Não estou dizendo que a frequência do pensamento é a única coisa que o determina. O que me refiro são aos estados mentais relacionados a estas ondas. Como disse, elas podem ser causadas por drogas ou hormônios, o que é inegavelmente evidente, porém, como estas ondas estão relacionadas a estados mentais, replicá-las por meio de certos métodos sem a necessidade de substâncias parece ser evidente, como ocorre em muitos por aí que dizem fazer efeito.
O que atrapalha a pesquisa é o fato de que certas pessoas são mais suscetíveis à indução de estados mentais por estímulos externos, outras não. Portanto o efeito vai depender do indivíduo. O que quero dizer é que não é possível induzir estados mentais em todo indivíduo. Tratamentos como neurofeedback teriam mais efeito em pessoas com tendência a serem mais sugestionáveis. Para os que resistem à hipnose, não terá efeito, em tese.
Portanto, numa pesquisa, deve-se fazer um teste para se saber se o indivíduo é ou não sugestionável. Ou seja, a pesquisa só poderia então estar centrada em pessoas sugestionáveis, já que para as não-sugestionáveis não servirá.