Autor Tópico: Perguntas idiotas (ou não!) que não merecem um tópico só para elas  (Lida 1015912 vezes)

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Re: Perguntas idiotas (ou não!) que não merecem um tópico só para elas
« Resposta #5925 Online: 30 de Julho de 2010, 00:44:47 »
Aliás, essa discussão sobre satélites me lembrou algo curioso. Nos testes que os EUA e a URSS fizeram com bombas atômicas na atmosfera nos anos 60, perceberam que o pulso eletromagnético gerado era tão forte e conseguia se propagar de tal maneira que era capaz de danificar vários componentes eletrônicos em terra em um grande raio. Em 62, um dos testes desligou equipamentos eletrônicos do Havaí até a Nova Zelândia, por isso ambos resolveram interromper os testes no espaço.
E claro que ele não teria efeito apenas em terra, mas nos satélites em órbita também (que na época eram poucos). Por isso que hoje o espaço é considerado um ponto no qual os EUA são muito vulneráveis em uma guerra, pois atualmente sua força militar é extremamente dependente de equipamentos eletrônicos. E eles próprios avaliam que uma única bomba de 1 megaton detonada a 100km de altura sobre o Kansas seria capaz de desligar todos os equipamentos eletrônicos do país inteiro, dificultando qualquer possibilidade de reação imediata. México e Canadá também seriam afetados, além de qualquer satélite de outro país que estivesse sobrevoando a região.

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #5926 Online: 30 de Julho de 2010, 00:53:05 »
Caralho..... Acabou de tremer tudo aqui..... Não é o tópico certo, mas é o que ta aberto.... Coração ate disparou ...
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #5927 Online: 30 de Julho de 2010, 00:55:24 »
Caralho..... Acabou de tremer tudo aqui..... Não é o tópico certo, mas é o que ta aberto.... Coração ate disparou ...

?
Foto USGS

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #5928 Online: 30 de Julho de 2010, 00:56:32 »
Terremoto...... 4 pontos na escala, epicentro em Chiba.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #5929 Online: 30 de Julho de 2010, 01:00:31 »

Sem o desejo de ser mórbido e ciente das possibilidades de uma tragédia, mas eu gostaria de estar presente em algum local com um terremoto acontecendo.

Coisa de geólogo meio velho, sabe!
Foto USGS

Offline Anne

• Nível 20
  • *
« Resposta #5930 Online: 30 de Julho de 2010, 01:01:50 »
É castigo Barata. Seu ateu sem deus.  :biglol:

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #5931 Online: 30 de Julho de 2010, 01:03:30 »

Cara você é muito encanado com esse negócio de "velho".
Eu conheço uns psicólogos aí, qualquer coisa manda mp  :hihi:
"Se a moralidade representa o modo como gostaríamos que o mundo funcionasse, a economia representa o modo como ele realmente funciona" Freakonomics.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #5932 Online: 30 de Julho de 2010, 01:04:30 »

Sem o desejo de ser mórbido e ciente das possibilidades de uma tragédia, mas eu gostaria de estar presente em algum local com um terremoto acontecendo.

É só passar uns tres dias na região de Kanto.... Dificilmente passa mais de três sem ter pelo menos um fraquinho....

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #5933 Online: 30 de Julho de 2010, 01:06:19 »
Aproveitando.... Geo, porque terremotos com sentido vertical causam mais estragos que os horizontais? (sera que da pra entender?)

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5934 Online: 30 de Julho de 2010, 01:07:01 »

Não é coisa só de geólogo (e velho) não, eu também sou doidinho por isso...

Offline Anne

• Nível 20
  • *
« Resposta #5935 Online: 30 de Julho de 2010, 01:09:33 »

Vcx são loucos isso sim...
Morro de medo de terremotos...

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #5936 Online: 30 de Julho de 2010, 01:11:52 »
Eu até tenho medo de terremoto, mas tenho muito mais medo de assaltos, sequestros, bala perdida e etc....

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #5937 Online: 30 de Julho de 2010, 01:25:47 »

Cara você é muito encanado com esse negócio de "velho".
Eu conheço uns psicólogos aí, qualquer coisa manda mp  :hihi:

Isto é chamado de "misancene". :biglol:

Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #5938 Online: 30 de Julho de 2010, 01:30:25 »
Aproveitando.... Geo, porque terremotos com sentido vertical causam mais estragos que os horizontais? (sera que da pra entender?)

Voce se refere aos tipos de ondas sísmicas ou aos tipos de deslocamentos no plano de falha?
Foto USGS

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #5939 Online: 30 de Julho de 2010, 01:30:57 »
translate, please
"Se a moralidade representa o modo como gostaríamos que o mundo funcionasse, a economia representa o modo como ele realmente funciona" Freakonomics.

