Autor Tópico: Encontros nacionais seriam possíveis?  (Lida 1650 vezes)

Offline Darkside

• Nível 09
  • *
Encontros nacionais seriam possíveis?
« Online: 06 de Julho de 2010, 14:21:01 »
Percebo que há diversas propostas de encontros regionais entre foristas do mesmo estado e arredores.

Mas e grandes encontros nacionais, com céticos de norte a sul? (estamos por toda parte, praticamente já dominamos o mundo  :D)

Esse tópico não é bem uma proposta disso, e sim uma idéia que me levou a refletir sobre o que vem acontecendo com ateus, céticos, agnósticos, simpatizantes e transreligiosos ao longo dos anos. Com a popularização da internet, passamos a conviver muito mais entre nós, descobrimos que somos uma comunidade muito maior do que imaginamos (e muito mais complexa e rica em características únicas também!), mas que, na minha opinião, acabou se fragmentando em grupos de diversos tipos, às vezes até nutrindo rivalidade uns com os outros. Não vou citar nomes porque eu realmente não quero uma discussão sobre esse tipo de coisa entre pessoas que possam se sentir ofendidas...

Frequentadores de diversos fóruns de ceticismo com amigos em comum constituem um grande grupo, já somos tantos que até poderíamos organizar uma enorme festa nas férias, não acham?  :hihi: Não somente entre amigos e convidados do próprio Clube Cético, mas de todos os outros fóruns, comunidades de orkut e etc.  :)

Ps: não estou criando esse tópico só porque não há encontros em meu pobre estado.  ::)

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
Re: Encontros nacionais seriam possíveis?
« Resposta #1 Online: 06 de Julho de 2010, 14:35:41 »
O grande problema em um encontro desses é que custaria grana ($$$) e teria que ser muuuuuuito bem organizado já que como grupo, a única coisa que temos em comum é o ceticismo (nem mesmo ateísmo é algo em comum sempre) e um número de pessoas grande o bastante pra viabilizar um encontro desses pode gerar uma dor de cabeça sem tamanho...

Mas a idéia já ocorreu por aqui. Acho que morreu pela questão das diferenças mesmo...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Darkside

• Nível 09
  • *
« Resposta #2 Online: 06 de Julho de 2010, 14:39:57 »
A organização seria o mais difícil mesmo...

Eu imagino um encontro assim algo que não seria um "encontro cético" propriamente dito, seria um encontro entre pessoas que frequentam o mesmo espaço e talz.  :)

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #3 Online: 06 de Julho de 2010, 15:41:18 »
Eu ofereço hospedagem e comida se o encontro for aqui..... :)
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #4 Online: 06 de Julho de 2010, 15:47:55 »
Há uns 3 anos, cogitamos alugar um sítio pra isso...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Darkside

• Nível 09
  • *
« Resposta #5 Online: 06 de Julho de 2010, 16:01:04 »
Eu ofereço hospedagem e comida se o encontro for aqui..... :)

Há uns 3 anos, cogitamos alugar um sítio pra isso...

Olha aí, as idéias estão surgindo... já temos a garantia de um sítio no Japão com comida grátis.  :biglol:

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #6 Online: 06 de Julho de 2010, 16:10:28 »

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #7 Online: 06 de Julho de 2010, 17:50:45 »
Olha Darkside, infelizmente essa idéia nunca vingou nem aqui e nem na STR. Acho que a vez em que mais se chegou perto de algo assim, foi no encontro para assinar a ata de fundação da Ateus do Brasil, onde se juntou uma galera daqui e do RJ no apartamento do Café-com-leite (../forum/topic=2808.0.html), e mesmo assim porquê o pessoal estava muito interessado em transformar a Ateus do Brasil em uma entidade realmente registrada e atuante. Por isso, meio mundo achou que valia a pena bancar uma viagem de ida e volta entre RJ e SP.

Agora, vamos pensar em um possível encontro nacional sem nenhum objetivo "oficial", apenas como uma forma descontraída de conhecermos mais de perto quem está do outro lado da monitor. Ok, é uma idéia legal mas será que todo mundo topa? A experiência já me mostrou o seguinte: todos se interessam desde que o local seja em sua respectiva cidade (e alguns nem assim), para que ele não gaste muita coisa. E realmente é um problema pertinente, afinal nem todo mundo aqui possui renda própria que lhe permita bancar um gasto desses assim de repente.

