Autor Tópico: Alunos universitários agridem colegas da Unesp em "rodeio de gordas"  (Lida 12380 vezes)

Offline Erictex

• Nível 12
  • *
Re: Alunos universitários agridem colegas da Unesp em "rodeio de gordas"
« Resposta #50 Online: 28 de Outubro de 2010, 19:28:29 »

O diferencial do caso da Unesp é que ele se tornou público. Em casos que não são divulgados, nos quais as provas se perdem e as vítimas não têm apoio, uma revolta pode ser o único meio de provar para as autoridades competentes que há algo mais profundo ali, porque revoltas não surgem do nada.

Quando somos agredidos, se levantamos uma plaquinha de protesto estamos afirmando que ficamos abalados; já se revidamos, estamos provando que ficamos abalados.

Revidar nao adianta de absolutamente nada, voce estara iniciando uma escalada de violencia, que pode nunca terminar, ou ate dar em morte.

Eu estudo na UERJ, onde o trote de engenharia tinha, e ainda tem de certo modo , a fama de ser o mais violento do estado. Em 2008, alguns alunos comecaram com a semana de recepcao aos calouros, onde o trote e substituido por uma competicao com coletas de doacoes, doacao de sangue, etc...

Desde entao, passamos a ter o apoio da direcao da faculdade para tal evento, alem de apoio de algumas instituicoes como o  CREA por exemplo.

Mesmo com tudo isso, com todo o discursso de que o trote vexatorio e coisa de pessoas imbecis, alguns ainda querem aplicar esses trotes nos calouros, que foram instruidos a ligar para a policia caso estejam sofrendo alguma coacao desse tipo. Atitude essa que funciona, pois quase todo inicio de periodo tem policia vindo na universidade, e os responsaveis estao comecando a ficar coagidos de continuar com isso.

Logo, denunciar e sim uma boa opcao, pois posso dizer que 98 por cento dos alunos nao acha isso engracado de maneira alguma.

Ps. Desculpem pela falta dos acentos, estou no lab da UERJ e meu teclado e antigo, esta apagado, e ainda por cima numa maquina com uma versao sombria de linux instalado.  :?
"A ciência é, portanto, uma perversão de si mesma, a menos que tenha como fim último, melhorar a humanidade"

Nikola Tesla

Offline gogorongon

• Nível 30
  • *
  • Não.
« Resposta #51 Online: 28 de Outubro de 2010, 21:25:43 »
O nível da UERJ é melhor então. O ponto de vista pelo qual vejo essas agressões em instituições de ensino é em parte o do fundo do poço, porque foi o que conheci.

Jamais tive problemas com trotes em escola técnica ou em faculdade, porque em trotes os agressores encaram suas vítimas de forma generalizada. No início do ano em que sofri aquele bullying no ensino médio, alguns veteranos se juntaram pra pregar trotes nos calouros, e consegui tranquilamente evitar que quisessem se aproximar de mim, aí o máximo que fizeram foi tentar me acertar com um jato de catchup do qual desviei. Uma vez evitado o trote, não tive mais problemas com aqueles que tentaram me aplicar o trote.

A diferença é que bullying é sistemático; as motivações por trás dele não são simplesmente de agressão, mas de assédio moral. A forma pela qual enxergo trotes é como se fossem testes de resistência que os veteranos aplicam para os calouros poderem demonstrar a força que têm (o que também ajuda todos a saberem logo de cara até que ponto podem ter certas liberdades uns com os outros), ou seja, são feitos para fazer com que os outros deixem de ser tímidos e deixem sua força aflorar. Já o bullying é feito para causar timidez e destruir essa força. Trotes violentos que passam dos limites sempre foram exceção nos lugares que conheci, agora o bullying quase sempre é feito para ultrapassar todos os limites.

Em outro caso, quando sofri bullying de vários alunos no primeiro grau, a ponto de formarem grupos para baterem em mim no pátio durante os recreios, prestar queixas repetidamente acabou fazendo com que a diretora olhasse na minha cara e dissesse que a única explicação que ela via para eles estarem batendo em mim direto é que provavelmente era eu quem provocava eles. A única vez em que me livrei de algum perseguidor naquela escola foi quando um aluno de outra sala que ficou sabendo da minha fama de apanhar de todo mundo veio me encarar no intervalo, e quando vi que os outros montaram roda em torno da gente mas não vieram junto pra cima de mim eu meti um soco na boca dele. Na hora da saída ele veio atrás de mim e me devolveu o soco, mas depois nunca mais veio atrás de mim.

Meu ponto nesse tópico é que casos de violência em instituições de ensino não são todos iguais, e cada um pode requerer medidas diferentes (que, devido às circunstâncias específicas de cada caso, podem não ser ideais ou desejáveis), o que me leva a não conseguir esquentar a cabeça com casos como esse da Unesp, já que não tenho ligação com isso e que análises generalizadas de casos assim não garantem soluções para todos os casos do gênero.

