Autor Tópico: Imagens de momentos históricos  (Lida 92071 vezes)

Skorpios

• Visitante
Re:Imagens de momentos históricos
« Resposta #750 Online: 24 de Fevereiro de 2015, 08:29:48 »

Defesa celebra os 70 anos da Tomada de Monte Castelo, épica vitória brasileira na II Guerra Mundial

Brasília, 20/02/2015 – O coronel Nestor da Silva, 97, é testemunha viva de um dos maiores feitos das Forças Armadas brasileiras durante a II Guerra Mundial: a Tomada de Monte Castelo, no centro-norte da Itália, há exatos 70 anos. Ex-combatente da Força Expedicionária Brasileira (FEB), participou in loco da batalha do dia 21 de fevereiro de 1945, quando os aliados conquistaram a região antes dominada pelos nazistas alemães. “Foram quatro tentativas sem sucesso. Só na quinta é que nós mudamos de estratégia e conseguimos vencer”, explicou o veterano coronel. A épica vitória brasileira que completa sete décadas foi comemorada em solenidade no Batalhão de Polícia do Exército de Brasília na manhã desta sexta-feira (20).

Os veteranos brasileiros que lutaram na II Guerra Mundial, os eternos “pracinhas”, foram os grandes homenageados da solenidade. Além do coronel Nestor, estiveram presentes o tenente-coronel Mário Raphael Vannutelli, 96; os capitães Vasco Duarte Ferreira, 91, e Severino Francisco de Oliveira, 96; e o tenente Vinícius Venus Gomes da Silva, 89. Eles foram saudados efusivamente pelo público que acompanhava a cerimônia.

Após ser entoada a Canção do Expedicionário, o comandante do Exército, general Eduardo Dias Villas Bôas, enalteceu a importância dos ex-combatentes. “Feliz do Exército que tem heróis para reverenciar. Feliz de nós que temos os pracinhas para reverenciar, nossos heróis. Em nome da Força Terrestre de ontem, de hoje e de sempre, o nosso muito obrigado.” A solenidade foi encerrada com desfile em homenagem aos veteranos.Uma vitória estratégica

Para o chefe da Seção de Memória da Escola Superior de Guerra, major Gilberto de Souza Vianna, “a Tomada de Monte Castelo foi a prova da eficácia da FEB nos campos de batalha da Itália na II Guerra Mundial”. O historiador afirmou, também, que o episódio foi estratégico para a sequência da campanha dos aliados e derrota dos nazistas. “Nós, sozinhos, tomamos a região. Foi um marco de valor”, disse.

Paraquedista da Arma de Infantaria, o coronel Nestor orgulha-se de ter, junto com seus amigos, vencido “um dos maiores soldados do mundo que é o alemão”. Outro ex-febiano, o tenente-coronel Vannutelli, da arma de Artilharia, contou que a preparação para ir para o combate mundial foi “corrida, difícil e ligeira”. Mesmo assim, “a Força Expedicionária cumpriu sua missão”, sentenciou o artilheiro.

Quem conversa com o coronel Nestor da Silva não acredita que aos 97 anos, sua memória possa ser tão rica em detalhes. Entre muitas perguntas e admiração dos presentes no evento de hoje, ele citou curiosidades da árdua tarefa realizada em terras estrangeiras.

“Fiquei 52 dias sem tomar banho, porque não tinha nem como”, confidenciou. “O que mais estranhamos foi o clima, eram 20 graus abaixo de zero. Muito frio. Recebemos fardamento dos americanos e usávamos três roupas, uma por cima da outra.” E completou: “Naquela época eu tinha uns 20 e poucos anos. Fazia parte do 11º Batalhão de Infantaria de Montanha, de São João del-Rei (MG). Quando voltei para o Brasil, me casei com uma menina que conheci em São João. Estou com ela até hoje e ela tem 81 anos”.

Sobre a preparação recebida, Nestor detalhou que houve treinamento antes do embarque. Depois, quando chegaram à cidade de Pisa receberam armamento e farda. Após isso, em solo italiano, “foram 15 dias em atividades intensas” até partir para o front. Durante o período que permaneceu na II Guerra, o coronel contabilizou que “mais de 400 soldados brasileiros perderam a vida”.

Homenagem da Defesa

O Ministério da Defesa (MD), também comemorou os 70 anos da conquista de Monte Castelo, a primeira vitória da FEB na II Guerra Mundial.

