Autor Tópico: Teoria de Multiuniversos  (Lida 11985 vezes)

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
Re: Teoria de Multiuniversos
« Resposta #25 Online: 08 de Setembro de 2010, 12:46:14 »
Quanto à interpretação da trajetória quântica, não é bem assim. Em quântica não temos uma trajetória definida do jeito que estamos acostumados em mecânica clássica: uma linha contínua do ponto A ao ponto B. Como as partículas quânticas não são pontuais, nem daria para dizer que a partícula está no ponto x ou y.  O que temos é uma distribuição de probabilidade de encontrar a partícula no ponto X no tempo t. E esse valor muda com o tempo. (Pense em um pulso se propagando ao longo de uma corda).

Quanto à história dos unveirsos darwinistas, como assim um universo "se reproduz"? E como isso está relacionado aos buracos-negros?  Não parece que essa ideia veio de alguém que sabe do que tá falando.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Temma

• Visitante
« Resposta #26 Online: 08 de Setembro de 2010, 13:03:41 »
se não me engano essa teoria dos universos darwinistas é citada no livro A perigosa idéia de Darwin. Tenho quase certeza que foi de lá que eu já ouvi falar.

vou procurar aqui, pois tenho esse livro.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 08 de Setembro de 2010, 13:38:48 »
Tenho quase certeza que essa "teoria" foi citada como um exemplo ruim desse exagero darwinista.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Iconoclasta SP

• Nível 15
  • *
« Resposta #28 Online: 08 de Setembro de 2010, 13:50:33 »
Pelo o que entendi à época, cada buraco negro seria, de "um lado", sugador gravitacional de matéria e,do "outro lado", um promotor em potencial de uma nova inflação universal (um outro big-bang).

Quanto mais buracos negros, mais chances de surgir do "outro lado" de um deles um outro Universo cujas leis da física sejam tais que permitam sua estabilidade a longo prazo, portanto, probabilisticamente, quanto mais buracos negros tem o universo pai, maior a probabilidade deste gerar outros universos igualmente estáveis.

Claro que "um lado" e "outro lado" sempre entre aspas, pois não se referem à posições no espaço 3d como estamos acostumados.

Não lembro se foi no "Universo Elegante" do Brian Greene que li isso, mas é provável. Haviam até elocubrações a respeito da correlação entre mutação genética e pequenas variações nas leis da física de um universo para outro, que podiam a levar a efeitos positivos ou negativos e favorecendo a disseminação de universos tais quais este nosso em maior quantidade que outros que pudessem ser instáveis.

Não bata em mim, eu juro que não fui eu quem inventou este troço!

:D

Temma

• Visitante
« Resposta #29 Online: 08 de Setembro de 2010, 14:20:14 »
achei o trecho do livro em que é citada essa hipótese. É exatamente como iconoclasta falou

« Última modificação: 08 de Setembro de 2010, 14:24:14 por Temma »

Offline Iconoclasta SP

• Nível 15
  • *
« Resposta #30 Online: 08 de Setembro de 2010, 14:57:40 »
Isso... é mais ou menos o que eu escrevi, só que de uma forma menos hedionda. :)

Temma

• Visitante
« Resposta #31 Online: 08 de Setembro de 2010, 15:26:15 »
De fato. quando você postou eu já havia escaneado.

é que sou meio fanboy desse livro, e meio que fico arranjando motivos pra folheá-lo  :P

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #32 Online: 09 de Setembro de 2010, 07:21:58 »
Citação de: Iconoclasta SP
Já li sobre este conceito de Multiversos em dois quadros distintos:

O primeiro seria uma interpretação da incerteza quântica que trata sobre a impossibilidade de determinar grandezas complementares com 100% de precisão. No caso, um elétron que vai de A até B o faz em todas as trajetórias possíveis. A nossa detecção do experimento acontece em um dos Multiversos, sendo que todas as outras histórias desta trajetória de A até B também aconteceram no tempo, mas em universos paralelos.

Por outro lado também vi o termo Multiversos aplicado em um a espécie de concepção Darwinista onde os Universos mais aptos se multiplicariam mais em detrimentos de outros. Por mais aptos, entende-se a capacidade de gerar buracos negros.

É isso.

Quanto ao segundo aspecto do multiverso, entende-se que novos universos poderiam surgir de buracos negros. Daí dizer-se que o mais apto é aquele capaz de gerar mais buracos negros, ou seja, de deixar mais descendentes, em analogia ao seres vivos da teoria darwiniana.
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #33 Online: 10 de Dezembro de 2010, 10:15:17 »
"O que existia antes do Big Bang e o que a fora do espaço."

