Autor Tópico: Esporte - Basquete  (Lida 11789 vezes)

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Esporte - Basquete
« Online: 24 de Julho de 2010, 23:38:04 »
Em agosto vai ter o campeonato mundial de basquete na Turquia.

Alguém aí conhece e ou gosta do esporte de Michael Jordan?
« Última modificação: 26 de Fevereiro de 2012, 21:20:05 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
Re: Esporte - Campeonato Mundial de Basquete
« Resposta #1 Online: 25 de Julho de 2010, 09:49:32 »
Eu gosto, mas me enerva um pouco no final de jogos apertados quando os times ficam muito defensivos e parando o jogo.

Vai passar em qual canal?

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 25 de Julho de 2010, 09:59:49 »
[...]
Vai passar em qual canal?

Pelo que sei nos canais de TV por assinatura ESPN Brasil e SporTV.

Tomara que passe também em canal aberto. Aí o mais provável é que seja na Band ou na Record.
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 25 de Julho de 2010, 10:12:51 »
Eu gosto, mas me enerva um pouco no final de jogos apertados quando os times ficam muito defensivos e parando o jogo.
[...]

Voce é novo e não deve ter visto nenhuma das seis finais do Chicago Bulls nos anos 90.

Do contrário voce teria ficado com "os nervos à flor da pele", pois diversos jogos somente foram decididos nos últimos segundos, como foi o caso da primeira partida da final de 1997 contra o Utah Jazz, no qual Jordan fez o arremesso da vitória (84 a 82). O cronômetro "zerou" com a bola em pleno ar.
« Última modificação: 27 de Novembro de 2011, 00:55:03 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #4 Online: 25 de Julho de 2010, 10:33:00 »
Na verdade eu vi os melhores momentos deste jogo, foi épico mesmo :-)

Mas me referia ao jogos não tão épicos em que os dois times ficam ensebando. Case in point, as finais do NBB este ano entre Brasília e Flamengo.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 25 de Julho de 2010, 10:55:33 »
Jogo meio paspalhão esse tal de basquete.

É possível que seja.

Voce poderia explicar porque considera o basquete "paspalhão"?
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 25 de Julho de 2010, 10:57:54 »
Na verdade eu vi os melhores momentos deste jogo, foi épico mesmo :-)

Mas me referia ao jogos não tão épicos em que os dois times ficam ensebando. Case in point, as finais do NBB este ano entre Brasília e Flamengo.

Eu assisti somente um jogo, por puro desleixo.

Não seria porque faltou um jogador "matador" para cada lado, como era o caso do Oscar no Flamengo?
Foto USGS

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #7 Online: 25 de Julho de 2010, 11:06:54 »
As equipes estavam muito equilibradas e o clima fora do jogo, tenso. Houve uma confusão quanto ao local da final, o que certamente contribuiu para o nervosismo na quadra. Eu estava escutando flashes do penúltimo playoff no rádio. Faltavam uns 45s para o final da partida -- que se estenderam por  váááários minutos!

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 25 de Julho de 2010, 11:13:17 »
As equipes estavam muito equilibradas e o clima fora do jogo, tenso. Houve uma confusão quanto ao local da final, o que certamente contribuiu para o nervosismo na quadra. Eu estava escutando flashes do penúltimo playoff no rádio. Faltavam uns 45s para o final da partida -- que se estenderam por  váááários minutos!

A propósito Dbohr.

Voce citou um aspecto que é cada vez mais problemático em eventos esportivos de massa: tensão entre torcedores.

No caso do basquete a que voce atribui isto?
Foto USGS

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #9 Online: 25 de Julho de 2010, 11:21:06 »
No caso específico do basquete eu não saberia apontar, mas é fato que as pessoas deixam as paixões dominarem. Quando se juntam nas infames torcidas organizadas esse aspecto só piora.

Agora, houve uma troca de acusações entre as diretorias do Flamengo e do Brasília quanto ao local do último jogo. Não acompanhei de perto para saber de verdade o que estava acontecendo ou quem estava com a razão (provavelmente, ninguém). A briga ficou muito quente fora de quadra e isso passou tanto para os atletas quanto para a torcida. O que, é claro, sempre prejudica o esporte. 

