Autor Tópico: Ceticismo para os filhos - Mais uma do Agnóstico  (Lida 8575 vezes)

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
Ceticismo para os filhos - Mais uma do Agnóstico
« Online: 01 de Outubro de 2010, 22:23:41 »
Ontém estava na banheira com meus filhos quando minha filha linda me disse que havia desenvolvido uma agua especial com sabonete e shampoo que secava super rápido, era só contar até 10.

Eu disse é mesmo?? Deixa eu ver. Ela me mostrou como a agua normal não secava e a aguinha dela secava super rápido, em 10 s.

Claro que os procedimentos para os testes que ela fez foram completamente distintos e sem perceber ela secava a agua especial dela, ou colocava menos agua, etc..

Aí veio eu e minha boca grande, falando que ia ensinar a ela o que são testes científicos e como nos enganaos quando queremos provar alguma coisa. Fiz um teste com quantidade e procedimentos controlados e um teste onde ela não via qual a agua ela colocava. Bom, claro que a aguinha dela não secava mais rapidamente.

Ela tem 7 anos e eu já venho ensinando-a a qurstionar as coisas há algum tempo, como muitos de vocês já sabem.

A reação dela foi um choro super sentido.. Eu firmei minha posição mas disse para ela que brincaria com ela que a agua era especial, mas ela disse ainda chorando que a agua dela não servia mais para nada.

Perguntei para ela se ela queria continuar a aprender sobre testes científicos ou preferia que eu desse um tempo, ela pediu que eu desse um tempo. E eu disse que ia esperar ela me avisar quando ela quisesse aprender mais.

Agora estou indo viajar.. Meu coração partido... Claro que é pela ausência que já estou antecipando.. Mas é f..

perguntas

será que fiz certo? Deveria ter perdido a chance de mostrar como podemos enganar a nós mesmos para ela continuar curtindo a aguinha dela?

Será que vale a pena mostrar uma maneira que pode levar as pessoas mais perto da verdade e mes o apontar enganos crassos, ou deixar as pessoas com suas crenças e idolatrias pode ser melhor? Afinal, o que importa no fim é a pessoa se sentie bem e não pensar corretamente

Bom, espero que não tenha c.. e arrastado

“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Re: Ceticismo para os filhos - Mais uma do Agnóstico
« Resposta #1 Online: 01 de Outubro de 2010, 22:41:42 »
No meu entender, eu acho que é melhor que as crianças saibam o quanto antes que o método científico é o único adequado para a investigação dos fenômenos naturais. E a sua filha já demonstra aptidão para isto pois ela observou que a água seca mais rápido em certas condições que em outras.

O tipo de dissabor que ela teve é absolutamente passageiro e será largamente compensado quando ela estiver entrando na juventude e já tiver o domínio do método científico, ao passo que seus colegas ainda estarão impregnados com o "pensamento mágico".

Eu sempre procuro mostrar ao meu filho (5 anos) como funciona a natureza e como é importante a observação. É claro que eu mostro mais aspectos ligados a minerais e rochas.

Eu me diverti muito recentemente quando fui apanha-lo na escola e a professora, algo estarrecida, disse para mim que naquele dia ela ensinou aos alunos sobre vulcões. Em um dado momento o meu filho falou que no Hawaí existia um vulcão chamado Kilauea e que a lava dele era do tipo basáltica e de viscosidade muito baixa.

Ela torceu para que ninguem perguntasse o que era "basalto" ou "viscosidade baixa".
Foto USGS

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 01 de Outubro de 2010, 22:54:14 »
Eu acho difícil avaliar... por um lado eu tenho certeza que você agiu certo, cumprindo seu papel de educador, de ensinar lições valiosas para sua filha. Por outro lado, se você não seguir um ritmo compatível com o dela, ela pode acabar é pegando aversão a essas lições ou ficando com vergonha de compartilhar suas "descobertas" com você, com medo de você refutá-las...
É complicado.

Offline Luiz F.

• Nível 30
  • *
« Resposta #3 Online: 01 de Outubro de 2010, 23:00:20 »
Cara eu também tenho uma filha e eu acho que é melhor você quebrar uma crença dela agora, do que esperar ela crescer engessada com idéias prontas e confortáveis e tentar quebrar isso quando ela for mais velha e esse engessamento de idéias já tiver atrofiado seu senso critico.

