Autor Tópico: Ceticismo para os filhos - Mais uma do Agnóstico  (Lida 8576 vezes)

Offline Enio

• Nível 24
  • *
Re: Ceticismo para os filhos - Mais uma do Agnóstico
« Resposta #25 Online: 20 de Janeiro de 2011, 11:48:22 »
Bicho, não seria mais simples e objetivo afirmar que o Ceticismo pode estar diretamente ligado a bagagem de estudo, pesquisa, cultura e curiosidade de um indivíduo?
Não sigo uma filosofia reducionista.

Estes argumentos beiram a irracionalidade absoluta!
Não tenho tanta certeza assim, pois eu achei este conteúdo em sites de pesquisa neurológica e sobre saúde cerebral.

Pode ser que você esteja me criticando por não ter muito conhecimento sobre ondas cerebrais. Pesquise você mesmo sobre isso. Ondas cerebrais não estão só relacionadas com o sono, mas com toda a cognição humana. E o que eu disse sobre a cognição da criança e do adulto é verdade.

Agora, se você acha que as minhas indagações são besteira, então devo dizer que você não está em condições de indagar sobre as coisas, sobre tais assuntos, pois a sua mente está muito fechada para discutir sobre eles.

Implique menos e pense mais!  :ok:

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #26 Online: 20 de Janeiro de 2011, 11:57:28 »
Não tenho tanta certeza assim, pois eu achei este conteúdo em sites de pesquisa neurológica e sobre saúde cerebral.
Enio, essa é uma das diferenças entre os céticos e os crentes. Vc tem uma explicação melhor embasada e estruturada para acreditar que essas "ondas cerebrais" explicam as características do aprendizado humano? Ou são como as fotos kirlian (não sei como se escreve) que muitos acreditavam que era a real fotografia da aura do espírito do fulano.

Se vc não tem uma explicação com bases mais sólidas ... vc acredita pq vc é crente (na minha definição). Eu sou cético.
« Última modificação: 20 de Janeiro de 2011, 12:02:35 por gilberto »

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #27 Online: 20 de Janeiro de 2011, 11:58:14 »

:demente:

Com licença que agora eu preciso ver os Backyardigans e depois, os Octonautas.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #28 Online: 20 de Janeiro de 2011, 11:59:49 »
Se vc não tem uma explicação com bases mais sólidas ... vc acredita pq vc e crente (na minha definição).

Não adiante Gilberto, o Enio quer ser Cavaleiro Jedi.

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #29 Online: 20 de Janeiro de 2011, 12:03:41 »
Lado claro ou negro da força?

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #30 Online: 20 de Janeiro de 2011, 12:08:21 »
Lado claro ou negro da força?

O lado "lambda" da força... :hehe:

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #31 Online: 20 de Janeiro de 2011, 12:10:11 »
Agora, se você acha que as minhas indagações são besteira, então devo dizer que você não está em condições de indagar sobre as coisas, sobre tais assuntos, pois a sua mente está muito fechada para discutir sobre eles.

...These are not the droids you are looking for...

Offline EuSouOqueSou

• Nível 31
  • *
  • Question not thy god, for thy god doth not respond
« Resposta #32 Online: 20 de Janeiro de 2011, 14:27:48 »
Tenha uma coisa em mente... a mente das crianças estão sob influência de ondas teta (4-7 Hz). É por isso que aprendem mais rapidamente e são mais criativas, ao passo que o adulto está dominado por ondas cerebrais beta (13-38 Hz), que estão mais relacionadas ao raciocínio e solução de problemas. Sendo que os monges tibetanos conseguem ativar no cérebro inteiro a onda gama (39-100 Hz), em que o cérebro está ainda mais alerta, e isso está relacionado a experiências místicas. Mas mesmo assim um cérebro em estado gama é mais consciente do que o no estado beta. É um estado mental para além da razão, mas cognisível.

