Autor Tópico: Deus é responsável pelo Big Bang, diz papa Bento 16  (Lida 6803 vezes)

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
Re: Deus é responsável pelo Big Bang, diz papa Bento 16
« Resposta #50 Online: 10 de Janeiro de 2011, 09:31:55 »
Não é fanatismo dogmático, é produto de uma experiência.
Fanatismos dogmáticos geralmente são a interpretação equivocada de uma "experiencia", baseada em uma pré-comcepção e falta de um método de análise, exatamente como no seu caso.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #51 Online: 10 de Janeiro de 2011, 09:38:17 »
Não lhe significa nada se muitas pessoas tivessem esta experiência? E se todos tivessem estas experiências, isso seria considerado no meio acadêmico?
Não, continuaria sendo evidencia anedótica. Voce está cometendo a falácia do apelo ao numero. Se milhões acreditam em uma coisa estúpida, essa coisa não vai deixar de ser estúpida.

Será que o fato de, pelo motivo de nem todo ser humano poder vivenciar estas experiências, que elas tenham que ser descartadas? Poderia-se sim questionar a forma como o indivíduo percebe a experiência, mas, como elas ocorrem em certas pessoas, então, em essência, elas existem, apesar de não para todos.

Nem todo ser humano é igual em certos aspectos. Cada indivíduo é único em certos aspectos.
Por isso a importancia de um métoido imparcial, e não o seu "método" de ignorar fatos e não deixar de acreditar em bobagens místicas.

Por exemplo, no caso de uma vidência, cada um vai experimentá-la de uma forma diferente, porém haveria algo de comum em todas estas pessoas que tem tais vidências. Seja isso uma doença ou um dom ou mutação dada pela natureza (genes).
Putz... que confuso! Bom, de qualquer forma voce está confundindo evidencia com experiencia, erro muito comum em quem não entende o básico do processo científico

(Talvez para o Agnóstico este seja o primeiro dos 2000 futuros posts de merda verborrágica).
O Agnostico usou um tom um tanto ácido, mas ele está partindo da observação do histórico de seus posts. E realmente, até agora foram só posts muito prolixos, sem conteúdo e carregados de achismos...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #52 Online: 10 de Janeiro de 2011, 10:48:44 »
Eu não estou falando aqui de ciência, mas a respeito das experiências evidenciadas por cada indivíduo. A ciência não se baseia em experiências, mas em análises, evidências tangíveis. Como assim, ignorar fatos? Eu não ignoro os fatos científicos, apenas a forma como o ateu ou cético vê o mundo, mas não as descobertas científicas. Só ignoro a forma como certas pessoas vêem estes fatos por uma visão reducionista das coisas.

Voce está cometendo a falácia do apelo ao numero. Se milhões acreditam em uma coisa estúpida, essa coisa não vai deixar de ser estúpida.
Eu não estou afirmando que quanto mais pessoas acreditam em algo, mais isso se torna verdade. Eu perguntei se, pelo fato de todo ser humano ver tal experiência como uma verdade incontestável, assim como as coisas que percebe no ambiente, se isso já não seria automaticamente aceito como verdadeiro.

Fanatismos dogmáticos geralmente são a interpretação equivocada de uma "experiencia", baseada em uma pré-comcepção e falta de um método de análise, exatamente como no seu caso.
Mas, no caso da premonição, de fato eu já tinha em mente certos fatos que coincidiram perfeitamente com os fatos ocorridos. Não teria como o meu cérebro poder saber de um acontecimento futuro, mas isto de fato aconteceu, só falta saber explicar como. E achei uma forma de explicar mas sem isto aniquilar o livre arbítrio.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #53 Online: 10 de Janeiro de 2011, 10:57:32 »
Eu não estou falando aqui de ciência, mas a respeito das experiências evidenciadas por cada indivíduo
 A ciência não se baseia em experiências, mas em análises, evidências tangíveis. Como assim, ignorar fatos?
Voce ignora, quando eles não corroboram sua visão mistica das coisas.

Eu não ignoro os fatos científicos, apenas a forma como o ateu ou cético vê o mundo,
A ciencia é cética, então voce ignora a ciencia.
mas não as descobertas científicas.
apenas força a interpretação quemais lhe agrada, mesmo ela não tendo lugar, e esqueçe da ciencia quando ela não colabora com sua crença.

Só ignoro a forma como certas pessoas vêem estes fatos por uma visão reducionista das coisas.
Faz bem, mas voce deveria rever então sua visão, ela é reducionista, haja visto que é baseada em dogmas.
O método científico seria um bom modo de voce não cair nessa cilada.

