Autor Tópico: Imagens de momentos históricos  (Lida 92056 vezes)

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
Re:Imagens de momentos históricos
« Resposta #375 Online: 06 de Novembro de 2012, 17:23:48 »

Gandhi liderando a “Marcha do Sal”.

Em 1930, Mahatma Gandhi, líder nacionalista e espiritual da Índia, liderou a "Marcha do Sal" em protesto ao monopólio da produção do sal por parte do Britânicos.
Gandhi e seus seguidores marcham aproximadamente 400 quilômetros em direção ao mar, para buscar sal. Os soldados ingleses, já preparados, tentaram atacar, mas como os indianos não reagiram, eles desistiram.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #376 Online: 06 de Novembro de 2012, 17:25:30 »

Foto do último exemplar do Tilacino, marsupial extinto há 78 anos.

Em 1805, as autoridades australianas lançaram uma campanha para exterminar os Tilacinos, conhecidos como “tigres” devido sua pelagem semelhante, por atribuírem a eles a mortandade das ovelhas.

O Tilacino foi considerado oficialmente extinto quando o último espécime, retratado na foto, morreu em 7 de setembro de 1936, no zoológico de Hobart, Tasmânia.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #377 Online: 06 de Novembro de 2012, 17:28:04 »
Este é mais um caso de extinção de uma espécie por influência humana.
Foto USGS

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #378 Online: 08 de Novembro de 2012, 19:03:43 »

Dois dos mais geniais cientistas do séc. XX, juntos.
"Poetas dizem que a Ciência tira toda a beleza das estrelas - meros globos de átomos de gases. Eu também posso ver estrelas em uma noite limpa e sentí-las. Mas eu vejo mais ou menos que eles?" - Richard Feynman

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #379 Online: 08 de Novembro de 2012, 19:13:13 »
Porque será que todo nerd tem a cara do Gell-Mann? :)
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #380 Online: 08 de Novembro de 2012, 23:11:16 »

Foto das Cataratas do Niagara (Niagara Falls) completamente congeladas em 1911.

Apesar de ser um fenômeno relativamente comum parte das Cataratas se congelarem durante o inverno, raramente se vê toda congelada como ocorreu em 1911.

As Cataratas do Niagara são um agrupamento de grandes cataratas localizadas no leste da América do Norte, entre os lagos Erie e Ontário, na fronteira entre o estado norte-americano de Nova Iorque e da província canadense de Ontário. As Cataratas do Niagara são compostas por três grupos distintos de cataratas: as Cataratas Canadenses, as Cataratas Americanas e as Cataratas Bridal Veil (Véu da Noiva). Embora não seja excepcionalmente alta, as Cataratas do Niagara são muito largas, sendo facilmente a mais volumosa queda d' água localizada na América do Norte.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #381 Online: 09 de Novembro de 2012, 16:43:11 »

Foto de um teste de colete a prova de balas, 1923.

Apesar de roupas resistentes serem criadas desde a antiguidade contra ataques de animais, espadas e flechas; o colete a prova de balas não possui uma data muito certa de sua criação. É possível encontrar muitos sites colocando a data de sua criação na década de 60 do século XX. Contudo, como mostra essa foto/registro histórico, em 1923 já haviam testes para esse tipo de proteção.

Offline Canopus

• Nível 21
  • *
« Resposta #382 Online: 09 de Novembro de 2012, 19:19:01 »
Foto de um teste de colete a prova de balas, 1923.

Que doido!
A capacidade de transgredir é o que nos torna sujeitos da transformação.

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
« Resposta #383 Online: 09 de Novembro de 2012, 21:38:27 »
Me lembrou este Darwin Award:

http://darwinawards.com/darwin/darwin2006-10.html

(26 August 2006, Leicester, England) Darren's death was a mystery. The 33-year-old was found slumped in the hallway of his house, bleeding from stab wounds to his chest. Police initially assumed that an assailant had attacked him, but they could find no supporting evidence. A year later, the inquest revealed why Darren can stake his claim to a place among the winners of the Darwin Award.
Darren had called a friend, but minutes after he hung up, rang back to ask for an ambulance. The front door was ajar, and Darren was found lying near a bloodstained lock-knife he had purchased whilst on holiday in Spain. Forensics investigators saw no indication of a struggle, and the coroner reported that the stab wounds seemed to be self-inflicted. However, Darren had shown no suicidal tendencies.