Existem ainda alguns poucos que chegam ao estado lambda (100-200 Hz). Experiência mística profunda, mas mesmo assim a mente fica muito mais consciente, pois está mais excitada. É o máximo que foi registrado até agora e não é para qualquer um! Tem que ser um mestre em meditação (a maioria deles dificilmente chega em gama, imagina em lambda!).

Voltando ao caso das crianças, não é bom portanto tentar mudar o padrão cognitivo delas. Deixe que este padrão mude sozinho, caso contrário isso afetará no desenvolvimento cognitivo dela! Deixe que se mantenha em teta, para depois passar para o estado mental beta! Muitos dos que não viveram a infância se arrependeram depois! Michael Jackson é um caso extremo, pois sua infância foi reprimida e ficou cheio de traumas depois.

Ceticismo envolve ondas beta, não teta. Portanto ceticismo é só para adultos. A criança ainda não consegue assimilar bem isso. Porém a crença predomina, visto o estado mental teta, que favorece isso. Bem, na verdade o teta favorece mais o aprendizado, portanto a criança poderia mais facilmente mudar de crença de que um adulto com uma mente mais cristalizada.

Pois o beta está mais focado na reflexão e solução de problemas do que na aprendizagem.

Estou curioso. Poderia citar esses sites e os artigos?
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 20 de Janeiro de 2011, 21:36:01 »

:demente:

Com licença que agora eu preciso ver os Backyardigans e depois, os Octonautas.

Os Backyardigans são muito bons. Eu não concordo que eles sejam mencionados sem um motivo muito sólido. :lol:
Foto USGS

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #34 Online: 20 de Janeiro de 2011, 21:39:20 »
O Enio está correto. Quando as crianças são pequenas, elas estão na frequência teta e até mamam na teta também. Por isso que eles aprendem mais, porque são teta^2.

Quando você vira adolescente, ou você é homem e quer chupar uma teta ou é mulher e quer proteger sua teta. Por isso, homens amadurecem mais lentamente, porque o chupar a teta remete a mamar na teta e é uma coisa infantil. Ao proteger a teta, mulheres trocam a frequência do seu cérebro.

Faz todo sentido.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #35 Online: 20 de Janeiro de 2011, 22:50:47 »
Tenho alguns exemplos de sites

http://thetahealing.com.br/ondas-cerebrais.html
http://www.neuroacoustic.com/epsilon.html
http://musicmefree.com/page_brainwave_classification_chart.php
http://deltaboost.com/Brainwave-Entrainment.php
http://theinnerrealm.wordpress.com/2007/06/05/brain-waves/
http://www.causeof.org/brainwaves.htm

E mais por aí...

Se quiser alguns artigos aí vai:

http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1530-0277.1989.tb00325.x/abstract
http://www.neurodynamic.info/uploads/Peniston_2_1_.pdf
http://informahealthcare.com/doi/abs/10.1080/00207450701242826
http://northumbria.openrepository.com/northumbria/bitstream/10145/82956/2/Getting%2520in%2520a%2520(Brain-wave)%2520State%2520through.pdf

Tem mais por aí, mas é que agora estou sem tempo para procurar...

Mas deve ter uma vasta quantidade de artigos como estes por aí.

Para o Agnóstico: Não é teta de vaca. Se pronuncia téta, sabe, aquela letra do alfabeto grego? Esse "téta" é uma frequência predominante em crianças até certa idade e, certamente a partir da adolescência, começam a surgir as ondas beta, e é aí que começamos a ficar mais espertos e racionais.

O que eu quero dizer com isso é que não deveríamos forçar a barra numa criança... Deixa que ela mesma se desenvolva sozinha. Caso contrário poderá terminar traumatizada, e mencionei o caso de Michael Jackson como um exemplo no extremo, onde, pela repressão da infância, acabou por isso construindo aquele parque, e ficou preso em suas fantasias... e todos sabem o resto.