Eu não estou afirmando que quanto mais pessoas acreditam em algo, mais isso se torna verdade. Eu perguntei se, pelo fato de todo ser humano ver tal experiência como uma verdade incontestável, assim como as coisas que percebe no ambiente, se isso já não seria automaticamente aceito como verdadeiro.
Não, cogitar isso seria um apelo ao numero. Se milhões de pessoas acreditam em uma bobagem ela continua sendo uma bobagem.

Mas, no caso da premonição, de fato eu já tinha em mente certos fatos que coincidiram perfeitamente com os fatos ocorridos. Não teria como o meu cérebro poder saber de um acontecimento futuro, mas isto de fato aconteceu, só falta saber explicar como.
Fácil, esse tipo de ilusão já foi discutido aqui. Pesquise por premonição e verá exelentes contribuições de vários foristas, principalmente o Gigaview, desmistificando essa crença.

E achei uma forma de explicar mas sem isto aniquilar o livre arbítrio.
Essa ilusão de livre-arbítreo tambem já foi discutida aqui. E sua forma de explicar  é tão boa quanto a de qualquer um, desde que tenha evidencias de verdade, e não aquele papo exotérico que comprovadamente não leva a nada.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #54 Online: 10 de Janeiro de 2011, 10:59:09 »
Eu não estou falando aqui de ciência, mas a respeito das experiências evidenciadas por cada indivíduo. A ciência não se baseia em experiências, mas em análises, evidências tangíveis. Como assim, ignorar fatos? Eu não ignoro os fatos científicos, apenas a forma como o ateu ou cético vê o mundo, mas não as descobertas científicas. Só ignoro a forma como certas pessoas vêem estes fatos por uma visão reducionista das coisas.

Uma das funções do método científico é a de eliminar a influência da "experiência pessoal" e substituí-la por um processo que seja reproduzível por todos em qualquer lugar. Ou seja, aumenta a confiabilidade no resultado.

Se o uso do método científico não lhe apraz, então ignore-o, mas se voce quer manter um diálogo proveitoso com esta comunidade, não substitua-o por sua visão de mundo e suas experiências, pois elas não tem validade como realidade objetiva.

Citação de: Contini
Voce está cometendo a falácia do apelo ao numero. Se milhões acreditam em uma coisa estúpida, essa coisa não vai deixar de ser estúpida.

É uma "verdade pessoal". Somente isto.

Ela não tem validade para ser estendida como uma "verdade" da realidade objetiva, pois para isto tem de passar pelo crivo da Ciência.

Citação de: Contini
Fanatismos dogmáticos geralmente são a interpretação equivocada de uma "experiencia", baseada em uma pré-concepção e falta de um método de análise, exatamente como no seu caso.
Mas, no caso da premonição, de fato eu já tinha em mente certos fatos que coincidiram perfeitamente com os fatos ocorridos. Não teria como o meu cérebro poder saber de um acontecimento futuro, mas isto de fato aconteceu, só falta saber explicar como. E achei uma forma de explicar mas sem isto aniquilar o livre arbítrio.

Voce acha que aconteceu. Assim como centenas de outros que já relataram experiência semelhante.

Mas ninguém conseguiu evidenciar este "fato" perante a Ciência.
Foto USGS

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #55 Online: 10 de Janeiro de 2011, 13:29:30 »
Deus é responsável pelo Big Bang? Interessante, Herr Ratzinger, mas no momento eu estou mais interessado que o senhor diga quem é responsável pelo estupro de crianças por membros da Igreja.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #56 Online: 10 de Janeiro de 2011, 14:49:37 »
Deus é responsável pelo Big Bang? Interessante, Herr Ratzinger, mas no momento eu estou mais interessado que o senhor diga quem é responsável pelo estupro de crianças por membros da Igreja.

Segundo o próprio a culpa é do secularismo...  ::)

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #57 Online: 10 de Janeiro de 2011, 22:23:30 »
Eu não estou falando aqui de ciência, mas a respeito das experiências evidenciadas por cada indivíduo.
O ceticismo é justamente para duvidar destes casos individuais (evidências anedóticas) e coletivos (religiões) que exigem respeito apenas por acreditarem que estão com a razão.

Isso é chamado de pseudo-ciência, de religiosidade, mesmo que a crença compartilhada seja pela internet, livros ou instituições (ongs pseudo-ciêntíficas, igrejas).

