Autor Tópico: Imagens de momentos históricos  (Lida 92058 vezes)

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Re:Imagens de momentos históricos
« Resposta #425 Online: 13 de Dezembro de 2012, 18:50:08 »
Foto USGS

Offline Canopus

• Nível 21
  • *
« Resposta #426 Online: 13 de Dezembro de 2012, 19:03:47 »
O fenômeno consiste no deslizamento de pedras de diferentes tamanhos, pesadas (algumas com mais de 300 kg), para longe de sua “fonte” (as vezes quilômetros), deixando um rastro de tração atrás, mostrando que elas foram “empurradas”.

Mais de 300 kgs???

Está certo isso? Não houve erro de digitação?  :susto:
A capacidade de transgredir é o que nos torna sujeitos da transformação.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #427 Online: 13 de Dezembro de 2012, 19:05:49 »
Aliens.

E completamente 'chapados'.

Também, um boteco espacial em cada canto da galáxia...... Deviam ser proibidos... Francamente....
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #428 Online: 13 de Dezembro de 2012, 21:56:05 »
Lampião e sua trupe após sua captura e decaptação.

Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #429 Online: 13 de Dezembro de 2012, 22:11:09 »
Eu acho que esta já foi postada.
Foto USGS

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #430 Online: 14 de Dezembro de 2012, 16:37:45 »

Foto famosa conhecida como "The Power of One", 2007.

Em 2007, Oded Balilty registrou não só um momento histórico, mas o poder que uma única pessoa pode ter diante de algo que ameaça sua segurança. A fotografia, conhecida como "The Power Of One" ganhou o prêmio "Pulitzer Breaking News Photography" em 2007 após retratar uma mulher judia enfrentando a Força de Segurança Israelita, na Cisjordânia, que estava prestes a desalojar centenas de judeus em assentamentos ilegais.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #431 Online: 14 de Dezembro de 2012, 18:38:57 »
Eu acho que esta já foi postada.
Na página 7, mas a imagem não está lá.
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #432 Online: 14 de Dezembro de 2012, 20:20:52 »
Sim.

Não é por ser o cérebro DO Einstein. Muito provavelmente o mesmo se dará com o cérebro do Gell-Mann, ou do Edward Witten. Cada vez mais existe indícios de que as pessoas devem boa parte do que são por capacidades filogenéticas (entre elas o fenótipo, o cérebro, no caso), talvez muito mais do que gostaríamos, conforme diz Pinker. Canopus, não dá para "ver" a Relatividade em algum gomo do cérebro de Einstein, é claro, mas o estudo mostra que existem áreas objetivamente maiores se comparadas à média, e justamente aquelas associadas ao raciocínio. Dêem uma olhada no "Summary and conclusions", no artigo.

Acho que é no mínimo extremamente precipitado, talvez até prejudicial*, dizer que são diferenças "filogenéticas" essas supostas diferenças do cérebro do Einstein (ou de sua linhagem em particular; se não estiver se falando em linhagem então seria "inapropriado", não "precipitado").

Ao mesmo tempo em que podem haver diferenças inatas entre pessoas e linhagens, apenas mostrar a foto/medidas do cérebro de uma pessoa/celebridade simplesmente não nos dá um conhecimento automático sobre serem produto de diferenças inatas, ou de um desenvolvimento particular, impulsionado por dedicação. Algo bastante drástico sobre influências não-inatas, embora não muito diretamente relacionado é o efeito de negligência dos pais no desenvolvimento infantil. Mais relacionado, o estudo de um instrumento musical faz com que o cérebro tenha diferentes tamanhos em diferentes regiões, comparado aos controles:

Musical Training Shapes Structural Brain Development

Abstract

The human brain has the remarkable capacity to alter in response to environmental demands. Training-induced structural brain changes have been demonstrated in the healthy adult human brain. However, no study has yet directly related structural brain changes to behavioral changes in the developing brain, addressing the question of whether structural brain differences seen in adults (comparing experts with matched controls) are a product of “nature” (via biological brain predispositions) or “nurture” (via early training). Long-term instrumental music training is an intense, multisensory, and motor experience and offers an ideal opportunity to study structural brain plasticity in the developing brain in correlation with behavioral changes induced by training. Here we demonstrate structural brain changes after only 15 months of musical training in early childhood, which were correlated with improvements in musically relevant motor and auditory skills. These findings shed light on brain plasticity and suggest that structural brain differences in adult experts (whether musicians or experts in other areas) are likely due to training-induced brain plasticity.

http://www.jneurosci.org/content/29/10/3019.full

* Parece haver bastante correlação entre a crença em capacidades inatas rígidas e menos empenho (e logo menor desempenho), enquanto que a crença na capacidade de desenvolvimento tende a conduzir a maior dedicação e eventualmente melhor desempenho.