Offline Anne

• Nível 20
  • *
« Resposta #5940 Online: 30 de Julho de 2010, 01:36:41 »
Eu até tenho medo de terremoto, mas tenho muito mais medo de assaltos, sequestros, bala perdida e etc....

Eu também, mas nunca passei por uma situação assim (assaltos, sequestro e tal) Vejo na tv, fico sabendo no boca a boca e obviamente me dá medo.
Senti uma única vez a terra tremer sob meus pés, a sensação é pavorosa, ao menos foi pra mim, não sei o grau do terremoto exatamente nem onde foi o epicentro, o fato ficou tipo bloqueado na minha mente, tamanho o susto.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #5941 Online: 30 de Julho de 2010, 01:41:28 »
translate, please

Do geologuês para o português?
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #5942 Online: 30 de Julho de 2010, 01:48:36 »

translate, please

Pessoal.

Amanhã pela manhã (aqui no Brasil, viu Barata) eu respondo.

É que meu filhote está me chamando.

Uma boa noite para todos.
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #5943 Online: 30 de Julho de 2010, 11:45:47 »

Voce se refere aos tipos de ondas sísmicas ou aos tipos de deslocamentos no plano de falha?

translate, please

Do geologuês para o português?

Quanto aos tipos de deslocamentos no plano de falha (simplificadamente):

Para que ocorra um terremoto há a necessidade de acúmulo de tensão direcional, e que será aliviada pelo deslocamento relativo entre duas partes de um maciço rochoso. Este deslocamento ocorre em uma superfície denominada de "plano de falha".

Em função do sentido de movimento as falhas são classificadas em: normais, inversas e transcorrentes (há tipos intermediários, mas por ora isto é o suficiente), conforme pode ser visto na imagem abaixo.

No primeiro caso (falha normal), veja que o bloco da direita (chamado de lapa) desce em relação ao bloco da esquerda (chamado de capa). Ou seja, o deslocamento é acomodado principalmente no eixo vertical. Estas falhas são comuns em ambientes distensivos, como é o caso do Vale Rift da África.

No segundo caso (falha inversa), o bloco da direita sobe em relação ao da esquerda. Estas falhas são comuns em ambientes compressivos, como é o caso das zonas de subducção. Também neste caso o deslocamento ocorre principalmente no eixo vertical.

No terceiro caso (falha transcorrente), o bloco da esquerda nem sobe e nem desce em relação ao bloco à sua direita (que é o do meio na figura), mas sim se movimenta lateralmente. Em outras palavras, o deslocamento ocorre principalmente no eixo horizontal. Estas falhas são comuns em diversos ambientes tectônicos, mas as mais famosas são aquelas que ocorrem nos assoalhos oceânicos e que partem das dorsais meso-oceânicas.

A explicação sobre as ondas sísmicas e as implicações geotécnicas delas e dos tipos de falhas ficam para o período da tarde.

P.S. Faltou citar a fonte das figuras.

« Última modificação: 20 de Setembro de 2011, 22:59:09 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #5944 Online: 30 de Julho de 2010, 14:48:40 »

Quanto aos tipos de ondas sísmicas (simplificadamente).

Existem basicamente 4 tipos de ondas mecânicas associadas aos deslocamentos por cisalhamentos rúpteis de maciços rochosos, também conhecidos como terremotos.

O primeiro tipo é chamado de "Onda P" ou "Primária", que são as mais velozes (cerca de 5 Km/s) e se propagam em todos os meios, incluindo líquidos. A feição geométrica dela está na figura abaixo:

É definida como aquela em que uma partícula vibra na mesma direção em que a onda se desloca e por isto ela também é chamada  de "onda compressional".

Esta onda faz uma pessoa ir para a frente e para trás.

O segundo tipo é chamado de "Onda S" ou "Secundária", que são menos velozes que as "P"s (cerca de 3 Km/s) e não se propagam nos líquidos. A feição geométrica dela está na figura abaixo:

É definida como aquela em que uma partícula vibra perpendicularmente à direção de deslocamento da onda, e ainda fazendo movimento de cisalhamento.

Esta onda faz uma pessoa ir para cima e para baixo.

O terceiro tipo é chamado de "Onda Love", que é a mais lenta entre todos os quatro tipos, e é o resultado da interferência de duas ondas "S"s. A feição geométrica dela está na figura abaixo:

É definida como aquela em que as vibrações são horizontais mas perpendiculares à direção de deslocamento da onda. Ela também faz um tipo de cisalhamento.

Esta onda faz uma pessoa ir para a esquerda e para a direita.

O quarto tipo é chamdo de "Onda Raleygh", que é mais rápida que a "Love" e mais lenta que a "P" e a "S", sendo o produto da interferência de uma onda "P" com uma "S". A feição geométrica dela está na figura abaixo:

É definida como aquela que faz uma partícula ter uma vibração em forma elíptica e de direção contrária ao do deslocamento da onda.

