Curiosidade:
"Desde quando começaram os registros meteorológicos oficiais no Brasil em 1909 , em nenhum ano nevou tanto em maio como em 1941.O fim daquele mês - excepcionalmente chuvoso em boa parte do Sul do país - seria marcado por uma invasão polar , que causaria uma verdadeira NEVASCA.
A seguir, encontram-se os relatos detalhados do episódio.
A massa de ar frio chegou na região Sul entre os dias 27 e 28. E seu avanço acabou por formar um profundo sistema de baixa pressão, na altura do litoral catarinense.A combinação de ambos, frio e umidade, gerou forte queda de NEVE, nos dias 28, 29 e 30 , nos 3 estados sulinos.
Primeiramente, começou a nevar em Palmas(PR), por volta das 16hs do dia 28. A partir daí, nevaria de forma contínua na cidade até o dia 30. Na manhã do dia 29, já havia caído mais de
20cm de neve. Infelizmente, não há dados sobre a altura da camada no dia 30. No Rio Grande do Sul, a neve só apareceria na noite do dia 29.Em São Francisco de Paula(RS), nevou desde o começo da noite, com intensidade muito forte e constantemente, até alta madrugada do dia 30. Em alguns lugares , a camada de neve já havia alcançado 50cm , quando começou a chover. A mínima registrada na cidade foi de -1,0C.
Por sua vez, em Garibaldi(RS) o fenômeno teve início às 21hs, embora acompanhado de chuva fina. Porém, a chuva parou e a neve caiu forte até às 4hs, cobrindo o solo com uma camada
de 20cm. Em Bento Gonçalves(RS), só nevou a partir das 2hs do dia 30. Mesmo assim, pela manhã a neve já tinha 30 cm de espessura - a mesma altura registrada em Gramado(RS).
Na cidade de Caxias do Sul(RS), nevou em tal quantidade que o telhado da prefeitura desabou sob o peso da neve.
Em Santa Catarina ,há registro de grandes nevadas em São Joaquim, Campos Novos e Lages."
Fonte:
http://www.abaixodezero.com/?page_id=3