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #433 Online: 14 de Dezembro de 2012, 20:56:52 »
Como eu não falei em momento algum de "capacidades inatas rígidas" e em momento algum me preocupei com questões de dedicação, então tenho pouco a acrescentar.

Todos temos a habilidade genética de aprender uma língua, mas certamente não a desenvolveremos sem estímulo. O mesmíssimo acontece com várias outras faculdades, até mesmo as relacionadas aos sentidos. Se a criança não quer se dedicar porque seus pais acham que o que ela é é o que ela é do jeito que é, e não adianta mudar o que ela é, então é um problema da limitação destes pais em compreender o que ouviram em relação às características inatas de uma pessoa e seu desenvolvimento posterior.

Colocastes coisas bem coerentes sobre o desenvolvimento devido à dedicação. Mas estás em uma ponta da corda. Na outra, existem os casos de crianças que mal estudaram música, ouvem um acorde e distinguem todas as suas notas. Excelentes músicos e musicistas também conseguem isso. Eles estão na sua ponta da corda.

Precisamos enxergar a corda inteira.
« Última modificação: 14 de Dezembro de 2012, 21:11:07 por Feynman »
"Poetas dizem que a Ciência tira toda a beleza das estrelas - meros globos de átomos de gases. Eu também posso ver estrelas em uma noite limpa e sentí-las. Mas eu vejo mais ou menos que eles?" - Richard Feynman

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #434 Online: 14 de Dezembro de 2012, 22:18:35 »
Eu acho que não entendi o que quis dizer com diferenças "filogenéticas" então.

Suspeito que muitos dos casos que parecem mais surpreendentes são na maior parte do tempo produto de "hype" e histórias mal contadas/examinadas*. Tanto a idéia de "tábula rasa" quanto a de "gênio"/"dom" têm bastante apelo.

* Isso de "perfect pitch", por exemplo. Pode bem haver variação genética associada, embora não se saiba. Mas ao mesmo tempo em que é algo algumas vezes colocado como uma espécie de habilidade meio "extraordinária", isso em parte se deve à pessoa geralmente já precisar ter algum treino musical para perceber ser capaz disso. Mas testes que contornam essa necessidade detectam muito mais gente com a habilidade do que se imaginava. E ela é compartilhada acho que com a maioria dos mamíferos, o ser humano sendo uma exceção. Dá uma visão algo diferente da coisa, menos "mística", acho.

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #435 Online: 14 de Dezembro de 2012, 22:37:31 »
O que eu quis dizer pode ser resumindo no seguinte: tanto você quanto eu podemos aprender a tocar uma escala menor harmônica com perfeição. E mesmo havendo um mesmo grau de dedicação, eu posso conseguir isso com meses de treino e, você, muitos anos (ou ao contrário, naturalmente). O que Steven Pinker e outros colocam é que existe potencialidades inatas diferentes em diferentes pessoas, e isso, insistem com toda a razão os autores e você também, é um grande vespeiro, com resultados perigosos tanto para a educação quanto para os mentecaptos que procuram "razões científicas" para seus discursos elitistas (como fizeram com Darwin).

Como eu falei, tomemos cuidado com a visão da corda por inteiro. Nem tábula rasa, nem gênios de nascença sem necessidade de instrução. A questão é saber até que ponto se está preparado para aceitar um deslizamento um pouco maior para o lado da história  genética do indivíduo (Pinker traz muitos relatos e, principalmente, pesquisas que apontam isso, no seu "Tábula Rasa - a negação contemporânea da natureza humana").
"Poetas dizem que a Ciência tira toda a beleza das estrelas - meros globos de átomos de gases. Eu também posso ver estrelas em uma noite limpa e sentí-las. Mas eu vejo mais ou menos que eles?" - Richard Feynman

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #436 Online: 14 de Dezembro de 2012, 23:17:47 »
Eu tinha achado meio estranho o termo porque não sabia da ancestralidade judia de todos os mencionados, nem me ocorreu imediatamente a possibilidade, daí "filogenético" soou algo vago ou até mesmo impreciso.

