O que eu quis dizer pode ser resumindo no seguinte: tanto você quanto eu podemos aprender a tocar uma escala menor harmônica com perfeição. E mesmo havendo um mesmo grau de dedicação, eu posso conseguir isso com meses de treino e, você, muitos anos (ou ao contrário, naturalmente). O que Steven Pinker e outros colocam é que existe potencialidades inatas diferentes em diferentes pessoas, e isso, insistem com toda a razão os autores e você também, é um grande vespeiro, com resultados perigosos tanto para a educação quanto para os mentecaptos que procuram "razões científicas" para seus discursos elitistas (como fizeram com Darwin).
Como eu falei, tomemos cuidado com a visão da corda por inteiro. Nem tábula rasa, nem gênios de nascença sem necessidade de instrução. A questão é saber até que ponto se está preparado para aceitar um deslizamento um pouco maior para o lado da história genética do indivíduo (Pinker traz muitos relatos e, principalmente, pesquisas que apontam isso, no seu "Tábula Rasa - a negação contemporânea da natureza humana").