Autor Tópico: O Ateísmo é uma postura de alto risco?  (Lida 3405 vezes)

Offline A Mosca

• Nível 24
  • *
O Ateísmo é uma postura de alto risco?
« Online: 23 de Julho de 2010, 23:23:03 »
Bem, vou contar uma estória...

O Nome De Jesus Tem Poder

Um rapaz de família cristã, que era ateu encubado. Isso quer dizer: ele não acreditava na existência de um ser supremo ou em qualquer outra entidade sobrenatural. Porém, nunca se declarou como tal para a sua família. Ele conservava esse seu entendimento em sigilo e participava normalmente das liturgias - como ir ao culto de domingo, por exemplo. Só que ele, eventualmente, fazia uso de drogas, e era só ali, entre seus colegas de vício, que confidenciava sua personalidade ateísta.

Certo dia, quando ele e dois dos seus colegas desciam à boca de fumo, para comprarem sua droga, foram abordados por policiais, dos cujos quais, um deles o reconheceu, dizendo: _ "Não! Pode deixar, eu conheço aquele garoto. Tranqüilo. É um rapaz de família. Até evangélico ele é". Liberando-os, por conseguinte. Isso sem revistá-los, o que podemos pensar não fazer muita diferença. Afinal, ainda não estavam de posse do flagrante. No entanto, talvez pudesse dissuadi-los. Mas, continuando... O garoto, engenhoso que era. Teve uma ideia repentina. Percebendo que, apesar de não conhecer o policial. Mesmo assim, este o conhecia de vista. E como o próprio havia comentado sobre ele ser evangélico, concluiu que só poderia conhecê-lo da Igreja, e que só por esse motivo não foram revistados. Foi então que, a partir desse dia, como combinado com os outros colegas, o garoto passou a descer à boca de fumo, sozinho e de posse da bíblia em mãos. Presumindo que, desse modo, nunca seria abordado por policiais. Como, de fato, não mais foi.

...

Com algumas idas e voltas, e a confirmação do sucesso de sua ideia, ele se sentia orgulhoso e, empolgado, brincava com os colegas, dizendo: "Se Jesus está comigo, nada tenho a temer". E ele repetia a brincadeira na boca de fumo, também. Só que, apesar de traficantes, os sujeitos que se encontravam na boca eram o  que costumam chamar de “católicos não praticantes”. Eles eram de família católica e criam sim, em Jesus Cristo. A princípio, eles apenas ignoraram, deixavam escapar uma risada e outra... Levavam na brincadeira. Foi quando um deles replicou que “o cara estava brincando com coisa séria. Que não se brinca com Deus”. Os demais concordaram, falavam entre si:

_Aquele bicho é ateu, véi! É satanista!

_Meu irmão, tu vai vê quando ele vir aqui de novo, vou tirar a maior onda!

_ De rocha! De rocha! Vamos fazer aquele otário!

Eles consideravam blasfemar contra Jesus Cristo algo pior que matar ou roubar. Era digno de total repulsa, um completo absurdo. Afinal, era o Deus que seus pais adoravam e que tanto os recomendavam. Então, quando o garoto retornou, eles o espancaram até que desmaiasse. E, depois, desfecharam com um disparo de revolver, calibre 38, em sua face, matando-o.

Vai entender o ser humano...

Altair Pinheiro de Assis
« Última modificação: 24 de Julho de 2010, 14:06:27 por A Mosca »
Se alumia, então é lanterna...

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Re: O Ateísmo é uma postura de alto risco?
« Resposta #1 Online: 23 de Julho de 2010, 23:26:50 »
O ateísmo é uma postura de risco quando o indivíduo ateu se declara e fica exposto a teístas fanáticos.
Foto USGS

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 23 de Julho de 2010, 23:28:19 »
Ir constantemente na boca de fumo é um comportamento de alto risco...
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #3 Online: 23 de Julho de 2010, 23:33:06 »
Postura de risco é desenhar com o Guilherme, ele mais se pinta do que pinta a folha e eu sempre termino com algum risco !
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 23 de Julho de 2010, 23:33:38 »

Além de...
Foto USGS

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #5 Online: 23 de Julho de 2010, 23:33:45 »
O maior risco do ateísmo, para mim, é o de ser um anti-teísmo e ficar caçando as baboseiras que os teístas falam, como ocorre quotidianamente com os sites e comunidades ateístas existentes.