His wife, who was on holiday at the time of the incident, cleared up the mystery, and revealed why our subject will go down in history as a Darwin Award winner. As she was leaving for the holiday, she remembered Darren wondering whether his new jacket was 'stab-proof'.

That's right. Darren decided to find out if his jacket could withstand a knife attack. Did he choose to test his jacket while it was draped over the back of a chair? No, our man thought that the best approach would be to wear the garment and stab himself. Sadly, his choice of armor proved less resistant to a sharp blade than he had hoped.

The coroner reached a verdict of accidental death by 'misadventure'.
"Trully, if there's evil in this world, it lies within the hearts of mankind" - Edward D. Morrison

Offline Canopus

• Nível 21
  • *
« Resposta #384 Online: 09 de Novembro de 2012, 21:43:02 »
Me lembrou este Darwin Award:

http://darwinawards.com/darwin/darwin2006-10.html

Mas veja só que coisa! Apunhalou a si próprio para testar o casaco!

Darwin Award para ele, com louvor!  :clapping:

Skorpios

• Visitante
« Resposta #385 Online: 12 de Novembro de 2012, 10:31:18 »

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #386 Online: 16 de Novembro de 2012, 18:47:46 »

Ruby Bridges, uma criança de Nova Orleans protagonizou um das fotografias mais importantes do século XX. O que deveria ser rotina, sua caminhada até a escola, se transformou em uma cena inesquecível: Ruby, na estatura de seus seis anos de idade, desce uma escadaria sob a escolta de policiais federais.

Ruby Bridges é um ícone do movimento pelos direitos civis. E é o livro “Through My Eyes” onde é contada a história em primeira mão de como era ser uma garota negra de 6 anos de Nova Orleans, Louisiana, que preparou o terreno para a integração escolar.

Em 1954, ano em que Ruby nasceu, o Supremo Tribunal dos EUA ordenou o fim do ”separados mas iguais” na educação para crianças Africano-Americanas. Escolas no sul do país ignoraram a decisão. À Louisiana foi dado o prazo até final de setembro de 1960, para integrar as escolas de Nova Orleans. Elas começariam com os Jardins de Infancia e iriam integrar um ano escolar de cada vez. RubyBridges e
ra apenas uma das cinco crianças negras que passaram no teste para determinar quais seriam as crianças que seriam enviados para as escolas dos “brancos”. O teste havia sido criado de uma maneira para que as crianças negras não fossem capazes de passar. A família de Ruby tomou a decisão de lutar por seus direitos e inscreveu a pequena Ruby no primeiro grau em uma escola toda branca. Ela seria a única criança negra lá.

Ruby chegou para seu primeiro dia de aula com uma escolta de quatro agentes federais e foi apulpada por uma multidão sinistra das donas de casa e adolescentes enraivecidos. Mães furiosas tiraram as suas crianças da escola, alegando que elas só voltariam quando Ruby tivesse deixado o local. Por todo esse ano letivo a escola ensinou apenas para cinco alunos. Ruby e outros quatro estudantes brancos.
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #387 Online: 17 de Novembro de 2012, 00:53:07 »

[...]
Por todo esse ano letivo a escola ensinou apenas para cinco alunos. Ruby e outros quatro estudantes brancos.

Quatro alunos brancos e uma aluna negra?

Então ainda havia esperança.
Foto USGS

Offline MuaddibBR

• Nível 04
  • *
« Resposta #388 Online: 17 de Novembro de 2012, 08:34:15 »
Alguém sabe dizer porque fotos em preto e branco parecem (na maioria das vezes) tão mais densas, tão mais cheias de história e mais significativas do que as fotos coloridas ?

Fotos como a dessa garota parecem ter uma carga emocional maior , disparando um tipo de "gatilho empático" em mim.

Ou será que é uma impressão só minha ?  Ou será ainda que acordei muito cedo no sábado e estou viajando demais ? :lol:
“Na profundidade do inconsciente humano existe uma necessidade penetrante de um universo lógico, que faça sentido. Mas o universo real está sempre um passo a frente da lógica.”

- de Citações do Muad’Dib, escrito pela Princesa Irulan

Offline Canopus

• Nível 21
  • *
« Resposta #389 Online: 17 de Novembro de 2012, 09:09:50 »
Alguém sabe dizer porque fotos em preto e branco parecem (na maioria das vezes) tão mais densas, tão mais cheias de história e mais significativas do que as fotos coloridas ?

