Autor Tópico: Chico Anysio revela-se ateu, devido à morte de filho de Cissa Guimarães  (Lida 13134 vezes)

Offline Mister B

• Nível 13
  • *
  • Walt Whitman, Brahms, Darwin, Marx. Pode escolher!
Re: Chico Anysio revela-se ateu, devido à morte de filho de Cissa Guimarães
« Resposta #25 Online: 11 de Agosto de 2010, 11:31:22 »
A Bíblia diz que deus criou o bem e o mal. E novamente você está incorrendo no que o Contini diz sobre o que é bom, foi deus quem fez. O que é ruim, fomos nós. E cai de novo no paradigma de Epicuro.
"O cristianismo nos afirma que há um homem invisível, que vive no céu e vigia tudo o que fazemos, o tempo todo. O homem invisível tem uma lista de 10 coisas que ele não quer que a gente faça. Se você fizer qualquer uma dessas coisas, o homem invisível tem um lugar especial, cheio de fogo, fumaça, sofrimento, tortura e angústia onde ele vai lhe mandar viver, queimando, sofrendo, sufocando, gritando e chorando para todo o sempre. Mas ele ama você!
George Carlin

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #26 Online: 11 de Agosto de 2010, 11:32:56 »
Quando eu era criança, eu esperava que meus pais segurassem minha mão quando atravessávamos a rua. O seu deus age como
um pai que deixa seu filho de 2 anos atravessar uma autoestrada sozinho.

É assim que você se sente ao falarmos das coisas espirituais? Uma criança de pouca idade? Você se sente desamparado? Deus não desampara ninguém - somos nós que não sentimos o seu amparo, pois temos olhos que não vêm e ouvidos que não ouvem. Por vezes a Natureza está nos cobrando mudanças de atitude - para o nosso bem e para o nosso progresso - mas nós interpretamos esta cobrança abençoada como sendo algo de ruim.

Imbecilidade é querer jogar a culpa de todos os acidentes e horrores que acontecem sobre as costas das vítimas.
Alguem (não lembro) disse muito bem: as ações do seu deus são indistinguíveis da ação do acaso.
Todos temos uma fração de culpa, sejamos vítimas ou sejamos algozes. Só precisamos de um pouco de humildade para reconhecê-la.
“Quem não quer pensar, é um fanático; quem não pode pensar, é um idiota; quem não ousa pensar, é um covarde”.
(Horace Walpole - Conde de Oxford)

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 11 de Agosto de 2010, 11:52:43 »
Deus não desampara ninguém - somos nós que não sentimos o seu amparo, pois temos olhos que não vêm e ouvidos que não ouvem.

Todos temos uma fração de culpa, sejamos vítimas ou sejamos algozes. Só precisamos de um pouco de humildade para reconhecê-la.
Ou seja, para os milhões que estão morrendo de fome agora, a culpa é deles.
Agora, se um atleta conseguiu aquela vitoria depois de rezar, como não existiria acaso, foi por causa de deus.... Esse deus é um grande filho da puta, sorte dele que ele tem a desculpa de não existir.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #28 Online: 11 de Agosto de 2010, 15:47:48 »
Quando eu era criança, eu esperava que meus pais segurassem minha mão quando atravessávamos a rua. O seu deus age como
um pai que deixa seu filho de 2 anos atravessar uma autoestrada sozinho.

É assim que você se sente ao falarmos das coisas espirituais? Uma criança de pouca idade? Você se sente desamparado?

Foi você quem veio com metáforas de pais e filhos. Eu apenas ressaltei o fato de que falamos de questões de vida ou morte,
e não molecagens e palmadas.

E não, não me sinto desamparado. Eu me sentia quando criança, naturalmente, mas tive pais amorosos que me amparavam. Hoje estou crescido.
E você?

Deus não desampara ninguém - somos nós que não sentimos o seu amparo, pois temos olhos que não vêm e ouvidos que não ouvem. Por vezes a Natureza está nos cobrando mudanças de atitude - para o nosso bem e para o nosso progresso - mas nós interpretamos esta cobrança abençoada como sendo algo de ruim.

A Natureza, deus, ou Papai Noel, o que for, precisa aprender a ser mais sutil. Acho que tsunamis, terremotos, epidemias, além de balas
perdidas e atropelamentos são uma forma um tanto exagerada de dizer: "Ô, galera, se comportem-se, aí? Falou."