Se a teoria do Big Bang conjugada com a existência de um único Universo (o nosso) estiver correcta, não há razão para falar de "antes do Big Bang" nem "existir fora do espaço". Primeiro porque o tempo e o espaço começam com o Big Bang, logo não houve antes (isso implica tempo) nem fora do espaço (não há pois apenas podemos referir o Nada, e o Nada não há pois o haver algo, ou podemos referir Deus, e Deus não há mas sim é).
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #34 Online: 10 de Dezembro de 2010, 10:16:26 »
Não é Multiuniveros mas sim Multiverso.
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #35 Online: 10 de Dezembro de 2010, 10:32:14 »
O modelo do Big Bang não pode ser tomado como dogma. É extremamente contestável, está cheio de furos e lacunas e é altamente  limitado. A verdade é que não sabemos quase nado sobre o que de fato venha a ser isso que chamamos universo, realidade, cosmo, ou como queiram; o que é um "prato cheio" para os religiosos lançarem mão do apelo à ignorância.
« Última modificação: 10 de Dezembro de 2010, 10:36:07 por West »
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #36 Online: 10 de Dezembro de 2010, 10:56:39 »
Caro - Fabulous

CitarA teoria do Big Bang não resolve dois problemas: O que existia antes do Big Bang e o que a fora do espaço.

Também acho :!:

Os denfesores do multiuniverso afirmam que existem inúmeros Universos, espalhados pelo espaço infinito. Muitos podem estar nascendo (em big bangs) e outros morrendo(em big crunchs, o oposto do big bang, quando a gravidade comprime tudo existente no Universo em um unico ponto atômico).

Na minha opinião isso implica - no que diz Marcus Valério XR - "eminente filósofo e escritor brasileiro"... O universo, é pura e simplesmente uma infinitéssima fracção, do UNIVERSO :!:

Nesses cosmos paralelos, as leis da física podem ser totalmente diferentes das nossas.

Se calhar... :arrow: :)

Obs: O multiuniverso prega a existência de 11 dimensões.

Talvez - seja melhor - multiplicar esse número por 11 ao cubo, elevado a 11 :!:

Super Interessante Outrubro de 2003.

O que vocês acham dessa teoria?

Absolutamente superinteressante :!:
« Última modificação: 10 de Dezembro de 2010, 10:59:22 por lusitano »
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #37 Online: 11 de Dezembro de 2010, 14:38:32 »
De um ponto de vista mais espiritual, diria que o extrafísico ou transcendental não é uma extensão de nosso universo... o nosso universo é que é uma parte de toda uma realidade transcendente. Um ou mais universos paralelos poderiam nos ser transcendentes, logo, o transcendental existiria. Se existe o transcendental que se refira à existência da alma?

Ora, se é possível haver universos em outras partes de uma mesma existência, o que impede de haver universos com leis físicas diferentes nesta mesma existência? Deus nada mais seria o processo que origina ou originou toda a existência que conhecemos, e acho errado ver isso como entidade ou consciência. A não ser se considerarmos consciência como toda a existência que nos cerca, porém não seria o mesmo que um cérebro que pensa. Considero que tudo é feito de uma mesma substância, seja esta partícula ou energia. A partir desta energia, o processo primário, e este que originou todos os outros. Esta energia existe por ela mesma e é feita dela mesma, sendo atemporal.

Já a alma considero como uma entidade "imaterial" que vem de outro universo também "imaterial" e se liga a este por um tempo determinado, servindo como uma espécie de diretriz ao corpo material. O sobrenatural nada mais seria do que o que ainda estamos prestes a conhecer um dia, seja pela ciência, seja por outro processo.

E para terminar, para mim tudo se resume em energia, frequência e dimensão (matéria é só um estado de energia). Diria que o materialismo é só uma ilusão, um estado transitório. O que seria definitivo é o imaterialismo, já que tudo no fundo se baseia em energia e dimensão espacial ou temporal ou qualquer outro tipo. Mas imaterialismo não significa dizer que tudo é feito de pensamento, mas de energia. Pois pensamento nada mais é do que só um processo energético, assim como a matéria, que nada mais é do que energia aglutinada.

