Autor Tópico: Estradas  (Lida 10118 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Unknown

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.331
  • Sexo: Masculino
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Estradas
« Online: 30 de Novembro de 2010, 16:57:03 »
Citar
As 11 estradas mais incríveis do Brasil

O Brasil possui pouco mais de 1,7 milhões de quilômetros de estradas. Descubra as que percorrem os melhores cenários e pé na estrada


Praia de Ubatuba (SP) vista da estrada Rio-Santos

Apenas 10% dos pouco mais de 1,7 milhões de quilômetros de estradas brasileiras são pavimentadas, segundo dados do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT). Isso já reduz bastante as possibilidades de viagens em estradas com estrutura de boa qualidade.

Para aqueles que adoram viagens de carro, selecionamos as que atravessam os mais belos cenários do País. De sáfari pantaneiro, na Transpantaneira, passando por verdadeiras viagens ao passado, na Estrada Real e na Graciosa, até a rodovia situada a 1.467 metros de altitude que corta a Mata Atlântica, escolha sua paisagem preferida e pé na estrada.

RIO-SANTOS (BR-101)
Onde: Rio de Janeiro-São Paulo


A Rio-Santos é considerada a estrada mais bonita do Brasil

Como chegar: acesso pela Avenida Brasil, no Rio de Janeiro (RJ).
Veículo mais apropriado: a viagem pode ser feita com qualquer carro de passeio.

"E na estrada de Santos, você vai me conhecer": a Rio-Santos foi imortalizada na canção de Roberto Carlos e é considerada por muitos a rodovia brasileira mais bonita para se percorrer de carro. Mesmo havendo outras opções de acesso ao litoral norte paulista, ela continua a oferecer a vista mais bonita e inesquecível, com as montanhas e o mar ao fundo.

Com 457 quilômetros de extensão, a Rio-Santos tem seu marco zero em Santos. Mas, apesar do nome, a rodovia não leva à região urbana da cidade portuária, já que a extremidade fica na parte continental de Santos. Já na cidade de Bertioga, a pouco mais de 100 quilômetros de São Paulo, fica o início da Costa Caiçara. O primeiro trecho, conhecido como complexo SP-55/BR-101 (trechos estadual e federal), tem retas mais longas e passa por praias famosas, como Boraceia, Jureia e Juquehy. Destinos turísticos famosos como Guarujá, Ilhabela, Ubatuba, Paraty e Angra dos Reis são acessados pela Rio-Santos.

SERRA DO RIO DO RASTRO (SC-438)
Onde: Santa Catarina


Cheia de curvas sinuosas, a SC-438 desce a Serra do Rio do Rastro

Como chegar: acesso por Bom Jardim da Serra (SC).
Veículo mais apropriado: o carro precisa ser bem estável, mas não há nenhuma recomendação específica.

Entre Bom Jardim da Serra e Lauro Muller, cidades da serra catarinense, a estrada desce a Serra do Rio do Rastro, em um percurso de 35 quilômetros muito bonito, mas bem perigoso. Muitas curvas fechadas fazem parte do cenário na SC-438 e, durante o inverno, uma fina camada de gelo pode cobrir a pista estreita.

No trajeto feito na SC-438, a uma altitude de 1.467 metros, há alguns quiosques para quem quiser descer e admirar a bela paisagem coberta pela mata Atlântica.

ESTRADA REAL
Onde: Minas Gerais


A Estrada Real é formada por caminhos abertos no século 17

Como chegar: sai de Ouro Preto rumo ao Rio de Janeiro, passando por Barbacena, Juiz de Fora e Petrópolis.
Veículo mais apropriado: qualquer carro pode fazer os destinos da Estrada Real seguindo as rodovias BR-040, BR-120 e BR-259.

Estrada histórica, a Estrada Real é formada por caminhos abertos no século 17, durante o ciclo da mineração, para escoar a produção de ouro e diamantes de Minas Gerais até Paraty e Rio de Janeiro. Os mais de 1,6 mil quilômetros do roteiro podem ser conhecidos de bicicleta, a pé, a cavalo ou de carro. Uma dica são os 515 quilômetros do chamado Caminho Novo. Eles são os mais novos da Estrada Real. Do Porto de Estrela, em Magé, até Ouro Preto, ele liga Minas Gerais ao mar da capital fluminense. Túneis, chafarizes e fazendas que foram transformadas em confortáveis meios de hospedagem fazem parte da paisagem típica dos séculos 18 e 19.

Fãs de ecoturismo e turismo de aventura estarão bem servidos ao fazerem o Caminho Novo da Estrada Real. Entre as atrações estão o Parque Estadual do Ibitipoca, em Lima Duarte (MG), e o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, que ocupa parte do território de Petrópolis (RJ).

ESTRADA DA GRACIOSA (PR-410)
Onde: Paraná


Ônibus e caminhões são proibidos na Estrada da Graciosa

Como chegar: a viagem começa em Curitiba (PR) rumo às cidades de Antonina e Morretes.
Veículo mais apropriado: Carros pequenos, que podem ser estacionados nos acostamentos com mais facilidade, já que o passeio conta com sete mirantes para que os visitantes apreciem a paisagem.

Ônibus e caminhões são proibidos. Tudo para se conservar ao máximo esses 33 quilômetros de estrada, com sua aura de século 19 – até os paralelepípedos e pedras lisas da época foram mantidos. A Estrada da Graciosa foi inaugurada em 1873, e sai de Curitiba até Morretes, litoral do Paraná, seguindo pela serra do Mar e atravessando o trecho mais intacto de Mata Atlântica do Brasil.