O que eu sei é que eu vou tentar ensinar a minha filha a ter pensamento crítico e não se contaminar pelo falso catolicismo que rola na minha familia e da minha esposa.

Duvidar é o primeiro passo para se chegar a verdade.
"Você realmente não entende algo se não consegue explicá-lo para sua avó."
Albert Einstein

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #4 Online: 02 de Outubro de 2010, 19:09:46 »
Eu acho difícil avaliar... por um lado eu tenho certeza que você agiu certo, cumprindo seu papel de educador, de ensinar lições valiosas para sua filha. Por outro lado, se você não seguir um ritmo compatível com o dela, ela pode acabar é pegando aversão a essas lições ou ficando com vergonha de compartilhar suas "descobertas" com você, com medo de você refutá-las...
É complicado.

Reforço. É muito importante respeitar o fato dela ter apenas 7 anos. Não precisa falar sobre Papai Noel, religiões etc., mas também não precisa "estourar as bolhas de sabão" da menina, por assim dizer.

E o risco é muito real dela pegar aversão ao ceticismo só porque o pai fica falando disso. Crianças e adolescentes são assim :-P

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 02 de Outubro de 2010, 19:13:34 »
É complicado.

Reforço. É muito importante respeitar o fato dela ter apenas 7 anos. Não precisa falar sobre Papai Noel, religiões etc., mas também não precisa "estourar as bolhas de sabão" da menina, por assim dizer.

E o risco é muito real dela pegar aversão ao ceticismo só porque o pai fica falando disso. Crianças e adolescentes são assim :-P

É um risco sim, mas o maior "perigo" que as crianças sofrem é a de serem influenciadas com o "pensamento mágico" que outros coleguinhas e professoras já estão frequentemente impregnados.
Foto USGS

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 02 de Outubro de 2010, 19:23:23 »
Eu gostei da expressão "estourar bolhas de sabão" do Dbohr. Uma coisa é estimular a criança a questionar o pensamento mágico, outra é ser duro com as suas pequenas "descobertas." É preciso se equilibrar entre os dois extremos.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #7 Online: 02 de Outubro de 2010, 19:25:44 »
Sim, porque crianças precisam de suas pequenas fantasias. E elas não necessariamente vão reforçar o pensamento mágico. Felizmente não é difícil diferenciar as pequenas fantasias do pensamento mágico pernicioso mesmo :)

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 02 de Outubro de 2010, 19:30:12 »
Eu gostei da expressão "estourar bolhas de sabão" do Dbohr. Uma coisa é estimular a criança a questionar o pensamento mágico, outra é ser duro com as suas pequenas "descobertas." É preciso se equilibrar entre os dois extremos.

Sim, porque crianças precisam de suas pequenas fantasias. E elas não necessariamente vão reforçar o pensamento mágico. Felizmente não é difícil diferenciar as pequenas fantasias do pensamento mágico pernicioso mesmo :)

Eu não quero destruir as fantasias de meu filho. Pelo contrário, eu participo delas. Mas, ao meu ver, desde tenra idade há a necessidade de se mostrar as diferenças entre o mundo fantástico da imaginação e o... outro mundo!
Foto USGS

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 02 de Outubro de 2010, 19:37:02 »
Olha, o Carl Sagan falava em conciliar o ceticismo com a "admiração," ou seja, o espanto, a curiosidade, a vontade de descobrir. Isso é uma coisa que as crianças têm de sobra, mas que conforme vão crescendo, principalmente durante a adolescência, elas vão perdendo. E Sagan acreditava que isso acontecia não por ser uma tendência natural do desenvolvimento, mas por causa da educação falha que as crianças recebem, principalmente na escola.

Essa curiosidade as crianças já tem, e é preciso se esforçar para que elas não a percam. O ceticismo, o pensamento crítico, por outro lado, é uma coisa da qual as crianças nascem desprovidas, e por isso precisa ser ensinado. A complexidade da questão é conciliar as duas coisas, é casar o ceticismo com a "admiração." Sem ela, o ceticismo vira só cinismo. Como estimular a paixão pela ciência e pela razão em uma criança se a imagem da ciência que deixarmos para ela for a daquela coisa chata que só destrói nossas fantasias?

