Autor Tópico: Chico Anysio revela-se ateu, devido à morte de filho de Cissa Guimarães  (Lida 13133 vezes)

Offline Lion

• Nível 35
  • *
Chico Anysio não conseguiu ficar quieto ao ver Rafael Mascarenhas, filho de Cissa Guimarães, morrer após ser atropelado. O humorista e amigo da atriz usou seu blog para comentar o assunto e se mostrou revoltado com o acidente.

“Mas e então? Que Deus é este que deixa que morra um menino de 18 anos, à espera de começar seu caminho na vida e deixa vivo e solto o animal que o atropelou, o débil mental que faz de um túnel uma pista de corrida e simplesmente arranca da vida um ser bonito, jovem, ansioso por começar a viver, filho de uma mãe maravilhosa, como colega, como amiga e como pessoa?”, escreveu.

Chico cita ainda o caso Bruno, as crianças que passam fome na África e os conflitos no Oriente Médio para dizer que essas coisas fazem com que ele seja ateu. “Deus é onisciente? Então ele sabia que o Rafael teria que morrer naquele dia, naquela hora e daquele modo. Sendo assim, meus amigos eu deixo à disposição de todos a minha parte de Deus porque se Ele tem e é tantos ‘onis’ e o mundo está como está, eu prefiro ficar sozinho”, disse.
Rafael Mascarenhas, 18, morreu na manhã de terça (20). O rapaz andava de skate em um túnel interditado do Rio quando dois carros furaram o bloqueio para, supostamente, fazer um racha. O menino foi atropelado, passou por cirurgia, mas não resistiu. O corpo de Rafael será velado até quinta e então cremado.

http://bulevoador.haaan.com/2010/07/26/15841/

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Re: Chico Anysio revela-se ateu, devido à morte de filho de Cissa Guimarães
« Resposta #1 Online: 26 de Julho de 2010, 14:20:04 »
A desilusão é um dos caminhos, embora não o melhor, para o ateísmo.
Foto USGS

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 26 de Julho de 2010, 14:23:09 »
Logo começam os ataques contra ele...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #3 Online: 26 de Julho de 2010, 15:13:53 »
Quando ele pergunta: "Que deus é este..." ele precisa ser mais específico. BEEEEM mais específico :P
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #4 Online: 26 de Julho de 2010, 18:25:14 »

Você já assistiu um documentário chamado “Did Darwin Kill God?” (Darwin Matou Deus?) apresentado por Conor Cunningham?  Neste documentário um cara que não sei o nome diz que o Darwin perdeu a fé devido ao sofrimento e morte de Annie sua filha de 10 anos. Segundo ele esse acontecimento foi um marco na vida de Darwin. 

<a href="http://www.youtube.com/v/3LJhXbKPVOw" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/3LJhXbKPVOw</a>

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 26 de Julho de 2010, 18:59:55 »

Você já assistiu um documentário chamado “Did Darwin Kill God?” (Darwin Matou Deus?) apresentado por Conor Cunningham?  Neste documentário um cara que não sei o nome diz que o Darwin perdeu a fé devido ao sofrimento e morte de Annie sua filha de 10 anos. Segundo ele esse acontecimento foi um marco na vida de Darwin.  

Parece que é fato. Eu li em uma biografia de Darwin que este foi um dos fatores que levou-o ao agnosticismo e depois ao ateísmo.
Foto USGS

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 27 de Julho de 2010, 06:46:51 »
Uma desgraça não é o bastante para desconverter alguém, pelo contrário, pode ser um motivo para a pessoa se agarrar ainda mais ao consolo que a fé lhe dá.

Mas pode ser o empurrão que faltava no caso de quem já estava em dúvida.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 27 de Julho de 2010, 09:45:15 »
No caso de um forista que participou deste forum, uma desgraça pessoal foi razão para ele se agarrar ainda mais a uma crença e abandonar o bom-senso.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 27 de Julho de 2010, 12:34:19 »
No caso de um forista que participou deste forum, uma desgraça pessoal foi razão para ele se agarrar ainda mais a uma crença e abandonar o bom-senso.
Agora o Erivelton é o "Doutor da Verdade" no Ateus do Brasil.

Atheist

• Visitante
« Resposta #9 Online: 27 de Julho de 2010, 13:33:20 »

Você já assistiu um documentário chamado “Did Darwin Kill God?” (Darwin Matou Deus?) apresentado por Conor Cunningham?  Neste documentário um cara que não sei o nome diz que o Darwin perdeu a fé devido ao sofrimento e morte de Annie sua filha de 10 anos. Segundo ele esse acontecimento foi um marco na vida de Darwin. 