O ideal é fazer a viagem sem pressa alguma, para admirar a bela paisagem. A beleza é tanta que, no caminho, o turista vai encontrar sete mirantes batizados de recantos (Vista Lacerda, Rio Cascata, Grota Funda, Bela Vista, Curva da Ferradura, Mãe Catira e São João da Graciosa), todos com vista para a baía de Paranaguá. A Estrada da Graciosa também limita dois importantes parques estaduais: o Parque Estadual da Graciosa e o Parque Estadual Roberto Ribas Lange.

TRANSPANTANEIRA (MT-060)
Onde: Mato Grosso


Vacas na Transpantaneira: viagem é um safári no Pantanal

Como chegar: por Poconé, a 102 quilômetros de Cuiabá, por via asfaltada.
Veículo mais apropriado: como se trata de um safári pantaneiro, o ideal é um veículo 4x4.

É uma viagem de 145 quilômetros, ligando Poconé a Porto Jofre, recomendada apenas para aventureiros de plantão e que deve ser feita de dia. O que antes era apenas uma estrada de terra atravessando uma planície alagável virou uma boa opção de viagem por terra para os turistas que visitam o Mato Grosso, especialmente entre junho e outubro, época da seca, quando os bichos ficam nas áreas alagadas ao lado da pista. Mas, na verdade, a Transpantaneira nunca foi concluída. O que era para ter sido um símbolo do progresso, unindo o Pantanal ao Sudeste do Brasil, serve atualmente a uma espécie de safári pantaneiro.

Uma característica da Transpantaneira faz dela um passeio ainda mais curioso: ela tem 125 pontes de madeira sobre rios e áreas alagáveis, o que a torna a estrada com o maior número de pontes do mundo. Trilhas de aventuras interligando fazendas são feitas por lá. Os mais apressadinhos não vão gostar da viagem, afinal o limite de velocidade rigoroso é de apenas 60 quilômetros por hora.

MACEIÓ-MARAGOGI (AL-101)
Onde: Alagoas

Como chegar: a viagem começa em Maceió, rumo a Maragogi.
Veículo mais apropriado: a viagem não é muito longa e a estrada não apresenta muitos problemas. Qualquer carro de passeio dá conta do recado. Se quiser apreciar ainda mais as belezas do litoral alagoano e puder ir em um conversível, prepare-se: o vento é bem forte.

A uma hora e meia ao norte de Maceió (125 quilômetros de estrada), Maragogi enche os olhos dos apaixonados por praia e belas paisagens naturais e é o destino para quem começa essa viagem pela AL-101, estrada que atravessa todo o litoral alagoano. Com 22 quilômetros de praia, Maragogi tem oito praias deslumbrantes: Peroba, Dourado, Ponta de Mangue, Antunes, Barra Grande, Bugalhau, Maragogi e São Bento.

Bem no meio da chamada Costa Dourada, a região também é meio caminho para quem vai a Recife. Entre as belezas apreciadas durante a viagem, uma das atrações é a praia de Sonho Verde, entre Paripueira e Barra de Santo Antônio, com restaurante e lojas de artesanato. Entre Matriz de Camaragibe e Porto Calvo, é preciso cuidado redobrado, pois algumas curvas são bem fechadas. Entre Camaragibe e Maragogi, as paisagens ficam ainda mais bonitas, com a estrada passando ao lado do mar. Bem ao lado mesmo!

LINHA VERDE (BA-099)
Onde: Bahia


Praia do Forte, em Mata de São João, onde começa o trecho Linha Verde

Como chegar: a viagem começa em Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador (BA).
Veículo mais apropriado: sem recomendação específica. A viagem pode ser feita com qualquer modelo de carro de passeio.

É conhecido como Linha Verde um dos trechos da BA-099, rodovia estadual na Bahia que liga Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador, às praias do litoral norte, e com fim na divisa da Bahia com Sergipe. O trecho Linha Verde vai de Praia do Forte, em Mata de São João, até Mangue Seco, em Jandaíba, já na fronteira com Sergipe. A outra parte da BA-099, a primeira, é conhecida como Estrada do Coco, e vai do Aeroporto Internacional de Salvador até a Praia do Forte.

A estrada de 217 quilômetros foi duplicada há pouco tempo e há cobrança de pedágio, perto da entrada para Camaçari. Pela BA-099 é possível chegar a outros grandes pontos turísticos da região conhecida como Costa dos Coqueiros, como Arembepe, Praia do Forte, Imbassaí, Sítio do Conde e Sauípe.

VIA-SERRANA (BR-116)
Onde: Rio Grande do Sul e Santa Catarina


Via-Serrana, no caminho que leva até a cidade de Nova Petrópolis

Como chegar: acesso por Porto Alegre (RS).
Veículo mais apropriado: qualquer carro de passeio, sem nenhuma recomendação específica de modelo.

Via-Serrana é a denominação regional para a BR-116, no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Ela é a principal e maior rodovia do Brasil totalmente pavimentada, começando em Fortaleza (CE) e se estendendo até Jaguarão (RS), já na fronteira com o Uruguai, em um total de 4.385 quilômetros.

No Rio Grande do Sul, a Via-Serrana liga importantes cidades do Estado, como a capital Porto Alegre, Nova Petrópolis, Pelotas e Caxias do Sul. O caminho entre a capital gaúcha e Nova Petrópolis é conhecido como Rota Romântica, por ter paisagens bucólicas, com vales e cidades pequenas e lindas, como Morro Reuter e Picada Café.

ESTRADA PARQUE - ILHEÚS/ITACARÉ (BA-001)
Onde: Bahia


Viagem pela Estrada Parque começa em Itacaré

Como chegar: a viagem começa em Itacaré, a 455 quilômetros de Salvador (BA).
Veículo mais apropriado: um carro onde caiba a sua bicicleta é o ideal, já que a estrada tem ciclovias em alguns trechos. Vale parar e dar uma volta pelos 15 quilômetros com estrutura e segurança para os ciclistas.