Porque Natureza-deus-Papai Noel não tentam algo mais simples, como escrever uma mensagem na superfície da Lua, por exemplo?

Imbecilidade é querer jogar a culpa de todos os acidentes e horrores que acontecem sobre as costas das vítimas.
Alguem (não lembro) disse muito bem: as ações do seu deus são indistinguíveis da ação do acaso.

Fale por você. E com todo respeito, mas acho repulsiva essa obsessão de certos crentes com culpa e expiação.
E na minha opinião, ter humildade é também saber reconhecer nossa própria ignorância, e não ficar inventando explicações
que se ajustem a nossas expectativas. Tragédias acontecem, ponto. Elas acontecem por causa de um plano divino do Grande Macaco Cósmico?
Não sabemos. Mas a resposta mais simples é que são obra do acaso.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #29 Online: 12 de Agosto de 2010, 11:28:29 »
Ou seja, para os milhões que estão morrendo de fome agora, a culpa é deles.
Agora, se um atleta conseguiu aquela vitoria depois de rezar, como não existiria acaso, foi por causa de deus....

Se há pessoas morrendo de fome a culpa é nossa, que permitimos que um ser humano morra de fome. Como disse antes, não devemos culpar Deus por nossos erros.

Sobre o atleta - ou qualquer outro que credite a Deus suas vitórias - também já disse antes: acreditar que Deus o está apoiando é uma forma de motivação. Isto não quer dizer que aquele que credita a si mesmo as vitórias esteja errado. Para mim, ambos estão corretos.

Esse deus é um grande filho da puta, sorte dele que ele tem a desculpa de não existir.

Agora você está parecendo aquelas crianças birrentas que ficam chorando porque seus pais não lhe fizeram todos os gostos, hehehe....
“Quem não quer pensar, é um fanático; quem não pode pensar, é um idiota; quem não ousa pensar, é um covarde”.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #30 Online: 12 de Agosto de 2010, 11:35:11 »
Sobre o atleta - ou qualquer outro que credite a Deus suas vitórias - também já disse antes: acreditar que Deus o está apoiando é uma forma de motivação. Isto não quer dizer que aquele que credita a si mesmo as vitórias esteja errado. Para mim, ambos estão corretos.

Exato, voce está confirmando o que dissemos antes.
Se o atleta perde, não é culpa de deus, se ganha foi deus que motivou...
Ok, então isso comprova que deus é completamente inútil, como qualquer entidade imáginária. Não faz diferença nenhuma.

Agora você está parecendo aquelas crianças birrentas que ficam chorando porque seus pais não lhe fizeram todos os gostos, hehehe....
O que voce acha que pareço ou não não muda a realidade que seu conceito de deus representa uma "entidade" filha da puta que não se importa com o sofrimento de milhões de seres humanos. Talves essa situação horrível não incomode voce, a mim incomoda.
E se voce acha "birra" uma constatação dos fatos mediante pensamento racional, talves seja por que esses fatos não suportam sua opinião.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #31 Online: 12 de Agosto de 2010, 11:40:10 »

E não, não me sinto desamparado. Eu me sentia quando criança, naturalmente, mas tive pais amorosos que me amparavam. Hoje estou crescido.
E você?

Eu me sinto amparado por mãos invisíveis e amorosas, sempre.

A Natureza, deus, ou Papai Noel, o que for, precisa aprender a ser mais sutil. Acho que tsunamis, terremotos, epidemias, além de balas
perdidas e atropelamentos são uma forma um tanto exagerada de dizer: "Ô, galera, se comportem-se, aí? Falou."

Porque Natureza-deus-Papai Noel não tentam algo mais simples, como escrever uma mensagem na superfície da Lua, por exemplo?

Para quê? Na Lua não há homens e mulheres...

Terremotos, tsunamis e afins são coisas da Natureza deste mundo, portanto naturais e inevitáveis.

Balas perdidas e atropelamentos fazem parte da nossa loucura desvairada.

Epidemias podem ser uma forma de tratar esta loucura.

