Autor Tópico: Ceticismo para os filhos - Mais uma do Agnóstico  (Lida 8577 vezes)

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
Re: Ceticismo para os filhos - Mais uma do Agnóstico
« Resposta #50 Online: 23 de Janeiro de 2011, 16:19:03 »
Nunca pesquisou sobre neurofeedback ou brainwave entrainment?

E onde eu encaixo os espíritos nessa bela demonstração de ciência que você supostamente acha estar dando?

Infelizmente você ainda não percebeu o que está debatendo. Você pega uma idéia (ruim) na Internet e brada feito algo mui novo, conjecturando e conjecturando ad nauseam.

Enio, formule seus argumentos, principalmente, para que outras pessoas entendam.

Offline Erictex

• Nível 12
  • *
« Resposta #51 Online: 23 de Janeiro de 2011, 23:35:18 »
De pois de ler o desfecho deste tópico me pergunto:
Será que no meu pudim tinha "Dorgas" e eu não sabia???

:'(

"A ciência é, portanto, uma perversão de si mesma, a menos que tenha como fim último, melhorar a humanidade"

Nikola Tesla

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #52 Online: 24 de Janeiro de 2011, 10:24:12 »
Não sei. Mas não acho que isso tenha uma relação direta com a experiência mística. Já vi casos de pessoas que antes eram céticas, tiveram a experiência e então deixaram de serem céticas frente ao fenômeno do qual estas não tinham mais como duvidar. Pode ser que o fato de você ser menos suscetível ao estado de consciência da experiência mística lhe dificulte sair de seu estado de consciência normal. Mas isso não significa que estes fenômenos sejam uma ilusão propriamente dita dos que conseguem entrar num estado alterado. Só não seria uma realidade para você, que não conseguiria entrar em tal estado e por causa disso passaria a duvidar dos que conseguem vivenciar isso, justamente por não fazer parte de seu cotidiano.

Nunca pesquisou sobre neurofeedback ou brainwave entrainment?
Na própria experiência em estado avançado de consciência (neste caso, quando a frequência do cérebro está acima das ondas beta). Ao invés da frequência normal (beta) de 13-38 Hz, estar, por exemplo, numa frequência de 60 ou 100 Hz. Mas para se saber que realmente há uma informação vindo de fora de seu inconsciente, em tais estados de consciência, seria necessário talvez um método. Talvez um método por comparação com outros indivíduos em estado semelhante de consciência.

Fazer uma comparação do conteúdo da experiência, por exemplo... e testar se realmente existe uma informação vindo de fora de nossas próprias mentes! Se isso puder ser feito, então poderíamos adicionar um novo elemento na epistemologia... mas daí teria que bolar que tipo de investigação se fazer em cima disso.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #53 Online: 24 de Janeiro de 2011, 10:54:58 »
Fazer uma comparação do conteúdo da experiência, por exemplo... e testar se realmente existe uma informação vindo de fora de nossas próprias mentes!

Pronto...

O Enio acaba de falar sobre a Telepatia.
Em breve, falará da Telecinese.

Tudo isto regado a Espíritos, Experiências Místicas e Planos Astrais.

Enio, existe um meio de fazer isto de forma mais rápida e fácil:

Anuncie: Mestre Sacerdote Enio, descentende de Cáprica e das 12 tribos de Kobol: Joga-se Búzios, Lê o futuro nas linhas da mão, etc...

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #54 Online: 24 de Janeiro de 2011, 17:05:54 »
Caro Enio

Este não é o tópico adequado para as suas elocubrações.

Concentre os seus esforços intelectuais e devaneios em outros tópicos que tenham afinidade.
Foto USGS

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #55 Online: 28 de Janeiro de 2011, 15:39:35 »
Tá todo mundo dando pitaco aqui, então eu vou dar meus pitacos também.

"Ih, deixa eu tentar a agüinha que seca rápido? Não vou gastar tudo.
Ihhhh... essa tá demorando pra secar, por quê?
E se a gente fizer uma agüinha com mais sabão?"

Vocabulário simples... o mais simples possível. Você teve quarenta anos pra assimilar vocabulário, ela só teve sete.
Você não precisa ensinar o método científico pra ela, nem o ceticismo, nem o pensamento crítico...
E sim, apenas incentivá-la do jeito certo nas brincadeiras, de forma que ela mesma descubra tudo isso acima.

E quando ela começou a chorar, você devia simplesmente ter "serve sim!" e feito bolinha de sabão com a agüinha. Criança adora esse tipo de coisa...

