Uma pessoa racional pode concluir que Deus não existe, mas uma pessoa sábia chegará a outras conclusões.
Não, se for uma pessoa realmente sábia, ela não se deixará influenciar pelos seus anseios e medos ao analisar os fatos. Substitua a palavra sábia por crente e a frase fará mais sentido.
Deus não dá a vitória a ninguém, ao contrário, o atleta obteve a vitória ao acreditar que Deus lhe daria. Isto se chama “motivação”.
E os milhões de miseráveis minguando de fome ao redor do mundo são pessoas sem motivação, portanto passam fome porque merecem?
E esse deus dá motivação a um atletapara conseguir uma vitória pessoal, mas não dá um pingo de motivação aos governantes mundiais e ao resto da população para tentar mitigar a fome mundial?
Muito´racional isso.
É tolice imaginar que Deus fica ao nosso lado o tempo todo – todo o tempo. Ficará se o pedirmos.
E nós, pedimos?
Só alguns milhões de pessoas ao redor do mundo, sofendo perseguições ou privadas de alimentos que estão pedindo agora... Pois deus não deve estar ouvindo, afinal ele é omnipresente só quando ele quer, ou seja, ele é um mal-caráter, ou ao menos, um fanfarrão.
Nesse caso, eu posso fazer chover agora, viu...Mas não estou a fim. Muito conveniente.
Eu culparia o descaso com a educação, com a segurança pública; culparia a má distribuição de renda, ou a corrupção, etc.
Eu não preciso culpar Deus pelos meus erros.
Típico pensamento religioso, se deu certo, foi deus, se deu merda, foi culpa sua... Assim até eu posso me declarar deus.
Não acredito em coincidências nem em fatalidades, eu acredito em resgate de dívidas, mas, em termos espirituais, quem sou eu para julgar as coisas que não compreendo?
Aqui voce se definiu, "acredita", "não acredita".
Voce não acredita, nem por isso coincidencias e fatalidades deixam de ser fatos. Sua opinião pessoal não tem nenhum peso de evidencia.
Voce acredita em espíritos, direito seu. Tem gente que acredita em saci-perere, que a Terra é oca, etc. E assim como esses outros crentes, a unica coisa que voce tem é a fé.