OK, Arcanjo, vamos por pontos:
1- Suplicy
Numa entrevista para o João Gordo, o Suplicy mostra um livro, salvo engano, do John Rawls e diz que se há uma coisa que pode legitimar o capitalismo é a democracia.
O cara pertence a um partido composto na grande maioria por pessoas que acham que o Fidel Castro e o Chapolim Colorado não são ditadores, um dos idiotas do partido dele chegou a afirmar que na Venezuela há excesso de democracia...
Sabe-se lá qual é a definição de "democracia" na cabeça dele.
2- CIA e ditaduras
Bom, quem vive num mundo de conspirações é o Olavo de Carvalho.
No mundo real onde vivo, a CIA interveio em dezenas de países para defender os interesses americanos. Você pode comprovar isso com documentos oficiais da própria CIA, que, inclusive, detalham um plano de suporte por parte da marinha americana aos golpistas de 64. A imprensa brasileria até já divulgou isso nesse ano.
Eu não quero viver numa enorme Cuba. Isso não autoriza ninguém a tomar o poder e instalar uma ditadura “ao contrário” em meu nome.
Vamos deixar essa dicotomia infantil de lado. O fato de que eu não tenho simpatia alguma pela ditadura militar não faz de mim um ingênuo ou apoiador de Castro.
Não leio o Olavo de Carvalho e no mundo em que vivo, o Castro e o Chapolim Colorado vivem se metendo em assunto que não lhes pertence.
E sobre o suporte da marinha americana e o que aconteceu em 1964, outro forista já colocou um texto aqui explicando tudo direitinho para quem ainda imaginar que a patota da Dilma defendia uma "democracia", havia provocação por grupos de direita e principalmente de esquerda que incitavam uma quebra de hierarquia entre os militares da época, inclusive com ajuda do idiota na presidência .
O caso é que nos anos 60 ainda estava bem fresco na memória de todo mundo o que aconteceu na Russia do Stalin e os fuzilamentos que o Fidel e seu amante promoveram em Cuba.
E não é segredo que o Fidel se meteu em assuntos de outros países além do Brasil
O que vc esperava que os militares brasileiros fizessem, ainda mais sabendo que Castro patrocinava grupos armados aqui?
3- Ditadura comunista X Ditadura Militar
Arcanjo, fique sossegado: Não vou defender guerrilheiro aqui.
Mas não posso deixar de ressalvar que a oposição à ditadura não se limitou à guerrilha dos comunistas de classe média. As Diretas Já, por exemplo, mobilizaram pessoas sérias e realmente comprometidas com a liberdade. E foi isso que deu fim à ditadura.
E já mostrei que não eram defensores da democracia, só queriam implantar a ditadura deles.
Sobre as diretas, vivi a tal época. Não lembro de ter visto a Dilma, o Dirceu e outros "lutadores da democracia" na campanha...
4- Mentalidade mística e autoritarismo
Assim como você, eu vejo uma tendência autoritária no PT de hoje. Isso se deve, em parte, à mentalidade mística que acredita ter todas as respostas para os nossos males, reduz a nossa sociedade a dois grandes grupos, os que são pró-PT e os que são “reacionários”, e compreende a história pré-Lula como uma conspiração elitista.
Veja só, o autoritarismo petista nasce da mania de ter respostas pra tudo, de criar simplificações e caricaturar os discordantes, e da idéia de que sempre existe alguém lá fora manipulando o mundo enquanto as pessoas dormem.
Ironia das ironias, essas mesmas características de paranóia estão presentes nas suas críticas ao PT (ao menos eu identifico isso sempre no que você diz). Não há nada pessoal aqui, mas gostaria de abrir os seus olhos ao que parece um auto-engano.
A conspiração que os petistas vêem em tudo só existe na cabeça deles e não diria que o que sinto por eles é paranóia já que sempre coloco aqui os fatos comprovando o que afirmo.
Coloco vídeos onde o Ilustre mente descaradamente, coloco links com fatos comprovados pelo ministério público, coloco entrevistas gravadas por petistas que falaram nas CPIs e tudo é tomado como mentira por petistas fanáticos que insistem em afirmar que é tudo mal entendido ou exagero.
Coloquei um vídeo onde o Lulla fala abertam ente que distribuir cesta básica para pobre é controlar eleitor pelo estômago e outro onde ele chama de ignorantes quem critica a distribuição de cesta básicas do governo dele.
Sabe o resultado?
"É tudo um mal entendido, ele não afirmou isso em tal contexto, blá blá blá.."
Não se trata de alto engano, não existe como desmentir vídeos com imagens e sons, entrevistas gravadas e discursos onde o Ilustre vai defender bandido no Congresso..
Simples assim.
5- Conservadorismo e diálogo crítico
Eu sou conservador e NÃO gosto do PT (de hoje). Mas acho que a melhor maneira de alertar as pessoas contra o autoritarismo é justamente expor o que há de errado nessa mentalidade mística e não me apropriar dela para usar “contra o inimigo”.
Mais uma vez, não gosto do PT e odeio Fidel Castro. Porém, prefiro tentar um diálogo crítico até mesmo com os petistas e castristas e assim desarmar o discurso do “nós contra eles” do que viver reclamando com as paredes sobre os “orcs” lá fora. É justamente por isso que vejo sentido em debater aqui, por exemplo.
Li uma crítica ao Michael Moore que resume a importância do diálogo crítico: o cineasta é irrelevante porque seus filmes são feitos sob medida para as platéias esquerdistas, ou seja, Moore prega para os que ja são convertidos, seus filmes não dialogam com conservadores porque conservadores são malvados sem salvação.
Não existe diálogo possível com esse pessoal.