Autor Tópico: Teoria de Multiuniversos  (Lida 11984 vezes)

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
Teoria de Multiuniversos
« Online: 12 de Agosto de 2010, 16:35:02 »
A teoria do Big Bang não resolve dois problemas: O que existia antes do Big Bang e o que a fora do espaço. Os denfesores do multiuniverso afirmam que existem inúmeros Universos, espalhados pelo espaço infinito. Muitos podem estar nascendo (em big bangs) e outros morrendo(em big crunchs, o oposto do big bang, quando a gravidade comprime tudo existente no Universo em um unico ponto atômico). Nesses cosmos paralelos, as leis da física podem ser totalmente diferentes das nossas.

Obs: O multiuniverso prega a existência de 11 dimensões.

Super Interessante Outrubro de 2003.

O que vocês acham dessa teoria?
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
Re: Teoria de Multiuniversos
« Resposta #1 Online: 12 de Agosto de 2010, 16:38:02 »
Isso estava na sessão de cartas?

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #2 Online: 12 de Agosto de 2010, 16:58:13 »
Teoria da cordas, supercordas, branas, M,...
Não é novidade. Grande parte disso tudo não tem comprovação empírica.
A "viajada na maionese" não é pouca também, mas é melhor que nada.
Pelo menos a galera da cosmologia anda gastando os neurônios com alguma coisa.  :biglol:
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #3 Online: 12 de Agosto de 2010, 17:04:37 »
Me fez lembrar do universo ao contrário da Liga-da-Justiça... Os vilões eram bonzinhos e os bandidos mocinhos... Quem viajou na maionese fui eu agora

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #4 Online: 12 de Agosto de 2010, 17:24:19 »
Me fez lembrar do universo ao contrário da Liga-da-Justiça... Os vilões eram bonzinhos e os bandidos mocinhos... Quem viajou na maionese fui eu agora
O mundo Bizarro tb era assim..... Lembra? Um Super-Homem cheio de pó?
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 12 de Agosto de 2010, 17:35:15 »

É desse que eu falei... não foi?

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #6 Online: 12 de Agosto de 2010, 18:23:33 »
Nossa, eu lí sobre isso há MUITO tempo atrás.
Lembro que a teoria que eu achei mais interessante era aquela que o universo se expandia e se retraia, chocando-se e formando um novo Big-Bang.

Bom, era isso ou quase isso :)

Aos entendidos do assunto: Qual o nome dessa teoria?
"Se a moralidade representa o modo como gostaríamos que o mundo funcionasse, a economia representa o modo como ele realmente funciona" Freakonomics.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 12 de Agosto de 2010, 20:35:28 »
Isso estava na sessão de cartas?

Hehehehehehehe.
Foto USGS

Offline West

• Nível 31
  • *
« Resposta #8 Online: 13 de Agosto de 2010, 09:07:15 »
Nossa, eu lí sobre isso há MUITO tempo atrás.
Lembro que a teoria que eu achei mais interessante era aquela que o universo se expandia e se retraia, chocando-se e formando um novo Big-Bang.

Bom, era isso ou quase isso :)

Aos entendidos do assunto: Qual o nome dessa teoria?

A que considera o universo como um processo infinito de contrações e expansões é a do universo oscilante. A teoria das supercordas/branas prevê a possibilidade de universos surgirem do choque/contato ocasional entre estruturas semelhantes a "finas" membranas paralelas que oscilariam constantemente e comporiam a estrutura cósmica/hiperespaço - o big bang seria o resultado de contatos desse tipo.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #9 Online: 13 de Agosto de 2010, 10:03:26 »
Apaguei o post que havia feito ontem neste tópico. De alguma forma a foto que eu havia postado (a versão do Sr. Spock com barba)
foi substituida por... algo diferente.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 13 de Agosto de 2010, 12:36:29 »
A teoria do Big Bang não resolve dois problemas: O que existia antes do Big Bang e o que a fora do espaço.
Estes 2 pontos não são problemas, pelo menos não no sentido de que são coisas que contradigam o Big Bang.
São apenas coisas que ainda não foram respondidas.