O materialismo, para mim, é tanto ilusão assim como o dualismo. Pois se tudo vem de algo primário, então há em tudo uma mesma essência primária, e não essências primárias opostas. Portanto para mim a realidade é monista, não dualista. Por causa disso, prefiro o imaterialismo e monismo do que o materialismo e dualismo que para mim são duas grandes ilusões geradas pela nossa preferência em entender as coisas pela diferença e apenas pelo o que nos é tangível.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #38 Online: 11 de Dezembro de 2010, 23:32:48 »

Ora, se é possível haver universos em outras partes de uma mesma existência, o que impede de haver universos com leis físicas diferentes nesta mesma existência? Deus nada mais seria o processo que origina ou originou toda a existência que conhecemos, e acho errado ver isso como entidade ou consciência.

Eita !!! Mais uma lacuna, pro "Lacunão, o deus das lacunas" poder existir.

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #39 Online: 12 de Dezembro de 2010, 00:08:23 »
A idéia não é criar uma lacuna, mas dar uma explicação lógica da cosmogênese. Esse deus poderia ser qualquer coisa, como ando afirmando. Me limitaria dizer que se trata apenas de uma causa primária desconhecida, mas que um dia pode vir a ser descoberta, ou talvez explicada de outra forma.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #40 Online: 12 de Dezembro de 2010, 00:14:34 »
A idéia não é criar uma lacuna, mas dar uma explicação lógica da cosmogênese. Esse deus poderia ser qualquer coisa, como ando afirmando. Me limitaria dizer que se trata apenas de uma causa primária desconhecida, mas que um dia pode vir a ser descoberta, ou talvez explicada de outra forma.

Não estou dizendo que está criando uma lacuna, estou dizendo que está usando uma lacuna.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Deus_das_lacunas

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #41 Online: 12 de Dezembro de 2010, 07:54:39 »
1. Acontecimentos futuros não podem ser usados como comprovação de algo.
2. Uma explicação pode parecer muito lógica, mas ainda requer comprovação empírica.
3. Por outro lado, se a idéia é apenas criar hipóteses em cima de coisas que poderiam existir e evidências que ainda viriam a surgir, então tudo bem.

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #42 Online: 12 de Dezembro de 2010, 11:00:32 »
Não, este argumento não é o deus das lacunas. Pois neste argumento há a idéia de que Deus está manipulando os mecanismos naturais. Porém eu defendo que esta causa primária não manipula conscientemente os fenômenos naturais. Quer dizer, que deus em si se confunde com as leis primárias da existência, uma delas a de causa e efeito, que pode estar presente em todo o multiverso, ou além disso. Este deus apenas seria um motor ou movimento primário que gera naturezas. Não pensamento, por exemplo, pois quanto a isso sou contrário às religiões.

Se parar pra pensar, como um universo paralelo nos é transcendente, também nos seria sobrenatural, enquanto não alcançarmos eles com nossos equipamentos ou tripulações... Ou seja, falar de Deus, mundo espiritual e universos paralelos não é tão diferente assim... Lembrando que este deus não seria uma figura religiosa ou mitológica, apenas uma força primária que rege toda a existência, de forma inconsciente, assim como o universo é regido pelas 4 forças principais: gravidade, força nuclear fraca e forte e eletromagnetismo.

E se a alma na verdade for um organismo vindo de outro universo que fica neste por algum tempo, ligada a um corpo? Quer dizer, e se o mundo espiritual nada mais for do que um conjunto de universos ou até outros multiversos (o que acho mais provável) com leis físicas diferentes das leis deste multiverso? Falar de universo paralelo e alma não não são mais diferentes para mim não, pelo menos pela minha visão monista. Se for provado que é possível se deslocar de um universo para outro, o que então impediria a alma fazer disso?

Lembrando que estes pensamentos estão mais voltados à filosofia do que empirismo de fato. Mas como penso que tudo compartilha uma mesma essência e causa, então acho que um dia esta causa possa ser melhor entendida e talvez até comprovada empiricamente. Mas para isso seria necessário já ter tecnologia suficiente para se penetrar em universos paralelos, no mínimo, para se poder então pensar em mensurar esta causa. Enquanto estivermos presos aqui na Terra, não adiantará.
« Última modificação: 12 de Dezembro de 2010, 11:04:22 por Enio »

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #43 Online: 12 de Dezembro de 2010, 11:26:15 »
E se a alma na verdade for um organismo vindo de outro universo que fica neste por algum tempo, ligada a um corpo?
Antes de se falar em alma, antes de se supor alguma coisa a respeito dela, é preciso definí-la e provar que ela existe.
Quer dizer, e se o mundo espiritual nada mais for do que um conjunto de universos ou até outros multiversos (o que acho mais provável) com leis físicas diferentes das leis deste multiverso?
Idem idem "mundo espiritual".