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #437 Online: 14 de Dezembro de 2012, 23:46:35 »
Naturalmente minha colocação foi um exemplo anedótico. Também não acredito que uma linhagem seja determinante em um aspecto facilmente identificável e enunerável. Mas quis chamar a atenção para aspetos que não se costuma relevar. Até mesmo evolucionistas como nós precisam estar cientes de até que ponto estamos dispostos a levar os elementos da evolução, como o Dennet já sugeriu.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #438 Online: 17 de Dezembro de 2012, 21:13:48 »

Foto de Michael Jackson gravando o clipe da música "They don't care about us'" no morro Santa Marta em Botafogo, Rio de Janeiro, 1996.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #439 Online: 17 de Dezembro de 2012, 21:15:47 »

Foto do protesto contra o leilão de privatização da Vale do Rio Doce no centro do Rio.

As privatizações marcaram fortemente o governo de Fernando Henrique Cardoso. Populares e clamadas àquela época pela maioria da população, hoje são mais fortemente contestadas. O fato é que durante o primeiro governo FHC, as privatizações tomaram a cena na economia nacional. A explicação, em linhas gerais, para a onda de privatizações era a de que as empresas leiloadas geravam encargos demais ao governo e possuíam um serviço ineficiente.

A partir de tal explicação, o programa foi levado a cabo. Grandes figuras do partido de FHC tiveram cena durante o processo. Uma cena famosa, também, é de José Serra "batendo o martelo" no leilão da empresa de energia elétrica, Light.

Nessa foto, de 1997, manifestantes entram em confronto com a polícia em um protesto contra o leilão da Companhia Vale do Rio Doce.

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #440 Online: 18 de Dezembro de 2012, 18:26:08 »

Pablo Escobar com seu filho, de férias no EUA.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #441 Online: 18 de Dezembro de 2012, 19:45:32 »

Nessa foto, de 1997, manifestantes entram em confronto com a polícia em um protesto contra o leilão da Companhia Vale do Rio Doce.
Chutes de moita épicos
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #442 Online: 18 de Dezembro de 2012, 21:07:45 »

[...]

A maioria era constituída de sindicalistas, líderes estudantis e políticos de esquerda safados. Os mesmos que hoje "mamam nas tetas" governamentais.
Foto USGS

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #443 Online: 18 de Dezembro de 2012, 21:39:11 »
Tinha uma claque contratada para protestar, um repórter chegou perto de um cara e ele nem sabia que empresa estava sendo privatizada, depois virou para uma mulher e ela disse que recebeu uma cesta básica para comparecer.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #444 Online: 18 de Dezembro de 2012, 22:15:07 »

Foto de um cálice romano, demonstrando práticas homossexuais na Roma Antiga.

Ao contrário do que muitos pensam, a homossexualidade era muito comum, tanto na Roma Antiga, quanto entre os gregos. Além de cálices entalhados, vasos e uma vasta literatura sobre o assunto, havia gravuras e afrescos demonstrando as relações entre pessoas do mesmo sexo.

Nesse sentido, a própria palavra "homossexualidade" é imprecisa se for pensar e analisar aquela época, visto que não existiam termos que descrevessem as relações entre pessoas do mesmo sexo, visto que era tido como algo comum.

Um exemplo foi o Imperador Romano Nero, primeiro imperador a se casar com outro homem. Contudo, a homossexualidade feminina não era bem vista e até condenada.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #445 Online: 18 de Dezembro de 2012, 23:30:32 »
Mas tem alguém espiando, dando uma conotação de algo proibido. Pode ser o ato sexual em si, mas sugere uma não normalidade.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Canopus

• Nível 21
  • *
« Resposta #446 Online: 19 de Dezembro de 2012, 08:53:25 »
Mas tem alguém espiando, dando uma conotação de algo proibido. Pode ser o ato sexual em si, mas sugere uma não normalidade.

Creio que o ato sexual (hétero ou homo) sempre foi tabu, em todas as civilizações.
A capacidade de transgredir é o que nos torna sujeitos da transformação.

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #447 Online: 19 de Dezembro de 2012, 17:40:11 »

Pablo Escobar com seu filho, de férias no EUA.
Se você não tivesse colocado a legenda eu ia pensar que era Chico Mendes.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #449 Online: 19 de Dezembro de 2012, 19:53:23 »

Eu ainda acho que essa noção de que "era tudo uma total normalidade" vem de reconstruções históricas enviesadas ou mal construídas. Algocomo se por qualquer razão as futuras reconstruções do presente se baseassem muito em boates ou outros ambientes gays. Não que não pudesse ser mais aceito do que é hoje, de qualquer forma. Mas acho que não devem ser raras construções errôneas sobre costumes da história, não vai sempre se ter registro que passe uma visão suficientemente completa da sociedade.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!