Offline West

• Nível 31
  • *
« Resposta #11 Online: 13 de Agosto de 2010, 16:07:33 »
A teoria do Big Bang não resolve dois problemas: O que existia antes do Big Bang e o que a fora do espaço.
Estes 2 pontos não são problemas, pelo menos não no sentido de que são coisas que contradigam o Big Bang.
São apenas coisas que ainda não foram respondidas.

Verdade. São limitações da teoria, o que é muito diferente de problemas, falhas, contradições,...
Toda teoria científica tem seus limites. Nenhuma é capaz de explicar tudo por completo. Por mais que se avance no conhecimento, sempre existirão lacunas. Isso é intrínseco a própria natureza do conhecimento.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 13 de Agosto de 2010, 16:36:13 »
Apaguei o post que havia feito ontem neste tópico. De alguma forma a foto que eu havia postado (a versão do Sr. Spock com barba)
foi substituida por... algo diferente.

Bem diferente do Spock.

Era algo mais parecido com um buraco branco com um apêndice! :biglol:
Foto USGS

Offline Zeichner

• Nível 32
  • *
  • Somos feitos da mesma substância dos sonhos. - Wi
« Resposta #13 Online: 13 de Agosto de 2010, 16:57:57 »

Não. O Mundo Bizarro era um planeta quadrado de nosso próprio universo, onde todos agiam ao contrário, principalmente o super-bizarro.

O planeta dos super-vilões era realmente de outra dimensão, e lá o sindicato do crime dominava o planeta, e a única esperança na humanidade era Luthor.

E existia a terra paralela, onde o batmão e o superomão já eram velhos caquéticos e onde viviam os super-heróis das antigas da DC. Neste planeta que vivia a Power Girl...  :olheira:

Mas sabemos que a teoria do Multiverso acabou quando o Marv Wolfman e George Pérez fizeram a crise e misturaram tudo num universo só.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 13 de Agosto de 2010, 17:58:19 »

Não. O Mundo Bizarro era um planeta quadrado de nosso próprio universo, onde todos agiam ao contrário, principalmente o super-bizarro.

O planeta dos super-vilões era realmente de outra dimensão, e lá o sindicato do crime dominava o planeta, e a única esperança na humanidade era Luthor.

E existia a terra paralela, onde o batmão e o superomão já eram velhos caquéticos e onde viviam os super-heróis das antigas da DC. Neste planeta que vivia a Power Girl...  :olheira:

Mas sabemos que a teoria do Multiverso acabou quando o Marv Wolfman e George Pérez fizeram a crise e misturaram tudo num universo só.

Essa da crise, é aquela série onde o Superman morre? Putz, não lembro mais de p. nenhuma, sinal de velhice. |( :lol:

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 13 de Agosto de 2010, 22:24:18 »
Nopes. A Crise é anterior à Morte do Super-Homem. Mas houve outras Crises depois e agora parece que voltaram com alguns mundos paralelos. Na Veja dessa semana havia uma matéria sobre um físico polonês que, usando uma variante da Teoria da Relatividade, verificou, matematicamente, que em buracos negros haveria uma saída para outros universos e não uma singularidade. Assim, o outro lado de um buraco negro seria um buraco branco que dava origem a um outro universo (sendo o nosso próprio originado assim). Mas a matéria foi criticando ele e a física teórica, acho que por causa das implicações religiosas.

Offline Dragão Invisível

• Nível 10
  • *
  • Vejam o Dragão Invisível na minha garagem!
« Resposta #16 Online: 14 de Agosto de 2010, 11:10:33 »

E existia a terra paralela, onde o batmão e o superomão já eram velhos caquéticos e onde viviam os super-heróis das antigas da DC. Neste planeta que vivia a Power Girl...  :olheira:

Essa da crise, é aquela série onde o Superman morre? Putz, não lembro mais de p. nenhuma, sinal de velhice. |( :lol:

Pô eles sempre reescrevem as coisas. Realmente, Marv Wofman tinha acabado com a bagunça que havia antes e durante um tempo assim foi, mas a editora resolveu abrir espaço para as loucuras espaço-temporais de novo e hoje há 52 Universos na DC Comics (até onde sei, já não acompanho com tanto afinco).
O ateísmo não é uma filosofia, não é sequer uma visão de mundo, é simplesmente o reconhecimento do óbvio.