Sempre se fala que fotografias em P/B possuem mais apelo artístico. Também se fala que, em termos técnicos, as nuances alcançadas em P/B possuem mais profundidade e ênfase na tomada em geral. São muitos os argumentos em favor das fotos P/B no mundo da documentação e arte.

Mas no meu entender, muito do que se diz é influenciado pela consciência de que, geralmente, essas fotos são originárias de um tempo em que não havia cor na atividade de fotografar e revelar o filme, atribuindo assim um caráter mais autêntico e histórico ao resultado. Em resumo, creio que muito do que se atribui a essas fotos são meios subjetivos e psicológicos, influenciados pela vontade de quem vê, achar que aquilo, da forma que se apresenta, é mais denso, usando as suas palavras.

Ou seja, quase tudo psicológico. No fundo, trata-se apenas de uma outra forma de apresentar a foto, como aplicar um filtro "sépia" ou outro qualquer.

(perdão aos fotógrafos profissionais se eu falei bobagem)

Offline Vento Sul

• Nível 34
  • *
  • Os lábios são as primeiras barreiras
« Resposta #390 Online: 17 de Novembro de 2012, 14:49:17 »
Não tão momentos históricos, mas engraçados!

Leonid Brezhnev

Steve Jobs

George W. Bush

Silvio Berlusconi

Obama

Barack Obama e John McCain

Adolf Hitler
.
.
Resumindo: Ou acreditamos em mágica ou não!

.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #391 Online: 17 de Novembro de 2012, 16:22:14 »
O Hitler tb só dava bola fora, está parecendo a roupa do Mickey Mouse. :)

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #392 Online: 18 de Novembro de 2012, 17:13:58 »
O cérebro de Einstein em pessoa... (mais ou menos isso):

Mais, em um artigo bem recente sobre estudos de fotos pouco conhecidas do cérebro de Einstein:

http://www.oxfordjournals.org/our_journals/brainj/press_releases/prpaper.pdf

Ao que parece, Einstein tinha um cérebro realmente diferenciado. O que vai de encontro àqueles que gostam de dizer que "qualquer um consegue, é só praticar".
« Última modificação: 18 de Novembro de 2012, 17:16:34 por Feynman »
"Poetas dizem que a Ciência tira toda a beleza das estrelas - meros globos de átomos de gases. Eu também posso ver estrelas em uma noite limpa e sentí-las. Mas eu vejo mais ou menos que eles?" - Richard Feynman

Offline Luiz F.

• Nível 30
  • *
« Resposta #393 Online: 18 de Novembro de 2012, 18:29:46 »

Eu olho para essa imagem e entendo todo o simbolismo da luta por igualdade e etc e tal, mas o que eu realmente penso quando eu a vejo é: "Cara esses pais dela são uns merdas por exporem a menina dessa forma", além de pensar quais são as sequelas psicológicas que ela poderia ter adquirido (se é que não adquiriu).
"Você realmente não entende algo se não consegue explicá-lo para sua avó."
Albert Einstein

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #394 Online: 18 de Novembro de 2012, 18:36:47 »

Eu olho para essa imagem e entendo todo o simbolismo da luta por igualdade e etc e tal, mas o que eu realmente penso quando eu a vejo é: "Cara esses pais dela são uns merdas por exporem a menina dessa forma", além de pensar quais são as sequelas psicológicas que ela poderia ter adquirido (se é que não adquiriu).

Ela não parece nada brava com os pais... http://en.wikipedia.org/wiki/Ruby_Bridges#Adult_life
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Luiz F.

• Nível 30
  • *
« Resposta #395 Online: 18 de Novembro de 2012, 18:50:33 »
Ok, mas a chance de ela ter crescido uma pessoa completamente sequelada é muito grande. Os pais arriscaram todo o futuro da menina nessa.

E só pra ficar claro, acho os pais dela heróis, com certeza são cidadãos conscientes e corajosos para enfrentar toda uma sociedade racista dessa forma, nota 10 pra eles. Mas olhando esse fato isolado e pensando no lado da menina eu não diria que eles são bons pais. (e arcando com toda a probabilidade de eu estar errado e cometer uma injustiça)
"Você realmente não entende algo se não consegue explicá-lo para sua avó."
Albert Einstein

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #396 Online: 18 de Novembro de 2012, 18:58:56 »
O cérebro de Einstein em pessoa... (mais ou menos isso):

Mais, em um artigo bem recente sobre estudos de fotos pouco conhecidas do cérebro de Einstein:

http://www.oxfordjournals.org/our_journals/brainj/press_releases/prpaper.pdf

Ao que parece, Einstein tinha um cérebro realmente diferenciado. O que vai de encontro àqueles que gostam de dizer que "qualquer um consegue, é só praticar".