A viagem entre Ilhéus e Itacaré tem apenas 65 quilômetros, mas esbanja belezas naturais. Os mais animados podem aumentar o tempo de viagem, fazendo trilhas em áreas remanescentes de Mata Atlântica nordestina, ou ainda visitar algumas praias desertas e paradisíacas. Concluída em 1998, a estrada foi a primeira do Brasil a ter controle ambiental durante toda as fases da obra.

Os ciclistas têm tudo para adorar a Estrada Parque, já que ela oferece dois trechos de ciclovia: um deles, logo na saída de Ilhéus, tem nove quilômetros e termina na entrada para a Lagoa Encantada; o outro trecho tem apenas seis quilômetros, saindo de Itacaré. Passarelas também podem ser vistas ao longo da estrada.

ROTA DO SOL - NATAL/PRAIA DE PIPA (RN-063)
Onde: Rio Grande do Norte


Praia de Ponta Negra, zona sul de Natal, onde começa a Rota do Sol

Como chegar: acesso pela zona sul de Natal (RN).
Veículo mais apropriado: carros maiores são recomendados, já que muitos animais podem, inesperadamente, cruzar a pista.

Conhecida também como Rota do Sol, a RN-063 começa na zona sul de Natal, na Praia de Ponta Negra, e passa pelas praias de Cotovelo, Pirangi, Búzios, Tabatinga, Camurupim e Barreta. O nome Rota do Sol é mais do que apropriado, já que a estrada interliga muitas das belas praias do litoral potiguar. Apesar das belezas que se vê no caminho, alguns trechos pedem maior atenção, já que não são tão bem sinalizados e são mais estreitos. Outro problema: animais podem, inesperadamente, cruzar a pista. 

Quem está indo para Pirangi, no litoral sul do Rio Grande do Norte, tem que fazer uma parada obrigatória para conhecer o maior cajueiro do mundo. Com mais de 100 anos, a árvore ocupa uma área de 8400 metros quadrados, o que a levou ao Guinness Book (Livro dos Recordes). O famoso cajueiro fica na beira da estrada, a apenas 28 quilômetros de Natal.

PETRÓPOLIS-SANA (BR-495)
Onde: Rio de Janeiro

Como chegar: acesso por Petrópolis (RJ).
Veículo mais apropriado: qualquer carro de passeio, sem nenhuma recomendação específica de modelo.

Conhecida como a Estrada das Hortências, a BR-495 liga duas das mais badaladas cidades da região serrana do Rio de Janeiro: Teresópolis e Petrópolis, chegando também a outras localidades, como o belo e pacato lugarejo Sana, na Serra de Macaé.

O percurso de 184 quilômetros é feito de Petrópolis até Sana, com destaque para o trecho entre Itaipava e Teresópolis, de onde se avistam muitos vales e a Serra dos Órgãos. Uma paradinha também em Nova Friburgo é quase obrigatória. A atenção tem que ser redobrada porque são muitas as curvas e a estrada não tem acostamento.

http://turismo.ig.com.br/destinos_nacionais/2010/11/29/as+estradas+mais+incriveis+do+brasil+10248621.html
Citar
As mais incríveis estradas do mundo

Elas são bonitas, cheias de curvas e exibem belas paisagens. Conheça as estradas mais bonitas do mundo, escolha uma e pé na estrada
 

A Rota 66, nos Estados Unidos, é a estrada mais famosa do mundo

Para muitas pessoas, viajar de carro é uma escolha. A liberdade de optar pelos horários mais adequados e de definir quais serão as paradas podem ser mais interessantes do que chegar rápido a um lugar. Pode até demorar mais, mas a chance de curtir a paisagem compensa.

Pelo mundo, algumas têm status de celebridade. Cheias de curvas e revelando belos ou exóticos cenários, as rodovias mais bonitas nem sempre são fáceis. Algumas, por serem sinuosas demais, exigem bastante experiência ao volante. Selecionamos as  estradas mais badaladas do mundo, com suas localizações e principais características. Elas provam que o melhor da viagem pode começar antes mesmo da chegada ao destino final. Escolha a sua e pise no acelerador.

Rota 66
Onde: Estados Unidos.



Como chegar: para percorrer a estrada inteira, a viagem começa em Chicago ou em Los Angeles.
Veículo mais apropriado: muitas pessoas usam seus próprios carros ou motos, não há uma recomendação específica.

Certamente a estrada mais famosa do mundo, a Rota 66 existe desde 1926. Ela começava em Chicago e passava por vários estados americanos, como Kansas, Texas, Novo México e Arizona, terminando em Santa Mônica, na Califórnia, exatamente 3.755 quilômetros depois. Desde 1985, ela existe apenas como rota histórica, reconhecida pelo governo dos Estados Unidos por sua relevância turística e cultural. Importância histórica a Rota 66 tem de sobra: nos seus acostamentos foram abertos os primeiros motel e McDonald´s do país.

Entre os pontos turísticos da estrada está o Cadillac Ranch, ponto em Amarillo, Texas, onde fica uma escultura feita em 1974 por integrantes do grupo de arte Ant Farm, usando dez modelos de automóveis da marca Cadillac.

Estrada Stelvio
Onde: Itália.



Como chegar: a viagem pode começar em Bolzano, perto da fronteira suíça.
Veículo mais apropriado: carros menores são os mais indicados, já que a estrada é bem estreita em alguns pontos. Exatamente por isso, a atenção deve ser redobrada.

Localizada nos Alpes italianos, a Stelvio liga a estrada Valtellina Merano com o Vale do Ádige. É uma das mais altas da região, ficando a cerca de 2.757 metros acima do nível do mar. Exige atenção do motorista: tem 48 curvas entre as montanhas e é muito estreita em determinados pontos do percurso. Em compensação, oferece uma paisagem deslumbrante.

Trollstigen
Onde: Noruega.