Você não entende nada de cérebro e apenas achou uma maneira de se enganar. Mas não insista em enganar os outros apenas por acreditar que está correto. Estude mais sobre cérebro e neurociêncas e vai encontrar termos e explicações mais precisas do que ocorreu. Ou então permaneça no presídio-arbítrio no qual está condenado.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Irracionalista

• Nível 13
  • *
« Resposta #58 Online: 11 de Janeiro de 2011, 00:55:31 »
Faz tempo. Desde a década de 50 que eles começaram gradativamente a aceitar a evolução.

Antes, na verdade. É possível ver em um artigo da Old Catholic Encyclopedia de 1913 que a Igreja Católica (na verdade, autores ligados à Igreja) não tinha lá muitos problemas com tal idéia - ela aceitava quase todo o "pacote darwinista", excetuando aquilo que se espera como Deus "criou a vida" e a alma humana foi dada por Deus. Levando em conta o cenário da época (isso foi antes da(s) "Síntese Darwinista" entre Genética, Ecologia e Biologia Evolutiva), era uma postura incrivelmente avançada (e que se manteve assim, salvo um ou outro flerte com o Design Inteligente).
"Make Money, Not War."

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #59 Online: 14 de Janeiro de 2011, 18:51:44 »
Estou surpreso pelo resultado provisório desta enquete que vi na Folha.com:

06/01/2011 - 15h16
Religião x Ciência
Você concorda com as declarações recentes feitas pelo papa Bento 16 sobre a origem do Universo?

* O seu voto foi registrado. Obrigado pela participação.

46%                           Sim
1.897 votos

54%                           Não 
2.183 votos

Total: 4.080 votos   

Offline Baphomet

• Nível 20
  • *
  • ATEU (Fisicismo Reducionista)
« Resposta #60 Online: 14 de Janeiro de 2011, 20:04:34 »
Estou surpreso pelo resultado provisório desta enquete que vi na Folha.com:
...
Você concorda com as declarações recentes feitas pelo papa Bento 16 sobre a origem do Universo?

46%                           Sim
1.897 votos

54%                           Não 
2.183 votos

É... As fantasias estão perdendo espaço aos poucos... Eu já não fico surpreso.
Um dia, essa gente vai acabar falando para as paredes... Dando bom dia aos cavalos, como se diz por aqui...
« Última modificação: 14 de Janeiro de 2011, 20:08:00 por Baphomet »
"Não é suficiente ver que o jardim é belo sem ter que acreditar que há fadas morando nele também?"
(Douglas Adams)

"Quando uma pessoa tem uma insanidade, chama-se a isso 'delírio'; quando muitas pessoas sofrem de um delírio, chama-se a isso 'religião'."
(Robert Pirsig)

Offline Mister B

• Nível 13
  • *
  • Walt Whitman, Brahms, Darwin, Marx. Pode escolher!
« Resposta #61 Online: 14 de Janeiro de 2011, 20:42:09 »
E vcs que são mais antigos aqui, sabem de algum caso de um religioso fervoroso que virou ateu?
Todos os ateus ex-religiosos que eu já conheci ou ouvi falar sempre foram mais questionadores e racionais como vcs.
Agora estou curioso, será que algum beato já virou ateu?  :diabo:
Gilberto, eu fui religioso fervoroso (vade-retro :D). Ia em Encontro de Jovens com Cristo, acreditava muito, ia na missa, Treinamento de Liderança Cristã, trabalhei em pastoral... Era o típico jovem que todos admiravam na Igreja. Mas meus pais erraram numa coisa: compraram livros de ciência.

Brincadeiras à parte, eu cheguei a defender o criacionismo nas aulas (tá, eu tinha 10 anos), e isso me dá muito vergonha hoje em dia. Por volta dos 20 e poucos comecei a ler e estudar cada vez mais. Fiz faculdade de jornalismo (antro de ateus) e as perguntas eram tão contundentes quanto a fé e a religião que não teve como. Tinha um professor de ética que detonou o livre arbítrio em uma das aulas. Não deu, não tinha como acreditar mais naquilo.