Outra coisa que estimula muito o pensamento crítico da criança sem forçá-la: pergunte pra ela o porquê das coisas de vez em quando. Inverta os papéis - ela te ensinando.
Ela vai dar umas respostas um pouco fantasiosas, imaginativas, mas você vai se surpreender que, com o tempo, as respostas dela vão ficando mais sensatas e razoáveis...

Mas ô cara, relaxa. Não cagou e arrastou não, esse tipo de coisa acontece :histeria:

E quanto às tetas... como diz uma amiga minha lésbica... "viva as tetas!".
Latebra optima insania est.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #56 Online: 28 de Janeiro de 2011, 15:42:24 »
Outra coisa que estimula muito o pensamento crítico da criança sem forçá-la: pergunte pra ela o porquê das coisas de vez em quando. Inverta os papéis - ela te ensinando.
Ela vai dar umas respostas um pouco fantasiosas, imaginativas, mas você vai se surpreender que, com o tempo, as respostas dela vão ficando mais sensatas e razoáveis...

:ok:
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Carol

• Nível 00
  • *
    • Idiossincracias pessoais, aka meu blog
« Resposta #57 Online: 12 de Fevereiro de 2011, 11:17:09 »
Caro Agnóstico,

Olha, confesso que não li todos os posts, mas eu recomendaria que vc desse uma olhadinha sobre o que Piaget tem a dizer sobre o processo de aprendizagem da criança. Nessa idade (5-8 anos) é MUITO normal que a criança esteja imaginando coisas, fazendo observações "sem sentido" e querendo mostrar a aguinha que seca mais rápido. Ela ainda está observando o mundo ao seu redor, porém não possui "ferramentas cognitivas" para discernir o tecnicamente certo do errado. A partir dos 12 anos, ela terá plenas condições de entender o que é ciência.

Nessa fase, é importante exercitar na criança outros aspectos tal como a criatividade, a iniciativa, a musicalidade, etc... Não estou dizendo que não se deve ENSINAR nada. Se ela tá se alfabetizando, por exemplo, é fundamental que ela seja corrigida. Mas pra isso o cérebro dela tá pronto. Pra idéias mais abstratas como a do método científico, jamais. Entretanto, vc pode colocar algumas "regras" que depois ela vai entender o porquê. Eu já acho uma idade adequada pra falar que deus(es) não existem - nessa idade, crianças começam a distinguir o real do imaginário - e começar a explicar alguns absurdos com uma linguagem BEM SIMPLES, pois é agora que a semiótica está "tomando corpo" no cérebro dela.

Mas, por favor, da próxima vez que ela for mostrar a aguinha dela, deixa! Ela vai te mostrar a tal da aguinha umas 4 ou 5 vezes e depois vai esquecer.  :wink:
"Rather than love, than money, than fame, give me truth." Henry David Thoreau

Offline Alano

• Nível 15
  • *
  • Que é exatamente uma "divindade"(sic)??
    • ORIGEM & DESTINO
« Resposta #58 Online: 27 de Fevereiro de 2011, 10:59:04 »
.
Meu filho foi criado por uma mãe "meio" crente e um pai francamente ateu.  Lá pelos 7, quando me pergunto sobre o "papai-do-ceu" que a avó e a mãe lhe falavam, eu disse franamente que "só havi papais na terra e que aquela historinha era como Papai-Noel etc.

Foi o que bastou! Hoje, ao 21, é um rapaz inteligente, bom técnico, trabalhador e, o que mais me orgulha de ver seu perfis na internet é "SOU ATEU".

Parece que consegui livrar mais um da imbecilidade congenita. :)
"Usa-se exércitos para escravizar os d'além fronteira e religião para escravizar os do lado de dentro da fronteira".

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #59 Online: 13 de Maio de 2011, 01:22:56 »
Eis um ateu:
Deus sou só eu.
O teista:
Deus não sou eu.
E quanto ao ceticismo? Caraca, cadê ele?
« Última modificação: 13 de Maio de 2011, 01:32:32 por sergiomgbr »
Até onde eu sei eu não sei.

Offline TMAG

• Nível 20
  • *
« Resposta #60 Online: 13 de Maio de 2011, 04:15:02 »
Eis um ateu:
Deus sou só eu.
O teista:
Deus não sou eu.