Como chegar: o aeroporto mais próximo é o de Molde. De carro, a viagem dura seis horas saindo de Oslo ou quatro horas saindo de Trondheim.
Veículo mais apropriado: não há recomendação específica. A viagem pode ser feita com qualquer tipo de veículo.

Localizada na Noruega, a Trollstigen é famosa pelas paisagens que oferece aos viajantes. Mirantes, cachoeiras e paredões rochosos podem ser vistos por aqueles que encaram a sequência de onze curvas. Na encosta mais íngreme, é preciso ter coragem. Além da viagem em si, a estrada oferece inúmeras possibilidades de experiências e atividades ao redor. Caminhadas, passeios de bicicletas e esqui são algumas opções.

Transfagarasan
Onde: Romênia.



Como chegar: para os que querem percorrer a estrada inteira, a viagem pode começar em Sibiu ou em Pitesti.
Veículo mais apropriado: não há recomendação específica. A viagem pode ser feita com qualquer tipo de veículo.

Estrada mais alta pavimentada da Romênia, a Transfăgărăşan (grafia exata, em romeno) foi construída entre 1970 e 1974 para ser rota estratégica do ex-didator Nicolae Ceausescu. A estrada liga regiões da Transilvânia à Walachia, e as cidades de Sibiu e Pitesti. As paisagens mais bonitas ficam na extremidade norte, onde as curvas também são mais acentuadas. Mas é na parte sul, perto da aldeia de Arefu, que fica um castelo que serviu de morada a Vlad III, o mesmo que inspirou o personagem Drácula.

Lá há estacionamento e um caminho para que os viajantes possam visitar as ruínas. No topo da montanha, a estrada dá acesso ao Balea Lake, um lago glacial com milhares de anos. Em 2006, o primeiro hotel de gelo na Europa Oriental foi construído nas proximidades do lago. Entre outubro e junho, a Transfagarasan fica coberta por neve e, por esse motivo, é fechada.

Pacific Coast Highway
Onde: Califórnia, Estados Unidos.



Como chegar: para aqueles que quiserem percorrer toda a estrada, a viagem pode começar em Dana Point ou em Oxnard.
Veículo mais apropriado: melhor com um carro conversível, pois a estrada percorre inúmeras paisagens praianas. Sinta a brisa do litoral da Califórnia no rosto e boa viagem!

Recebe o nome de Pacific Coast Highway o trecho da State Route 1 ou Highway 1, a maior estrada costeira da Califórnia, Estados Unidos. A fama desta estrada vem das belíssimas paisagens praianas ao longo de toda a sua extensão. Quem encarar a viagem pela Pacific Coast Highway percorrerá boa parte do litoral da Califórnia, espalhados por mais de mil quilômetros, e cruzará 33 pontes. Entre as cidades atravessadas durante a viagem estão Los Angeles, Long Beach, além dos balneários de Santa Monica e Malibu.

Rodovia Lysebotn
Onde: Noruega.



Como chegar: a viagem pode começar em Stavanger.
Veículo mais apropriado: não há recomendação específica. A viagem pode ser feita com qualquer tipo de veículo.

Uma das mais desafiadoras da Europa, a Rodovia Lysebotn requer atenção do motorista, mas rende uma viagem repleta de emoção. Ela tem mais de um quilômetro de túnel, 27 curvas bem fechadas e sai da cidade de Lysefjord. Dizem que a emoção é tanta que os últimos 30 quilômetros da Lysebotn parecem uma montanha-russa.

Icefields Parkway
Onde: Canadá.



Como chegar: sua viagem pode começar em Banff.
Veículo mais apropriado: carros maiores são recomendados, já que muitos animais podem, inesperadamente, cruzar a pista.

Considerada uma das estradas mais bonitas do mundo, a Icefields Parkway liga dois parques nacionais do Canadá, o Banff e o Jasper. Também conhecida como Highway 93 Alberta do Norte, a estrada atravessa a paisagem acidentada das Montanhas Rochosas canadenses. Com 230 quilômetros de extensão, esta estrada foi concluída em 1940 e nos meses de julho e agosto recebe até 100 mil veículos por mês.

Por ter duas pistas e alguns corredores de passagem, os riscos decorrentes das curvas acentuadas são menores. Mas os motoristas devem ficar atentos a animais e veículos parados no acostamento. Pode nevar em qualquer época do ano, provocando, algumas vezes, o fechamento da estrada.

Estrada da Montanha Jebel Hafeet
Onde: Emirados Árabes Unidos.



Como chegar: a viagem pode começar por Oman, a cerca de uma hora e meia de Dubai (de carro).
Veículo mais apropriado: não há recomendação específica. A viagem pode ser feita com qualquer tipo de veículo. Mas a paisagem combina bem com um modelo conversível.

Enquanto atravessa quilômetros, o motorista e seus passageiros podem apreciar a beleza do deserto. Com 60 voltas, a Estrada da Montanha Jebel Hafeet tem como cenário uma montanha de 1.219 metros de altura, circundada por um deserto. O caminho de 12 quilômetros pela montanha alterna retas e curvas, fazendo da viagem uma boa pedida para quem gosta de dirigir. A estrada termina em um local que conta com estacionamento, hotel e um palácio de propriedade de governantes do país.

Estrada Los Caracoles
Onde: Chile e Argentina.



Como chegar: a viagem pode começar em Santiago, capital do Chile, e terminar em Mendonza, Argentina.
Veículo mais apropriado: para encarar as 23 curvas acentuadas no trajeto de 350 quilômetros de carro, aposte em um veículo estável.

Uma estrada que se transforma em um verdadeiro desafio para os motoristas. Assim é a Estrada Los Caracoles, que passa pela Cordilheira dos Andes sem grades de proteção. Quando está coberta por neve -o que acorre durante boa parte do ano -, torna-se ainda mais perigosa. Mas a vista faz muitos motoristas se arriscarem.