Eu tenho para mim que a melhor postura ateísta é a de se voltar para o próprio ateísmo enquanto realidade histórica e social e não se prender apenas ao periodo presente exposto da mídia e no ciberespaço.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #6 Online: 23 de Julho de 2010, 23:46:55 »
E
u tenho para mim que a melhor postura ateísta é a de se voltar para o próprio ateísmo enquanto realidade histórica e social e não se prender apenas ao periodo presente exposto da mídia e no ciberespaço.

Hein ?  :olheira:
--
Si hemos de salvar o no,

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #7 Online: 23 de Julho de 2010, 23:56:13 »
E
u tenho para mim que a melhor postura ateísta é a de se voltar para o próprio ateísmo enquanto realidade histórica e social e não se prender apenas ao periodo presente exposto da mídia e no ciberespaço.

Hein ?  :olheira:
Gosto do ateísmo enquanto doutrina filosófica, que é uma abordagem mais profunda do ateísmo, baseado em toda a literatura existente, todas as suas vertentes. Mas tenho plena consciência de que é um interesse particular e praticamente solitário  :lol:
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline A Mosca

• Nível 24
  • *
« Resposta #8 Online: 24 de Julho de 2010, 00:10:08 »
Não podemos pura e simplesmente considerar alguém como ignorante, por este não possuir conhecimento sobre alguma questão. Aqui entramos na questão do Agnosticismo, ou seja, a privação do conhecimento. Se um sujeito não tem acesso ao conhecimento, ele não ignora, ele não é ignorante. O sujeito ignorante ou pragmático, como preferir. Ele tem acesso a meios para a aquisição do conhecimento. Mas ele não recorre a estes meios, por pura falta de interesse e motivação pessoal.
.
.
O enriquecimento cultural deve afastar o homem da metafísica e com isso da religião. Desde Epicuro, as verdades filosóficas já mostravam a inutilidade da crença em deuses, adianto.
.
.
Quando CRIANÇA, ainda, as pessoas tentavam me incutir a ideia de Deus. Mas, mesmo com a falta de acesso ao conhecimento. Eu me negava a aceitar a ideia de um ser inimaginável, criador de tudo que conhecemos e do que ainda não conhecemos e todas as estórias absurdas, que giram em torno dessa ideia. Veio a minha adolescência e a minha juventude, e as pessoas já me definiam como ateu – de uma forma deturpada -, devido minha recusa. Ficavam me pressionando, dizendo que eu precisava acreditar. Senão eu não seria salvo. Com um tempo, eu conheci a internet e tive acesso às informações necessárias, para que eu me aceitasse como ATEU. Hoje, eu me orgulho de ter sido um não-crente e de, finalmente, ter abraçado a verdade. Agora, no que eu considero a "UNA" (a união nacional dos ateus). Eu não sou só ateu. Eu sou ATEÍSTA. Pois me recuso a ignorar o preconceito que sofremos.
.
.
Não devemos nos olvidar que a religião não trata apenas de uma ideia boba. Trata-se de um mecanismo sociopolítico com a finalidade de dominação social. Quando menciono o "alto risco". Eu não retrinjo apenas ao risco de privação total da vida, não. Mas, sim, diz respeito ao preconceito e à discriminação que a subtrai. Do meu ponto de vista, é preciso ser destemido para declarar-se abertamente como tal.
« Última modificação: 24 de Julho de 2010, 00:21:13 por A Mosca »

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 24 de Julho de 2010, 00:18:39 »
Falar que é ateu é um saco, todo mundo te enche o saco, te olha de boca torta, diz que está louco e quer te converter.
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Anne

• Nível 20
  • *
« Resposta #10 Online: 24 de Julho de 2010, 00:34:20 »
Falar que é ateu é um saco, todo mundo te enche o saco, te olha de boca torta, diz que está louco e quer te converter.

Verdade, isso acontece constantemente comigo...

Quando alguém pergunta qual minha religião, digo que não tenho nenhuma, pra não criar "caso", evito dizer que não creio que exista um deus. O f* é quando tem alguém da família por perto que conhece minha postura, sempre retruca dizendo: _Liga não, ela é doida...

Tenho que rir (riso sem graça) e desconvensar pra não cair numa discusão inútil.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #11 Online: 24 de Julho de 2010, 00:42:22 »
Dependendo da pessoa não compensa mesmo, mas no meu caso, já mais velho e com uma opinião respeitada, você pode dizer abertamente que é ateu que ninguém mais cai na besteira de tentar me converter :lol:
--
Si hemos de salvar o no,

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 24 de Julho de 2010, 00:47:10 »
Aprendi depois de tanto me encherem, a dizer que não vou na igreja, que não ligo pra essas coisas e não prolongo essa conversa chata.
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline A Mosca

• Nível 24
  • *
« Resposta #13 Online: 24 de Julho de 2010, 00:49:51 »
O ateísmo é uma postura de risco quando o indivíduo ateu se declara e fica exposto a teístas fanáticos.
.
.
Ele se expõe na medida que exerce os Direitos Humanos Fundamentais.
.
.

