À época de Einstein existia, muito forte, a ideia de uma Teoria M ou uma Teoria de Tudo (ToE: Theory of Everything), que Einstein cria jazer na Teoria Unificada de Campo, a partir da qual todas as outras leis da Física poderiam ser deduzidas, formando um conjunto fechado e completo de leis que regem o funcionamento do Universo.
Essa ideia ainda paira o meio acadêmico hoje, mas há cientistas importantes como
Stephen Hawking que começam a duvidar da possibilidade de existir esse tipo de ToE, uma vez que qualquer observação feita por nós estará sujeita a vieses experimentais sobre os quais não temos controle e talvez nem mesmo conheçamos. Como o próprio Hawking escreveu à Scientific American este ano, um peixe num aquário enxerga distorcida a sala onde fica o aquário devido à refração do vidro e da água e por mais que a física que ele desenvolve com essas observações seja precisa e faça previsões confiáveis, refletiria apenas a "realidade" que ele enxerga através da refração do vidro e nunca a "realidade" experimentada p[or um observador fora do aquário. Ou seja, a teoria não é universal.
Einstein, crendo na possibilidade de uma ToE, declarou que o universo é compreensível. Entretanto, devia saber que essa ideia é surpreendentemente contraintuitiva, uma vez que o Unvierso não seria
obrigado a se comportar inteiramente regido pelas mesmas leis, por isso declarou que a compreensibilidade do universo é incompreensível.
Óbvio que eu
não tenho como saber o que se passava na cabeça dele quando disse/escreveu isso (aliás, de onde é essa citação?) mas sabendo um pouco de física, epistemologia e história, creio que o que eu coloquei acima reflita a idéia que ele queria passar.