Rapaz, acho que esse argumento de que os livros eram dele e por isso ele poderia fazer o que quisesse com eles é meio espantalho, sabe. O problema não é bem o que ele fez, mas como ele fez. Se ele tivesse feito o que fez reservadamente sem tornar pública a coisa, tudo bem. Afinal, se o cara acha que o "bagulho" não é pesado o suficiente e tem a mania de temperá-lo com coisa mais forte, problema dele. Mais o que acontece é que a intenção dele é justamente debochar, fazer pouco caso, escarnecer das pessoas que têm aqueles livros como sagrados. É aí que a coisa complica, entende?
Olha, para mim, liberdade de expressão, por definição, diz respeito a se expressar em público. Liberdade para se expressar privadamente, escondido dos olhos dos outros, qualquer ditadura tem. Liberdade para só fazer coisas que agradem as outras pessoas também existe em qualquer lugar, o que é protegido na democracia é justamente a liberdade de dizer coisas que desagradam. E isso inclui o deboche. Você está me dizendo que deboche e escárnio são proibidos? Por que os humoristas do CQC e do Pânico na TV, por exemplo, não estão presos então? O que é deve ser crime então, aparentemente, é debochar de religião. Isso realmente eu não vejo eles fazendo, talvez você esteja certo. Mas saindo da esfera legal e entrando na esfera moral, então, eu pergunto: se é crime debochar de religião, deveria ser? Isso seria mais um exemplo da proteção especial injustificada que a religião recebe da nossa sociedade. Se uma pessoa diz que acha que a Lua é feita de queijo, você está autorizado a achar que ela é uma ignorante; mas se ela diz que essa é a religião dela, você é obrigado a "respeitar".
E concordando com o PZ Meyers, aqueles livros são sagrados para elas, não são sagrados para mim. Elas não têm o direito de exigir de mim a mesma reverência que elas têm. Exemplo, muitos veganos acham a vida de qualquer animal tão sagrada quanto a de um ser humano. Para eles, matar uma galinha para comer é imoral e repugnante. Você se abstém de comer galinha para satisfazer a crença dos veganos (muiticíssimo mais bem justificada do que a crença na sacralidade da Bíblia e do Corão, IMHO)? Qual é a diferença? Por que queimar uma Bíblia e um Corão publicamente é um absurdo, mas fazer um churrasco no domingo é aceitável? Se você postar um video no Youtube em que você mata uma galinha, assa e come, para provocar os veganos, isso é ou deveria ser crime na sua opinião?
Acho que as vezes quando agente fala de liberdade de expressão acaba esquecendo que não existe direito absoluto. A liberdade de expressão não pode ser usada como desculpa para pratica de crimes (e aqui não estou me limitando ao caso do baseado sagrado).
Eu ainda não estou convencido de que o baseado sagrado deveria ser crime.
O camarada pode até dizer e escrever o que quiser, mas ao fazê-lo deve lembrar que o seu direito termina onde começa o do outro. Posso dizer o que quiser de alguém, mas devo ter a consciência de que esse mesmo alguém também tem o direito de propor uma ação judicial contra mim, caso entenda que eu tenha ferido algum direito dele.
Até aí tudo bem. As pessoas ofendidas têm o direito de processar as pessoas que disseram ou falaram coisas que lhes ofenderam e essas pessoas têm o direito a defesa. Agora, em casos como o do professor australiano, eu não vejo em que sentido ele trespassou o direito de outras pessoas. Pelo contrário, eu acho que se queimar uma Bíblia for proibido para não ofender os cristãos, eu acho que são os cristãos que estão trespassando o
meu direito de fazer o que eu bem entender com qualquer objeto inanimado que for da minha propriedade.
Na minha opinião (e quero deixar bem claro isso - apenas minha opinião) o cara pisou na bola.
Na minha opinião ele contou uma piada sem graça. Mas no dia em que uma pessoa merecer ser punida por contar uma piada sem graça, eu vou achar menos engraçado ainda.