deseje.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #80 Online: 16 de Maio de 2010, 18:17:41 »
Professor não esta na escola para ser Pastor, Exemplo de comportamento, entre outras... Ele esta la para ensinar a sua matéria sem deixar que seus gostos pessoas influenciem isto!

Vamos colocar no código de ética dos professores então: "não tocar em bandas que falem sobre violência, morte e sexo", mesmo isto não  influenciando na aula.

Exemplo de comportamento ele deve ser sim, sem dúvida!

O que não pode é achincalhar ou se intrometer na vida privada do professor, a não ser que ele esteja fazendo algo ilegal.

E tocar em uma banda de rock não é ilegal.
Foto USGS

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #81 Online: 16 de Maio de 2010, 18:22:14 »

Vamos colocar no código de ética dos professores então: "não tocar em bandas que falem sobre violência, morte e sexo", mesmo isto não  influenciando na aula.

O que não pode é achincalhar ou se intrometer na vida privada do professor, a não ser que ele esteja fazendo algo ilegal.

Se ele deve exemplo de comportamento e a maioria dos pais não quer que os filhos sejam roqueiros que se banham em sangue, o que a escola deve fazer?
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #82 Online: 16 de Maio de 2010, 18:30:49 »

Se ele deve exemplo de comportamento e a maioria dos pais não quer que os filhos sejam roqueiros que se banham em sangue, o que a escola deve fazer?

Se ele fez apologia do seu comportamento como roqueiro para os seus alunos, em sala de aula, a escola poderia intervir.

Mas não é o que a notícia dá a entender. Então, neste caso, há uma intromissão indevida em sua vida privada.

Se ele fosse ao Judiciário local, solicitando ou a sua reintegração ou uma indenização, eu acho que as chances dele ganhar seriam elevadas.
Foto USGS

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #83 Online: 16 de Maio de 2010, 18:36:59 »

Então um professor que seja "obeso" por exemplo não poderia dar aula, pois ele não é um exemplo de como se comportar com a alimentação, mesmo ele dando aula de matemática ?

Não estou entendendo a logica usada por vocês  :|
Não deseje.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
Re: Professor de filosofia demitido na Alemanha por cantar em banda de Death Met
« Resposta #84 Online: 16 de Maio de 2010, 18:41:56 »

Vamos colocar no código de ética dos professores então: "não tocar em bandas que falem sobre violência, morte e sexo", mesmo isto não  influenciando na aula.

Se ele fez apologia do seu comportamento como roqueiro para os seus alunos, em sala de aula, a escola poderia intervir.

Mas não é o que a notícia dá a entender. Então, neste caso, há uma intromissão indevida em sua vida privada.

Se ele fosse ao Judiciário local, solicitando ou a sua reintegração ou uma indenização, eu acho que as chances dele ganhar seriam elevadas.
O simples fato dos alunos saberem de sua segunda profissão já é uma influencia sobre os jovens, eles se miram em exemplos. Acho que os pais tem direito a escolher que tipo de exemplos seus filhos vão ter durante o crescimento. Se os pais decidirem que não querem que seus filhos tenham como exemplo alguém que se banha em sangue(não entro no mérito se é certo ou errado) acho que estão no direoto de procurar alguem mais adequado.
Você esta pensando na legislação brasileira, o fato aconteceu na Alemanha.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #85 Online: 16 de Maio de 2010, 18:54:11 »
O simples fato dos alunos saberem de sua segunda profissão já é uma influencia sobre os jovens, eles se miram em exemplos. Acho que os pais tem direito a escolher que tipo de exemplos seus filhos vão ter durante o crescimento. Se os pais decidirem que não querem que seus filhos tenham como exemplo alguém que se banha em sangue(não entro no mérito se é certo ou errado) acho que estão no direoto de procurar alguem mais adequado.

É que a maioria ou os pais não podem ter o direito de decidir o que o professor faz em sua vida pessoal, se esta não influenciar sua explicação sobre a matéria.

Se formos seguir isto que você propõe, só vão ser aceitos professores que creem em deus, pois a maioria esmagadora dos pais votariam para os professores ateus saírem!!!

Realmente o moralismo ainda é forte em nossa sociedade, e eu ainda me iludo  :desconfiado:
Não deseje.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #86 Online: 16 de Maio de 2010, 19:09:13 »

Então um professor que seja "obeso" por exemplo não poderia dar aula, pois ele não é um exemplo de como se comportar com a alimentação, mesmo ele dando aula de matemática ?

Não estou entendendo a logica usada por vocês  :|

Nerd

Tenha em mente o seguinte:

a) Um professor é uma figura pública e que tem influência (maior ou menor) sobre os seus alunos.

b) Ele é funcionário de uma instituição e deve seguir o regulamento interno dela. Se discordar ele pode: tentar modificar o regulamento, aceitá-lo ou pedir demissão (que foi o que ele fez).

Então, cientes disto, devemos estabelecer as situações de contorno e os tipos e graus de importância do papel de "modelo social" de uma figura pública que neste caso é um professor.

« Última modificação: 16 de Maio de 2018, 08:29:57 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #87 Online: 16 de Maio de 2010, 19:12:20 »

Não conheço a legislação alemã, mas no meu entender o que eu expus é comum para os países ocidentais europeus.
Foto USGS

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #88 Online: 16 de Maio de 2010, 19:27:32 »
a) Um professor é uma figura pública e que tem influência (maior ou menor) sobre os seus alunos.

A influencia na escola que eu sabia é a matéria! Ou não ? Tem a ver em contratar professores que seguem o código de moral dos outros ?

b) Ele é funcionário de uma instituição e deve seguir o regulamento interno dela. Se discordar ele pode: tentar modificar o regulamento, aceitá-lo ou  pedir demissão (que foi o que ele fez).