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 02 de Outubro de 2010, 19:50:10 »
Olha, o Carl Sagan falava em conciliar o ceticismo com a "admiração," ou seja, o espanto, a curiosidade, a vontade de descobrir. Isso é uma coisa que as crianças têm de sobra, mas que conforme vão crescendo, principalmente durante a adolescência, elas vão perdendo. E Sagan acreditava que isso acontecia não por ser uma tendência natural do desenvolvimento, mas por causa da educação falha que as crianças recebem, principalmente na escola.

Essa curiosidade as crianças já tem, e é preciso se esforçar para que elas não a percam. O ceticismo, o pensamento crítico, por outro lado, é uma coisa da qual as crianças nascem desprovidas, e por isso precisa ser ensinado. A complexidade da questão é conciliar as duas coisas, é casar o ceticismo com a "admiração." Sem ela, o ceticismo vira só cinismo. Como estimular a paixão pela ciência e pela razão em uma criança se a imagem da ciência que deixarmos para ela for a daquela coisa chata que só destrói nossas fantasias?

A "admiração" e o "deslumbramento" pela Natureza tomam conta de mim até hoje. Eu fico emocionado quando apanho uma amostra de um granulito do Complexo Serra Negra, aqui no Paraná, e sei que ele tem idade estimada em 2,5 bilhões de anos.

E é exatamente isto que eu passo para o meu filho.

E confesso que eu mudei bastante, pois até saber que seria pai, eu caminhava para um ceticismo extremo, já desembocando no cinismo.
Foto USGS

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #11 Online: 02 de Outubro de 2010, 20:14:56 »
[mode psicanalista on]A fantasia na menina é uma tentativa de elaborar uma descoberta científica, um conceito muito valioso para o pai. Assim ela estaria buscando uma maior proximidade e acredito que conseguiu. Agora vai do pai saber lidar com esse sentimento de frustração da criança e fazer disso mais uma lição, mostrando como isso pode acontecer na vida adulta, dentro da ciência mesmo. Um pouco de recursividade metacognitiva  :lol: [mode psicanalista off]

Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #12 Online: 02 de Outubro de 2010, 23:20:16 »
Meu filho vive "viajando" no seu mundo imaginário, e nunca cortei seu barato, ele faz isso diariamente, brincando sozinho e imaginando situações e vivências fictícias. Nunca interferi, nem minha esposa. Me lembro muito bem do dia que meu pai, sistemático, mandou eu parar de sonhar, com todas as palavras, e me lembro também da vergonha e do sentimento de frustração por não poder mais dar minhas escapadas ilusórias.

Penso que a imaginação e criatividade são coisas inerentes à nossa forma de pensar e agir, e as crianças sabem muito bem o que é ilusão e o que é fato, sem nem mesmo alguém ensiná-las, o problema é quando alguém diz a elas que a ilusão é verdadeira, ou o fato é falso...

É como se diz, filho não vem com manual de instruções e aprendemos ser pais autodidaticamente.

Ps.: Não culpo meu pai pelo fato, porque como dizia Renato Russo, "...são crianças como você, e é o que você vai ser quando você crescer..."

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 03 de Outubro de 2010, 14:28:04 »
A "admiração" e o "deslumbramento" pela Natureza tomam conta de mim até hoje. Eu fico emocionado quando apanho uma amostra de um granulito do Complexo Serra Negra, aqui no Paraná, e sei que ele tem idade estimada em 2,5 bilhões de anos.

E é exatamente isto que eu passo para o meu filho.

E confesso que eu mudei bastante, pois até saber que seria pai, eu caminhava para um ceticismo extremo, já desembocando no cinismo.

Então eu acho que você já alcançou esse equilíbrio :ok:

[mode psicanalista on]A fantasia na menina é uma tentativa de elaborar uma descoberta científica, um conceito muito valioso para o pai. Assim ela estaria buscando uma maior proximidade e acredito que conseguiu. Agora vai do pai saber lidar com esse sentimento de frustração da criança e fazer disso mais uma lição, mostrando como isso pode acontecer na vida adulta, dentro da ciência mesmo. Um pouco de recursividade metacognitiva  :lol: [mode psicanalista off]

Excelente, Adriano. Você podia deixar esse modo psicanalista no on direto! :D

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 11 de Outubro de 2010, 03:06:15 »
Acho meio pretensioso eu dar minha opinião sobre paternidade me considerando ainda um piá de bosta, mas...