Tratamento psiquiátrico, denúncias, desconfianças... e uma "farmácia" em sua própria mansão.

Offline Lord_Dracon

• Nível 11
  • *
  • =D
« Resposta #36 Online: 20 de Janeiro de 2011, 23:35:23 »
O Enio está correto. Quando as crianças são pequenas, elas estão na frequência teta e até mamam na teta também. Por isso que eles aprendem mais, porque são teta^2.

Quando você vira adolescente, ou você é homem e quer chupar uma teta ou é mulher e quer proteger sua teta. Por isso, homens amadurecem mais lentamente, porque o chupar a teta remete a mamar na teta e é uma coisa infantil. Ao proteger a teta, mulheres trocam a frequência do seu cérebro.

Faz todo sentido.

Pode crê! :histeria: :histeria: :histeria:

Para o Agnóstico: Não é teta de vaca. Se pronuncia téta, sabe, aquela letra do alfabeto grego? Esse "téta" é uma frequência predominante em crianças até certa idade e, certamente a partir da adolescência, começam a surgir as ondas beta, e é aí que começamos a ficar mais espertos e racionais.

Fala sério Enio! Você não percebeu que ele foi sarcástico?

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #37 Online: 20 de Janeiro de 2011, 23:45:09 »
Não percebo estas coisas direito.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #38 Online: 21 de Janeiro de 2011, 09:44:44 »
Tenho alguns exemplos de sites

Enio,

Eu também sei pegar um monte de sites na Internet e distorcer seus respectivos conteúdos ao meu bel-prazer...

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #39 Online: 21 de Janeiro de 2011, 09:49:01 »

Ficamos mais espertos e racionais quando surgem as ondas beta? :histeria:

Offline Lord_Dracon

• Nível 11
  • *
  • =D
« Resposta #40 Online: 21 de Janeiro de 2011, 11:43:52 »

Ficamos mais espertos e racionais quando surgem as ondas beta? :histeria:

Se ficamos mais espertos quando surgem as ondas beta, então imagino que a "genialidade" surge quando sai do "beta" e vira "versão final".  :teehee:

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #41 Online: 21 de Janeiro de 2011, 11:53:36 »
Sim, as ondas cerebrais beta estão relacionadas ao foco, atenção e reflexão. É só pesquisar.

Mas eu não estou distorcendo o conteúdo dos sites. Eu refleti em cima destes conteúdos. Não sou papagaio que fica repetindo o que os outros dizem. Eu mesmo faço questão de refletir na soma de conteúdos numa síntese.

A versão final... talvez seja a lambda, a maior frequência produzida pelo cérebro registrada!  :hihi:

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #42 Online: 21 de Janeiro de 2011, 13:04:38 »
Se ficamos mais espertos quando surgem as ondas beta, então imagino que a "genialidade" surge quando sai do "beta" e vira "versão final".  :teehee:

Ah! E tem a pré-genealidade! Chamamos ela de ondas Release Candidate.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #43 Online: 21 de Janeiro de 2011, 13:20:29 »
Sim, as ondas cerebrais beta estão relacionadas ao foco, atenção e reflexão. É só pesquisar.

Enio,

Pela-mor-do-queijo-de-Ubá! (agora eu virei Mineiro, é isso?)

Pare de ignorar as mudanças biológicas e fisiológicas.

Por favor, mais uma vez eu lhe peço para parar de debater aquilo que você não sabe o que é.

Por favor, deixa a Internet de lado um pouquinho e leia livros de Biologia. Principalmente aqueles que explicam detalhadamente os hormônios envolvidos no desenvolvimento humano.

Você está comparando laranjas com bananas.