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 25 de Julho de 2010, 11:26:52 »
O que eu observei Dbohr, é que em alguns jogos de basquete, a torcida tem emulado o comportamento da platéia de futebol. Parece uma sessão de catarse coletiva, que transforma muitos cidadãos pacíficos em uma turba enfurecida.

E é um fenômeno que eu desconhecia nas quadras. Quando fiz o mestrado e o doutorado em Rio Claro no final dos anos 80 e meados dos anos 90, eu nunca presenciei cenas de selvageria da torcida local, embora hostilidades de pequena intensidade fossem comuns.

De qualquer modo, a violência foi um dos motivos pelo qual eu deixei de frequentar estádios de futebol.
Foto USGS

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #11 Online: 25 de Julho de 2010, 11:39:37 »
Gosto de ir ao Maracanã, mas evito os jogos mais disputados não por causa da torcida. Conhecendo o estádio é relativamente fácil evitar encrenca. Mas detesto a incompetência das federações em organizar a venda de ingressos. Tentei ir naquele Fla-Flu do Campeonato Carioca deste ano -- o épico 5x2 de virada -- e não consegui sequer comprar pela internet.

Eu preciso é ir mais ao Tijuca Tênis Clube e ao Maracanãzinho pra assistir vôlei e basquete, é muito mais tranqüilo em comparação!

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #12 Online: 25 de Julho de 2010, 11:44:15 »
Bom, eu não sei como é fora do RS, mas eu frequento o estádio há 5 anos e, apesar de já ter presenciado incontáveis pequenos tumultos/brigas, nunca tive qualquer problema em relação a isso. Pelo menos aqui no RS, não é necessário deixar de ir em jogos por causa de violência. Talvez seja diferente no RJ ou SP.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #13 Online: 25 de Julho de 2010, 11:48:10 »
No Maracanã as torcidas organizadas têm local fixo, então não tem o menor problema. Em dias de estádio muito cheio o cuidado tem que ser em evitar multidões na hora de sair. E nada que esperar uns minutos a mais não resolva :ok:

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #14 Online: 25 de Julho de 2010, 11:56:28 »
Pois é, Dbhor. A impressão que eu tenho é que as pessoas ficaram com aquelas imagens de pancadarias da década de 90 e com mais um certo exagero da mídia, e acham que ir a um estádio de futebol, hoje em dia, e um ato de bravura/estupidez, já que estaríamos indo para um campo de batalha, quando a realidade é bem diferente.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 25 de Julho de 2010, 12:21:48 »
Meu amigo, quero dar minha opinião. Paspalho no significado de tabacudo, jogo grosso. O basquete em sua forma literal promove uma espécie de jogatina meio nosense. A invenção do basquete já é estranha, pois jogar a bola pingando ao invés de chutando é muito estranho. E não é minha intenção trolhar no tópico, existe uma lista de jogos que vai contra a lógica de um "play game", assim como aquele da vassoura de ficar raspando o gelo. É humilde opinião, sem dados estatísticos ok.
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #16 Online: 25 de Julho de 2010, 12:29:08 »
Então faz o seguinte, deixa a gente discutir basquete numa boa e sai fora :ok:

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #17 Online: 25 de Julho de 2010, 12:43:39 »
[As mensagens off-topic estão sendo apagadas. Amanhã conduzirei o resto da limpeza, para que o autor do tópico tenha tempo de ver a resposta à sua indagação e constate que, de fato, houve um desvio do assunto]

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 25 de Julho de 2010, 12:47:12 »
Meu amigo, quero dar minha opinião.

Tudo bem para mim.

Paspalho no significado de tabacudo, jogo grosso.

Para mim é o oposto Fabulous. O basquete quando jogado em alto nível (leia-se NBA, em particular na era Jordan) é o jogo que melhor combina força, beleza atlética e técnica.

O basquete em sua forma literal promove uma espécie de jogatina meio nosense. A invenção do basquete já é estranha, pois jogar a bola pingando ao invés de chutando é muito estranho.

Não entendi a sua expressão "espécie de jogatina nonsense". Voce pode explicar um pouco mais?

A criação do basquete ocorreu nos EUA no final do século XIX, quando James Naismith propos um esporte para ser praticado no rigoroso inverno da costa leste estadunidense, em recinto fechado.