O chefe da CAE, general Menandro Garcia de Freitas, destacou a importância da sociedade recordar os feitos heroicos destes homens e mulheres. “Comemorar a história de um país é parte insubstituível na formação cultural e para que seus cidadãos tenham orgulho daqueles que legaram este território continental que nós temos hoje”, afirmou.

Menandro também lembrou o ceticismo que dominava o país à época: “diziam que era mais fácil uma cobra fumar cachimbo do que o Brasil participar da guerra na Europa”.

Compondo o IV Corpo do Exército dos Estados Unidos, sob o comando do general Willis D. Crittenberger, a FEB tomou o Monte em 21 de fevereiro de 1945, tornando possível a vitória dos aliados.

No total, 20,4 mil alemães foram capturados pelas tropas brasileiras. O general Menandro fez questão de ressaltar as peculiaridades da Força Expedicionária, principalmente, o tratamento digno aos oponentes.

Outra característica da tropa brasileira era o respeito à população local e à dignidade humana. Segundo ele, os pracinhas possuíam a Cartilha do Expedicionário, que norteava o comportamento da tropa. “Essa atitude é uma marca, até os dias atuais, da cooperação brasileira em missões internacionais de paz”.

Conforme o general Menandro, a participação na Segunda Guerra deixou um legado importante ao país, entre eles, a valorização estratégica da região Nordeste do país, a aplicação de uma doutrina militar nacional, a renovação da mentalidade industrial e a projeção internacional, já que o Brasil foi o único país da América Latina a compor uma força militar contra o nazismo e o fascismo.

FONTE: Ministério da Defesa

Offline Zeichner

• Nível 32
  • *
  • Somos feitos da mesma substância dos sonhos. - Wi
« Resposta #751 Online: 24 de Fevereiro de 2015, 11:10:18 »

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #752 Online: 24 de Fevereiro de 2015, 19:04:27 »
Não, o Jahú é o avião vermelho na foto onde cito o museu da Tam

« Última modificação: 24 de Fevereiro de 2015, 19:06:38 por Arcanjo Lúcifer »

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #753 Online: 24 de Fevereiro de 2015, 20:46:55 »
Tem razão, não pode ser o Jahú, esse da foto do pôster em 1919 é sépia! :teehee:
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #754 Online: 24 de Fevereiro de 2015, 20:58:57 »
Tem razão, não pode ser o Jahú, esse da foto do pôster em 1919 é sépia! :teehee:

Carai...o sépia tem UM casco só com dois flutuadores, é monomotor e biplano, o Jahú tem DOIS cascos, monomotor e monoplano.

São totalmente diferentes. :|

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #755 Online: 25 de Fevereiro de 2015, 10:33:54 »

É a foto do Jahú?

Descolagem do hidroavião «Fairey III D» Lusitânia junto à Torre de Belém, a 30 de Março de 1922.
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Zeichner

• Nível 32
  • *
  • Somos feitos da mesma substância dos sonhos. - Wi
« Resposta #756 Online: 26 de Fevereiro de 2015, 10:23:41 »
Segundo o Amyr Klynk, a travessia do atlântico com o Jahú foi um dos maiores feitos da exploração brasileira, que, como sempre, ficou relegado ao léu da história por picuinhas políticas.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #757 Online: 26 de Fevereiro de 2015, 13:31:38 »
Segundo o Amyr Klynk, a travessia do atlântico com o Jahú foi um dos maiores feitos da exploração brasileira, que, como sempre, ficou relegado ao léu da história por picuinhas políticas.

Só de decolar com essa coisa já vale uma condecoração, dá medo só de olhar.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #758 Online: 02 de Março de 2015, 22:13:59 »
« Última modificação: 02 de Março de 2015, 22:16:04 por Sergiomgbr »
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
  • Ave, Entropia, morituri te salutant
« Resposta #759 Online: 04 de Março de 2015, 11:58:16 »
É, quebrando os paradigmas, um casal agora pode ter 3, 4, quantas pessoas estiverem a fim de ser um casal...

Ai, mamãe...
GNOSE

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #760 Online: 04 de Março de 2015, 14:15:16 »
Primeiro casamento entre três homens no mundo.

http://oglobo.globo.com/sociedade/aceito-aceito-aceito-tres-homens-se-casam-em-uniao-triplice-na-tailandia-15472929#ixzz3TGtelpF1
E são três noivas(pô, ninguém quis ser o homimnho). Haja colação de velcro...