San Bernardino Pass
Onde: Suíça.



Como chegar: a estrada liga o norte e o sul de Grisons. A viagem pode começar em Bellinzona.
Veículo mais apropriado: não há recomendação específica. A viagem pode ser feita com qualquer tipo de veículo.

Uma das maiores estradas do mundo, San Bernardino Pass fica encravada nos Alpes suíços, a 2.065 metros de altura, e só é acessível nos meses de verão. As curvas que exigem muita atenção duelam com a vista encantadora. San Bernardino existe desde 1967. Uma atração da viagem é o Castelo de Misox, castelo ancestral dos Condes Sax Von Misox, comprado pela família Trivulzi, de Milão, em 1483. Destruído em 1526, ele foi reconstruído entre 1922 e 1926. Atualmente é uma boa parada, com vista magnífica para um vale.

Túnel Guoliang
Onde: China.



Como chegar:  a viagem começa na província chinesa de Hunan, cuja capital é a cidade de Changsha.
Veículo mais apropriado: um carro bem balanceado, estável, com a revisão em dia. Afinal, o percurso tem o apelido de "a estrada que não suporta erros".

Construída por 13 moradores do vilarejo local, esta estrada – que, na verdade, é um túnel rodoviário com 1.200 metros de comprimento, cinco metros de altura e quatro de largura -, foi aberta entre as rochas das montanhas Taihang, na província chinesa de Hunan. Sua inauguração aconteceu em 1977 e toda a construção levou apenas cinco anos. Muitos moradores da província morreram durante a construção do túnel, o que aumenta o número de histórias a seu respeito e lhe rendeu o apelido de “a estrada que não suporta erros”.

Camino a Los Yungas (ou “Estrada da Morte”)
Onde: Bolívia.



Como chegar: a viagem começa em La Paz e termina em Corioco, se  o plano for percorrer a lendária e perigosa estrada em toda sua extensão.
Veículo mais apropriado: de uns tempos para cá, virou moda percorrer a Estrada da Morte de bicicleta. Não há recomendação específica. A viagem pode ser feita com qualquer tipo de veículo. Mas, por ser bem perigosa, o ideal é ser conduzido por quem já conhece bem suas curvas e pedaços mais estreitos.

A fama da Estrada da Morte percorre o mundo desde 1995, quando ganhou esse apelido. Ela tem 70 quilômetros de extensão, liga as cidades de La Paz e Corioco e é pouco usada pelos locais. Também é muito perigosa: sem grade de proteção e com chuvas e muita neblina bastante comuns na região. O apelido mórbido pode ser justificado não apenas pela fama de perigosa. São registrados cerca de 300 mortes por ano, causadas por acidentes que acontecem, em média, a cada duas semanas. Apesar do perigo, quem viaja à Bolívia em busca de aventura costuma incluir a travessia da Estrada da Morte entre os passeios imperdíveis.

Rodovia Atlântica
Onde: Noruega.



Como chegar: a viagem deve começar em Molde ou em Kristiansund, pois os oito quilômetros da estrada ligam as duas cidades.
Veículo mais apropriado: não há uma recomendação específica, mas, pela beleza da paisagem (quem der sorte pode até avistar baleias ao atravessar as oito pontes sobre o Oceano Atlântico), o ideal é um carro conversível. Vale lembrar que ciclistas não são permitidos no túnel de cinco quilômetros que dá início à viagem para quem sai de Kristiansund.

Vale a viagem até mesmo pelo título recebido pela Atlântica, considerada a mais bonita construção norueguesa do século 20. Ligando as cidades de Molde e Kristiansund, ela tem apenas oito quilômetros de extensão e conta com várias elevações. O cenário ao redor é lindíssimo, especialmente nos pontos em que a elevação é bastante acentuada. A impressão é a de que o carro está suspenso no ar.

Iroha-Zaka
Onde: Japão.



Como chegar: a viagem pode começar no centro de Nikko, cidade conhecida por ficar na entrada do Nikko National Park.
Veículo mais apropriado: veículos pequenos são os mais vistos por lá. Não é preciso fazer ultrapassagem de carros em sentidos opostos, porque uma estrada é para a subida e a outra, exclusivamente para a descida.

Muitas curvas sinuosas. Para ser mais exato, 48 curvas fechadas, de cada lado. A rodovia tem uma pista para subida e uma para descida. Cada curva ganhou o nome de uma letra de um alfabeto japonês antigo. A viagem fica ainda mais interessante se o viajante souber que a Iroha-Zaka é um ponto importante da história do Japão: os monges budistas atravessavam esse caminho a pé, em peregrinação, até o lago Chuzenji.

http://turismo.ig.com.br/destinos_internacionais/2010/11/09/as+mais+incriveis+estradas+do+mundo+9803097.html

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Panthera

  • Nível 24
  • *
  • Mensagens: 1.080
  • Sexo: Masculino
Re: Estradas
« Resposta #1 Online: 30 de Novembro de 2010, 19:59:27 »
Aquele estrada da Romênia parece um trecho de circuito de corrida.
"Ignorância é força! Guerra é paz. Liberdade é escravidão." O Partido. 1984, George Orwell

Offline Geotecton

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 28.345
  • Sexo: Masculino
Re: Estradas
« Resposta #2 Online: 01 de Dezembro de 2010, 00:16:06 »
A Estrada da Graciosa proporciona a observação de muitas coisas bonitas.
Foto USGS

Offline Dbohr

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.179
  • Sexo: Masculino
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
Re: Estradas
« Resposta #3 Online: 01 de Dezembro de 2010, 09:58:03 »
A Rio-Santos e a Via Serrana são mesmo uma beleza! Contrastam muito com as suas vizinhas.

