Autor Tópico: Descoberto exoplaneta rochoso em zona habitável de estrela  (Lida 5699 vezes)

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Re: Descoberto exoplaneta rochoso em zona habitável de estrela
« Resposta #25 Online: 02 de Outubro de 2010, 19:10:26 »
*A mesma quantidade de energia usada para impulsionar a nave é necessária para parar ela depois.
Acabo de lembrar que uma parte considerável da massa vai ser expelida da nave para impulsiona-la. A energia para parar é menor então.

Cara, isso depende de como é a propulsão da nave. O que você falou faz sentido se ela tiver algum tipo de combustível que seja consumido para acelerá-la, como é o caso dos foguetes atuais. Mas há designs alternativos, por exemplo, as velas solares, uma proposta de usar o momentum dos fótons emitidos por uma estrela ou até por um laser ultrapotente para acelerar a nave.

A energia para a nave parar não vai depender da velocidade final e da inércia?
Foto USGS

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 02 de Outubro de 2010, 19:26:55 »
Cara, isso depende de como é a propulsão da nave. O que você falou faz sentido se ela tiver algum tipo de combustível que seja consumido para acelerá-la, como é o caso dos foguetes atuais. Mas há designs alternativos, por exemplo, as velas solares, uma proposta de usar o momentum dos fótons emitidos por uma estrela ou até por um laser ultrapotente para acelerar a nave.

No caso da vela solar? A ideia é acelerar a nave com a radiação que vem do Sol. Quando a nave chegasse ao espaço interestelar e a radiação do Sol se tornasse muito fraca, a aceleração naturalmente pararia e ela seguiria a velocidade constante. Quando nossa nave chegasse perto de seu destinho ela inverteria a direção das velas e passaria a recolher a radiação da estrela para desacelerar. Pelo menos a ideia é essa.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 02 de Outubro de 2010, 19:32:20 »

No caso da vela solar? A ideia é acelerar a nave com a radiação que vem do Sol. Quando a nave chegasse ao espaço interestelar e a radiação do Sol se tornasse muito fraca, a aceleração naturalmente pararia e ela seguiria a velocidade constante. Quando nossa nave chegasse perto de seu destinho ela inverteria a direção das velas e passaria a recolher a radiação da estrela para desacelerar. Pelo menos a ideia é essa.

O problema é a distância que a hipotética nave estaria do Sol, para que pudesse desacelerar somente com o recurso da vela.
Foto USGS

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 02 de Outubro de 2010, 19:41:45 »
Me dê 200 anos e eu te dou a resolução para esse problema :P

E tem outra dificuldade tćnica também: Para serem eficientes essas velas teriam que ter áreas enormes e o espaço, principalmente nas redondezas das estrelas, onde acontece a aceleração, não é completamente vazio. Qual seria o efeito do impacto com grãozinhos de poeira a velocidades comparáveis à da luz? A vela aguentaria o tranco?

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #29 Online: 02 de Outubro de 2010, 19:52:12 »

E tem outra dificuldade tćnica também: Para serem eficientes essas velas teriam que ter áreas enormes e o espaço, principalmente nas redondezas das estrelas, onde acontece a aceleração, não é completamente vazio. Qual seria o efeito do impacto com grãozinhos de poeira a velocidades comparáveis à da luz? A vela aguentaria o tranco?

Não aguentaria, pois a energia cinética seria avassaladora.

Haveria a necessidade de algum tipo de blindagem ou defletor contra estas partículas.
Foto USGS

Offline HeadLikeAHole

• Nível 17
  • *
« Resposta #30 Online: 02 de Outubro de 2010, 20:09:07 »
O problema é a distância que a hipotética nave estaria do Sol, para que pudesse desacelerar somente com o recurso da vela.
Se a vela alcançasse velocidade considerável antes de sair de perto do sol isto não seria um problema, mas pelo o que eu sei, a aceleração das velas solares é bem lenta.

Sim.
E = mv²/2
Mas a massa é variável, até mesmo no caso das velas solares, porque a inércia aumenta quando se aproxima de c. Só que eu não sei como calcular esta variação.  :?

Offline Lord_Dracon

• Nível 11
  • *
  • =D
« Resposta #31 Online: 03 de Outubro de 2010, 05:53:23 »
Admito que esqueci os efeitos da relatividade.
Mas não entendi qual foi meu erro no cálculo da duração da viagem com a Terra como referencial.
Se a estrela está à 20anos/luz significa que na velocidade c demora-se 20 anos para chegar lá, então, à c/2, o tempo necessário é o dobro, ou seja 40 anos, e o tempo de ida/volta 80 anos. Não é?
Sim. Você está certo. A interpretação do seu primeiro comentário sobre o tempo de viagem é que soou ambíguo. A parte "Se for desenvolvida uma espaçonave que viaje a c/2, será possível chegar lá em apenas 40 anos!" poderia ser interpretada de duas maneiras:

- "A nave demorará 40 anos - duração da viagem pela nave - para chegar em Gliese 581".
- "A nave demorará 40 anos - duração da viagem da nave para nós daqui da Terra - para ela chegar em Gliese 581".