Acho que tu perdeu uma oportunidade para recompensar o espírito inquisitivo da tua filha. Ao invés, tornou-se uma experiência onde "observar, pensar e agir" foi frustante. Acho que sete anos é uma idade BEM precoce para falar em "o que são testes científicos e como nos enganaos quando queremos provar alguma coisa". Mas não sei direito o que tu realmente disse e estou escrevendo isso unicamente no que eu imagino.

Talvez uma abordagem mais amigável. Primeiro, congratulando pelo exercício intelectual. Segundo instigando a levantar questões interessantes sobre a natureza do experimento e consequências.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 12 de Outubro de 2010, 20:18:16 »
Concordo 100%
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Erictex

• Nível 12
  • *
« Resposta #16 Online: 02 de Novembro de 2010, 21:33:10 »
Eu ainda não sou pai, e no momento meus planos de ter minha pequenina estão pausados por tempo indeterminado, logo não posso dizer com muita autoridade o que faria num caso desses, mas acho que no caso citado o encanto foi quebrado de maneira muito repentina, talvez você deva instigar ela a naturalmente praticar o método científico e, aos poucos, ir introduzindo as informações.

Temos que tomar muito cuidado com crianças, principalmente quando as crianças estão na escola, onde a maior parte delas tem uma educação baseada em crenças e religiões, as crianças podem se afastar ou em casos mais extremos até mesmo hostilizar as que não compartilham dos mesmos ideais.

Eu sempre quis ter uma filha. Ensinar as coisas que não me ensinaram, participar do crescimento, enfim ser um daqueles pais babões e orgulhosos, deve ser uma das coisas mais fantásticas do mundo ver a evolução do pensamento e o surgimento de questões.
"A ciência é, portanto, uma perversão de si mesma, a menos que tenha como fim último, melhorar a humanidade"

Nikola Tesla

Offline deto

• Nível 00
  • *
« Resposta #17 Online: 18 de Janeiro de 2011, 12:37:05 »
Ola, autor do topico (desculpe a falta de acentos, mas estou num netbook com um teclado horroroso). Tenho uma filha de 7 meses e fico muito tenso ao pensar em quando chegar a minha vez de tratar destes assuntos com ela. Claro que vou ensina-la o metodo cientifico, e ensina-la a pensar por si. Falando da tua situacao, acho que agiste certo ao mostrar pra ela que fantasias sao fantasias e a realidade pode ser dura, mas ao mesmo tempo ela ficou magoada pela fantasia ser algo tao tenue. Eu te recomendo inverter os papeis: quando tudo isso passar e voces estiverem num momento relax, inventa alguma coisa que tu saiba ser falsa e mostra pra ela. Depois, com muito cuidado, refute isso usando o mesmo metodo que usaste pra agua magica dela. Ela vai perceber que o problema nao e com ela, e sim com a situacao que nao estava sendo bem compreendida. Ao mesmo tempo em que tu te coloca no mesmo patamar que ela, de inventar uma coisa que depois se provou falsa, vai infuencia-la a fazer o mesmo: duvidar da fantasia facil. Entao voce pode fazer, depois disso, uma magica (tipo fazer uma moeda desaparecer, etc) e dar uma de Mister M e mostrar como a magica funciona. Sendo divertido e fazendo do jeito certo ela vai se interessar por desmistificar a suposta magia, e vai entender direitinho o que aconteceu no caso do banho. Quem sabe nao transformara a sua pequena petiz em uma talentosa mithbuster? Abracos!

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #18 Online: 19 de Janeiro de 2011, 10:11:16 »
Acho que acima de dogmatismo e ceticismo, deve-se ensinar a criança a desconfiar e criticar, acima de tudo, de toda filosofia. Ou então ela ficará bobinha como a maioria dos coleguinhas. Só depois é que, a partir destes dois pode-se sim seguir pelo caminho do ceticismo, como vocês defendem. Primeiro deve-se saber ter a noção de desconfiar e criticar, depois sim escolher o ceticismo ou uma filosofia reducionista.

No meu caso, ainda quando criança, já tinha certas noções. Quer dizer, já criticava de certas coisas, de certos comportamentos e já tinha noção do que era certo e errado. Ainda acreditava em certas coisas, em certos conceitos dos quais já não mais acredito, pois agora que amadureci, me baseio na reflexão. Porém antes já tinha um pouco disso, esta tendência. E isso se tornou mais forte desde alguns anos atrás para cá.