Fale por você. E com todo respeito, mas acho repulsiva essa obsessão de certos crentes com culpa e expiação.
E na minha opinião, ter humildade é também saber reconhecer nossa própria ignorância, e não ficar inventando explicações
que se ajustem a nossas expectativas. Tragédias acontecem, ponto. Elas acontecem por causa de um plano divino do Grande Macaco Cósmico?
Não sabemos. Mas a resposta mais simples é que são obra do acaso.

Está bem, respeito sua opinião.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #32 Online: 12 de Agosto de 2010, 12:02:14 »

E você?

Eu me sinto amparado por mãos invisíveis e amorosas, sempre.

Como adulto, aprendi a não depender desse amparo. Isso não me impede de gostar do
amparo das mãos bastante visíveis de minha esposa :).

Tenho certeza também que milhões de pessoas sentem as mesmas mão lhes amparando... até que surge o terremoto,
a tragédia familiar ou o crime, quando, estranhamente, essas mão resolvem ir passear.

Para quê? Na Lua não há homens e mulheres...

Facepalm... Acho que não fui claro: Uma mensagem na superfície da Lua, visível a partir da Terra.

Terremotos, tsunamis e afins são coisas da Natureza deste mundo, portanto naturais e inevitáveis.

Balas perdidas e atropelamentos fazem parte da nossa loucura desvairada.

Resumindo: seu deus é um inútil. A melhor ajuda que ele pode dar não é melhor do que um Lexotan.

Experimente dizer isso para os pais que perdem seus filhos pequenos nas epidemias.

Putz, essa deve ter sido uma das desculpas mais patéticas e insensíveis que já ouvi
para a inutilidade de um suposto deus...

You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Mister B

• Nível 13
  • *
  • Walt Whitman, Brahms, Darwin, Marx. Pode escolher!
« Resposta #33 Online: 12 de Agosto de 2010, 12:21:41 »

É, essa da epidemia eu senti vontade de xingar. Incrível como mesmo com algo natural como bactérias muitos crentes ainda conseguem acreditar que é culpa do ser humano que epidemias aconteçam. Claro que certas bactérias surgem em nosso meio, mas não é nada além da boa e velha evolução.

Só faltou falar que as epidemias seriam um favor de Deus, como o que ele fez no Egito.
"O cristianismo nos afirma que há um homem invisível, que vive no céu e vigia tudo o que fazemos, o tempo todo. O homem invisível tem uma lista de 10 coisas que ele não quer que a gente faça. Se você fizer qualquer uma dessas coisas, o homem invisível tem um lugar especial, cheio de fogo, fumaça, sofrimento, tortura e angústia onde ele vai lhe mandar viver, queimando, sofrendo, sufocando, gritando e chorando para todo o sempre. Mas ele ama você!
George Carlin

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #34 Online: 12 de Agosto de 2010, 17:04:39 »
E a AIDS é o castigo divino contra os homossexuais.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Cacique Agnóstico

• Nível 00
  • *
  • Mim Indio ser sábio. Mim querer achar Tupã.
« Resposta #35 Online: 17 de Agosto de 2010, 21:27:31 »
A fé em momentos como esse é confortante.

Porém prefiro sofrer com uma realidade, doque me sentir feliz com algo ilusório.
Use a Razão.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #36 Online: 17 de Agosto de 2010, 21:43:33 »
Se eu pudesse escolher, preferia ser feliz com o ilusório. Mas no meu caso não é opcional.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #37 Online: 18 de Agosto de 2010, 00:53:21 »
Se eu pudesse escolher, preferia ser feliz com o ilusório. Mas no meu caso não é opcional.

Sério? Não entendo isso.
"Se a moralidade representa o modo como gostaríamos que o mundo funcionasse, a economia representa o modo como ele realmente funciona" Freakonomics.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #38 Online: 18 de Agosto de 2010, 07:36:12 »

Sério? Não entendo isso.
Eu não consigo acreditar, por mais que eu tente. Você consegue voltar a acreditar em Papai Noel?
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #39 Online: 18 de Agosto de 2010, 09:57:45 »
O Chico foi internado

Castigo divino por blasfemar

:maca:

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #40 Online: 18 de Agosto de 2010, 11:54:18 »
Eu não consigo acreditar, por mais que eu tente. Você consegue voltar a acreditar em Papai Noel?