Parece que é fato. Eu li em uma biografia de Darwin que este foi um dos fatores que levou-o ao agnosticismo e depois ao ateísmo.

Acho que foi só a gota d'água que estava faltando pra transbordar.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 28 de Julho de 2010, 06:54:37 »
Peter Lund era calvinista e criacionista. Foi contemporâneo  de Darwin e chegou a debater o evolucionismo com ele.
Veio para o Brasil e se dedicou a pesquisas geológicas no interior de Minas Gerais. Quando suas escavações lhe mostraram evidências de evolução (quanto mais fundo ele cavava, mais diferentes ficavam os animais), ele preferiu largar tudo e passou o fim da vida trabalhando como médico num vilarejo da região.

Offline Alessandro_038

• Nível 01
  • *
« Resposta #11 Online: 28 de Julho de 2010, 17:00:53 »
Primeira coisa que eu pensei quando eu li o tópico também...

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #12 Online: 10 de Agosto de 2010, 13:54:56 »
Compreendo a revolta do grande humorista brasileiro, mas não concordo com ele.

Sim, Deus é onisciente, mas não podemos querer que ele fique conosco de mãos dadas a todo tempo e em todo lugar.

Se o motorista errou ao furar o bloqueio e praticar racha no túnel, o que fazia um garoto àquela hora andando de skate pelas perigosas avenidas cariocas? Não deveria estar na segurança do lar? Não é para isto que servem os pais, ou seja, proteger e educar os filhos?

Mais fácil é culpar a omissão divina...
“Quem não quer pensar, é um fanático; quem não pode pensar, é um idiota; quem não ousa pensar, é um covarde”.
(Horace Walpole - Conde de Oxford)

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 10 de Agosto de 2010, 14:06:06 »
Não me parece revolta, mas a conclusão de uma pessoa racional.

Acreditar em um ser mitológico cuja "atuação" não difere nada ao acaso. Que "dá" a vitória a um esportista que reza pra ele, mas ignora milhões que lhe suplicam morrendo de fome, por exemplo, e racionlizar dizendo que a vitória foi por causa de deus, mas a miséria não é culpa dele...

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #14 Online: 10 de Agosto de 2010, 14:09:34 »
Pensei que ele fosse ateu a um bom tempo e que só estava manifestando sua posição usando o acidente.

A Cissa Guimarães por outro lado, parece que a ficha ainda não caiu para ela...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Mister B

• Nível 13
  • *
  • Walt Whitman, Brahms, Darwin, Marx. Pode escolher!
« Resposta #15 Online: 10 de Agosto de 2010, 14:11:22 »
Deus pode até ser onisciente, mas certamente não é onipotente. Ou cai na definição de Epicuro. :)

"Deus, ou quer impedir os males e não pode, ou pode e não quer, ou não quer nem pode, ou quer e pode.
Se quer e não pode, é impotente: o que é impossível em Deus.
Se pode e não quer, é invejoso: o que, do mesmo modo, é contrário a Deus.
Se nem quer nem pode, é invejoso e impotente: portanto nem sequer é Deus.
Se pode e quer, que é a única coisa compatível com Deus, donde provém então existência dos males?
Por que razão é que não os impede?"
"O cristianismo nos afirma que há um homem invisível, que vive no céu e vigia tudo o que fazemos, o tempo todo. O homem invisível tem uma lista de 10 coisas que ele não quer que a gente faça. Se você fizer qualquer uma dessas coisas, o homem invisível tem um lugar especial, cheio de fogo, fumaça, sofrimento, tortura e angústia onde ele vai lhe mandar viver, queimando, sofrendo, sufocando, gritando e chorando para todo o sempre. Mas ele ama você!
George Carlin

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #16 Online: 10 de Agosto de 2010, 14:42:53 »
Os supostos atributos divinos são auto contraditórios. Isso até uma criança sabe.
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #17 Online: 10 de Agosto de 2010, 14:56:09 »

Sim, Deus é onisciente, mas não podemos querer que ele fique conosco de mãos dadas a todo tempo e em todo lugar.

Então deus não é bom.
O seu argumento pode ser usado também para o Holocausto, o Massacre de Ruanda, a fome na Somália, etc. etc.
É o velho Problema do Mal, como citado acima.

Se o motorista errou ao furar o bloqueio e praticar racha no túnel, o que fazia um garoto àquela hora andando de skate pelas perigosas avenidas cariocas? Não deveria estar na segurança do lar? Não é para isto que servem os pais, ou seja, proteger e educar os filhos?

