Já ouvi e gostava de algumas coisas de splatter metal, tipo Cannibal Corpse, Flesh Grinder... Fui a shows e tudo,
Mas hoje confesso que me incomoda um pouco o teor das músicas.
Eu gosto do Flesh Grinder o álbum S.P.L.A.T.T.E.R é bacana.
Sobre se sentir incomodado com o teor das músicas eu não tenho problema com isso, mas já vi pessoas incomodadas por gostarem de bandas NSBM como o Absurd ou Graveland e sentirem um certo incomodo. Tipo assim “ Cara, eu não sou racista mas o som do Absurd é excelente”. Acho que vai de cada um saber separar a parte musical da ideológica.
Parei de ouvir Burzum apos me instruir sobre a persona do vikernes e suas ideias. Este é um estilo que gosto, mas infelizmente tem muitas bandas racistas e xenofobas no meio. Costuma ser bem facil identifica-las porque em sua maioria deixam isso bem claro em suas letras, capas e logos. Não é o caso do burzum, que não coloca suásticas incrustadas nos logos, não tem aryan ou 88 no nome e não falam de Hitler & cia nas letras
Mas basta ler o que o cara escreve para dissipar qualquer duvida: nazista pode até não ser (diz ser odalista ou coisa parecida), mas racista e xenófobo com certeza é.
Hoje, após ouvir o som de outras bandas que considero melhores, me fica a impressão do burzum ser um tanto quanto overrated no meio black metal. Então não perdi grande coisa.
Gravenland nunca ouvi nem ouvirei: rob darken é do mesmo naipe de vikernes, o que é uma pena porque já vi compararem o som dele com Bathory, do qual sou fã.
Hoje o black metal se diversificou bastante e não se limita mais a bandas satânicas e afins, mas boa parta das bandas nsbm se diz ou posa como satânica, o que é estupido porque o satanismo é fortemente individualista, não tendo portanto a "herd mentality" de nazistas e facistas.