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #761 Online: 04 de Março de 2015, 20:31:44 »

http://oglobo.globo.com/sociedade/aceito-aceito-aceito-tres-homens-se-casam-em-uniao-triplice-na-tailandia-15472929#ixzz3TGtelpF1
Colação de velcro se fossem mulheres de verdade (biologicamente falando), como aparentam serem travestis, o que teremos mesmo é uma guerra de espadas.  :hihi:
"Che non men che saper dubbiar m'aggrada."
"E, não menos que saber, duvidar me agrada."

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #762 Online: 04 de Março de 2015, 20:47:21 »

Colação de velcro se fossem mulheres de verdade (biologicamente falando), como aparentam serem travestis, o que teremos mesmo é uma guerra de espadas.  :hihi:

São a versão real dos três mosqueteiros, espada para todo lado.

Offline homemcinza

• Nível 23
  • *
« Resposta #763 Online: 04 de Março de 2015, 23:22:01 »

A foto é de outro casamento de 3 mulheres, veja  a materia:

"Mas o casamento de Joke, Bell e Art não foi o primeiro no geral. Em agosto de 2013, Doll, Kitten e Brynn, três mulheres de Massachusetts, nos EUA, se uniram em cerimônia em agosto de 2013. Vestidas de branco como noivas convencionais, cada uma delas foi levada ao altar por seus pais, onde fizeram votos e trocaram alianças".

Ceticismo é para poucos!

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #764 Online: 05 de Março de 2015, 00:20:52 »

A foto é de outro casamento de 3 mulheres, veja  a materia:

"Mas o casamento de Joke, Bell e Art não foi o primeiro no geral. Em agosto de 2013, Doll, Kitten e Brynn, três mulheres de Massachusetts, nos EUA, se uniram em cerimônia em agosto de 2013. Vestidas de branco como noivas convencionais, cada uma delas foi levada ao altar por seus pais, onde fizeram votos e trocaram alianças".
Ui, já ia postar algo dizendo que eram três rapazes muy formosos...Então beleza!

Mas hein?

Nem assim hein, Skeptikós! :biglol:
« Última modificação: 05 de Março de 2015, 00:30:10 por Sergiomgbr »

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #765 Online: 05 de Março de 2015, 19:13:20 »
Ixi, eu achei que eram travecos. A do meio pelo menos parece. hehe

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #766 Online: 05 de Março de 2015, 19:14:38 »

Tb pensei.

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #767 Online: 05 de Março de 2015, 19:16:25 »

Eu também achei por causa do título do link:

Mas como não cliquei, não vi que se tratava de outro casal.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #768 Online: 05 de Março de 2015, 19:19:16 »

Eu também achei por causa do título do link:

Mas como não cliquei, não vi que se tratava de outro casal.
Eu também, principalmente por isso.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #770 Online: 25 de Março de 2015, 21:31:44 »
Isso não é momento histórico nem prá eles.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #771 Online: 25 de Março de 2015, 21:34:41 »

Eu não tenho problema com altura, mas me dá vertigem só de olhar.

O grande risco dessa foto é que se algum deles perder o equilíbrio para trás, vai derrubar todos os colegas numa reação em cadeia, um tentando se segurar no outro.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #772 Online: 25 de Março de 2015, 21:35:30 »

Eu não tenho problema com altura, mas me dá vertigem só de olhar.

O grande risco dessa foto é que se algum deles perder o equilíbrio para trás, vai derrubar todos os colegas numa reação em cadeia, um tentando se segurar no outro.

Acho que não.
Foto USGS

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #773 Online: 25 de Março de 2015, 21:39:18 »

Acho que não.

Está no seu direito. :)

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #774 Online: 25 de Março de 2015, 21:40:41 »
<a href="https://www.youtube.com/v/_3zgNMr_8zc#t=63" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/_3zgNMr_8zc#t=63</a>

It is one of the most iconic photographs of all time but as it celebrates its 80th anniversary it has emerged that ‘Lunch atop a Skyscraper’ may not have been as impromptu as previously thought.

Archivists say the shot showing 11 construction workers enjoying their break on a suspended beam, high above the streets of Manhattan, was in fact a publicity stunt.

Although the models were real workers, the moment was staged by the Rockefeller Center to promote their new skyscraper 80 years ago today.

The claim is supported by a second - and rarely seen  - image from the same organised shoot which shows the crew in a different pose lying down on the girder.

Read more: http://www.dailymail.co.uk/news/article-2206050/The-picture-proves-iconic-photograph-workers-eating-lunch-Rockefeller-beam-publicity-stunt.html#ixzz3VRpABqDw
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!