Offline Maeve Brooks

• Nível 11
  • *
« Resposta #17 Online: 14 de Agosto de 2010, 21:36:04 »
Nopes. A Crise é anterior à Morte do Super-Homem. Mas houve outras Crises depois e agora parece que voltaram com alguns mundos paralelos. Na Veja dessa semana havia uma matéria sobre um físico polonês que, usando uma variante da Teoria da Relatividade, verificou, matematicamente, que em buracos negros haveria uma saída para outros universos e não uma singularidade. Assim, o outro lado de um buraco negro seria um buraco branco que dava origem a um outro universo (sendo o nosso próprio originado assim). Mas a matéria foi criticando ele e a física teórica, acho que por causa das implicações religiosas.

Me lembro do meu professor de física falando sobre essa teoria dos buracos negros serem "portais" na escola, em 2002/2003. Mas não faço idéia se é possível fazer medições em buracos negros, parece que a coisa é mais teórica.
"Não existem inocentes. Apenas diferentes graus de responsabilidade."  Stieg Larsson

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 15 de Agosto de 2010, 09:45:19 »
Pô eles sempre reescrevem as coisas. Realmente, Marv Wofman tinha acabado com a bagunça que havia antes e durante um tempo assim foi, mas a editora resolveu abrir espaço para as loucuras espaço-temporais de novo e hoje há 52 Universos na DC Comics (até onde sei, já não acompanho com tanto afinco).
Há um "cross over" de Star Trek NG e X-Men. Os dois grupos se juntam para resolver não me lembro que problema.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 15 de Agosto de 2010, 09:47:55 »
Me lembro do meu professor de física falando sobre essa teoria dos buracos negros serem "portais" na escola, em 2002/2003. Mas não faço idéia se é possível fazer medições em buracos negros, parece que a coisa é mais teórica.
O filme "O buraco negro", de Walt Disney, conta a história de uma nave que entra num buraco negro e sai num universo paralelo.
Na verdade, o outro lado só foi contado em quadrinhos. O filme termina no buraco negro.

Offline West

• Nível 31
  • *
« Resposta #20 Online: 16 de Agosto de 2010, 08:25:06 »
Há um "cross over" de Star Trek NG e X-Men. Os dois grupos se juntam para resolver não me lembro que problema.

hehe.  :biglol: Agora lembrei que tenho esse gibi no computador, mas também não lembro dos detalhes. Faz tanto tempo que o li. Muita viagem...

Offline HeadLikeAHole

• Nível 17
  • *
« Resposta #21 Online: 03 de Setembro de 2010, 23:02:34 »
Multiuniversos. O uso dos prefixos multi e uni na mesma palavra não é conflitante?

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 04 de Setembro de 2010, 09:18:08 »
Multiuniversos. O uso dos prefixos multi e uni na mesma palavra não é conflitante?

Bem observado.

Offline West

• Nível 31
  • *
« Resposta #23 Online: 08 de Setembro de 2010, 07:02:54 »
O certo é multiverso.

Offline Iconoclasta SP

• Nível 15
  • *
« Resposta #24 Online: 08 de Setembro de 2010, 11:53:23 »
Já li sobre este conceito de Multiversos em dois quadros distintos:

O primeiro seria uma interpretação da incerteza quântica que trata sobre a impossibilidade de determinar grandezas complementares com 100% de precisão. No caso, um elétron que vai de A até B o faz em todas as trajetórias possíveis. A nossa detecção do experimento acontece em um dos Multiversos, sendo que todas as outras histórias desta trajetória de A até B também aconteceram no tempo, mas em universos paralelos.

Por outro lado também vi o termo Multiversos aplicado em um a espécie de concepção Darwinista onde os Universos mais aptos se multiplicariam mais em detrimentos de outros. Por mais aptos, entende-se a capacidade de gerar buracos negros.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!