Offline Unknown

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.331
  • Sexo: Masculino
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Re:Estradas
« Resposta #4 Online: 14 de Dezembro de 2011, 22:43:10 »
Citar
Revista americana elege estradas estranhas pelo mundo

Estradas, rodovias, trevos, avenidas, ruas e vielas. Às vezes, estas vias de trânsito para veículos deixam de ser banais partes de cidades ou zonas rurais e se tornam atrações turísticas. Seja por suas paisagens, pela sua beleza, pela particularidade de suas construções ou pela magnitude de sua engenharia, muitas vias merecem a visita. O site da tradicional revista americana Popular Mechanics listou dezoito delas. Confira:

1.Estrada de Hana, Havaí, Estados Unidos



O litoral nordeste da ilha havaiana de Maui é percorrido por 83 km por uma das estradas com mais belas paisagens que existem no mundo. A estrada de Hana tem cerca de 600 curvas e mais de 50 pontes. O caminho leva uma média de quatro horas aos motoristas que passam por setores estreitos e muitas vistas estonteantes

2.Estrada de Tibbit a Contwoyto, Canadá



O caminho que vai de Tibbit a Contwoyto no extremo norte do Canadá, não é propriamente uma estrada, e sim um conjunto de lagos congelados que formam um caminho para caminhões. Por ser feita de gelo, a estrada abre somente durante o duríssimo inverno canadense, a partir do mês de janeiro, e seu caminho é constantemente monitorado por equipes de segurança

3.Túnel Guoliang, China



A província Hunan, no sul da China, é conhecida por suas belezas naturais. Para chegar até o remoto vilarejo de Guoliang é preciso pegar um túnel espetacular, talhado no interior de imensos penhascos das montanhas Taihang, com aberturas nos paredões que deixam avistar as paisagens incríveis - mas que não deixam de ser assustadoras, à beira de um precipício

4.Eixo Monumental, Brasília



Situado no centro do Planalto Piloto de Brasília, o Eixo Monumental vai do sudeste ao noroeste, atravessando o coração da cidade e passando por diversos monumentos, ministérios, e sedes do poder. O Eixo disputa com a Avenida 9 de Julio, de Buenos Aires, o título de avenida mais larga do planeta

5.Atlanterhavsvein, Noruega



Conhecida como a Estrada do Atlântico, a estrada de Atlanterhavsvein é um trecho de cerca de oito quilômetros inaugurado no litoral oeste da Noruega em 1989. A estrada tem oito pequenas pontes que atravessam um arquipélago de oito ilhas, com vistas incomparáveis

6.Rotatória Mágica, Inglaterra



O curioso nome de "Rotatória Mágica", não era o original da rotatória de County Islands Ring Junction, inaugurada em 1972 no sul da Inglaterra. Uma referência de um programa de TV acabou dando o apelido para está confusa rotatória, formada por outras cinco menores que se juntam. Se você for, prepare-se para uma bela dor de cabeça: ela funciona no sentido anti-horário, já que os ingleses dirigem pela esquerda

7.Rodovia 1, Islândia



As belezas naturais da Islândia podem ser percorridas numa viagem de mais de 1.300 km de carro, seguindo pela Rodovia 1. Conhecida como "o anel", a rodovia forma um círculo gigante em volta do país, passando por boa parte dos principais marcos da Islândia, e atravessando fiordes, paisagens rurais, geleiras e vulcões e beirando o Atlântico norte, muito perto do Círculo Polar

8.Cherohala Skyway, Carolina do Norte, Estados Unidos



Atravessando cerca de 80 km no coração das Great Smoky Mountains, no estado americano da Carolina do Norte, a estrada de Cherohala Skyway leva os motoristas até o Tennessee. Inaugurada em 1996, a estrada vai de 270 a mais de 1.600 metros acima do nível do mar, passando em meio a montanhas e vistas panorâmicas

9. Estrada de Yungas, Bolívia



A 70 km de La Paz, ligando a capital boliviana com a região de Yungas, uma estrada conhecida como "A estrada da morte", se eleva de 1 200 a mais de 4 500 metros de altura. O apelido se deve aos incontáveis acidentes que ocorrem por causa das más condições da estrada, que não tem proteção alguma sobre o precipício, e vê carros e caminhões passar nas duas mãos, em trechos que têm menos de três metros de largura em certos pontos

10.Estrada de Dalton, Alaska, Estados Unidos



A Rodovia Dalton, no remoto e selvagem estado americano do Alaska, foi construída nos anos 70 e vai da cidade de Livengood até os poços de petróleo da Baía de Prudhoe. Atravessando paisagens extremas, a estrada tem mais de 640 km desertos, sem asfalto, passando em meio a florestas e montanhas, sem postos de gasolina, hotéis, nem restaurantes

11.Estrada de Capulin Volcano, Novo México, Estados Unidos



No coração do Estado do Novo México, no sul dos Estados Unidos, o extinto vulcão Capulin tem mais de 2 500 metros de altura e culmina em uma grande cratera que pode ser percorrida a pé. A estrada de Capulin Volcano contorna as ladeiras do vulcão, numa extensão de mais de 3 km, chegando até o topo, onde trilhas são feitas com vistas sobre as paisagens áridas do Novo México

12.Estrada de Karakoram, China e Paquistão



Considerada como a estrada asfaltada mais alta do mundo, com 4 700 metros de altura em certos pontos, a Estrada de Karakoram une as cidades de Abbottabad, no Paquistão, e de Kashgar, na China. A estrada tem paisagens estonteantes em meio às montanhas e passa por diversos trechos da antiga rota da seda. Chuvas, desabamentos, neve e mal de altura são alguns dos perigos desta estrada, que, apesar dos problemas, é muito popular entre ciclistas

13.Avenida 9 de Julio, Argentina



Avenida mais importante de Buenos Aires, a 9 de Julio foi inaugurada em 1937 e é um dos principais cartões da cidade, com sua largura imensa e seu característico obelisco. Considerada como a avenida mais larga do mundo, a 9 Julho chega a ter oito pistas de cada lado, que, somadas às calçadas , chegam a um tamanho de 140 metros de largura. Impossível não sentir um friozinho na barriga na hora de atravessá-la!