Eu acabei interpretando a primeira frase e por isso achei que você estava errado, te corrigindo sem necessidade. :hihi:

O pequeno erro é que o tempo de 40 anos (referencial Terra) é o tempo de ida e volta. Então "só para chegar lá" seriam 20 anos.
Aqui na verdade o pequeno erro foi meu (de falta de atenção). Estava pensando em c quando redigi essa parte do texto e esqueci que seu exemplo era com c/2. :P

Bom.... pelo menos já sabemos o tempo que a nave levaria para chegar em Gliese 581 a 0,5 c e 0,966 c pelo referencial dela.  :)
« Última modificação: 03 de Outubro de 2010, 06:30:27 por Lord_Dracon »

Offline HeadLikeAHole

• Nível 17
  • *
« Resposta #32 Online: 03 de Outubro de 2010, 08:26:39 »
Sim. Você está certo. A interpretação do seu primeiro comentário sobre o tempo de viagem é que soou ambíguo. A parte "Se for desenvolvida uma espaçonave que viaje a c/2, será possível chegar lá em apenas 40 anos!" poderia ser interpretada de duas maneiras:

- "A nave demorará 40 anos - duração da viagem pela nave - para chegar em Gliese 581".
- "A nave demorará 40 anos - duração da viagem da nave para nós daqui da Terra - para ela chegar em Gliese 581".

Eu acabei interpretando a primeira frase e por isso achei que você estava errado, te corrigindo sem necessidade. :hihi:

Na verdade eu nem pensei no referencial quando escrevi. Então você não errou quando interpretou a nave como referencial, o erro foi meu em não especificá-lo.

Bom.... pelo menos já sabemos o tempo que a nave levaria para chegar em Gliese 581 a 0,5 c e 0,966 c pelo referencial dela.  :)
Seu comentário sobre o tempo de viagem no foi bem interessante.  :ok:

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 03 de Outubro de 2010, 21:00:45 »

E a que velocidade você quer esse tempo?  :twisted:
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #34 Online: 04 de Outubro de 2010, 08:45:32 »
Em relação ao tipo, Gliese 581 é classificada como anã vermelha, bem menor e menos ativa do que o nosso sol que é uma anã amarela. Não tenho muita certeza, mas acho que esse tipo de estrela é bem mais favorável à formação de planetas "habitáveis" do que o do nosso sol. Como a atividade desse tipo de estrelas é menor, elas emitem bem menos radiação e ainda seu tempo de vida também é bem superior ao das anãs amarelas. Talvez esse seja mesmo o tipo ideal de estrela para abrigar planetas habitáveis.
« Última modificação: 04 de Outubro de 2010, 09:02:51 por West »
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #35 Online: 06 de Outubro de 2010, 21:51:44 »
Para o bem da ciência, e usando do ceticismo saudável, há ainda controvérsias.

O astrofísico Xavier Bonfils do Laboratoire d’Astrophysique de Grenoble reagiu com cepticismo à descoberta dos novos planetas no sistema de Gliese 581 pela equipa de Vogt e Butler. Bonfils é membro da equipa de Genebra, responsável pela descoberta dos planetas “b”, “c”, “d” e “e” no sistema entre 2005 e 2009.

(..)

Resumindo, Bonfils diz que os dados obtidos com o espectrógrafo HIRES no telescópio Keck pela equipa de Vogt e Butler, quando isolados, têm precisão suficiente apenas para detectar dois dos quatro planetas já conhecidos de Gliese 581. Daí que, mesmo juntando os dados de melhor qualidade do HARPS, é difícil imaginar que 6 planetas sejam visíveis no conjunto dos dados.

O texto está no bom e velho português de Portugal.

Detalhes em:
http://astropt.org/blog/2010/10/05/xavier-bonfils-ceptico-relativamente-a-descoberta-de-gliese-581g/
"Por quê?"

Chaves

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #36 Online: 12 de Outubro de 2010, 13:45:55 »
E agora, essa!

O Dr. Ragbir Bhathal, um astrónomo a trabalhar na Austrália, e que trabalha para o SETI, diz que recebeu um sinal potencialmente inteligente, vindo dessa estrela há quase 2 anos atrás!

Ou seja, ele diz que recebeu… mas falta a confirmação.
Pode ser algo natural, ou pode ser algo artificial, humano, um satélite militar secreto, por exemplo, na mesma direcção de Gliese 581, mas muito mais perto de nós… ou ser algo… extraterrestre.