Acho que só não caí no ceticismo por escolha pessoal, por causa das minhas convicções, porém não por falta de desconfiança ou crítica, pois isso já tinha desde que me entendo como gente. Ceticismo ou dogmatismo é escolha pessoal, mas crítica e desconfiança é algo que todos deveriam ter.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 19 de Janeiro de 2011, 15:33:55 »
Agnóstico, as crianças possuem fases de desenvolvimento cognitivo pelas quais devem passar e não sair queimando etapas. Claro que cada criança tem o seu próprio ritmo e a fantasia é um importante componente no desenvolvimento da criatividade, que terá grande importância em sua vida adulta (e, convenhamos, a infância é um período mágico e muito curto. Temos toda a vida adulta para lidar com a realidade). Tenho um filho de cinco anos, que acredita em Papai Noel e fica impressionado quando retiro o meu dedo polegar (apesar de já ter descoberto o truque). Em suas brincadeiras há monstros e fantasmas que ele caça e eu participo de todas elas. Ao mesmo tempo já converso com ele sobre como todos os animais são parentes, incluindo os homens e já fiquei olhando as estrelas com ele, mostrando os planetas e as diferenças com as estrelas, que são sóis. Não existe uma forma correta de criar os filhos, afinal eles não vêm com manual de instruções, mas acho que você poderia curtir com ela esses momentos de inocência da infância, que, afinal, passa muito rápido, exigir demais pode torná-la uma adulta precoce, perdendo ainda mais rapidamente esses momentos.

Offline Titoff

• Nível 23
  • *
« Resposta #20 Online: 19 de Janeiro de 2011, 17:48:41 »
Agnóstico, as crianças possuem fases de desenvolvimento cognitivo pelas quais devem passar e não sair queimando etapas. Claro que cada criança tem o seu próprio ritmo e a fantasia é um importante componente no desenvolvimento da criatividade, que terá grande importância em sua vida adulta (e, convenhamos, a infância é um período mágico e muito curto. Temos toda a vida adulta para lidar com a realidade). Tenho um filho de cinco anos, que acredita em Papai Noel e fica impressionado quando retiro o meu dedo polegar (apesar de já ter descoberto o truque). Em suas brincadeiras há monstros e fantasmas que ele caça e eu participo de todas elas. Ao mesmo tempo já converso com ele sobre como todos os animais são parentes, incluindo os homens e já fiquei olhando as estrelas com ele, mostrando os planetas e as diferenças com as estrelas, que são sóis. Não existe uma forma correta de criar os filhos, afinal eles não vêm com manual de instruções, mas acho que você poderia curtir com ela esses momentos de inocência da infância, que, afinal, passa muito rápido, exigir demais pode torná-la uma adulta precoce, perdendo ainda mais rapidamente esses momentos.
:ok:

A cabecinha deles é diferente da nossa... Ainda há muitos processos, fases, desenvolvimento até estarem preparados para certos raciocinios. Mesmo explicando bem claramente algumas coisas, eles entendem de forma particular.

De qualquer forma, sem culpa. Não tem receita pronta.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 19 de Janeiro de 2011, 20:16:54 »
sim, concordo com vocês e gostei das dicas.

Um pouco já estou usando a técnica que disse o Deto. Tenho um machucado no pé e quando minha filha perguntou onde eu fiz, disse que tinha um tubarão na piscina. Ela falou que era mentira , eu disse que não, ela quis ver... eu disse que era invisivel, ela perguntou quem dava comida, eu disse que eu levanto toda a noite... etc, seguindo o esquema dragão na garagem.

Ela ficou super brava e me perguntou como então ela podia saber se era verdade se nada podia ser checado.. eu quase disse, viu, acontece o mesmo com deus, mas deixei passar. Ela certamente vai lembrar desses momentos, aos poucos e no momento onde ela sentir mais segurança, e tudo vai acontecer como disse o Derfel.