Qual regra da instituição ele desrespeitou ?

Então, cientes disto, devemos estabelecer as situações de contorno e os tipos e graus de importância do papel de "modelo social" de uma figura pública que neste caso é um professor.

Então você acha que um presidente de um pais deveria ser retirado do cargo só porque ele toma pinga fora do seu horário de trabalho ?

Não são pessoas publicas, são cargos públicos. Distorcendo um pouco podemos encaixar um ad hominem ai!!!
Não deseje.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #89 Online: 16 de Maio de 2010, 19:58:03 »

A influencia na escola que eu sabia é a matéria! Ou não ? Tem a ver em contratar professores que seguem o código de moral dos outros ?

Nerd. A minha proposição foi retórica, não se restringe ao caso em tela.

Não importa o que eu penso, mas sim o que cada direção de instituição pensa.

Voce realmente acha que alguma escola contrataria um professor que pudesse resultar em problemas para ela?

b) Ele é funcionário de uma instituição e deve seguir o regulamento interno dela. Se discordar ele pode: tentar modificar o regulamento, aceitá-lo ou  pedir demissão (que foi o que ele fez).

Qual regra da instituição ele desrespeitou?

Como eu escrevi anteriormente, este é um exemplo retórico.

Não tenho a menor idéia se ele (professor do caso real) desrespeitou alguma regra!

Então você acha que um presidente de um pais deveria ser retirado do cargo só porque ele toma pinga fora do seu horário de trabalho ?

Não são pessoas publicas, são cargos públicos. Distorcendo um pouco podemos encaixar um ad hominem ai!!!

Não, eu não acho que ele deve ser retirado do cargo. Por favor leia a minha postagem abaixo:

Eu acho que não se deve se intrometer na vida privada de qualquer um, incluindo as figuras públicas, quer ocupem ou não um cargo público.

Mas quero lhe devolver uma questão.

Você acha que exerce algum tipo de influência negativa para a Educação, um presidente desmerecer o estudo formal ao alardear que nunca precisou dele para chegar aonde chegou?

P.S. Em qual momento que eu fiz um ad hominem?
Foto USGS

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #90 Online: 16 de Maio de 2010, 20:12:52 »

É que a maioria ou os pais não podem ter o direito de decidir o que o professor faz em sua vida pessoal, se esta não influenciar sua explicação sobre a matéria.

Se formos seguir isto que você propõe, só vão ser aceitos professores que creem em deus, pois a maioria esmagadora dos pais votariam para os professores ateus saírem!!!

Realmente o moralismo ainda é forte em nossa sociedade, e eu ainda me iludo  :desconfiado:
Isso que eu propus acontece todos os dias, em qualquer ramo de trabalho, em qualquer cidade do mundo. Pessoas contratam outras pessoas de acordo com seu perfil profissional, mas também por compatibilidade social e perfil pessoal. Você acha errado uma empresa de produtos dietéticos que não contrate secretárias obesas? Empresas, para vender serviços, tem que vender primeiro uma imagem. Uma escola conservadora contrata professores de acordo com a imagem que querem vender, pais esperam que o serviço prestado seja de acordo com a imagwm vendida. Como o mercado é livre, existe espaço para outras escolas, com uma outra proposta, em que pais se importem mais com o conteúdo da matéria do que uma pretensa imagem conservadora.

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #91 Online: 16 de Maio de 2010, 20:16:24 »
Você acha que exerce algum tipo de influência negativa para a Educação, um presidente desmerecer o estudo formal ao alardear que nunca precisou dele para chegar aonde chegou?
No que diz respeito a educação formal em geral, sim! A afirmação pode influenciar negativamente!

Por outro lado se formos ver, ele realmente não precisou! Não interessa o nome da instituição em que aprendi a ler, mas sim que sei ler...

Aqui, ou eu me expressei errado ou você compreendeu errado!

O que eu quis dizer é: O argumento;

1. A é professor;
   2. A gosta de metal;
   3. logo A não pode ser professor.

Não é valido  :ok:
Não deseje.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #92 Online: 16 de Maio de 2010, 21:00:13 »
No que diz respeito a educação formal em geral, sim! A afirmação pode influenciar negativamente!

Por outro lado se formos ver, ele realmente não precisou! Não interessa o nome da instituição em que aprendi a ler, mas sim que sei ler...

Aqui, ou eu me expressei errado ou você compreendeu errado!

O que eu quis dizer é: O argumento;

1. A é professor;
   2. A gosta de metal;
   3. logo A não pode ser professor.

Não é valido  :ok:

Ok! :ok:
Foto USGS

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
Re:Professor de filosofia demitido na Alemanha por cantar em banda de Death Metal
« Resposta #93 Online: 31 de Março de 2018, 22:10:08 »
Para mim o metal extremo é tipo uma estética do feio. E o feio pode ser cool e pode ser apreciado.
São em um só tempo comédia e tragédia e como ambos tem um efeito catártico.

Saindo do som e passando a visão
Quer coisa mais feia que os quadros de Hieronymus Bosch? Aquilo é o equivalente medieval em pintura do Death/Black Metal
Ou quadros sombrios/frios/tristes como os de Theodor Kittelsen?
Ou o plague piper e outros mais de Zdzisław Beksiński?

Então é arte, meio estranha, mas ainda assim arte.
E um cara fodastico como o Humberto Eco escreveu um livro sobre a feiura, que ainda pretendo ler
Acho que o Eco não teria demitido o cara.
« Última modificação: 31 de Março de 2018, 22:20:55 por Fenrir »
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!