nunca encontrei um ex-metaleiro.
Culturalmente falando, como ex-headbangers, por exemplo, tem aos montes. Pessoas que só ouviam metal e passaram a ouvir igualmente outros gêneros, também. Em outras palavras, os que abandonaram o metal como identidade existem e não são raros.
O que é muito difícil é um deles que tenha definitivamente deixado de ouvir metal. Os raros são, como já foi citado aqui, aderentes a alguma doutrina cristã que os influencia nesse sentido. No mais, nada muito diferente de mudar o visual e colocar metal em pé de igualdade com bossa nova, samba, ópera, reggae, rap, entre outros.
Obs: cabelo cumprido é uma questão de identidade, autoafirmação, inserção social. São os elementos que te fazem se sentir dentro daquele grupo. Houve um tempo em que eu vivia fazendo chifrinho com a mão, me vestia de preto, colocava poster de banda no meu quarto, fazia cara de mau, dizendo que tenho rock na veia e coisas do tipo. Ficava imaginando até que profissão eu deveria seguir que condissesse com essa identidade. Algumas pessoas parecem, de fato, se completarem com esses elementos e com essas identidades; não foi o meu caso.