Passei pelas fases que o Contini fala também. Fui um cristão ecumênico (daqueles que diz: "o Deus de todas as religiões é o mesmo, só muda a maneira que ele se expressa para os diferentes povos), deísta, agnóstico e ateu.
"O cristianismo nos afirma que há um homem invisível, que vive no céu e vigia tudo o que fazemos, o tempo todo. O homem invisível tem uma lista de 10 coisas que ele não quer que a gente faça. Se você fizer qualquer uma dessas coisas, o homem invisível tem um lugar especial, cheio de fogo, fumaça, sofrimento, tortura e angústia onde ele vai lhe mandar viver, queimando, sofrendo, sufocando, gritando e chorando para todo o sempre. Mas ele ama você!
George Carlin

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #62 Online: 14 de Janeiro de 2011, 21:36:53 »
[...]
Brincadeiras à parte, eu cheguei a defender o criacionismo nas aulas (tá, eu tinha 10 anos), e isso me dá muito vergonha hoje em dia.
[...]

Isto não é motivo de vergonha por dois motivos.

O primeiro é por causa da tenra idade, voce não tinha conhecimento e nem espírito crítico para defender outra posição.

O segundo é que apesar da sua tenra idade voce já era capaz de defender uma idéia, ainda que fosse baseada em doutrinação e ideologia, sem base empírica.
Foto USGS

Offline Mister B

• Nível 13
  • *
  • Walt Whitman, Brahms, Darwin, Marx. Pode escolher!
« Resposta #63 Online: 14 de Janeiro de 2011, 22:29:54 »
[...]
Brincadeiras à parte, eu cheguei a defender o criacionismo nas aulas (tá, eu tinha 10 anos), e isso me dá muito vergonha hoje em dia.
[...]

O primeiro é por causa da tenra idade, voce não tinha conhecimento e nem espírito crítico para defender outra posição.

O segundo é que apesar da sua tenra idade voce já era capaz de defender uma idéia, ainda que fosse baseada em doutrinação e ideologia, sem base empírica.

Obrigado Geotecton. Sinto-me realmente melhor depois de ler sua resposta. :)
"O cristianismo nos afirma que há um homem invisível, que vive no céu e vigia tudo o que fazemos, o tempo todo. O homem invisível tem uma lista de 10 coisas que ele não quer que a gente faça. Se você fizer qualquer uma dessas coisas, o homem invisível tem um lugar especial, cheio de fogo, fumaça, sofrimento, tortura e angústia onde ele vai lhe mandar viver, queimando, sofrendo, sufocando, gritando e chorando para todo o sempre. Mas ele ama você!
George Carlin

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #64 Online: 14 de Janeiro de 2011, 22:36:35 »
Faz tempo. Desde a década de 50 que eles começaram gradativamente a aceitar a evolução.

Antes, na verdade. É possível ver em um artigo da Old Catholic Encyclopedia de 1913 que a Igreja Católica (na verdade, autores ligados à Igreja) não tinha lá muitos problemas com tal idéia - ela aceitava quase todo o "pacote darwinista", excetuando aquilo que se espera como Deus "criou a vida" e a alma humana foi dada por Deus. Levando em conta o cenário da época (isso foi antes da(s) "Síntese Darwinista" entre Genética, Ecologia e Biologia Evolutiva), era uma postura incrivelmente avançada (e que se manteve assim, salvo um ou outro flerte com o Design Inteligente).
Interessante, não conhecia essa referência.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #65 Online: 14 de Janeiro de 2011, 22:44:57 »
[...]
[...]

Eu presenciei muitos casos de crianças em condições semelhantes, resultado de uma intensa doutrinação por parte de membros de igrejas e sob total conhecimento e consentimento dos pais.
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #66 Online: 14 de Janeiro de 2011, 22:57:41 »
Citação de: Angelo Melo
Interessante, não conhecia essa referência.

O "segredo" do suposto avanço da ICAR está na parte em negrito. A TE foi acolhida por uma parte significativa do meio pensante católico, científico ou não, mas sem apoio oficial da ICAR. Isto veio a ocorrer somente a partir dos anos 50 (eu não lembro o nome da encíclica), deixando claro que a alma era colocada diretamente nos homens por deus.

Foto USGS

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #67 Online: 14 de Janeiro de 2011, 23:42:57 »
Isto veio a ocorrer somente a partir dos anos 50 (eu não lembro o nome da encíclica), deixando claro que a alma era colocada diretamente nos homens por deus.
O nome da encíclica é Humanis Generis, promulgada pelo papa Pio XII em 1950.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #68 Online: 14 de Janeiro de 2011, 23:46:14 »
Isto veio a ocorrer somente a partir dos anos 50 (eu não lembro o nome da encíclica), deixando claro que a alma era colocada diretamente nos homens por deus.
O nome da encíclica é Humanis Generis, promulgada pelo papa Pio XII em 1950.

