De um ponto de vista mais espiritual, diria que o extrafísico ou transcendental não é uma extensão de nosso universo... o nosso universo é que é uma parte de toda uma realidade transcendente. Um ou mais universos paralelos poderiam nos ser transcendentes, logo, o transcendental existiria. Se existe o transcendental que se refira à existência da alma?
Ora, se é possível haver universos em outras partes de uma mesma existência, o que impede de haver universos com leis físicas diferentes nesta mesma existência? Deus nada mais seria o processo que origina ou originou toda a existência que conhecemos, e acho errado ver isso como entidade ou consciência. A não ser se considerarmos consciência como toda a existência que nos cerca, porém não seria o mesmo que um cérebro que pensa. Considero que tudo é feito de uma mesma substância, seja esta partícula ou energia. A partir desta energia, o processo primário, e este que originou todos os outros. Esta energia existe por ela mesma e é feita dela mesma, sendo atemporal.
Já a alma considero como uma entidade "imaterial" que vem de outro universo também "imaterial" e se liga a este por um tempo determinado, servindo como uma espécie de diretriz ao corpo material. O sobrenatural nada mais seria do que o que ainda estamos prestes a conhecer um dia, seja pela ciência, seja por outro processo.
E para terminar, para mim tudo se resume em energia, frequência e dimensão (matéria é só um estado de energia). Diria que o materialismo é só uma ilusão, um estado transitório. O que seria definitivo é o imaterialismo, já que tudo no fundo se baseia em energia e dimensão espacial ou temporal ou qualquer outro tipo. Mas imaterialismo não significa dizer que tudo é feito de pensamento, mas de energia. Pois pensamento nada mais é do que só um processo energético, assim como a matéria, que nada mais é do que energia aglutinada.
O materialismo, para mim, é tanto ilusão assim como o dualismo. Pois se tudo vem de algo primário, então há em tudo uma mesma essência primária, e não essências primárias opostas. Portanto para mim a realidade é monista, não dualista. Por causa disso, prefiro o imaterialismo e monismo do que o materialismo e dualismo que para mim são duas grandes ilusões geradas pela nossa preferência em entender as coisas pela diferença e apenas pelo o que nos é tangível.