Ou seja: deus deve ter pensado assim:
"Minha Omnivisão Nos diz que aquele carro irá atropelar aquele rapaz."
"Devemos intervir ou não?..."
"Sabe de uma coisa, acho que vamos deixar o rapaz ser atropelado, pois isso irá ensinar
os seus pais a cuidar direito dos seus filhos!"

Muito bonzinho esse deus, né? Ou melhor dizendo, esse seu deus é um bosta.

Não, mais fácil lembrar que deus provavelmente não existe e não ficar se culpando.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 10 de Agosto de 2010, 21:17:25 »

Então explique os casos de "balas perdidas" que acertam e matam crianças em escolas ou em suas casas!

Neste caso a culpa é de quem? Dos pais ou do seu "deus onisciente"?
« Última modificação: 11 de Agosto de 2010, 00:26:30 por Geotecton »
Foto USGS

Atheist

• Visitante
« Resposta #19 Online: 11 de Agosto de 2010, 00:08:25 »

R: hmm... o dízimo este mês não foi legal...

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 11 de Agosto de 2010, 00:10:44 »

Então explique os casos de "balas perdidas" que acertam e matam crianças em escolas ou em suas casas?

Carma. As crianças morrerem com tiro na cabeça é até algo bonito, se for entender que elas bem mereceram, por terem feito o mesmo na vida passada.

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #21 Online: 11 de Agosto de 2010, 09:02:28 »
Não me parece revolta, mas a conclusão de uma pessoa racional.

Uma pessoa racional pode concluir que Deus não existe, mas uma pessoa sábia chegará a outras conclusões.

Acreditar em um ser mitológico cuja "atuação" não difere nada ao acaso. Que "dá" a vitória a um esportista que reza pra ele, mas ignora milhões que lhe suplicam morrendo de fome, por exemplo, e racionlizar dizendo que a vitória foi por causa de deus, mas a miséria não é culpa dele...

Deus não dá a vitória a ninguém, ao contrário, o atleta obteve a vitória ao acreditar que Deus lhe daria. Isto se chama “motivação”.

"Se pode e não quer, é invejoso: o que, do mesmo modo, é contrário a Deus.
"

Por que invejoso?

Penso que Deus pode, mas não quer.

Deus não quer intervir no nosso livre-arbítrio. Uma de suas leis diz: A semeadura é livre, mas a colheita é obrigatória.

Então deus não é bom.

Por que não? Você precisa que seus pais andem de mãos dadas contigo o tempo todo? Se assim agissem, como você se sentiria? Um inútil, eu suponho.

Ou seja: deus deve ter pensado assim:
"Minha Omnivisão Nos diz que aquele carro irá atropelar aquele rapaz."
"Sabe de uma coisa, acho que vamos deixar o rapaz ser atropelado, pois isso irá ensinar
os seus pais a cuidar direito dos seus filhos!"

Muito bonzinho esse deus, né? Ou melhor dizendo, esse seu deus é um bosta.

É tolice imaginar que Deus fica ao nosso lado o tempo todo – todo o tempo. Ficará se o pedirmos.

E nós, pedimos?

Não, mais fácil lembrar que deus provavelmente não existe e não ficar se culpando.

Mais fácil é cuidarmos dos nossos filhos, não deixá-los assim tão soltos, dar-lhes educação, ensinar-lhes que carros são também armas letais, etc.

Deus nada tem a ver com a nossa imbecilidade.

Então explique os casos de "balas perdidas" que acertam e matam crianças em escolas ou em suas casas!

Eu culparia o descaso com a educação, com a segurança pública; culparia a má distribuição de renda, ou a corrupção, etc.

Eu não preciso culpar Deus pelos meus erros.

Carma. As crianças morrerem com tiro na cabeça é até algo bonito, se for entender que elas bem mereceram, por terem feito o mesmo na vida passada.

Não acredito em coincidências nem em fatalidades, eu acredito em resgate de dívidas, mas, em termos espirituais, quem sou eu para julgar as coisas que não compreendo?
“Quem não quer pensar, é um fanático; quem não pode pensar, é um idiota; quem não ousa pensar, é um covarde”.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 11 de Agosto de 2010, 09:56:34 »
Uma pessoa racional pode concluir que Deus não existe, mas uma pessoa sábia chegará a outras conclusões.
Não, se for uma pessoa realmente sábia, ela não se deixará influenciar pelos seus anseios e medos ao analisar os fatos. Substitua a palavra sábia por crente e a frase fará mais sentido.