:ok:
Foto USGS

Offline Baphomet

• Nível 20
  • *
  • ATEU (Fisicismo Reducionista)
« Resposta #69 Online: 15 de Janeiro de 2011, 11:24:58 »
Fique tranquilo!
Muitos aqui, como eu por exemplo, tiveram uma trajetória muito parecida com a sua. Isso não é vergonha nenhuma. São as circunstâncias...
"Não é suficiente ver que o jardim é belo sem ter que acreditar que há fadas morando nele também?"
(Douglas Adams)

"Quando uma pessoa tem uma insanidade, chama-se a isso 'delírio'; quando muitas pessoas sofrem de um delírio, chama-se a isso 'religião'."
(Robert Pirsig)

Offline Irracionalista

• Nível 13
  • *
« Resposta #70 Online: 15 de Janeiro de 2011, 11:46:38 »
O "segredo" do suposto avanço da ICAR está na parte em negrito. A TE foi acolhida por uma parte significativa do meio pensante católico, científico ou não, mas sem apoio oficial da ICAR. Isto veio a ocorrer somente a partir dos anos 50 (eu não lembro o nome da encíclica), deixando claro que a alma era colocada diretamente nos homens por deus.

O que não há nada de estranho em não haver "apoio oficial" ou "endosso" já que ao redor de 1900 até 1920,  a explicação darwinista da evolução era contestada por pesquisadores hoje chamados chamados "mutacionistas" (a primeira geração de geneticistas, como DeVrie e Bateson), além de haver objeções vindas tanto de embriologistas e mesmo químicos vitalistas - e demorou um bom tempo até que a maioria das objeçõs fosse satisfatoriamente respondidas por biólogos evolutivos. Curiosamente, a Humanis Generis foi publicada não muito depois do final da(s) Síntese(s) Darwinista(s), que aconteceram no começo dos anos 40.
"Make Money, Not War."

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Re:Deus é responsável pelo Big Bang, diz papa Bento 16
« Resposta #71 Online: 10 de Julho de 2018, 18:54:17 »

Revendo este tópico, deparei-me com esta postagem do forista Irracionalista, que infelizmente 'sumiu' do fórum.

No link indicado por ele, percebe-se claramente que o autor, um católico, tenta 'fracionar' a TE para acomoda-la com os dogmas de sua crença, e acaba por trazer argumentos ridículos como este:

[...]
Natural science, moreover, has proved that spontaneous generation—i.e. the independent genesis of a living being from non-living matter—contradicts the facts of observation. For this reason the theistic theory of evolution postulates an intervention on the part of the Creator in the production of the first organisms. When and how the first seeds of life were implanted in matter, we, indeed, do not know. The Christian theory of evolution also demands a creative act for the origin of the human soul, since the soul cannot have its origin in matter. The atheistic theory of evolution, on the contrary, rejects the assumption of a soul separate from matter, and thereby sinks into blank materialism.

acusando os ateus de adaptarem a TSE para sustentar uma base filosófica materialista, com o fim de negar a "origem da alma humana" e a "existência e necessidade de um criador sobrenatural".

E ainda afirma que a "ciência natural (sic) provou que a geração espontânea contradiz os fatos da observação". Isto é um claro sinal de ignorância ou mau-caratismo, dado que a hipótese da "geração espontânea", tal qual foi concebida, já foi a muito abandonada (mais de 130 anos).

Mas a abiogênese química continua sendo a única hipótese científica plausível.
Foto USGS

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
Re:Deus é responsável pelo Big Bang, diz papa Bento 16
« Resposta #72 Online: 11 de Julho de 2018, 07:13:35 »
E ainda afirma que a "ciência natural (sic) provou que a geração espontânea contradiz os fatos da observação". Isto é um claro sinal de ignorância ou mau-caratismo, dado que a hipótese da "geração espontânea", tal qual foi concebida, já foi a muito abandonada (mais de 130 anos).
Os crentes adoram citar Pasteur como prova de que a vida não surge do nada, esquecendo-se de que não se pode comparar o que aconteceu dentro de um frasco selado e esterilizado, durante um período de algumas semanas ou meses, com o que aconteceu num planeta vagando pelo espaço, ao longo de bilhões de anos.

Seleção de fatos isolados e convenientes enquanto ignora um universo de fatos.

Cada milímetro que a ciência avança é um milímetro que a religião tem que recuar. A crença sobrevive no espaço ainda não explorado pela ciência.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!