Aproveitando.... Geo, porque terremotos com sentido vertical causam mais estragos que os horizontais? (sera que da pra entender?)
Quanto aos tipos de ondas sísmicas (simplificadamente).
Existem basicamente 4 tipos de ondas mecânicas associadas aos deslocamentos por cisalhamentos rúpteis de maciços rochosos, também conhecidos como terremotos.
O primeiro tipo é chamado de "Onda P" ou "Primária", que são as mais velozes (cerca de 5 Km/s) e se propagam em todos os meios, incluindo líquidos. A feição geométrica dela está na figura abaixo:

É definida como aquela em que uma partícula vibra na mesma direção em que a onda se desloca e por isto ela também é chamada de "onda compressional".
Esta onda faz uma pessoa ir para a frente e para trás.
O segundo tipo é chamado de "Onda S" ou "Secundária", que são menos velozes que as "P"s (cerca de 3 Km/s) e não se propagam nos líquidos. A feição geométrica dela está na figura abaixo:

É definida como aquela em que uma partícula vibra perpendicularmente à direção de deslocamento da onda, e ainda fazendo movimento de cisalhamento.
Esta onda faz uma pessoa ir para cima e para baixo.
O terceiro tipo é chamado de "Onda Love", que é a mais lenta entre todos os quatro tipos, e é o resultado da interferência de duas ondas "S"s. A feição geométrica dela está na figura abaixo:

É definida como aquela em que as vibrações são horizontais mas perpendiculares à direção de deslocamento da onda. Ela também faz um tipo de cisalhamento.
Esta onda faz uma pessoa ir para a esquerda e para a direita.
O quarto tipo é chamdo de "Onda Raleygh", que é mais rápida que a "Love" e mais lenta que a "P" e a "S", sendo o produto da interferência de uma onda "P" com uma "S". A feição geométrica dela está na figura abaixo:

É definida como aquela que faz uma partícula ter uma vibração em forma elíptica e de direção contrária ao do deslocamento da onda.
Esta onda faz uma pessoa subir e descer mas com a sensação de estar saltando para trás.
Caro Barata
Será que a explicação foi satisfatória?
P.S.
De novo esqueci as referências.
http://www.obsis.unb.br/option=com_content&view=article&id=55&Itemid=66&lang=pthttp://pt.wikipedia.org/wiki/Onda_s%C3%ADsmica