Quanto ao povo de Clóvis, existe a hipótese que seriam caucasianos, com uma cultura muito parecida com uma francesa que não me recordo agora. Mas parece que foram extintos antes da próximas levas vindo da Ásia (que foram duas: a primeira se espalhou pelo continente e a segunda foi com os Navajos). Existe também um outro grupo antigo na América do Sul, negróide, mais antigo que os asiáticos, cuja origem é um mistério (África ou em um momento próximo a da colonização da Austrália, via Ásia?). Veja alguma coisa sobre Luzia.
Essa questão dos negróides é bastante intrigante mesmo!
Quando os primeiros homo sapiens sairam da África há cerca de 70 000 anos atrás, é provável que eles tivessem todos traços negróides (parecidos com os atuais khoisans).
Há 40 000 anos atrás, toda a região sul da Ásia era bastante interligada por ilhas e pequenos canais, já que estávamos em plena era glacial e o nível do mar era baixíssimo quando comparado a hoje.
Essa primeira leva, vinda da África, se espaçhou rapidamente por todo a Ásia, colonizando o sul da China e todas as ilhas (Indonésia, Filipinas, Taiwan, etc). Usando canoas antigas, vários deles atingiram a Austrália e Papua Nova Guiné.
Os milênios de passaram, e esses povos negróides que habitaram a Ásia por tanto tempo foram sendo extintos ou assimilados pelas novas etnias que chegaram do norte da China. Ainda hoje persistem alguns pequenos grupos de "negritos" (como são chamados) em Taiwan, Filipinas e algumas regiões isoladas da Índia. Todo o restante desapareceu, deslocado/destruído pelos povos agrícolas que chegavam (chineses, inicialmente, e depois os austronésios, seus parentes).
Os austronésios são um grupo particular, surgido na ilha de Taiwan, que iniciou uma expansão em 3000 a.C e colonizou todas as ilhas asiáticas. Destruiram todos os "negritos" caçadores-coletores que lá habitavam. Continuaram a se expandir por ilhas desabitadas do do pacífico (polinésia). Atingiram o Madagascar por volta do séxulo I d.C, Havaí em 500 d.C e Ilha de Páscoa (próximo ao Chile) em 900 d.C.
Todos os negróides que habitavam essas regiões desapareceram (deixando pouquíssimos exemplares isolados). Os únicos negróides que os austronésios não deslocaram foram os papuásios da montanha (já conheciam a agricultura, o que os tornavam mais poderosos) e os aborígenes australianos (os austronésios não alcançaram a Austrália).
É interessante o fato dos austronésios não terem atingido a Austrália, mas atingirem a Nova Zelândia (até então desabitada). Provavelmente, o fato deles não terem conseguido tomar a Papua dos papuásios brecou seu avançoi rumo á Austrália.
Após todo esse rodeio, qual o ponto que eu queria chegar: se houve negróides pré-históricos no Brasil, eles teriam vindo provavelmente da Ásia no Paleolítico Superior (nível do mar mais baixo, mais ilhas, etc), e não da África.
Se houve negróides no Brasil, eles podem ter sido extintos sozinhos ou sido destruidos pelos povos indígenas de origem asiática que aqui chegaram há uns 15 000 anos.