Agora entendi :)

É que para nós cristãos há um abismo entre acreditar no noel e em Deus.
Mas vendo pela ótica ateísta entendi.
"Se a moralidade representa o modo como gostaríamos que o mundo funcionasse, a economia representa o modo como ele realmente funciona" Freakonomics.

Offline Iconoclasta SP

• Nível 15
  • *
« Resposta #41 Online: 01 de Setembro de 2010, 13:25:54 »
Ok, a presença abundante do mal pelo mundo é um sério obstáculo para a existência de um Deus Antromórfico que elege o ser humano como ator principal de sua criação.

Até porque seria difícil entender o que um Deus feito pela bondade infinita poderia pretender ensinar matando logo uns 100.000 humanos em um terremoto. O argumento de que não é possível nem legítimo perscrutar os desígnos de Deus é autocontraditório e totalmente banal (imagine um aluno que não pode levantar o braço e perguntar uma dúvida ao seu professor)

Mas, não estaríamos vendo a idéia do "bem" e do "mal" de uma forma exageradamente antropocêntrica? Será que uma epidemia que reduz a população humana de uma região em 80% poderia ser considerada um mal para toda a natureza circundante? Creio que é fácil ver os benefícios que a redução da população humana poderia trazer para todo o resto da "criação".

Então fica a pergunta, embora a questão do "mal sob a ótica antropocêntrica" crie sérios problemas para a definição dos Deuses até hoje inventados, não seriam estas catástrofes e epidemias um argumento pela existência de um Deus indiferente à nossa existência mas zeloso pela criação como um todo?

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #42 Online: 01 de Setembro de 2010, 13:55:01 »
Nao, acho que tal deus criaria um universo perfeito ainda mais sendo onisciente

O resto da criaçao tambem vive se ferrando, extinçoes em massa, cataclismas, asteroides...  entao zeloso ele nao é

Offline Iconoclasta SP

• Nível 15
  • *
« Resposta #43 Online: 01 de Setembro de 2010, 22:19:33 »
Mas extinções em massa, cataclismas e asteróides são sempre democráticos, pois uma espécie sempre se vale dos problemas da anterior para se expandir (vide os próprios símios).

Cairia no mesmo problema.

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #44 Online: 02 de Setembro de 2010, 09:33:12 »
Nao, acho que tal deus criaria um universo perfeito ainda mais sendo onisciente

O resto da criaçao tambem vive se ferrando, extinçoes em massa, cataclismas, asteroides...  entao zeloso ele nao é

Não me lembro quem disse que o suposto deus ou designer criador parece mais um deus/designer trapalhão ou um aprendiz de deus/designer ou um deus/designer criança quando consideramos o que acontece no universo - nuvens de gás flamejante, buracos negros que sugam tudo ao seu redor, estrelas que explodem devastando tudo a milhares de anos luz de distância, impactos entre planetas, cometas, asteróides, a vida como a conhecemos somente ser possível em poucas áreas muito restritas....

Olha só esse calculozinho que fiz:

Idade do universo = ~ 14,5 bilhões de anos;
Idade da espécie humana = ~ 150 mil anos;

Comparando a idade da humanidade com a do universo:

(15*10⁴)/(14,5*10⁹) = ~ 1,03*10-⁵ =~0,00103% da idade do universo.
Ou seja, durante 99,999% do tempo não existiram seres humanos.

Agora, para efeito de referência, se compararmos a idade do universo com um dia de 24 horas, teremos:

(60*60*24)*0,0000103 =~ 0,88992s
O que significa que se compararmos a idade do universo com um dia de 24 horas, faz apenas 0,9s, aproximadamente, que existimos como espécie.
Menos de um segundo.

Comparando agora a idade do universo com um ano de 365 dias:

(365*24*60)*0,0000103 = 5,41 minutos, ou 5 minutos e 25 segundos.
Se a idade do universo fosse de 1 ano de 365 dias, só estaríamos aqui há 5 minutos.

Tenho pra mim que isso não é compatível com um deus todo poderoso.
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #45 Online: 02 de Setembro de 2010, 11:13:51 »
"Um sábio jamais descartará o imponderável, Contini. Ele é por demais humilde para reconhecer sua ignorância perante a Natureza e sua pequenez perante o Universo."
Errado,  um sábio tambem não apela para pensamentos mágicos, vide Método Científico. O sábio terá a humildade de admitir que não sabe algo ao invés de inventar soluções mágicas ou apelar para o deus das lacunas para isso.