Vou dar um exemplo para deixar mais claro: suponha um grupo inicial de 30 interessados. Uns 6 de SP, 6 do PR, 4 do RS, 4 do RJ, 3 de MG, 4 dos estados do NE e os outros 3 de outros estados. A primeira dúvida: onde esse encontro seria realizado? É meio óbvio que para tentar minimizar as distâncias sempre se busca um estado mais central ao grupo, sacrificando quem vem de mais longe (NE e RS principalmente). Assim a escolha recairia provavelmente em SP ou PR. Sempre lembrando que se o número de interessados for diferente do meu exemplo, a escolha do local pode mudar.

Ok, decidimos o local. A próxima dúvida é: o encontro será daqueles de só um dia ou um encontro mais longo? Se for o primeiro caso, eu duvido que alguém se anime a viajar 400km de SP até Ctba ou vice-versa só para bater um papo ao vivo com a galera. Isso é coisa de quem tem bastante dinheiro sobrando, o que não é o meu caso e creio que a maioria se enquadra nesse aspecto. Acho legal se conseguirem organizar algo assim, mas duvido que consigam.

Supondo que não role e todo mundo preferiu optar por um encontro mais longo, que pode ser mais divertido e menos cansativo, abre-se outra questão: como hospedar quem vem de longe? Afinal de contas, para bancar uma viagem e estadia em hotel para poder ver o pessoal em mais de um dia, ou o indivíduo está bem de vida ou é do tipo de louco que rasga dinheiro. E dificilmente os moradores do lugar escolhido poderiam hospedar todo mundo em suas casas. Para um encontro mais longo assim, na última vez foi proposto alugar uma chácara que comportasse todo mundo durante 4 dias. Aí seria rachar o preço da chácara entre todos. Ok, todo mundo topou, então é alguém da região se responsabilizar em ver os preços e condições de chácaras interessantes na região. Mas não é só ficar olhando na internet e achar que está bom, tem que ir até os locais e ver se realmente prestam para que a escolha possa ser melhor avaliada pelos demais. É muito fácil um lugar parecer bom e barato na internet, mas quando se chega lá ele parece ser uma tristeza.

Ok, feito isso, dá para fazer as contas de quanto cada um terá que gastar entre os gastos com a chácara e a comida, sem contar a viagem. Se por algum milagre ninguém ainda tiver desistido e também não desistir agora (o que seria um milagre), o negócio seria arrecadar o dinheiro, fechar o negócio com o dono da chácara e deixar tudo no jeito para o dia. Só que nem todo mundo vai poder viajar de carro (aliás, acho que poucos vão, seja aonde for) então o ideal seria que os moradores do lugar que tivessem carro se dispusessem a pegar todo mundo em aeroporto/rodoviária/etc e levar para o lugar (e trazer de volta no último dia é claro), afinal eles já têm a facilidade de não ter que bancar viagem. Aí seria ver se todo mundo no lugar poderia fazer isso, afinal se só uma pessoa tiver carro, como ela poderia receber umas 25 chegando?
Ok, tudo isso sendo possível de se arranjar, existe uma data onde todo mundo está livre para se encontrar? Se houver, beleza.

Deu p/ ver como a coisa não é tão simples quanto parece? A idéia de um encontro nacional parece tão legal, mas a primeira coisa que vem estragá-la são as guerrinhas para escolher o lugar. Sempre vai sair um comentário idiota como "ah, não quero em Ctba porque a cidade é sem graça/fria/não tem nenhuma praia decente perto/etc",  ou "não quero em SP porque não quero ficar mil horas preso no trânsito", ou ainda "não quero no RJ porque não quero levar bala perdida", fora o pessoal que vai reclamar "ah, chácara é sem graça, quero conhecer a cidade", ou "ah, lá não tem sinal de internet, não vai dar para conectar meu notebook" e outras desculpas esfarrapadas. Depois disso, um grupo consegue garantir o encontro na sua cidade, mas desses metade não têm tempo ou possibilidade e a outra não tem disposição para tirar a bunda da cadeira em um fds e ir até um possível local para o encontro verificar se ele presta ou não. E um longo etc.

Francamente, acho que o melhor jeito de resolver isso seria alguém interessado nesse encontro fosse abonado o suficiente para ter uma chácara que comportasse umas 30 pessoas e estivesse disposto a cedê-la para nós de graça durante um feriadão. Daí os custos seriam apenas comida e transporte, o que já diminuiria bastante os gastos. Com isso, o pessoal da cidade (ou a menos de 100km) poderiam contribuir um pouco a mais na parte da comida para os gastos totais ficarem melhor divididos por todos. Mas sei lá, é só uma idéia.