“Segundo o astrônomo Ragbir Bhathal, integrante do programa SETI -dedicado à busca de inteligência extraterrestre-, em dezembro de 2008 ele mesmo conseguiu captar um misterioso e único pulso de luz proveniente precisamente dos arredores de Gliese 581.
Uma vez registrado o sinal, o astrônomo de imediato começou a analisar se este poderia ter sido gerado por causas naturais, mas não encontrou nenhum indício que apontasse nesse sentido.”

http://www.mdig.com.br/itemid=14591

A verdade está lá fora, e bem mais próxima do que imaginávamos. :medo:

:hihi:

"Por quê?"

Chaves

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #37 Online: 12 de Outubro de 2010, 14:13:48 »
Se houver vida inteligente a apenas 20 anos luz de distância de nós, provavelmente vivemos num universo mais interessante que Star Wars!

Offline Vito

• Webmaster
  • Nível 37
  • *
    • Realidade
« Resposta #38 Online: 12 de Outubro de 2010, 14:26:53 »
Isso é sério, HSette?

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #39 Online: 12 de Outubro de 2010, 14:30:18 »
Isso é sério, HSette?

Vê aí a matéria no site astropt.org

http://astropt.org/blog/2010/10/11/mensagem-recebida-de-gliese-581/

No mínimo, uma enorme coincidência o cara ter detectado o estranho sinal 2 anos antes da descoberta do planeta.

No mais, é aguardar para ver no que vai dar.
"Por quê?"

Chaves

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #40 Online: 12 de Outubro de 2010, 14:32:19 »
Se houver vida inteligente a apenas 20 anos luz de distância de nós, provavelmente vivemos num universo mais interessante que Star Wars!

O gráfico indicando o sinal.

"Por quê?"

Chaves

Offline HeadLikeAHole

• Nível 17
  • *
« Resposta #41 Online: 12 de Outubro de 2010, 15:30:24 »
Pela imagem acima não parece ser grande coisa.
Aposto que é apenas um sinal qualquer e que, como de costume, os distorcedores (?) da realidade começaram a alardear como prova de vida E.T..
Se o sinal foi captado em 2008 por que só foi divulgado agora?

Pergunta: Se houvesse seres inteligentes, no mesmo ou maior nível tecnológico que estamos, não seria fácil detectar os sinais de rádio?

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #42 Online: 12 de Outubro de 2010, 15:39:47 »
Aposto que é apenas um sinal qualquer e que, como de costume, os distorcedores (?) da realidade começaram a alardear como prova de vida E.T..

Pergunta: Se houvesse seres inteligentes, no mesmo ou maior nível tecnológico que estamos, não seria fácil detectar os sinais de rádio?

Pelas matérias que li, ninguém alardeou nada sobre ETs. Onde você leu isso?  :?:

Quanto a mim, não faço aposta nenhuma. Mantenho minha postura cética. É um caso a ser investigado, com certeza.
"Por quê?"

Chaves

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #43 Online: 12 de Outubro de 2010, 15:58:29 »
Nosso universo é interessante... nós é que não somos interessantes para os extraterrestres...
Civilizações extraterrestres superiores em Super Terras?
Missões de busca por exoplanetas como a do telescópio orbital Kepler, lançado em 2009, poderia ajudar aos astrônomos a encontrar muitos planetas-tipo-Terra nos próximos anos. Sasselov estima que deve haver 100 milhões de Super Terras habitáveis só em nossa galáxia, a Via Láctea. Ele prevê que nós encontraremos de 50 a 100 novas Super Terras nos próximos 5 anos.

Além disso, a existência de tantas Super Terras poderia trazer alguma explicação ao Paradoxo de Fermi sobre a ausência de contato com inteligências extraterrestres. Em nosso planeta de baixa massa (em relação às Super Terras) nós não teríamos as condições ideais para a vida segundo os padrões extraterrestres, assim os exploradores alienígenas não estariam interessados em procurar-nos, procurando assim outras Super Terras da galáxia. Como nosso Sistema Solar não apresenta Super Terras, talvez os ETs tenham considerado um sistema de baixo interesse para explorar…

“A Terra é um planeta marginal quando buscamos por condições que gostaríamos de ver para a vida complexa se manter por si própria”, denota Sasselov. “Na família de exoplanetas tipo Terra a maneira mais fácil da química complexa e bioquímica emergir e se sustentar reside em planetas mais massivos que a Terra”.
Fonte: http://eternosaprendizes.com/2009/12/14/podem-as-super-terras-serem-superiores-para-hospedar-a-vida
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline HeadLikeAHole

• Nível 17
  • *
« Resposta #44 Online: 12 de Outubro de 2010, 16:00:23 »

Pelas matérias que li, ninguém alardeou nada sobre ETs. Onde você leu isso?  :?:

Quanto a mim, não faço aposta nenhuma. Mantenho minha postura cética. É um caso a ser investigado, com certeza.

