Olha Darkside, infelizmente essa idéia nunca vingou nem aqui e nem na STR. Acho que a vez em que mais se chegou perto de algo assim, foi no encontro para assinar a ata de fundação da Ateus do Brasil, onde se juntou uma galera daqui e do RJ no apartamento do Café-com-leite (
../forum/topic=2808.0.html), e mesmo assim porquê o pessoal estava muito interessado em transformar a Ateus do Brasil em uma entidade realmente registrada e atuante. Por isso, meio mundo achou que valia a pena bancar uma viagem de ida e volta entre RJ e SP.
Agora, vamos pensar em um possível encontro nacional sem nenhum objetivo "oficial", apenas como uma forma descontraída de conhecermos mais de perto quem está do outro lado da monitor. Ok, é uma idéia legal mas será que todo mundo topa? A experiência já me mostrou o seguinte: todos se interessam desde que o local seja em sua respectiva cidade (e alguns nem assim), para que ele não gaste muita coisa. E realmente é um problema pertinente, afinal nem todo mundo aqui possui renda própria que lhe permita bancar um gasto desses assim de repente.
Vou dar um exemplo para deixar mais claro: suponha um grupo inicial de 30 interessados. Uns 6 de SP, 6 do PR, 4 do RS, 4 do RJ, 3 de MG, 4 dos estados do NE e os outros 3 de outros estados. A primeira dúvida: onde esse encontro seria realizado? É meio óbvio que para tentar minimizar as distâncias sempre se busca um estado mais central ao grupo, sacrificando quem vem de mais longe (NE e RS principalmente). Assim a escolha recairia provavelmente em SP ou PR. Sempre lembrando que se o número de interessados for diferente do meu exemplo, a escolha do local pode mudar.
Ok, decidimos o local. A próxima dúvida é: o encontro será daqueles de só um dia ou um encontro mais longo? Se for o primeiro caso, eu duvido que alguém se anime a viajar 400km de SP até Ctba ou vice-versa só para bater um papo ao vivo com a galera. Isso é coisa de quem tem bastante dinheiro sobrando, o que não é o meu caso e creio que a maioria se enquadra nesse aspecto. Acho legal se conseguirem organizar algo assim, mas duvido que consigam.
Supondo que não role e todo mundo preferiu optar por um encontro mais longo, que pode ser mais divertido e menos cansativo, abre-se outra questão: como hospedar quem vem de longe? Afinal de contas, para bancar uma viagem e estadia em hotel para poder ver o pessoal em mais de um dia, ou o indivíduo está bem de vida ou é do tipo de louco que rasga dinheiro. E dificilmente os moradores do lugar escolhido poderiam hospedar todo mundo em suas casas. Para um encontro mais longo assim, na última vez foi proposto alugar uma chácara que comportasse todo mundo durante 4 dias. Aí seria rachar o preço da chácara entre todos. Ok, todo mundo topou, então é alguém da região se responsabilizar em ver os preços e condições de chácaras interessantes na região. Mas não é só ficar olhando na internet e achar que está bom, tem que ir até os locais e ver se realmente prestam para que a escolha possa ser melhor avaliada pelos demais. É muito fácil um lugar parecer bom e barato na internet, mas quando se chega lá ele parece ser uma tristeza.
Ok, feito isso, dá para fazer as contas de quanto cada um terá que gastar entre os gastos com a chácara e a comida, sem contar a viagem. Se por algum milagre ninguém ainda tiver desistido e também não desistir agora (o que seria um milagre), o negócio seria arrecadar o dinheiro, fechar o negócio com o dono da chácara e deixar tudo no jeito para o dia. Só que nem todo mundo vai poder viajar de carro (aliás, acho que poucos vão, seja aonde for) então o ideal seria que os moradores do lugar que tivessem carro se dispusessem a pegar todo mundo em aeroporto/rodoviária/etc e levar para o lugar (e trazer de volta no último dia é claro), afinal eles já têm a facilidade de não ter que bancar viagem. Aí seria ver se todo mundo no lugar poderia fazer isso, afinal se só uma pessoa tiver carro, como ela poderia receber umas 25 chegando?
Ok, tudo isso sendo possível de se arranjar, existe uma data onde todo mundo está livre para se encontrar? Se houver, beleza.
Deu p/ ver como a coisa não é tão simples quanto parece? A idéia de um encontro nacional parece tão legal, mas a primeira coisa que vem estragá-la são as guerrinhas para escolher o lugar. Sempre vai sair um comentário idiota como "ah, não quero em Ctba porque a cidade é sem graça/fria/não tem nenhuma praia decente perto/etc", ou "não quero em SP porque não quero ficar mil horas preso no trânsito", ou ainda "não quero no RJ porque não quero levar bala perdida", fora o pessoal que vai reclamar "ah, chácara é sem graça, quero conhecer a cidade", ou "ah, lá não tem sinal de internet, não vai dar para conectar meu notebook" e outras desculpas esfarrapadas. Depois disso, um grupo consegue garantir o encontro na sua cidade, mas desses metade não têm tempo ou possibilidade e a outra não tem disposição para tirar a bunda da cadeira em um fds e ir até um possível local para o encontro verificar se ele presta ou não. E um longo etc.
Francamente, acho que o melhor jeito de resolver isso seria alguém interessado nesse encontro fosse abonado o suficiente para ter uma chácara que comportasse umas 30 pessoas e estivesse disposto a cedê-la para nós de graça durante um feriadão. Daí os custos seriam apenas comida e transporte, o que já diminuiria bastante os gastos. Com isso, o pessoal da cidade (ou a menos de 100km) poderiam contribuir um pouco a mais na parte da comida para os gastos totais ficarem melhor divididos por todos. Mas sei lá, é só uma idéia.
A propósito, o Jaf postou o link da última tentativa, então você pode ver como foi o desenrolar dela.