A sua estranheza ao fato de que o basquete é jogado com as mãos é de natureza cultural, pois nós estamos acostumados (doutrinados?) com o futebol desde tenra idade.

No entanto a sua observação é análoga a de alguns conservadores estadunidenses, que fizeram uma crítica ao futebol por que este é jogado com os pés. Segundo estes cavalheiros, as mãos representam os membros humanos ápices quanto ao manuseio de ferramentas, sendo assim o grande diferencial em relação aos demais animais.

Acho que o argumento deles é mais consistente que o seu, embora eu não endosse nenhum.

E não é minha intenção trolhar no tópico, existe uma lista de jogos que vai contra a lógica de um "play game", assim como aquele da vassoura de ficar raspando o gelo.

Não cabe a mim considerar a sua opinião como "trollismo" mas sim à moderação.

Qual é a lógica de um "play game" e quais são os jogos que violam esta lógica?

"O da vassoura raspando o gelo"? Acho que voce se refere ao "curling", não?

É humilde opinião, sem dados estatísticos ok.

Ok!
« Última modificação: 25 de Julho de 2010, 12:50:19 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 25 de Julho de 2010, 12:52:12 »
[As mensagens off-topic estão sendo apagadas. Amanhã conduzirei o resto da limpeza, para que o autor do tópico tenha tempo de ver a resposta à sua indagação e constate que, de fato, houve um desvio do assunto]

Fico no aguardo da resposta do Fabulous, para a minha última postagem.
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 25 de Julho de 2010, 12:55:43 »
Pois é, Dbhor. A impressão que eu tenho é que as pessoas ficaram com aquelas imagens de pancadarias da década de 90 e com mais um certo exagero da mídia, e acham que ir a um estádio de futebol, hoje em dia, e um ato de bravura/estupidez, já que estaríamos indo para um campo de batalha, quando a realidade é bem diferente.

Aqui em Curitiba ainda são comuns pequenas escaramuças e que, as vezes, descambam para algo mais grave.

Não posso deixar de mencionar os tristes episódios de depredações feitas por torcedores, ou melhor, criminosos membros de gangues, após os jogos entre os clubes da capital, incluindo o meu time, o Atlético Paranaense.

Eu fiquei muito mais sensibilizado com este problema após o nascimento de meu filho há cerca de 5 anos.
Foto USGS

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #21 Online: 25 de Julho de 2010, 12:58:24 »
Ah, a gente sempre toma muito mais cuidado com criança pequena.

Mas então, eu assisto ESPN e acho que não peguei ainda o anúncio do Mundial. Quando exatamente ele começa?

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 25 de Julho de 2010, 13:01:26 »
Ah, a gente sempre toma muito mais cuidado com criança pequena.

Mas então, eu assisto ESPN e acho que não peguei ainda o anúncio do Mundial. Quando exatamente ele começa?

Entre 28 de agosto e 12 de stembro na Turquia.

P.S. Este é o masculino, pois o feminino ocorrerá na República Tcheca.
Foto USGS

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #23 Online: 25 de Julho de 2010, 13:05:49 »
Vou conferir a grade de programação já! Uma pena que eu não tenha Sportv na minha assinatura.

Offline -Huxley-

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 25 de Julho de 2010, 22:45:15 »
É, estou ligado neste Mundial, mas parece que boa parte das estrelas americanas da NBA não irão participar. Realmente, os Mundiais dos últimos tempos ficaram mais divertidos, uma vez que já existem seleções capazes de vencer os Estados Unidos (Espanha, Grécia e Argentina).

A má notícia é que a seleção brasileira não para de dar vexame em competições internacionais e não se espera que tenhamos chance de chegar as semifinais. Em 2006, fomos eliminados na primeira fase e tomamos nabo da Austrália, da Lituânia e da Turquia. No último Pré-Olímpico perdemos para a Argentina B (sem Ginóbili e Nocioni) e para Porto Rico. Pelo menos dessa vez temos quatro jogadores da NBA: Nenê (Denver Nuggets), Leandrinho (Toronto Raptors), Anderson Varejão (Cleveland Cavaliers) e Tiago Splitter (San Antonio Spurs)... e o técnico da Argentina que foi campeão olímpico em 2004.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!