Estas são suas conclusões pessoais, baseadas em fatos por mim desconhecidos.

Quando leio suas palavras, logo imagino um professor que se vê na obrigação de fazer as provas no lugar de seus alunos, ou fazer as lições de casa deles. Imagino também médicos ingerindo a medicação destinada a seus pacientes para que estes não sofram ao experimentar o sabor amargo dos remédios. E vejo ainda carcereiros se trancafiando nas celas destinadas aos presidiários, para evitar-lhes o suplício da perda da liberdade.

Aos homens está garantido o seu próprio sofrimento, cumpre a eles encontrar soluções para o próprio alívio.

Não foi Deus quem criou o egoísmo, não foi Deus quem criou a vaidade nem tampouco criou o orgulho. No entanto, sugeiru ao homem a humildade, a benevolência e a caridade - como antídoto para o próprio veneno.

Errado, não são conclusões pessoais, são fatos. Ou só eu acho que existem milhões de pessoas agora apelando a deus e morrendo de fome? Consulte os dados estatísticos disponíveis na net.
Resumindo sua posição:Se é bom, foi deus se é ruim, culpa do homem... Como já mostrei, esse argumento é muito ingênuo e  não prova nada, muito pelo contrário, corrobora com a possibilidade da não existencia de um deus.

Se eu já tenho a Fé - dom de Deus - estou feliz, pois a fé remove montanhas.
Fé não é dom de deuses, é acreditar em algo sem nenhuma evidencia. Postura essa colocada como "nobre" pela religião, mas extremamente perniciosa. Se voce vai comprar um carro, voce tem fé no vendedor ou adota uma postura cética?
A fé não remove montanhas, a ação é que faz isso... Experimente dinamite, funciona de verdade.

Resumindo, voce ainda não refutou minha argumentação, apenas postou opiniões pessoais e abordagens emocionais.

Offline hugoxrosa

• Nível 02
  • *
« Resposta #46 Online: 02 de Setembro de 2010, 15:36:37 »
Metatron, deixa eu ver se entendi, corrija-me se eu estiver errado.

Você não culpa seu deus pelos problemas que acontecem contigo.
Isto é, se um acidente acontece com você é por que fez a coisa errada, e não deus.
Então, se você fizer a coisa certa, você se livra do acidente.
Não foi seu deus quem te protegeu, foram suas ações.
Então, não a motivo para agradecê-lo.
Se você tivesse agido errado, ele não teria feito nada de errado e você não poderia culpá-lo.

Então, se eu entendi direito... os méritos ou problemas na sua vida são devido a suas ações e não a motivos para agradecer ou culpar seu deus por isso. Logo, também não a motivo para adorá-lo ou mesmo acreditar nele, ele não faz nada para você.

Offline hugoxrosa

• Nível 02
  • *
« Resposta #47 Online: 02 de Setembro de 2010, 15:49:26 »

Eu até acredito em Papai Noel, não da forma como as crianças acreditam... Mas, algo muda as pessoas uma noite por ano. A sociologia e a psicologia devem ou irão explicar isso, mas não vejo problemas em chamá-lo de efeito papai noel.
Entretanto, não vejo nada de bom vindo do deus de Abraão, ele é apenas um personificação de hierarquia, controle e obediência. Não sei se ele existe, mas mesmo que exista não gosto dele.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #48 Online: 02 de Setembro de 2010, 15:59:45 »
Cuidado com o espantalho. Tem várias interpretações de Deus, algumas terriveis e outras nem tanto.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #49 Online: 02 de Setembro de 2010, 21:43:12 »
[...]
Se eu já tenho a Fé - dom de Deus - estou feliz, pois a fé remove montanhas.

Eu como geólogo posso lhe afirmar que a remoção de montanhas ocorre ou por erosão (processo lento) ou por efeito de dinamite e tratores da Caterpillar (processo rápido)! :biglol:

Nuna vi a remoção de uma montanha pela fé. Para ser franco, nunca vi sequer um grão de poeira ser deslocado por ela! 8-)
Foto USGS

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!