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #44 Online: 21 de Janeiro de 2011, 13:59:14 »
Mas eu não estou distorcendo o conteúdo dos sites. Eu refleti em cima destes conteúdos. Não sou papagaio que fica repetindo o que os outros dizem. Eu mesmo faço questão de refletir na soma de conteúdos numa síntese.
Há bom ... tem como explicar RESUMIDAMENTE pq vc acha que essa estória de alfa, beta, lambida, etc tem alguma evidência, indício, ou uma simples suspeita de explicarem ou simplesmente se correlacionarem com a cognição humana?

Por exemplo, o REM é comprovadamente uma fase do sono humano (e de mamíferos, num sei se de réptils, aves, etc tb), mas a correlação do REM com a cognição humana é pouco conhecida, a não ser para o descanso, e talvez para a memoria de tempo longo. Num sei se há alguma outra correlação cognitiva do REM, mas nada tão amplo como o aprendizado humano. É claro que se a criança for privada do REM e viver cansada ela vai ter problemas de aprendizado.

Há sim, eu to com preguiça de ler os links, por isso frisei o RESUMIDAMENTE, como tentei escrever sobre o REM, se vc puder é claro.
« Última modificação: 21 de Janeiro de 2011, 14:11:10 por gilberto »

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #45 Online: 21 de Janeiro de 2011, 23:58:25 »

Faz todo sentido.

Pode crê! :histeria: :histeria: :histeria:

Fala sério Enio! Você não percebeu que ele foi sarcástico?

De Poe
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #46 Online: 22 de Janeiro de 2011, 10:40:18 »
Posso dizer que existem estudos que mapeiam os estados mentais com as frequências cerebrais. Não são só hormônios que estão ligados a estes estados. Posso dizer que estes hormônios causam tais frequências. Mas é possível induzir o cérebro a estados alterados de consciência por certas técnicas sem a presença do hormônio. Nunca lhe passou em mente que a consciência é causada por frequências cerebrais, que o cérebro é elétrico e que toda a cognição tem relação com tais ondas?

Nunca pesquisou sobre neurofeedback ou brainwave entrainment?

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #47 Online: 22 de Janeiro de 2011, 11:32:48 »
Mas esses estudos não são conclusivos Ênio. O que vc tá fazendo é o mesmo que dizer que o coração tem vários rítimos cardíacos, e que todo o funcionamento do coração pode ser explicado por esses rítimos, ou que todo o metabolismo humano pode ser explicado pelas diferentes temperaturas que o corpo humano pode apresentar. Isso é muito simplista, não?

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #48 Online: 23 de Janeiro de 2011, 09:24:21 »
Não estou dizendo que a frequência do pensamento é a única coisa que o determina. O que me refiro são aos estados mentais relacionados a estas ondas. Como disse, elas podem ser causadas por drogas ou hormônios, o que é inegavelmente evidente, porém, como estas ondas estão relacionadas a estados mentais, replicá-las por meio de certos métodos sem a necessidade de substâncias parece ser evidente, como ocorre em muitos por aí que dizem fazer efeito.

O que atrapalha a pesquisa é o fato de que certas pessoas são mais suscetíveis à indução de estados mentais por estímulos externos, outras não. Portanto o efeito vai depender do indivíduo. O que quero dizer é que não é possível induzir estados mentais em todo indivíduo. Tratamentos como neurofeedback teriam mais efeito em pessoas com tendência a serem mais sugestionáveis. Para os que resistem à hipnose, não terá efeito, em tese.

Portanto, numa pesquisa, deve-se fazer um teste para se saber se o indivíduo é ou não sugestionável. Ou seja, a pesquisa só poderia então estar centrada em pessoas sugestionáveis, já que para as não-sugestionáveis não servirá.

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #49 Online: 23 de Janeiro de 2011, 11:47:33 »
Há bom, agora vc quase falou como um cético ... :)

E ser mais sugestionável não seria uma explicação mais plausível para as "experiências místicas"?
Vamo lá ênio ... daqui a pouco vc vira um ateu da gema  :biglol:
« Última modificação: 23 de Janeiro de 2011, 17:52:44 por gilberto »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!