Esta onda faz uma pessoa subir e descer mas com a sensação de estar saltando para trás.

Caro Barata

Será que a explicação foi satisfatória?

P.S.

De novo esqueci as referências.

http://www.obsis.unb.br/option=com_content&view=article&id=55&Itemid=66&lang=pt

http://pt.wikipedia.org/wiki/Onda_s%C3%ADsmica
« Última modificação: 20 de Setembro de 2011, 23:00:22 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #5945 Online: 30 de Julho de 2010, 19:15:07 »
Suponha duas pessoas juntas e uma virada 90° em relação a outra. Como elas podem diferenciar uma onda P de uma onda Love?

It's an award I've won"

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5946 Online: 30 de Julho de 2010, 19:20:28 »
A onda P é longtudinal e a love é transversal.

Acho que duas pessoas só não conseguiriam. Três, talvez.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5947 Online: 31 de Julho de 2010, 01:30:31 »
O sexo tem outra finalidade além da procriação? Hoje a Suyndara postou que tem tb a finalidade de fortalecer vínculos (tal como catar piolho). Alguém sabe de outra?

Sexual Experience Promotes Adult Neurogenesis in the Hippocampus Despite an Initial Elevation in Stress Hormones

Benedetta Leuner, Erica R. Glasper, Elizabeth Gould*
Department of Psychology, Neuroscience Institute, Princeton University, Princeton, New Jersey, United States of America
Abstract Top
Aversive stressful experiences are typically associated with increased anxiety and a predisposition to develop mood disorders. Negative stress also suppresses adult neurogenesis and restricts dendritic architecture in the hippocampus, a brain region associated with anxiety regulation. The effects of aversive stress on hippocampal structure and function have been linked to stress-induced elevations in glucocorticoids. Normalizing corticosterone levels prevents some of the deleterious consequences of stress, including increased anxiety and suppressed structural plasticity in the hippocampus. Here we examined whether a rewarding stressor, namely sexual experience, also adversely affects hippocampal structure and function in adult rats. Adult male rats were exposed to a sexually-receptive female once (acute) or once daily for 14 consecutive days (chronic) and levels of circulating glucocorticoids were measured. Separate cohorts of sexually experienced rats were injected with the thymidine analog bromodeoxyuridine in order to measure cell proliferation and neurogenesis in the hippocampus. In addition, brains were processed using Golgi impregnation to assess the effects of sexual experience on dendritic spines and dendritic complexity in the hippocampus. Finally, to evaluate whether sexual experience alters hippocampal function, rats were tested on two tests of anxiety-like behavior: novelty suppressed feeding and the elevated plus maze. We found that acute sexual experience increased circulating corticosterone levels and the number of new neurons in the hippocampus. Chronic sexual experience no longer produced an increase in corticosterone levels but continued to promote adult neurogenesis and stimulate the growth of dendritic spines and dendritic architecture. Chronic sexual experience also reduced anxiety-like behavior. These findings suggest that a rewarding experience not only buffers against the deleterious actions of early elevated glucocorticoids but actually promotes neuronal growth and reduces anxiety.

http://www.plosone.org/article/info:doi/10.1371/journal.pone.0011597

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #5948 Online: 31 de Julho de 2010, 02:02:26 »
Suponha duas pessoas juntas e uma virada 90° em relação a outra. Como elas podem diferenciar uma onda P de uma onda Love?

A onda P é longtudinal e a love é transversal.

Acho que duas pessoas só não conseguiriam. Três, talvez.

Boa questão.

Acho que a resposta está na velocidade e na intensidade do efeito. As ondas "P" chegariam primeiro e elas são menos destrutivas pois como elas se propagam por todos os meios (isto é, passam desde a crosta até o núcleo externo), a sua energia logo se dissipa.

As ondas "Love" chegariam depois, mas seus efeitos são muito maiores porque representam a soma de fase de duas ondas "S"; são de elevada capacidade cisalhante (veja a deformação da figura 3 e compare-a com a da figura 1) e como são ondas de superfície que permanecem nas camadas superiores da Terra devido a uma completa reflexão interna (elas refletem no limite manto superior-manto inferior), elas mantem a sua energia por muito mais tempo e distância (estas informações eu não havia fornecido).

Assim sendo, visto que as duas ondas se deslocam no plano horizontal, a direção em que ocorrer o maior movimento da partícula (pessoa) provavelmente será aquela em que está a onda "Love".
« Última modificação: 31 de Julho de 2010, 02:12:59 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #5949 Online: 31 de Julho de 2010, 02:37:03 »
Ou seja, elas só conseguiriam saber pela duração dos tremores e pelo tamanho do estrago. Rápido com pouco estrago é P, demorado com muito estrago é Love. Só falta quantificar o que seria rápido, demorado, pouco estrago e muito estrago.
E a propósito, porque não chamam de L e R em vez de Love e Raleygh?

It's an award I've won"

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!