Deus não dá a vitória a ninguém, ao contrário, o atleta obteve a vitória ao acreditar que Deus lhe daria. Isto se chama “motivação”.
E os milhões de miseráveis minguando de fome ao redor do mundo são pessoas sem motivação, portanto passam fome porque merecem?
E esse deus dá motivação a um atletapara conseguir uma vitória pessoal, mas não dá um pingo de motivação aos governantes mundiais e ao resto da população para tentar mitigar a fome mundial?
Muito´racional isso.

É tolice imaginar que Deus fica ao nosso lado o tempo todo – todo o tempo. Ficará se o pedirmos.

E nós, pedimos?
Só alguns milhões de pessoas ao redor do mundo, sofendo perseguições ou privadas de alimentos que estão pedindo agora... Pois deus não deve estar ouvindo, afinal ele é omnipresente só quando ele quer, ou seja, ele é um mal-caráter, ou ao menos, um fanfarrão.
Nesse caso, eu posso fazer chover agora, viu...Mas não estou a fim. Muito conveniente.

Eu culparia o descaso com a educação, com a segurança pública; culparia a má distribuição de renda, ou a corrupção, etc.

Eu não preciso culpar Deus pelos meus erros.
Típico pensamento religioso, se deu certo, foi deus, se deu merda, foi culpa sua... Assim até eu posso me declarar deus.

Não acredito em coincidências nem em fatalidades, eu acredito em resgate de dívidas, mas, em termos espirituais, quem sou eu para julgar as coisas que não compreendo?
Aqui voce se definiu, "acredita", "não acredita".
Voce não acredita, nem por isso coincidencias e fatalidades deixam de ser fatos. Sua opinião pessoal não tem nenhum peso de evidencia.
Voce acredita em espíritos, direito seu. Tem gente que acredita em saci-perere, que a Terra é oca, etc. E assim como esses outros crentes, a unica coisa que voce tem é a fé.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #23 Online: 11 de Agosto de 2010, 10:15:25 »

Então deus não é bom.

Por que não? Você precisa que seus pais andem de mãos dadas contigo o tempo todo? Se assim agissem, como você se sentiria? Um inútil, eu suponho.

Quando eu era criança, eu esperava que meus pais segurassem minha mão quando atravessávamos a rua. O seu deus age como
um pai que deixa seu filho de 2 anos atravessar uma autoestrada sozinho.

Mais fácil é cuidarmos dos nossos filhos, não deixá-los assim tão soltos, dar-lhes educação, ensinar-lhes que carros são também armas letais, etc.

Deus nada tem a ver com a nossa imbecilidade.

Imbecilidade é querer jogar a culpa de todos os acidentes e horrores que acontecem sobre as costas das vítimas.
Alguem (não lembro) disse muito bem: as ações do seu deus são indistinguíveis da ação do acaso.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #24 Online: 11 de Agosto de 2010, 11:19:01 »
Não, se for uma pessoa realmente sábia, ela não se deixará influenciar pelos seus anseios e medos ao analisar os fatos. Substitua a palavra sábia por crente e a frase fará mais sentido.

Um sábio jamais descartará o imponderável, Contini. Ele é por demais humilde para reconhecer sua ignorância perante a Natureza e sua pequenez perante o Universo.

E os milhões de miseráveis minguando de fome ao redor do mundo são pessoas sem motivação, portanto passam fome porque merecem?
E esse deus dá motivação a um atletapara conseguir uma vitória pessoal, mas não dá um pingo de motivação aos governantes mundiais e ao resto da população para tentar mitigar a fome mundial?
Muito´racional isso.

Estas são suas conclusões pessoais, baseadas em fatos por mim desconhecidos.

Quando leio suas palavras, logo imagino um professor que se vê na obrigação de fazer as provas no lugar de seus alunos, ou fazer as lições de casa deles. Imagino também médicos ingerindo a medicação destinada a seus pacientes para que estes não sofram ao experimentar o sabor amargo dos remédios. E vejo ainda carcereiros se trancafiando nas celas destinadas aos presidiários, para evitar-lhes o suplício da perda da liberdade.

Aos homens está garantido o seu próprio sofrimento, cumpre a eles encontrar soluções para o próprio alívio.

Não foi Deus quem criou o egoísmo, não foi Deus quem criou a vaidade nem tampouco criou o orgulho. No entanto, sugeiru ao homem a humildade, a benevolência e a caridade - como antídoto para o próprio veneno.

E assim como esses outros crentes, a unica coisa que voce tem é a fé.

Se eu já tenho a Fé - dom de Deus - estou feliz, pois a fé remove montanhas.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!

Esse acervo é secreto

Digite a senha correta ou caia fora daqui!

x