A propósito, o Jaf postou o link da última tentativa, então você pode ver como foi o desenrolar dela.

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 06 de Julho de 2010, 18:32:21 »
Poderia ser um evento e não um encontro casual. Algo como um congresso ou fórum com assuntos na área de nosso interesse em conferências. Talvez as pessoas se animem mais e podem ser incorporadas outras pessoas, fora do círculo do FCC.

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 06 de Julho de 2010, 20:35:55 »
Gostei da idéia do Barata. O Japão seria um lugar interessante!

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 06 de Julho de 2010, 21:48:30 »
Poderia ser um evento e não um encontro casual. Algo como um congresso ou fórum com assuntos na área de nosso interesse em conferências. Talvez as pessoas se animem mais e podem ser incorporadas outras pessoas, fora do círculo do FCC.

Grande idéia, a do Derfel.

É possível fazer um congresso com várias conferências, palestras e mesas-redondas. Acho que vale a pena orçar algo do gênero e sondar a possibilidade de patrocinadores.
Foto USGS

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 06 de Julho de 2010, 23:34:37 »
Uma palestra e um encontro.
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 07 de Julho de 2010, 02:28:54 »
O de STR foi pensado desse jeito. A ideia era um encontro que juntasse várias pessoas fazendo uma mesa redonda sobre os diversos temas, ou então uma espécie de palestra, roda-viva e etc. Quando chegou na questão de quem iria dar as palestras, quem iria se responsabilizar pela organização, como arranjar espaço, acomodações e bancar as viagens o assunto morreu.

Que fique claro: não quero desincentivar ninguém a realizar esses encontros. Ao contrário, dou todo o meu apoio a quem deseje realizá-los, mas só gosto de lembrar que há muitas coisas que devem ser vistas para a realização deles. E muitas vezes o pessoal se deixa levar pelo oba-oba de uma ideia legal e se esquece de todo o trabalho que algo assim implica.

It's an award I've won"

Offline Darkside

• Nível 09
  • *
« Resposta #13 Online: 07 de Julho de 2010, 09:45:08 »
Caramba, o Unknown refutou a idéia de um encontro nacional como se fosse um argumento criacionista.  :'( Brincadeira.  :lol:

Acho que minha principal colaboração com idéias sobre o assunto não seria nem exatamente o que seria feito, e sim como poderia ser feito.  :)

Eu sou alguém meio com o pé na estrada, curto essas coisas, então esse tipo de coisa não me causa uma primeira impressão de muitos obstáculos, mas eu sou um adulto e sei muito bem de todos os aspectos envolvidos em um encontro desse tipo, e ainda mais dessa magnitude.  :ok:

Pra dar certo, um encontro assim tem que ser visto pelos foristas como uma viagem de férias mesmo, planejada com todo cuidado ao longo do ano, e não como uma ida ao cinema ou passeio do tipo, como eu imagino que seja o caso de encontros estaduais. Seria bom que a data fosse ou no final do ano, ou em janeiro ou em fevereiro.

Uma viagem de férias precisa ter vários atrativos de diversos tipos, já que são o merecido descanso de um longo ano de trabalho ou estudo (ou os dois!). Acho que atividades de todos os tipos poderiam ser planejadas, e claro, existir liberdade e tempo pras não planejadas também, tipo umas boas partidas de futebol entre os boleiros.  :D Acho que se o encontro tiver essa proposta mais séria de diversão (sem querer soar contraditório  :P) ele receberá muito mais importância de todos os possíveis participantes.  :)

Offline Darkside

• Nível 09
  • *
« Resposta #14 Online: 07 de Julho de 2010, 10:00:07 »
Que fique claro: não quero desincentivar ninguém a realizar esses encontros. Ao contrário, dou todo o meu apoio a quem deseje realizá-los, mas só gosto de lembrar que há muitas coisas que devem ser vistas para a realização deles. E muitas vezes o pessoal se deixa levar pelo oba-oba de uma ideia legal e se esquece de todo o trabalho que algo assim implica.

Li o outro tópico e acho que tudo o que você disse é importante, só eu teria alguns pontos de vista meio diferentes sobre algumas coisas.