Ela tem uma super curiosidade, como foi feito o sol, o universo, as pessoas, tudo... é só responder a isso e esperar

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #22 Online: 20 de Janeiro de 2011, 10:14:31 »
Tenha uma coisa em mente... a mente das crianças estão sob influência de ondas teta (4-7 Hz). É por isso que aprendem mais rapidamente e são mais criativas, ao passo que o adulto está dominado por ondas cerebrais beta (13-38 Hz), que estão mais relacionadas ao raciocínio e solução de problemas. Sendo que os monges tibetanos conseguem ativar no cérebro inteiro a onda gama (39-100 Hz), em que o cérebro está ainda mais alerta, e isso está relacionado a experiências místicas. Mas mesmo assim um cérebro em estado gama é mais consciente do que o no estado beta. É um estado mental para além da razão, mas cognisível.

Existem ainda alguns poucos que chegam ao estado lambda (100-200 Hz). Experiência mística profunda, mas mesmo assim a mente fica muito mais consciente, pois está mais excitada. É o máximo que foi registrado até agora e não é para qualquer um! Tem que ser um mestre em meditação (a maioria deles dificilmente chega em gama, imagina em lambda!).

Voltando ao caso das crianças, não é bom portanto tentar mudar o padrão cognitivo delas. Deixe que este padrão mude sozinho, caso contrário isso afetará no desenvolvimento cognitivo dela! Deixe que se mantenha em teta, para depois passar para o estado mental beta! Muitos dos que não viveram a infância se arrependeram depois! Michael Jackson é um caso extremo, pois sua infância foi reprimida e ficou cheio de traumas depois.

Ceticismo envolve ondas beta, não teta. Portanto ceticismo é só para adultos. A criança ainda não consegue assimilar bem isso. Porém a crença predomina, visto o estado mental teta, que favorece isso. Bem, na verdade o teta favorece mais o aprendizado, portanto a criança poderia mais facilmente mudar de crença de que um adulto com uma mente mais cristalizada.

Pois o beta está mais focado na reflexão e solução de problemas do que na aprendizagem.

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #23 Online: 20 de Janeiro de 2011, 10:46:30 »
Aproveitando as ondas cerebrais que abordei, sabia que não é bom só estar em beta? Que só estar neste estado causa desgaste mental com o tempo? Pelo que pesquisei, a mente neste estado fica incoerente e confusa (como uma lâmpada incandescente que espalha a luz para todos os lados, de forma caótica). Já a mente em gama ela fica mais focada, como um feixe de raio-laser.

Pelo que pesquisei, uma maior atividade gama no cérebro (através de meditação) nos traz uma série de benefícios que só o beta não é capaz de nos dar. Dentre eles melhor perfomance intelectual e aprendizagem. Mais do que o teta ou beta. Tem sim a experiência mística, mas isso é resultado de um maior nível de consciência do que a própria razão do beta.

É como uma pós-razão, uma razão num grau maior. Penso que a meditação, e o estado gama vai nos levar a uma sabedoria maior do que aquele que só se prende na cognição beta. Assim como penso que muitas vezes o indivíduo em estado gama, como está num estado de consciência plena, muitas vezes acaba tendo mais razão das coisas do que aquele que está em beta. Com isso, fico pensando... Os monges, em sua percepção de realidade aumentada, têm mais razão do que filósofos e cientistas, que estão predominantemente em beta?

As experiências místicas podem realmente nos revelar informações que nos são ocultas (para os beta), já que neste caso é resultado de uma percepção consciente maior. Não quero saber de reputação (porque tenho dúvidas sobre a eficiência disso) e nem de conceitos, o que me interessa aqui é apenas ter certeza de que, neste caso, o estado de consciência gama pode ou não nos revelar coisas que se passam despercebidas em na realidade das ondas beta.
« Última modificação: 20 de Janeiro de 2011, 10:57:21 por Enio »

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #24 Online: 20 de Janeiro de 2011, 10:58:54 »
Meu Pé-de-Laranha Lima Enio!!!!

De onde você tirou tudo isto? Das revistas: Contigo? Altar Virtual? Bons Fluídos? Sexto Sentido?

Bicho, não seria mais simples e objetivo afirmar que o Ceticismo pode estar diretamente ligado a bagagem de estudo, pesquisa, cultura e curiosidade de um indivíduo?

Mas não, aí vem você com as manifestações das ondas beta, estado lambda... Estes argumentos beiram a irracionalidade absoluta!

Volto a repetir: Felizmente, mas felizmente mesmo, nossos educadores passam longe de argumentos como os seus...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!