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #44 Online: 18 de Dezembro de 2010, 11:57:14 »
Teoria do Multiverso.
Errado: multiversos, multiuniverso, multiuniversos.
Teoria do Multiverso: universos sem conta a partir de big bangs sem conta. O nosso seria apenas uma bolha no multiverso (conjunto de todos os universos).
O Multiverso não resolve a questão da sua origem. Tal como a existência de um só Universo não resolve a mesma questão. Todavia, o Multiverso poderia explicar porque existe um dos seus universos com as características do nosso...pois haveria universos com as mais diversas caracteríticas e leis naturais e imensos "abortos" de universos que não lograram desenvolver-se.

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #45 Online: 18 de Dezembro de 2010, 20:01:14 »
Concordo, o multiverso até explica como o universo teria tido sua origem, mas ainda não há explicação para o multiverso. E não acho que ele se criou do nada, pois dizer que algo surge do nada é como dizer que 0+0 ou 0*0 é igual a 1 ou outro número sem ser zero, o que não é verdade. Não me faz sentido algum o multiverso ter se criado do nada. Deve ter se baseado ainda em algo primário, desconhecido no meio científico.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #46 Online: 18 de Dezembro de 2010, 23:43:54 »
[...]
O Multiverso não resolve a questão da sua origem. Tal como a existência de um só Universo não resolve a mesma questão. Todavia, o Multiverso poderia explicar porque existe um dos seus universos com as características do nosso...pois haveria universos com as mais diversas caracteríticas e leis naturais e imensos "abortos" de universos que não lograram desenvolver-se.

Se eles sempre existiram...
Foto USGS

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #47 Online: 19 de Dezembro de 2010, 00:15:35 »
Seria possível, de alguma forma, conciliar o conceito de mundos espirituais com o multiverso? Não estou falando de um céu ou inferno cristão, por exemplo, mas somente da idéia do multiverso ter algo em comum com o que certas religiões ensinam, principalmente no meio espiritualista, onde haveriam vários níveis de existências.

Na teoria do multiverso há o quarto modelo, em que, se não me engano, seriam regiões onde as leis da física seriam totalmente diferente das de nosso universo e outros próximos ao nosso, baseados em leis físicas comuns. Especulo que a realidade espiritual poderia estar nestas regiões, se elas forem mesmo verdadeiras. Já que a realidade espiritual tem diversas diferenças da do mundo em que vivemos...

E por isso não é de me espantar que seria assim. Eu até construí um modelo baseado nesta especulação!
« Última modificação: 19 de Dezembro de 2010, 09:39:56 por Enio »

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #48 Online: 19 de Dezembro de 2010, 10:26:51 »
O Multiverso não resolve o problema da origem dos Universos, porque se a origem de um Universo requer explicação então a origem do Multiverso requer uma explicação ainda maior. Se o Big Bang foi o começo então multiplicar os Big Bang não é forma de resolver o facto de que cada Universo do Multiverso teve um começo... tal como se realmente houver apenas um Universo ele teve um começo... apenas estamos a multiplicar a necessidade de uma explicação e passamos a necessitar de muitas mais...
Note-se também que o tempo e o espaço começam com o Big Bang pelo que não podemos falar de "antes" do Big Bang... é como se perguntassemos "antes" de Deus... pura e simplesmente não houve antes. Assim, algo incausado e fora do tempo-espaço estará na raiz do Universo ou do Multiverso... se não lhe quiseram chamar Deus não lhe chamem, até porque poderá não ter as característica que são habitualmente atribuidas ao Deus teísta.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #49 Online: 19 de Dezembro de 2010, 10:56:43 »
Caro - Enio

Não, este argumento não é o deus das lacunas. Pois neste argumento há a idéia de que Deus está manipulando os mecanismos naturais. Porém eu defendo que esta causa primária não manipula conscientemente os fenômenos naturais. Quer dizer, que deus em si se confunde com as leis primárias da existência, uma delas a de causa e efeito, que pode estar presente em todo o multiverso, ou além disso. Este deus apenas seria um motor ou movimento primário que gera naturezas. Não pensamento, por exemplo, pois quanto a isso sou contrário às religiões.

Será, que só o Homem - manipula conscientemente - os fenômenos naturais :?:
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!