Dá pra fazer um resumo do que tinha de diferente?

Offline Canopus

• Nível 21
  • *
« Resposta #397 Online: 18 de Novembro de 2012, 19:14:34 »

Não creio que no estágio em que se encontra a medicina e a investigação científica nessa área seja possível identificar diferenças de raciocínio, pensamento, nível intelectual, quociente de inteligência e fatores, como esses, "psicológicos" e subjetivos.

Guardaram o cérebro do impressionante alemão na esperança de um dia, num futuro que ainda não somos nós, se ter algo mais objetivo para poder se apontar a morada do fantástico pensamento e poder de inferência do nosso querido Einstein.

Muitas vezes eu me pego pensando: se não fosse esse cara... Sei não... Se não fosse esse "insight" fenomenal que ele teve, nossa caminhada na busca dos segredos do universo e da matéria, ainda estava muito lá atrás. Não é brincadeira pensar o que ele pensou. Hoje em dia, com o enorme volume de informação que temos ainda é desafio que poucos* dominam com naturalidade, a tarefa de entender inteiramente todas as implicações das tiradas que ele deixou.

Mas a partir de um cérebro, anatomicamente analisado, se ter uma resposta para as virtudes do velhinho linguarudo, vai longa distância. Posso estar enganado, mas é assim que hoje penso.

*Poucos aqui, com relação à população em geral, claro. O meio científico e muitos entusiastas e amadores já dominam com larga folga os conceitos da relatividade, gtavitação, espaço-tempo, efeito fotoelétrico e cia limitada. Mas ele "viu" essas coisas lá no começo dos anos 1900. É brabo!
« Última modificação: 18 de Novembro de 2012, 19:19:46 por Canopus »

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #398 Online: 18 de Novembro de 2012, 19:17:52 »

Não creio que no estágio em que se encontra a medicina e a investigação científica nessa área seja possível identificar diferenças de raciocínio, pensamento, nível intelectual, quociente de inteligência e fatores, como esses, "psicológicos" e subjetivos.

Guardaram o cérebro do impressionante alemão na esperança de um dia, num futuro que ainda não somos nós, se ter algo mais objetivo para poder se apontar a morada do fantástico pensamento e poder de inferência do nosso querido Einstein.

Muitas vezes eu me pego pensando: se não fosse esse cara... Sei não... Se não fosse esse "insight" fenomenal que ele teve, nossa caminhada na busca dos segredos do universo e da matéria, ainda estava muito lá atrás. Não é brincadeira pensar o que ele pensou. Hoje em dia, com o enorme volume de informação que temos ainda é desafio que poucos* dominam com naturalidade, a tarefa de entender inteiramente todas as implicações das tiradas que ele deixou.

Mas a partir de um cérebro, anatomicamente analisado, se ter uma resposta para as virtudes do velhinho linguarudo, vai longa distância. Posso estar enganado, mas é assim que hoje penso.

*Poucos aqui, com relação à população em geral, claro. O meio científico e muitos entusiastas e amadores já dominam com larga folga os conceitos da relatividade, efeito fotoelétrico e cia limitada. Mas ele "viu" essas coisas lá no começo dos anos 1900. É brabo!

Por isso minha pergunta. O Feynman afirmou que, de acordo com esse estudo, o cérebro do Dr. Einstein era diferenciado.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #399 Online: 18 de Novembro de 2012, 19:35:14 »

*Poucos aqui, com relação à população em geral, claro. O meio científico e muitos entusiastas e amadores já dominam com larga folga os conceitos da relatividade, efeito fotoelétrico e cia limitada. Mas ele "viu" essas coisas lá no começo dos anos 1900. É brabo!

Por isso minha pergunta. O Feynman afirmou que, de acordo com esse estudo, o cérebro do Dr. Einstein era diferenciado.

Ele era maior em algumas partes do que o da média...

« Última modificação: 18 de Novembro de 2012, 19:40:19 por Diegojaf »
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!