.
.
Contudo, o sujeito estar a exercer o direito de ir e vir que lhe é conferidodo por lei... E a visinhança é condicionada a transitar pela localidade e viver sob tutela de pessoas da mais alta periculosidade. Nem sempre se tem suporte Educacional que possibilite boas alternativas. Quase nunca há.
.
.
Alguém aqui já assistiu o documentário "Falcão, Meninos do Tráfico" (desenvolvido pelo MV Bill)? Evidencia o sistema hierárquico e a utilização de expressões típicas do Cristianismo. Como "fiel" e "fortalecer", por exemplo. É bem interessante...
 :wink:
« Última modificação: 24 de Julho de 2010, 01:00:04 por A Mosca »

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #14 Online: 24 de Julho de 2010, 00:53:27 »
Eu digo que acredito na justiça, no bem e no belo. Daí já dizem que isso é deus  :histeria:

É que aprendi, com o tempo, que o aspecto que importa no teísmo para as pessoas, é principalmente a questão ética. Por isto a minha "ofensiva" é metralhar o meu aspecto moral e ético de cara, e com isso compartilhar o "deus" (bem) que temos em comum.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #15 Online: 24 de Julho de 2010, 01:13:23 »
Sim, o fato é a questão ética. Se a pessoa já te conhecia, e te julgava bem, o fato de saber que vc é ateu não muda muito as coisas (como dizia a mãe de uma ex-namorada, 'é ateu mas é bom' !, hoje também brincam e dizem 'você é argentino mas é legal !' :) )
--
Si hemos de salvar o no,

Offline Anne

• Nível 20
  • *
« Resposta #16 Online: 24 de Julho de 2010, 01:28:30 »
O problema é esse. Sinceramente, não me sinto confortável com isso... já ouvi pessoas dizerem isso: Ela não crê em deus, mas gente boa...

Resumindo: Ela é doida mas não oferece risco.

Há algum tempo atrás, pensava que as pessoas (familiares e amigos cristãos) estavam se afastando de mim por que sou atéia (o que de fato a princípio ocorreu), mas analizando bem, fui eu que me afastei de algumas pessoas, meu círculo social diminuiu bastante.

O mais hilário é que minha melhor amiga é evangélica, são 20 anos de amizade, é como uma irmã pra mim. Vou no casamento dela amanhã, quer dizer, hoje. Vou ser madrinha.

Tô meio nervosa, faz anos que não entro numa igreja evangélica...

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #17 Online: 24 de Julho de 2010, 02:21:20 »
Com a minha experiência psiquiátrica e meus estudos sobre psiquiatria, muito difícil eu cair nesse que eu chamo de argumento psiquiátrico (o último forista que vi utilizando este foi o cientista). Já até usei muito contra a religião mas percebi que é besteira.

O que me dá mais o pé no chão, é a comunidade ateísta que temos, a construção de um vínculo cibercultural, muito mais amplo que as pobres sociedades religiosas. Mesmo que estas estejam também migrando para o ciberespaço, jamais terão a liberdade discursiva que temos, ao estílo da comunidade científica, a qual nos espelhamos.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #18 Online: 24 de Julho de 2010, 09:36:03 »
Fala sério. Arriscado é sofrer de falta de noção.

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #19 Online: 24 de Julho de 2010, 10:19:15 »
No meu caso não saio  gritando aos quatro ventos que sou ateu.  Acho que é preciso ter bom senso em relação a isso.
Certa vez participei de uma entrevista de emprego. Entre as perguntas a mulher me perguntou qual era a minha religião. Na época eu era meio radical e fui burro em retrucar: “Nenhuma! Qual importância disso para o cargo?”
No trabalho assumir o ateísmo  pode ser complicado pelo menos em um primeiro momento.
Como já citei em outro tópico:
Desculpe a pergunta.

Mas em qual local de trabalho (empresa?) se faz uma oração antes de começar o expediente? Só se for de crente e das bem retrógradas!

Na PM fazem isso todos os dias...

PM? Na Polícia Militar? Uma corporação de um estado laico? É sério? E ninguem questionou isto?
Enquanto o Coronel for crente, aho que ninguém questionaŕa...