Por exemplo, eu concordo 100% que a organização tem que ser seríssima. Fosse eu o encarregado (e infelizmente isso não seria possível já que eu moro no RS  :(), eu pediria o telefone pra contato dos foristas, informaria os preços de tudo detalhadamente com muita antecedência, assim como pediria o pagamento com antecedência também se fosse possível. Existiria um controle muito rígido sobre tudo, porque eu estaria encarregado do programa de férias de muita gente! Com certeza iria pedir ajuda de outras pessoas também, claro que sem sobrecarregar ninguém e deixando tudo muito claro.

Mas agora falando um pouco sobre os aspectos que eu observo de maneira diferente, acho que a única resposta dos foristas sobre o encontro que importa é se vão ou não. I mean, depois de os responsáveis pela organização receberem idéias de todos os interessados e colocar o esquema em prática, reclamações do tipo "queria que fosse aqui e não ali" são irrelevantes e apenas manifestam uma opinião pessoal sobre como o evento poderia ser melhor em outra situação imaginada, não significando um boicote ou má vontade.  :ok:

Acho que os princípios ideais pra algo assim ser bem feito são muita seriedade e responsabilidade na organização e tranquilidade e descontração nos demais aspectos, não podemos esquecer que tudo isso é pela diversão.  :D

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #15 Online: 22 de Julho de 2010, 21:09:24 »
Esse aqui aconteceu? “Encontro Clube Cético” ../forum/topic=13928.0.html

E esse outro?  “II Encontro Anual Clube Cético - Dia de Darwin” ../forum/topic=6904.0.html

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #16 Online: 22 de Julho de 2010, 22:16:49 »
Nós já fomos em Campinas sim, e teve um encontro lá em casa, dia de Darwin... com muita gente muito bacana!!!

Deu saudades!!! :(
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 22 de Julho de 2010, 22:29:00 »
Esse aqui aconteceu? “Encontro Clube Cético” ../forum/topic=13928.0.html

E esse outro?  “II Encontro Anual Clube Cético - Dia de Darwin” ../forum/topic=6904.0.html

Ambos aconteceram.

It's an award I've won"

Offline A Mosca

• Nível 24
  • *
« Resposta #18 Online: 23 de Julho de 2010, 00:29:17 »
Mas e grandes encontros nacionais, com céticos de norte a sul? (estamos por toda parte, praticamente já dominamos o mundo  :D)
.
.
Até pouco tempo atrás. Além do fato de sermos minoria social, nosso grupo estava condicionado a uma situacionalidade dispersa. Bem sabemos que a interação é fundamental para o desenvolvimento de todo grupo e a isso a tecnologia e internet vieram a nos obsequiar. Hoje, vide os episódios mais recentes de trollagens da parte dos religiosos, nos fóruns internet afora... Fica notório que oferecemos muito mais resistência e perigo à mentalidade religiosa.
.
.
Quanto às questões levantadas pelo Unknown. Transporte, estadia e suprimentos são perfeitamente providenciáveis, tudo a depender de tempo suficiente, paciência, planejamento e compromisso. O grande problema é a data, que esteja de acordo com a disponibilidade geral. Aqui, temos Céticos, ateus e agnósticos que trabalham em áreas e escalas das mais diversas. Alguns trabalham até nos feriados (impossível definir tal data).
.
.
Agora, também não precisamos ir com tanta sede ao pote. Os Encontros Regionais já são muito interessantes, ainda que compareçam poucas pessoas. Com o tempo, a tendência é que ocorram cada vez em maior proporção e, quem sabe mais pra frente... ? Talvez possam ocorrer Encontros Nacionais numerosos. Mas sem a utopia de pensar-se em "todo mundo".
.
.
Olha, no caso da versão nordestina. Eu não sei se comparecerá gente de outras regiões. Mas eu irei me encontrar com o Derfel e a Cynthia e depois a gente posta as fotos, aqui, no fórum. Acho de grande valia esses pequenos encontros.    

Se alumia, então é lanterna...

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 23 de Julho de 2010, 15:59:13 »
Lembre-se que tem que ser em um dia que eu não esteja de plantão. Então não pode nas terças e em alguns sábados. :)

Offline A Mosca

• Nível 24
  • *
« Resposta #20 Online: 23 de Julho de 2010, 21:23:08 »
Sim sim, claro. Combinaremos uma data de acordo...   :wink:
Se alumia, então é lanterna...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!