Autor Tópico: Oito benefícios do sexo para a saúde  (Lida 540 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline 4 Ton Mantis

  • Nível 32
  • *
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
Oito benefícios do sexo para a saúde
« Online: 18 de Agosto de 2010, 11:48:57 »
http://minhavida.uol.com.br/conteudo/11730-Oito-beneficios-do-sexo-para-a-saude.htm


Que o sexo te faz bem, isso você já notou. O orgasmo, por exemplo, é uma das sensações mais íntimas e deliciosas para homens e mulheres e é muito mais do que sinal do sucesso de uma relação sexual. A cada dia, os cientistas descobrem novos efeitos dessa reação orgânica que, além de melhorar as emoções, faz muito pela sua saúde. "O orgasmo contribui para que homens e mulheres vivam com mais qualidade, trata-se de um momento de prazer que reverbera por vários dias", afirma o ginecologista Neucenir Gallani, da clínica SYMCO. Porém, apesar de proporcionar prazer e qualidade de vida, uma pesquisa feita pela Universidade de São Paulo (USP) revelou que 70% dos brasileiros fazem menos sexo do que declaram em conversas e pesquisas públicas. Por isso, o Minha Vida estimula você a melhorar essa situação trazendo o que a ciência e os especialistas andam dizendo por aí sobre os benefícios que uma vida sexual ativa trazem ao corpo. Confira:

1. Alivia as crises de enxaquecas. Quando seu parceiro reclamar, dizendo que não quer sexo porque está com dor de cabeça, reverta a desculpa a favor da saúde dele. Segundo o médico Neucenir Gallani, o orgasmo libera substâncias, como as endorfinas, que atuam no sistema nervoso. "Elas diminuem a sensibilidade à dor, relaxando a musculatura e melhorando o humor", afirma.

2. Melhora o aspecto da pele.
Fazer sexo, principalmente no período da manhã, é um poderoso aliado da beleza para manter a juventude. Essa foi a conclusão de um estudo, realizado por cientistas da Universidade Queens (Reino Unido). De acordo com os pesquisadores, atingir o orgasmo aumenta os níveis de estrogênio, testosterona e de outros hormônios ligados ao brilho e à textura da pele e dos cabelos. Além disso, quando há o orgasmo, ocorre uma vasodilatação superficial dos vasos, até aumentando a temperatura em algumas pessoas. Com isso, a pele ganha uma aparência mais viçosa, e o brilho natural dela fica em destaque.

3. Alivia as cólicas da TPM.
O ginecologista Neucenir Gallani faz questão de reforçar que isso não é uma regra, mas acontece com algumas mulheres. Os movimentos realizados durante o sexo estimulam os órgãos internos, que ficam mais relaxados e, com isso, há diminuição das dores que incomodam seu bem-estar nos dias antes da menstruação. "Mas há mulheres que, na fase pré-menstrual, não têm disposição para o sexo e forçar a barra pode ser pior", diz o ginecologista.

4. Melhora o sono. O relaxamento que o orgasmo traz contribui para que você durma melhor, e não apenas nos dias em que houver sexo. A reação tem efeito prolongado, devido a ação dos neurotransmissores que passam a agir no seu organismo com mais regularidade e numa quantidade maior.

5. Diminui o estresse.
O médico faz questão de ressaltar que o orgasmo não deve ser encarado como um remédio calmante, mas como parte de uma relação afetiva que traz prazer. Quando isso acontece, os níveis de estresse tendem a diminuir não só pela estabilidade emocional, mas também porque os chamados hormônios do estresse, como o cortisol, apresentam atividade reduzida. Quem trouxe essa novidade foi um estudo escocês recém-publicado na revista Biological Psychology.

6. Diminui os riscos de infarto. Um estudo da Universidade de Bristol, na Grã-Bretanha, realizado com mais de 3 mil homens de 45 a 59 anos, concluiu, após 20 anos, que o sexo frequente pode reduzir o risco de infartos fatais e de derrames. De acordo com as conclusões da pesquisa, a morte súbita causada por problemas de coração é mais comum entre homens que afirmam ter níveis baixos ou moderados de atividade sexual.

7. Queima calorias. Segundo a Associação Americana de Educadores e Terapeutas Sexuais, a atividade sexual pode ser um ótimo exercício para o corpo. Isso porque meia hora de sexo queimam, em média, 85 calorias. Portanto, se você está sem paciência para ir à academia, que tal optar pelo plano B?

8. Aumenta a imunidade.
Um estudo feito pela Wilkes University, nos Estados Unidos, mostrou que uma vida sexual ativa aumenta os níveis de um anticorpo conhecido como IgA, responsável pela proteção do organismo de infecções, gripes e resfriados.
\"Deus está morto\"-Nietzsche

\"Nietzsche está morto\"-Deus

Offline Buckaroo Banzai

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 38.735
  • Sexo: Masculino
Re: Oito benefícios do sexo para a saúde
« Resposta #1 Online: 18 de Agosto de 2010, 21:47:23 »
Nove:

O sexo tem outra finalidade além da procriação? Hoje a Suyndara postou que tem tb a finalidade de fortalecer vínculos (tal como catar piolho). Alguém sabe de outra?

Citar
Sexual Experience Promotes Adult Neurogenesis in the Hippocampus Despite an Initial Elevation in Stress Hormones

Benedetta Leuner, Erica R. Glasper, Elizabeth Gould*
Department of Psychology, Neuroscience Institute, Princeton University, Princeton, New Jersey, United States of America
Abstract Top
Aversive stressful experiences are typically associated with increased anxiety and a predisposition to develop mood disorders. Negative stress also suppresses adult neurogenesis and restricts dendritic architecture in the hippocampus, a brain region associated with anxiety regulation. The effects of aversive stress on hippocampal structure and function have been linked to stress-induced elevations in glucocorticoids. Normalizing corticosterone levels prevents some of the deleterious consequences of stress, including increased anxiety and suppressed structural plasticity in the hippocampus. Here we examined whether a rewarding stressor, namely sexual experience, also adversely affects hippocampal structure and function in adult rats. Adult male rats were exposed to a sexually-receptive female once (acute) or once daily for 14 consecutive days (chronic) and levels of circulating glucocorticoids were measured. Separate cohorts of sexually experienced rats were injected with the thymidine analog bromodeoxyuridine in order to measure cell proliferation and neurogenesis in the hippocampus. In addition, brains were processed using Golgi impregnation to assess the effects of sexual experience on dendritic spines and dendritic complexity in the hippocampus. Finally, to evaluate whether sexual experience alters hippocampal function, rats were tested on two tests of anxiety-like behavior: novelty suppressed feeding and the elevated plus maze. We found that acute sexual experience increased circulating corticosterone levels and the number of new neurons in the hippocampus. Chronic sexual experience no longer produced an increase in corticosterone levels but continued to promote adult neurogenesis and stimulate the growth of dendritic spines and dendritic architecture. Chronic sexual experience also reduced anxiety-like behavior. These findings suggest that a rewarding experience not only buffers against the deleterious actions of early elevated glucocorticoids but actually promotes neuronal growth and reduces anxiety.

http://www.plosone.org/article/info:doi/10.1371/journal.pone.0011597


 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!