14.Trollstigen, Noruega



Esta passagem de montanha no sudoeste da Noruega foi inaugurado em 1936, após oito anos de construção. Onze curvas fechadas levam os motoristas a mais de 800 metros de altura, com vistas sobre as montanhas, beiradas pela cachoeira de Stigfossen

15.Canton Avenue, Pensilvânia, Estados Unidos



Esta pequena rua da cidade do bairro de Beechview, na cidade americana de Pittsburgh, estado da Pensilvânia, se destaca por ser uma das mais inclinadas do mundo, disputando o título com a Baldwin Street, na Nova Zelandia. Para os pedestres, um consolo: a rua tem degraus que permitem que ela seja subida com mais facilidade

16.High Five Interchange, Texas, Estados Unidos



Os americanos costumam dizer que, "tudo é maior no Texas". E mais uma prova disto, na cidade texana de Dallas, é o High Five Interchange, um trevo que é uma maravilha da engenharia, conectando a Interestadual 635 com a nacional 75, com cinco níveis diferentes , criando um labirinto de viadutos com 37 pontes. Mais de 500 000 pessoas passam pelo local diariamente

17.Lombard Street, Califórnia, Estados Unidos



A cidade de San Francisco é conhecida por suas características ladeiras, percorridas pelos tradicionais bondinhos. Mas existe um ponto da cidade que atrai a maioria dos turistas que passam pela cidade: trata-se de Lombard Street, uma ladeira íngreme que ziguezagueia em meio a casas de San Francisco, com oito curvas percorridas por carros e pedestres

18.Passo dello Stevio,Itália



Passo dello Stevio é uma estrada a mais de 2.700 metros de altura no coração dos Alpes italianos. Com 24 quilômetros e mais de 50 curvas fechadas, o Passo dello Stevio é tão desafiante quanto belas suas paisagens alpinas que fazem desta uma estrada única

http://vidaeestilo.terra.com.br/turismo/noticias/0,,OI5511504-EI14045,00-Revista%20americana%20elege%20estradas%20estranhas%20pelo%20mundo.html
Acho que no Brasil se encontram ladeiras que deixam essa da Pensilvânia no chinelo. Mas ladeira com piso de paralelepípedo é dose hein?
Fora que certas rodovias brasileiras também merecem aparecer nessa lista.

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Geotecton

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 28.345
  • Sexo: Masculino
Re:Estradas
« Resposta #5 Online: 15 de Dezembro de 2011, 00:07:50 »
Não vi a menor razão em citar a avenida 9 de Julio ou o Eixo Monumental.
Foto USGS

Offline Unknown

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.331
  • Sexo: Masculino
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Re:Estradas
« Resposta #6 Online: 15 de Dezembro de 2011, 00:30:14 »
A largura. É como se perguntassem qual a necessidade de se fazer avenidas tão largas.

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Geotecton

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 28.345
  • Sexo: Masculino
Re:Estradas
« Resposta #7 Online: 15 de Dezembro de 2011, 00:34:42 »
A largura. É como se perguntassem qual a necessidade de se fazer avenidas tão largas.

Mas o que importa é que as pistas são normais, estreitas até. O que está entre elas é mera... semântica.
Foto USGS

Offline Cumpadi

  • Nível 32
  • *
  • Mensagens: 2.247
  • Sexo: Masculino
Re:Estradas
« Resposta #8 Online: 15 de Dezembro de 2011, 01:04:25 »
6 ou 7 ( não sei bem exatamente ) pistas em cada sentido é estreito para você?
http://tomwoods.com . Venezuela, pode ir que estamos logo atrás.

Offline Geotecton

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 28.345
  • Sexo: Masculino
Re:Estradas
« Resposta #9 Online: 15 de Dezembro de 2011, 07:43:39 »
6 ou 7 ( não sei bem exatamente ) pistas em cada sentido é estreito para você?

Não são 4 ou 5?
Foto USGS


Offline Barata Tenno

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 16.283
  • Sexo: Masculino
  • Dura Lex Sed Lex !
Re:Estradas
« Resposta #11 Online: 15 de Dezembro de 2011, 11:35:06 »
6 ou 7 ( não sei bem exatamente ) pistas em cada sentido é estreito para você?

Não são 4 ou 5?
Eu contei 8.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Sergiomgbr

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.712
  • Sexo: Masculino
  • uê?!
Re:Estradas
« Resposta #12 Online: 15 de Dezembro de 2011, 11:37:57 »


Meu deus, não dá para fundir tudo numa só?
Será que a música Roundabout do Yes tema ver com essa rotatória??? :umm:
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Unknown

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.331
  • Sexo: Masculino
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Re:Estradas
« Resposta #13 Online: 15 de Dezembro de 2011, 17:51:26 »
Meu deus, não dá para fundir tudo numa só?
Mas a ideia foi justamente essa:



Como funciona:

São cinco rotatórias que unidas formam duas grandes rotatórias. Uma externa (tourist path) em sentido horário e uma interna (pro driver path) em sentido anti-horário. O interessante é que se os motoristas seguem/respeitam as marcas no chão essa rotatória funciona muito bem, impedindo que você tenha uma rotatória bagunçada como a do Arco do Triunfo em Paris:



ou a de Taganskaya Place em Moscou:



Também dispensa a construção de junções complicadas e caras como a A9 de Xangai:



E evita algo que poderia ser pior ainda: um semáforo de cinco fases.