Resumindo, só estou resmungando feito velho. Não tenho esperanças de que situações assim deixem de existir no futuro da humanidade.

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #52 Online: 29 de Outubro de 2010, 15:45:43 »
Alunos da Unesp criticam agressão

Enquanto estudantes em protesto cobravam uma posição mais rígida da diretoria da Universidade Estadual Paulista (Unesp) contra os acusados de promover um 'rodeio de gordas', a congregação da instituição no câmpus de Assis, a 460 quilômetros da capital, decidiu criar uma comissão disciplinar para apurar o envolvimento dos alunos no evento.

Nos jogos universitários realizados entre os dias 10 e 13 em Araraquara, estudantes obesas foram agarradas por colegas - que haviam combinado a agressão previamente, pela internet.

Em reunião, a decisão foi aprovada pelos 30 representantes da diretoria, funcionários, professores e alunos. A comissão terá um mês para apresentar os resultados.

Enquanto o órgão máximo da escola se reunia num auditório, os alunos protestavam contra a demora da universidade para se posicionar sobre as agressões. Com faixas e cartazes, cerca de 200 estudantes ocuparam a entrada do prédio principal.

'Queremos que a Unesp tome medidas que demonstrem o repúdio da instituição a esses atos de violência', disse a doutoranda em Psicologia Erika Oliveira. Alunas manifestaram solidariedade às colegas agredidas portando cartazes com frases como 'Abaixo a ditadura do corpo' e 'Por uma universidade sem opressão, preconceito e violência'. As estudantes que foram agredidas não apareceram.

Por decisão dos familiares, elas não estão frequentando as aulas. 'A última coisa que queremos é expor essas meninas, que já estão feridas e assustadas', disse a advogada Fernanda Nigro, do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Sexualidade (Neps).

Estudantes apontados como agressores também faltaram às aulas. Roberto Negrini, que classificou o 'rodeio' como uma brincadeira, foi orientado pelos pais e advogados a não falar com a imprensa.

Repercussão

Em Assis, ontem, os estudantes se dividiam entre os que exigiam punição para os culpados e aqueles preocupados com a imagem da universidade. 'Não foi só em Assis que aconteceu isso, mas nosso câmpus foi o único que se posicionou', disse Camila Galvão, estudante de Letras.

O diretor em exercício, Ivan Rocha, disse defender uma avaliação rigorosa dos casos, que considerou de extrema violência. 'É uma instituição pública', disse. Foi aprovada uma moção de 'veemente repúdio' contra os atos.

http://estadao.br.msn.com/ciencia/artigo.aspx?cp-documentid=26140526

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #53 Online: 29 de Outubro de 2010, 15:48:54 »
Imagino a cara do FDP que teve essa "brilhante" idéia se achando um cara muito esperto e legal... Espero que o infeliz aprenda alguma coisa com isso.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline gogorongon

• Nível 30
  • *
  • Não.
« Resposta #54 Online: 29 de Outubro de 2010, 17:41:46 »
<a href="http://www.youtube.com/v/9FTwNRyII7g" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/9FTwNRyII7g</a>

Comunidade original.

Citação de: Carlos DiCarlo, dono da comunidade
o que não suporto: Punks, comunistas, rebeldes do sistema.
do que mais gosto em mim: bumbum

Vídeo mencionado na comunidade Humor Negro, mostrando um ataque.

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #55 Online: 09 de Novembro de 2010, 19:41:23 »
Ó! err... bem... quer dizer...

Quando eu li a matéria num jornal de 0,50R$ daqui do Rio pensei que as gordas tivessem sido contratadas para o serviço, não foram? Era tipo um trote no qual elas foram coagidas a participar? As gordas que apareciam na foto estavam todas sorridentes (o que não quer dizer muita coisa* sobretudo se as demais gordas que não aceitaram participar tenham sofrido algum tipo de represália, que aliás é o único problema dos trotes universitários ao meu ver: não há nada de errado com as brincadeiras típicas de trote tipo pintar a unha de cores diferentes ou fazer fila de elefantinho ou calouro se vestindo de mulher ou whatever, só com a coação).

Em se tratando de mulheres contratadas pelo fato de serem gordas para se sujeitarem a uma piada em que mulheres gordas são comparadas por conta da força física e do volume corporal a vacas de rodeio, dane-se!

Se eram mulheres obrigadas (coagidas de qualquer forma) a participar aí sim temos um caso de violência mas não parece ser o caso (inclusive por não aparecer o depoimento de nenhuma gorda na matéria do tal jornal sensacionalista da Rede Recópia).  