????????
''O objetivo dos Governos é sempre o mesmo: limitar o indivíduo, domesticá-lo, subordiná-lo, subjugá-lo.'' - Max Stirner

Offline demeter

• Nível 04
  • *
« Resposta #61 Online: 13 de Maio de 2011, 11:11:37 »
Vou dar o meu pitaco de mãe e não de cientista, que infelizmente não sou:
Também tenho uma filha de 7 anos e vez ou outra ela vem com esse tipo de fantasia, e eu considero fantasia e acredito na ... fantasia dela, muitas vezes não expliquei que era balela, porque justamente as crianças tem essa fase, e aos poucos vão deixando para lá, sem se tornarem supersticiosos. Exemplo: se ela diz que quer fazer um pedido para uma estrela cadente, ou na hora de cortar o bolo, eu deixo, eu não fico desmistificando. Ela mesmo vai ver que as coisas possíveis acontecem (crescer, aprender a ler, ganhar uma Barbie) e as impossíveis não vao rolar (virar loira natural :) virar bebê de novo) e a fantasia vai cessar, só que acho cedo para que tudo acabe por obra da mamãe cética.
Eu nunca falei de papai noel, nunca, e aos 3, 4 anos ela acreditava, ou melhor, ela gostava desse lance de ganhar o brinquedo mais caro numa data, nunca teve parente vestido de papai noel, e nem monto árvore na minha casa, e um belo dia ela disse "mamãe, sem essa de papai noel, ele não existe, pode dar meu brinquedo logo, e a fada do dente eu sei que é você que põe o dinheiro debaixo do travesseiro".
Eu nunca coloquei por livre e espontânea vontade nada escondido, ela que pediu, e eu entrei na brincadeira, é uma fase, e achei até legal que ela se tocasse do que é real e o que é imaginário sem que fosse eu desde o começo doutrinando a cabeça dela.

Uma coisa que nunca existiu foi religião. E ela ganhou um presente (sem nome do amiguinho) insólito: a bíblia infantil. Ela jogou longe, dizendo que era um abuso receber esse presente. E olha que ela se diverte até com um coador de café. Vou ser sincera, aquilo que estou plantando está dando frutos, ainda é cedo... mas tem funcionado.
Sem culpa, ok? Sua filha não vai lembrar deste episódio por longo tempo, ela quer mais é o papai voltando pra casa cheio de carinho.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #62 Online: 13 de Maio de 2011, 15:08:39 »
Pra mim a duvida dele é natural mas "o homem não muda" e essa é minha opinião.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #63 Online: 13 de Maio de 2011, 20:59:35 »
Eu vi umas ideias interessantes sobre esse assunto recentemente no The Atheist Experience (acho que é o episódio de 24/04/2011, se alguém quiser assistir). A apresentadora também deu seus pitacos de mãe dizendo que ela ensinava aos filhos que Papai Noel era só um personagem, como o Mickey Mouse ou o Bob Esponja, então seu filho podia se divertir com Papai Noel, mas entendendo que ele não era real. Sobre religião, ela ensinava mitologia grega para o filho, lia para ele sobre os deuses do Olimpo, mas deixando claro que era só fantasia, como os contos de fadas, assim ela esperava vaciná-lo contra a influência da religião no futuro, ela esperava que quando outra criança dissesse para ele que Jesus era o filho de Deus ele pensasse "Ah, eu sei o que é isso, ele é um semideus!", como Hércules e tantos outros.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #64 Online: 16 de Maio de 2011, 03:12:11 »
Eis um ateu:
Deus sou só eu.
O teista:
Deus não sou eu.

????????
O" Übermensch" de Nietzsche em "Assim falou Zaratustra"( uma  epifania ao ler "Os Irmãos Karamazov" de Dostoievsky?) é esse homem ateu.  O teista diz que "meu pai está no céu" e que Deus vai perdoar meus pecados, e se eu me submeter a ele serei salvo. Ora bolas, eu não vejo ceticismo nesse interim.
« Última modificação: 16 de Maio de 2011, 04:03:25 por sergiomgbr »

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #65 Online: 17 de Maio de 2011, 09:01:23 »
Tava conversando com a minha filha de 15 anos e agora e ela me agradeceu por ter insistido para ela ser atéia. Desde pequena a mãe dela a levava em atividades religiosas, ainda bem que de forma não ostensiva. Ela gostava de acampamentos religiosos que depois fui saber que eram católicos (não moro com elas), acho que ela já foi em centro espírita e hoje me conta que já tomou alguns chás estranhos lá pelos 8 ou 9 anos de idade, se eu soubesse eu processava os fdp (incluindo a mãe).

Mas hoje ela está mais para cética e não aceita as estórias religiosas malucóides, apesar de que ela não gosta da idéia de que a morte é o óbvio fim da vida. Ela ainda gosta da esperança de poder viver eternamente, mas quem não gosta?

To contente.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!