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Price

  • Nível 37
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Manjo das putarias
Re:Estradas
« Resposta #14 Online: 16 de Dezembro de 2011, 00:31:25 »
Essa Iroha-Zaka no Japão foi uma daquelas estradinhas que os carros correram no filme "Velozes e Furiosos: Tokyo Drift"
Se você aceitar algumas colocações minhas...
A única e verdadeira razão de eu fazer este comentário em resposta é deixar absolutamente claro que NÃO ACEITO "colocações" suas nem de quem quer que seja.

Offline Luiz F.

  • Nível 30
  • *
  • Mensagens: 1.752
  • Sexo: Masculino
Re:Estradas
« Resposta #15 Online: 16 de Dezembro de 2011, 20:13:31 »
Essa ruazinha é a mais inclinada do mundo? Por aqui tem umas que botam essa aí no chinelo.
"Você realmente não entende algo se não consegue explicá-lo para sua avó."
Albert Einstein

Offline Geotecton

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 28.345
  • Sexo: Masculino
Re:Estradas
« Resposta #16 Online: 16 de Dezembro de 2011, 20:33:33 »
Essa ruazinha é a mais inclinada do mundo? Por aqui tem umas que botam essa aí no chinelo.

Elas são pavimentadas e dotadas de calçamento de qualidade como aquela?
Foto USGS

Offline Luiz F.

  • Nível 30
  • *
  • Mensagens: 1.752
  • Sexo: Masculino
Re:Estradas
« Resposta #17 Online: 16 de Dezembro de 2011, 20:55:28 »
Essa ruazinha é a mais inclinada do mundo? Por aqui tem umas que botam essa aí no chinelo.

Elas são pavimentadas e dotadas de calçamento de qualidade como aquela?

Sim. (embora não de paralelepípedo, e sim de bloquetes hexagonais)
"Você realmente não entende algo se não consegue explicá-lo para sua avó."
Albert Einstein

Offline Geotecton

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 28.345
  • Sexo: Masculino
Re:Estradas
« Resposta #18 Online: 16 de Dezembro de 2011, 21:02:18 »
Essa ruazinha é a mais inclinada do mundo? Por aqui tem umas que botam essa aí no chinelo.

Elas são pavimentadas e dotadas de calçamento de qualidade como aquela?

Sim. (embora não de paralelepípedo, e sim de bloquetes hexagonais)

Fotografe-as e mande-as para o autor do ensaio. Se ele não for de San Francisco, pode ser que ele aceite-as.  :lol:
Foto USGS

Offline Unknown

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.331
  • Sexo: Masculino
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Re:Estradas
« Resposta #19 Online: 16 de Dezembro de 2011, 21:35:58 »
Essa ruazinha é a mais inclinada do mundo? Por aqui tem umas que botam essa aí no chinelo.
Mas a rua inteira é assim ou só alguns trechos da rua? Oficialmente, a rua mais inclinada do mundo é a Baldwin Street, em Dunedin, Nova Zelândia.





Mas a rua tem o recorde porque tem a maior inclinação tomando-se como referência a diferença de altura entre o começo e o fim da rua e a distância percorrida. Assim, se uma rua sobe um morro mas desce pelo outro lado ela não é considerada muito inclinada.
Agora, se você se refere a rua com maior inclinação em um determinado ponto, essa disputa também é controversa. Há locais que alegam ter ruas cuja inclinação atinge 45°, o que não é pouco.

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Geotecton

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 28.345
  • Sexo: Masculino
Re:Estradas
« Resposta #20 Online: 16 de Dezembro de 2011, 21:56:42 »
[...]


Mas a rua tem o recorde porque tem a maior inclinação tomando-se como referência a diferença de altura entre o começo e o fim da rua e a distância percorrida. Assim, se uma rua sobe um morro mas desce pelo outro lado ela não é considerada muito inclinada.
Agora, se você se refere a rua com maior inclinação em um determinado ponto, essa disputa também é controversa. Há locais que alegam ter ruas cuja inclinação atinge 45°, o que não é pouco.

A inclinação da rua na foto supra é em torno de 25° a 30°.
Foto USGS

Offline Unknown

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.331
  • Sexo: Masculino
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Re:Estradas
« Resposta #21 Online: 04 de Fevereiro de 2014, 00:48:21 »
Quem gosta de emoção ao dirigir pode passear pela SP-125 (Rodovia Oswaldo Cruz).

<a href="http://www.youtube.com/v/cuTQLTddN30" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/cuTQLTddN30</a>

<a href="http://www.youtube.com/v/ikC6WtvBeu0" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/ikC6WtvBeu0</a>

Mas pelo amor de Zeus, quem quiser andar por essa estrada, revise o carro antes. O que mais acontece é pessoal terminar a descida quase sem freio, gente que ferve o carro na rodovia, e aqueles que descobrem que em alguns pontos o carrinho 1.0, cheio de gente e malas, e com ar condicionado ligado não consegue subir alguns pontos. 

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Diegojaf

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 24.204
  • Sexo: Masculino
  • Bu...
Re:Estradas
« Resposta #22 Online: 04 de Fevereiro de 2014, 10:18:14 »
Quando fui pra Campos do Jordão, tinha pontos em que eu tinha que dar ré e manobrar pra fazer as curvas, de tão fechadas... :lol:
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Unknown

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.331
  • Sexo: Masculino
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Re:Estradas
« Resposta #23 Online: 04 de Fevereiro de 2014, 17:11:34 »
Na Rodovia Monteiro Lobato (SP 50)? Dizem que ali a coisa é tensa mesmo.

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Contini

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.610
  • Sexo: Masculino
Re:Estradas
« Resposta #24 Online: 06 de Fevereiro de 2014, 13:43:20 »
Na Rodovia Monteiro Lobato (SP 50)? Dizem que ali a coisa é tensa mesmo.

É... uma vez acertei o meio de um ônibus em uma curva, com minha moto! O ônibus estava com todas as rodas em seu lado da pista, mas o meio dele na minha!
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

    “O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!