A mim, por enquanto, hipercorretísmo político e os termos "violência', "agredidas", "agressores" não me fazem o menor sentido. (Ressalva: resta saber se em sendo um grupo de negros aceitando de bom grado em troca de algum punhado de dinheiro imitar macacos em uma gincana universitária eu pensaria da mesma forma, isto é se o fato de eu não obeso interfere na minha avaliação).

Ah, pois não, não achei a menor graça na brincadeira mas mau gosto é um direito inalienável de todo ser humano.

*Se você tirar uma foto de qualquer outro tipo de trote frequentemente os calouros estão sorridentes.
« Última modificação: 09 de Novembro de 2010, 20:19:58 por Donatello van Dijck »

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #56 Online: 09 de Novembro de 2010, 19:47:45 »
Em seguida, começava a agressão. "O rodeio consistia em pegar as garotas mais gordas que circulavam nas festas e agarrá-las como fazem os peões nas arenas", relata Mayara Curcio, 20, aluna do quarto ano de psicologia, que participa do grupo de 60 estudantes que se mobilizaram contra o bullying.
Voce leu a reportagem Donatello?
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #57 Online: 09 de Novembro de 2010, 20:03:47 »
Ahhnnn, sim: realmente não tinha lido a matéria do post de abertura: como já conhecia o caso via um jornal pobrão daquí li apenas os comentários. Incrível que o Meia Hora e SP Record (ambos conhecidos exatamente por dar linha na pipa destes detalhes sórdidos) não tenham mencionado explícitamente a coação. Matéria do Meia Hora era bem pequena e só tinha a foto que eu postei e um box com informações sobre como o rodeio foi divulgado. A matéria do SP não tem nem uma conversinha de 10 minutos (por telefone, que fosse) com uma das vítimas.

Por isso (e por não ter lido o post inicial) imaginei que tivesse sido sem violência.

Se os dados da Folha estão corretos, se as meninas realmente eram catadas na festa e arrastadas para a brincadeira, então é violência sim, deixei isto claro. De qualquer forma, ainda me parece mal contada esta versão.
« Última modificação: 09 de Novembro de 2010, 20:11:02 por Donatello van Dijck »

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #58 Online: 09 de Novembro de 2010, 20:18:13 »
http://g1.globo.com/vestibular-e-educacao/noticia/2010/11/alunos-suspeitos-de-criar-rodeio-das-gordas-sao-ouvidos-na-unesp.html

Realmente estava errado, a matéria do G1 é bem mais completa que a da Folha. Parece mesmo que houve violência e que as meninas não toparam de bom grado participar. Fui traído mesmo pela imagem da foto que era basicamente a única informação que eu tinha sobre a história. É realmente caso de polícia e cadeia.

Malz aê.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #59 Online: 09 de Novembro de 2010, 21:29:47 »
Essa foto não é do evento, eu ja a vi circulando pela web ha anos.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #60 Online: 09 de Novembro de 2010, 21:41:19 »
Fui traído mesmo pela imagem da foto que era basicamente a única informação que eu tinha sobre a história.
Mas essa foto não é do "rodeio" da Unesp, é de algum evento americano. Se a reportagem usou ela para ilustrar então não passa de mais uma demonstração de mau jornalismo
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #61 Online: 10 de Novembro de 2010, 09:14:54 »
Denunciar à secretaria de educação provavelmente é a solução correta mais funcional, apesar que nesse caso os agressores podem passar a se comportar até que a secretaria de educação apure a denuncia, o que pode ajudar a direção da escola a botar panos quentes na situação caso não sobrem provas concretas do que aconteceu.

Na verdade deveria ingressar com ação penal privada, pois configura crime de injúria, no mínimo.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #62 Online: 10 de Novembro de 2010, 09:22:53 »
As vezes fico feliz de ter me formado longe destes grandes centros universitários como em São Paulo. Sei lá se estou sendo injusto, mas parece que uns 70% destes participantes de jogos são uns pulhas, gente com uma formação totalmente deformada.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #63 Online: 10 de Novembro de 2010, 09:31:47 »
Como a recente onda de comentários preconceituosos contra nordestinos no twitter demonstra, o problema é sistêmico. Não é que as universidades paulistas concentrem gente com formação deformada; é que a formação em geral de todo mundo em todo lugar está deformada.

A propósito disso, li uma ótima ontem: "Os norte-americanos são falsos moralistas. Nós brasileiros somos falsos liberais".

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #64 Online: 10 de Novembro de 2010, 17:06:14 »
Como a recente onda de comentários preconceituosos contra nordestinos no twitter demonstra, o problema é sistêmico. Não é que as universidades paulistas concentrem gente com formação deformada; é que a formação em geral de todo mundo em todo lugar está deformada.

A propósito disso, li uma ótima ontem: "Os norte-americanos são falsos moralistas. Nós brasileiros somos falsos liberais".

Não sei, não vi aberrações como esta aqui na região ainda, contudo, a deformação é geral sim, mas parece que tem grupos mais deformados ainda.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!