Eu li num lugar que um "cientista" afirmou que tem 100% de chances de haver vida naquele planeta, vou ver se encontro onde foi que eu vi.

Concordo que tudo deve ser investigado.  :ok:

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #46 Online: 12 de Outubro de 2010, 17:17:58 »
Na pressão atmosférica, as proteínas são extremamente sensíveis à temperatura, a 42 °C já começam a se deteriorar. Mas não faço ideia de como uma proteína se comporta sob 200 atm...
Já cheguei a pensar sobre isso antes.

Se a água, a uma maior pressão atmosférica, precisa de mais calor para evaporar, então penso que talvez as proteínas ou qualquer outro composto, sob maior pressão atmosférica, precise de mais calor para se deteriorar, pois a maior pressão do ar comprime mais as moléculas, mantendo-as estáveis mesmo sob temperaturas mais altas.

Ou seja, se eu estiver certo sobre isso, então isso quer dizer que mundos de maior pressão atmosférica poderiam muito bem suportar vida sob altas temperaturas, fora a água que se manteria líquida mesmo acima de 100°C. Já em mundos de baixa pressão atmosférica, a proteína se deterioraria sob temperatura ainda mais baixa, pois suas moléculas estariam sendo menos comprimidas.

Isso talvez explique porque há seres que vivem muito bem em ambientes de alta pressão e muito quentes, como as fossas hidrotermais. Foi com base nisso que montei este raciocínio. A pressão e temperatura nas fossas é muito alta, e ainda assim há seres complexos (ainda que simples).

Quanto aos compostos tóxicos... estes são para as nossas formas de vida. Há até seres em nosso mundo que usam substâncias tóxicas como alimento ou para respiração. Um caso é o uso de arsênio. Ou seja, extraterrestres poderiam basear seu metabolismo em substâncias letais a nós, sem problema algum. Isso poderia se aplicar, por exemplo, em Titã, se houver mesmo vida na superfície.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #47 Online: 12 de Outubro de 2010, 17:19:27 »
http://www.science20.com/science_20/seti_participant_claims_he_found_signal_near_gliese_581_already

Pois é.

O assunto é polêmico.

A rigor, a chance de vida em qualquer lugar do Universo é de 100%.

Se surgiu vida aqui, pode surgir em qualquer lugar, tendo em mente que a vida baseada no carbono não tem que ser tomada como a única possível.

(Mas isso que eu disse é só "viagem" com probabilidades)   :(
"Por quê?"

Chaves

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #48 Online: 12 de Outubro de 2010, 17:42:30 »
Então, o que o HeadLikeAHole falou está certo. No referencial da Terra levaria 40 anos para uma nave a c/2 chegar a Gliese.
Já para os astronautas, idealmente não se passaria tempo nenhum: qual a finalidade de mandar astronautas acordados para uma viagem de décadas de duração? O fato de ele ter que ser alimentado e o ar e a água terem que ser reciclados aumentaria muito o preço, o tamanho e a complexidade da nave, a melhor escolha seria se servir da criogenia para baixar o metabolismo deles ao mínimo.

Além do mais, acho que uma viagem dessas deveria ser só de ida. Gliese 581 não é logo ali como a Lua, acho que uma nave que mandássemos para lá seria mais parecida com as descritas por Arthur C. Clarke em "As canções da Terra distante": naves automatizadas controladas por inteligência artificial contendo um banco de gametas e incubadoras. Depois de terraformado (se necessário) o planeta colônia, os robôs incubariam os humanos, cuidariam deles e os educariam até chegarem à idade adulta, depois que a primeira geração fosse criada eles seriam desligados ou reprogramados para outras atividades. Legal, né? X-D

Parece uma das descrições dos Planetas dos Espaciais, aliás, Gliese poderia mesmo ser rebatizada de Aurora. :biglol:

Offline HeadLikeAHole

• Nível 17
  • *
« Resposta #49 Online: 12 de Outubro de 2010, 17:57:12 »
A rigor, a chance de vida em qualquer lugar do Universo é de 100%.

Não entendi. Você quis dizer que a chance de haver vida em algum lugar do universo é 100% ou que a chance de haver vida em todos os lugares do universo é 100%?

A primeira é obvia porque sabemos que tem vida na Terra. Já a segunda é falsa porque sabemos que não tem vida na Lua, por exemplo.

No caso da afirmação do cientista, ele quis dizer que há 100% de chances de haver vida naquele planeta (que nem se tem certeza de existir), o que é ridículo visto que não se sabe quase nada sobre o lugar. Mesmo se fosse idêntico a Terra não daria pra ter tanta certeza.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!