Not really. Na verdade, participa quem quer. No começo, eu participava por pressão, mas já vai pra mais de ano que não me junto nas orações e comigo se juntam uns 4 ou 5 que ficam conversando enquanto o resto reza...

Deve haver policiais rezando apenas para manter a formalidade.

Quando eu estava fazendo estágio na Ferrovia Centro Atlântica também tinha de rezar. No início eu esperava a reunião diária terminar e já deixava o local, mas o pessoal começou a encher o meu  saco então para não criar problemas comecei a rezar, na verdade apenas permanecia no local de mãos dadas com as outras pessoas e esperava o circo acabar. Na Gerdau é a mesma coisa, quando comecei a trabalhar logo no primeiro dia após a reunião diária sobre segurança já pegaram nas minhas mãos e começaram um “pai nosso”, para não criar um mau estar não me opus, mas é chato. 

Mas depois que já se estabeleceu um primeiro contato e as pessoas já estão cientes que você não devora criancinhas é perfeitamente possível se assumir ateu.  Mas assumir de cara pode gerar um certo mal-estar e criar barreiras entre os funcionários, principalmente quando se é novato.
Talvez nesse contesto empregado e patrão/empresa assumir o ateísmo possa ter certo risco, mas isso vai de cada um avaliar o ambiente e o nível de tolerância dos colegas.

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #20 Online: 24 de Julho de 2010, 10:22:10 »
O problema é esse. Sinceramente, não me sinto confortável com isso... já ouvi pessoas dizerem isso: Ela não crê em deus, mas gente boa...

Resumindo: Ela é doida mas não oferece risco.

Há algum tempo atrás, pensava que as pessoas (familiares e amigos cristãos) estavam se afastando de mim por que sou atéia (o que de fato a princípio ocorreu), mas analizando bem, fui eu que me afastei de algumas pessoas, meu círculo social diminuiu bastante.

O mais hilário é que minha melhor amiga é evangélica, são 20 anos de amizade, é como uma irmã pra mim. Vou no casamento dela amanhã, quer dizer, hoje. Vou ser madrinha.

Tô meio nervosa, faz anos que não entro numa igreja evangélica...

Cuidado Anne acho que esse casamento é uma farsa, estão armando para te pegar.  :medo:

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #21 Online: 24 de Julho de 2010, 10:24:17 »
Não sei se já contei aqui, mas uns dois anos atrás a empresa onde trabalho estava passando por um período muito complicado. Uma menina, católica, propôs que fôssemos à missa juntos, pois ela tinha pedido uma bênção ao padre. Quando ela me convidou, eu lhe disse com um sorriso franco que, se ela não se importasse com a presença sincera de um ateu, eu não me importaria em estar lá para demonstrar união.

E acabou sendo legal.  

Offline A Mosca

• Nível 24
  • *
« Resposta #22 Online: 24 de Julho de 2010, 11:23:33 »
Fala sério. Arriscado é sofrer de falta de noção.
.
.
Mas esse é o risco, oras. Já sofri preconceito e discriminação diversas vezes. Agora, a mais recente é que fui perseguido na faculdade em que cursava. Espalharam que eu seria um ex presidiário e ganharia a vida matando gente. Acreditem, pessoas! Uma das minhas tutoras da disciplina de Metodologia do Trabalho Científico " , após adentrar meu antigo perfil orkutiano, tirou estas conclusões ao meu respeito, baseadas em uma brincadeira que um colega de bairro me havia feito via depoimento.
.
.
Só que um amigo professor de Economia da referida faculdade, tomou conhecimento do boato que circulava a meu respeito e, quando nos encontramos, em um churrasquinho, aqui próximo de casa, onde eu tomava umas geladas, ele veio me questionar se eu estava a par do boato.
.
.
Agora adivinhem vocês a religião dela... (?). E em homenagem a minha Tutora da disciplina de Metodologia Do Trabalho Científico, deixo este clip da Alanis Morissette: "
feature=fvst ". [/i]

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #23 Online: 24 de Julho de 2010, 11:33:58 »
Não caberia um processo?

Offline A Mosca

• Nível 24
  • *
« Resposta #24 Online: 24 de Julho de 2010, 11:45:20 »
Sim sim, caberia. Só que isso envolve uma Instituição Acadêmica renomada e a vida doutras pessoas, que poderiam sofrer perseguição, também, caso testemunhassem. É muita dor de cabeça e, sabe de uma coisa? Desprezo as Instituições Acadêmicas. Valoriso demais minha autonomia.
.
.
E eu já estou acostumado a lidar com o preconceito e a discriminação.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!